"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 22 de maio de 2010

Entrevista Pr. José Moreira



Entrevista que fiz com Pr. José Moreira essa semana no www.folhapimentense.com.br

Desde a década de 1980, por razões administrativas, notadamente em virtude do falecimento do pastor Paulo Leivas Macalão e de sua esposa, missionária Zélia, a Assembleia de Deus brasileira tem passado por várias cisões que deram origem a diversas convenções e ministérios, com administração autônoma, em várias regiões do País. O mais expressivo dos ministérios independentes é o Ministério de Madureira, cuja igreja já existia desde os idos de 1930, fundada pelo já mencionado pastor Paulo Leivas Macalão e que, em 1958, serviu de base para a estruturação nacional do Ministério por ele presidido, até a sua morte, no final de 1982.
Essa semana fomos procurar o Pastor José Moreira Mendes, ele é o Pastor da Igreja Assembléia de Deus Madureira que fica situado na Rua Loanda, 503 - Bairro Belo Vista, nesta cidade Pimenta Bueno-Ro

Folha – Conte um pouco de sua família.

Pr. José Moreira: Sou casado com Maria Joana Alves da Silva Mendes... Uma mulher virtuosa. Tenho ao meu lado na obra de Deus três Filhos maravilhosos Presbítero Epitácio Mendes, o primogênito, Presbítero Sóstenes Silva, o do meio... Quero aproveitar para parabenizá-lo por está completando mais uma primavera neste dia 18 de Maio... Que Deus te abençoe mais e mais filho!!! E também sou pai da Quennia Dalila, a casulinha.

Folha - Pastor José Moreira, nasceu em lar evangélico? Ou, como foi a sua conversão?

Pr. José Moreira: Não. Venho de um lar onde meus pais eram católicos. Até que no ano 1975 no sertão do estado Tocantins, eu e minha família fomos alcançadas pelo evangelho de Jesus que salva, liberta e conduz o homem para o céu.

Folha - Como e quando o senhor começou o ministério?

Pr. José Moreira: Comecei ainda Jovem dirigindo pequenas congregações no sertão, lembro que a gente andava muito no lombo de animais e também a pé para levar a palavra de Deus aos necessitados.

Depois da Bíblia (é claro!), o Senhor lê algum outro livro?

Pr. José Moreira: Sim. História dos Hebreus e outros.

Folha – Como foi sua vinda a Pimenta Bueno?

Pr. José Moreira: Foi um grande mistério de Deus. Cheguei aqui com meus três filhos e a esposa no dia 23 de Janeiro de 2003. Foi uma prova muito grande, mas Deus nos deu Vitória, ele não nos deixou passar necessidades, providenciou tudo... Nós nunca esqueceremos das suas misericórdias ó Deus!!!

Folha – Quem foi o Pr. Paulo Leivas Macalão?

Pr. José Moreira: O Pastor Paulo Leivas Macalão, patriarca das Assembléias de Deus no Brasil e fundador do Ministério Madureira é sempre lembrado com muito respeito e carinho, não só pelos seus 52 anos de pastorado ministrando os ensinamentos da palavra de Deus, mas principalmente pelos hinos de sua autoria, cerca de 252 hinos, do maior hinário pentecostal do país - a HARPA CRISTÃ, utilizada pelos milhões de crentes no Brasil, patrimônio histórico das Assembléias de Deus - Ministério Madureira. É um exemplo de obreiro e de servo de Deus.


Folha – Aconteceu esse mês de Maio o 28º Encontro Gideões Missionários em Comburiu Santa Catarina, o que representa esse encontro para o Brasil e o que acontece nesse encontro?

Pr. José Moreira: É sem dúvidas o maior congresso missionário do mundo. O Sóstenes voltou de lá contando muitos testemunhos maravilhosos do agir sobrenatural de Deus. Creio que para o Brasil representa uma escolha que o próprio Deus fez elegendo o nosso país como sede das missões mundiais. O que acontece lá é algo tremendo, pessoas de vários lugares do Brasil e do Mundo voltam de lá com a chama missionária reavivada e sues corações... Isto é maravilhoso.


Folha - Como o senhor vê o envolvimento da igreja brasileira com missões? Está faltando mais alguma coisa?

Pr. José Moreira: A igreja brasileira está entre as que mais fazem missões no planeta, mas mesmo assim ainda poderia fazer muito mais, se cada crente contribuísse mais, orasse mais e não negligenciasse o chamado missionário de Deus.

Folha - Pastor, nós estamos em 2010 e o IBGE está dizendo que os evangélicos no Brasil serão 36 milhões, e em 2020 cinqüenta por cento da população brasileira deverá ser evangélica. Como o Senhor vê esse crescimento da igreja?

Pr. José Moreira: Glória a Deus, eu louvo a Deus por isto. O crescimento da igreja se dá devido à evangelização e as orações do povo de Deus. Embora eu não creia que chegaremos a 2020 porque Jesus está voltando.

Folha - "O que diz a Bíblia a respeito do divórcio e segundo casamento?"


Pr. José Moreira: O índice de divórcio entre os que se declaram cristãos seja quase tão alto quanto no mundo não crente. A Bíblia deixa muitíssimo claro que Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16) e que a reconciliação e perdão deveriam ser atributos presentes na vida de um crente (Lucas 11:4; Efésios 4:32). Entretanto, Deus reconhece que divórcios poderão ocorrer, mesmo entre Seus filhos. Um crente divorciado e/ou que tenha se casado novamente não deve se sentir menos amado por Deus, mesmo que seu divórcio e/ou segundo casamento não esteja sob a possível cláusula de exceção de Mateus 19:9. Freqüentemente Deus usa até a desobediência pecaminosa dos cristãos para executar um bem maior.

Folha - O que é comer coisas sacrificadas aos ídolos (1Cor. 8:4)?

Pr. José Moreira: Nesta sociedade comprometida com o paganismo e coisas sacrificadas aos ídolos, o cristão deve ser sóbrio e vigilante, para não se envolver com práticas idólatras e pagãs. Tal qual os dias de Paulo, a sociedade tem realizado festas e comemorações pagãs que, disfarçadas de cultura, tentam conduzir os incautos em práticas idólatras. Sigamos, pois, a recomendação do apóstolo Paulo “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (I Co 10.14); e do apóstolo João, que advertiu a igreja, dizendo: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” (I Jo 5.21).

Folha - Qual a diferença entre pastor, bispo e presbítero?

Pr. José Moreira: Pastor é uma palavra comum na Bíblia. Freqüentemente se refere aos pastores de ovelhas, pessoas responsáveis pelos rebanhos. Bispo vem da palavra grega episkopos, que quer dizer supervisor ou superintendente. Em 1 Pedro 2:25, se refere ao Senhor. Várias outras passagens usam essa palavra para descrever a responsabilidade de homens escolhidos para guiar os discípulos de Cristo no seu trabalho na igreja (veja Atos 20:28; Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:2; Tito 1:7). Presbítero, a palavra é usada na Bíblia para identificar alguns dos líderes entre os judeus. No livro de Atos e nas epístolas, os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas locais foram freqüentemente chamados de presbíteros. Pastores, bispos e presbíteros não são três ofícios diferentes, e sim três palavras que descrevem aspectos diferentes dos mesmos homens.

Folha – O que a bíblia ensina sobre a situação dos mortos?

Pr. José Moreira: O homem tem tanto um corpo material como um espírito imortal. Ao morrer, o corpo do homem retorna a terra e se consome. Pela fé, o cristão também sabe que quando Cristo retornar, no final dos tempos, nossos corpos ressuscitarão dentre os mortos em estado imperecível e incorruptível. Assim, aqui está o que a Bíblia diz sobre a situação dos mortos: seus corpos retornam ao pó, aguardando a ressurreição. Seus espíritos estão ou no paraíso, com Deus, ou em tormento, dependendo de seus atos quando estavam em seus corpos.

Folha – Moisés viu Deus face a face? (Êxodo 33:11)

Pr. José Moreira: O fato de o Senhor ter falado face a face com Moisés, como está escrito no versículo 11 de Êxodo 33, está confirmado em Números 12.8 e Deuteronômio 34.10. Existem comentaristas bíblicos que entendem a expressão "face a face" como uma expressão figurada, exprimindo amizade e franqueza. Assim, sua pergunta seria facilmente respondida. Na Bíblia Anotada por Scofield temos a seguinte explicação sobre esses aparecimentos de Deus: "Teofanias são aparecimentos preencarnados do Deus Filho, em forma angélica ou humana, através de manifestações de glória (Ez 1), ou de maneira não descrita (Gn 17.1)". Mas Deus, o Pai, o Criador do céu e da terra, nunca pode ser visto por uma pessoa face a face.

Folha – deixe um versículo e uma mensagem para o leitor da Folha Pimentense.

Pr. José Moreira: Filipenses 4:16 “Tudo posso naquele que me fortalece”

Família: Constituição Divina.
Livro predileto: Bíblia
Uma cor: Vermelha.
Igreja: Assembléia de Deus Ministério de Madureira.
Ministério: Chamada.
Dinheiro: Benção.
Um lugar: Minha Casa.
Um Pastor: Abigail Carlos de Almeida – Goiânia.
Um nome: Jesus.
Deus: Infinito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails