"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Teologia das Epístolas -Efésios/Filipenses/colossenses



EFÉSIOS
A unidade e espiritualidade da igreja

A epístola aos Efésios não trata de questões cotidianas de uma igreja específica. Paulo atinge o ápice da espiritualidade de seus escritos nessa carta (sem querer desvalorizar as demais). Em Efésios temos a descrição da igreja ideal : sem divisões; posicionada e ativa nas regiões celestiais; subjugando as hostes malignas, provendo-se da armadura de Deus e cheia do Espírito Santo, falando através de salmos, hinos e cânticos espirituais.

FILIPENSES
A relação do cristão com as tribulações

No Novo Testamento temos alguns ensinamentos subliminares que, na prática, são importantíssimos. Um deles é que o cristão passaria por tribulações neste mundo. Essa é uma promessa cujo cumprimento ninguém vindica. Entre outras coisas, a carta aos Filipenses fala sobre tribulações, tendo por base as de Paulo. Ele ensina sobre a superação da tribulação e o regozijo permanente fundamentado na oração e nos pensamentos justos e retos.

COLOSSENSES
Suficiência de Cristo

Os colossenses estavam em situação similar aos gálatas. Em Colossos estavam em destaque as questões filosóficas, o ascetismo e o culto aos anjos. Tudo isso era usado como pretexto para dominações humanas sobre a igreja. Paulo chama a atenção para a divindade de Cristo, sua obra na cruz, e as riquezas que temos nele. Desse modo, Paulo ridiculariza todos aqueles falsos mestres que se manifestavam entre os colossenses. Cristo é apresentado como divino, supremo e suficiente. E "se já ressuscitastes com Cristo", não precisais de rudimentos mundanos nem práticas ascéticas para completar a vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails