sábado, 30 de outubro de 2010

Atenção Aos Idosos


"Diante das cãs te levantarás,e honrarás a presença do ancião,
e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor”.Levítico 19:32


O Brasil está envelhecendo. O aumento da população idosa em nosso país é uma realidade visível. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde - estima-se que nos próximos 15 anos o Brasil será o sexto país do mundo como maior número de pessoas idosas. Possivelmente teremos 32 milhões de idosos. Eles são 30,9% no mercado de trabalho. 25% são responsáveis pela manutenção de suas casas. 80% ganham, em média, um salário mínimo, outros são aposentados ou ganham pensão. Os idosos hoje possuem vida ativa e são consumidores ativos de quase tudo. A expectativa de vida subiu para 73,1 anos no Brasil. As mulheres vivem em média mais de 7 anos do que os homens. Há uma busca da juventude eterna entre os idosos. A qualidade de alimentos, academias, caminhadas, o alto consumo de cosméticos têm melhorado muito a qualidade de vida daqueles que passaram dos 60 anos.

Diante disto, é tempo de abrirmos espaços que os valorizem, descobrindo as necessidades e os desafios da terceira idade.

As Escrituras Sagradas valorizam muito o idoso. Na cultura judaica havia grande respeito por eles, Êxodo 3: 16-17. Em Levítico 19: 32 há a seguinte ordem explícita: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor”. A elevada consideração pelo idoso se resume no texto de Provérbios 16: 31: “Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça”. Paulo disse: “Não repreendas ao homem idoso, antes, exorta-o como a pai”, 1Tm 5: 1.

O envelhecimento começa a partir dos 30 anos de idade e, a cada ano, há perda de 1% das funções orgânicas. São alterações, em seu início discretas, normalmente imperceptíveis, que vão aumentando progressivamente, porém não causam insuficiência de órgão ou sistema. O ritmo da diminuição das funções orgânicas varia de um órgão para outro e de pessoa para pessoa. Duas pessoas não envelhecem da mesma forma.

O envelhecimento não pode ser encarado com pessimismo e falta de propósitos. Abraão, com quase cem anos, viu o cumprimento da promessa divina: “E o Senhor visitou a Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha prometido. E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado”, Gn 21: 1-2.

A Igreja, como comunidade terapêutica, é um lugar onde as pessoas e os relacionamentos são mais importantes do que os programas ou atividades. Portanto, a igreja pode ajudar o idoso a viver melhor, a se relacionar melhor, a ter vida mais integrada com as outras faixas etárias, nos momentos apropriados.

Temos condições de desenvolver dentro das Igrejas locais vários programas que contemplem a melhor idade em suas necessidades, considerando seus interesses e necessidades peculiares. Isso melhorará sua auto-estima, seu relacionamento com Deus, sua vida espiritual, sua disponibilidade para tarefas, dentro da igreja, que condiz com sua faixa etária. Os pastores e lideranças locais podem encorajar mais esses servos de Deus.

Devemos preservar a auto-estima e os laços afetivos de nossos idosos, pois conhecemos um Evangelho que é para todos os homens, sem discriminação, sem exclusão. Este Evangelho dignifica o ser humano e traz novas perspectivas de vida. A Igreja é o Corpo de Cristo onde todos são importantes e têm como fazer suas contribuições. Os dons e os talentos que Deus dá não envelhecem. Ao contrário, convivem com a possibilidade de que o tempo de atividade traga aperfeiçoamento. Os idosos têm importante contribuição a dar em nosso meio: “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes”, Sl 92: 14.

Os irmãos da melhor idade estão de parabéns pela vida cristã já desenvolvida dentro das igrejas. Aqueles que um dia buscaram conselhos para vida e agora são conselheiros da vida. Que o Senhor esteja a assisti-los todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário