"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 30 de junho de 2012

Reflexão Sabado

Moisés, porém, perguntou ao SENHOR: “Como o faraó me dará
ouvidos, se não tenho facilidade para falar?” Êxodo 6:30



Moisés teve de aprender a mesma lição que a maioria de nós
devemos aprender: pessoas realmente não se importam tanto com o que
falamos. Prá dizer a verdade, a maioria de nós não consegue se
expressar muito bem. Mas, quando nos oferecemos ao Senhor, ele
trabalha através de nós e nos usa de grandes maneiras. Moisés é a
grande testemunha que Deus pode pegar um pastor gago e torná-lo no
maior líder da sua época. Não seria uma boa idéia perguntar para
Deus o que Ele quer que façamos, e realizar o que ele quer?

Junta de Missões Nacionais lança projeto para evangelizar 2,5 milhões de pessoas



A Junta de Missões Nacionais lançou um projeto que tem como objetivo evangelizar mais de 2,5 milhões de pessoas no Brasil, a organização, ligada à Igreja Batista, pretende reunir em torno de 100 mil voluntários para alcançar a meta proposta, no que eles chamaram de evangelização de impacto.

O início do movimento está previsto para o dia 30 de junho. Serão 500 bases operacionais e em torno de 6250 equipes com 16 participantes cada, o que contabiliza 50 mil duplas, com a meta de evangelizar no mínimo 5 pessoas por dia. Os voluntários estão recebendo treinamento para aprender as melhores formas de evangelizar.

O movimento contará também com a atuação das igrejas locais, para a assistência e realização de curso de discipulado aos novos convertidos.

A previsão é que o período de evangelização dure duas semanas e termine no dia 15 de julho. “Participar desse grande desafio é, acima de tudo, demonstrar o seu amor a Deus, possuir uma vida cheia do Espírito Santo, ter uma autêntica paixão pelos perdidos e forte compromisso com a expansão do Reino”, cita o site da Junta de Missões Nacionais.

Fonte: Gospel+

Local onde Jesus nasceu agora é patrimônio mundial da Unesco



A Basílica da Natividade de Belém, situada na Cisjordânia, foi construída no século 4 sobre uma gruta onde a tradição aponta como o local onde Jesus nasceu. A Autoridade Palestina, que governa essa região de Israel, alega estar sem recursos para fazer todos os reparos necessários, que custariam mais de 5 milhões de dólares.

A estratégia dos palestinos foi pedir que a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) reconhecesse a igreja como patrimônio histórico da humanidade. Isso acabou se concretizando nesta sexta-feira, após uma eleição realizada em São Petersburgo, Rússia.

O pedido incluía um trecho da rota de peregrinação, que, segundo a tradição, José e Maria fizeram até a cidade em de Nazaré, há cerca de 2.000 anos.

O reconhecimento do “Caminho das Peregrinações” foi feito em maio a um exame de 36 sítios feito pelo Comitê de Patrimônio Mundial da ONU. Foram 13 votos a favor, seis contra e duas abstenções.

Em uma carta lida na reunião da Unesco, grupos políticos e religiosos palestinos, reclamaram do que eles descrevem como “os perigos da ocupação israelense”, lembrando o cerco da Igreja da Natividade por tropas de Israel em 2002.

Embora o templo seja administrado pela Igreja Ortodoxa Grega, a Igreja Apostólica Armênia e o Patriarcado católico de Jerusalém, os muçulmanos que lideram a Autoridade Palestina comemoraram a decisão, dizendo que “este reconhecimento global dos direitos do povo palestino constitui uma vitória para nossa causa e para a justiça”.

Mesmo sob os protestos de Israel, a vitória é mais significativa do ponto de vista político do que o histórico. Em 31 de outubro de 2011, os palestinos conseguiram uma conquista histórica, ao serem considerados o país de número 195 da Unesco, em uma votação que só registrou 14 votos contra. Na prática, foi o primeiro passo para reconhecimento pela ONU do Estado Palestino.

Na época, Estados Unidos e Israel criticaram esta decisão e desde então cortaram seu financiamento anual de 80 milhões de dólares para Unesco.

Yigal Palmor, porta-voz do Ministério de Relações Estrangeiras de Israel, protestou: “O verdadeiro propósito deles não é realmente o apoio da Unesco, mas buscam confrontar Israel novamente. Não temos nenhuma objeção quanto à inclusão da Igreja da Natividade, mas os palestinos estão à procura de um conflito a qualquer custo”.

O vice-prefeito de Belém, George Saade, rebateu, considerando importante que “os turistas percorram este circuito e visitem Belém como uma cidade palestina”, e ressaltou “Estamos vivendo sob a ocupação. Belém é cercada por um muro. Economicamente, não podemos trabalhar livremente. Precisamos de ajuda da Unesco”.

Ele espera que o reconhecimento atraia mais turistas para o local. A violência na região diminuiu drasticamente nos últimos anos e mais de 2 milhões de pessoas visitam a igreja anualmente.

Traduzido e adaptado de Christianity Today e Wwrn.org

Evento LGBT em Brasília defende que crianças mexam sexualmente em outras do mesmo sexo



No dia 15 de maio deste ano foi realizado em Brasília o 9º Seminário LGBT.

O encontro proposto pelo deputado Jean Wyllys (PSOL) teve a temática voltada a ‘crianças gays’ (vê se pode!) sob o tema “todas as infâncias são esperança” e foi realizado na Comissão de Direitos Humanos e de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

Além de discursos veementes pela volta do kit gay do MEC, proposto na época em que Fernando Haddad era Ministro (atual candidato do PT à prefeitura de SP), uma outra proposta enfocou que crianças sejam livres para conhecer sexualmente o corpo das outras, menina com menina, assim como menino com menino.

“Deixem a crianças brincarem em paz. Isto as tornará adolescentes e adultos mais inteligentes epotencialmente mais perspicazes e no enfrentamento e na transformação do mundo que lhes deixamos como herança”, disse uma debatedora. Para ela, este tipo de ‘brincadeira’ não levará as crianças a serem homossexuais ou lésbicas.

Que loucura ‘científica’ e ‘sociológica’ é essa?

Deixar crianças do mesmo sexo ‘brincarem em paz‘, estimulando o órgão genital uma das outras, torná-lhes-á futuramente mais inteligentes?

O objetivo é tentar mostrar que os adultos homossexuais são mais inteligentes, uma raça superior, pois tiveram liberdade desde a infância e nunca foram reprimidos, com isto são mais livres para pensar e olhar o mundo de forma mais humana ?

É evidente que este tipo de discurso não se cerca de alicerce científico, nem mesmo fundamenta-se em aceitável estudo do comportamento social, mas trata-se de uma implícita mensagem subliminar, cujo fim é mostrar às crianças, com materiais como o kit gay, que somente serão inteligentes, no futuro, aquelas que desde cedo começarem a ter uma relação homossexual. Um verdadeiro ataque à inocência infantil.

Outras aberrações foram ditas no encontro (link do vídeo no fim deste artigo).

O deputado e ex-BBB Jean Wyllys aproveitou para alfinetar pastores e psicólogos cristãos. Ao referi-se aqueles que foram buscar ajuda por ‘estarem dentro do armário’, disse que estes caíram nas mãos de ‘psicólogos charlatães e pastores curandeiros’.

Em outro momento, o ex-BBB manifesta indignação quanto aos fundamentos bíblicos. Para ele, aqueles que se apegam à Bíblia, ao pé da letra, são fundamentalistas religiosos.

O que dizer então do texto abaixo?

“Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus”. (1 Co 6.9-10, versão NVI)

Pelo lógica do deputado, todo cristão que interpreta o texto citado, ipsis litteris, é um fundamentalista religioso. Logo, são extremistas religiosos.

Um outro ativista, ao comentar sobre pedofilia, citou que mais de 70% dos pedófilos são pessoas ligadas à família da criança abusada. Os outros 30%, segundo ele, talvez seja formado por pastores e padres.

Se alguém imagina que as ações homossexualistas propostas pelos ativistas gays, Brasil afora, são finitas, engana-se. As ações são nos três entes federativos – União, estados e municípios - e conta com apoio de grandes órgãos da imprensa, como também de diversos políticos.

Em São Paulo, por exemplo, os ativistas gays do PT exigem que Fernando Haddad (ex-ministro do MEC), candidato à prefeitura de São Paulo, adote o kit gay para crianças do ensino básico, como também a contratação de professores travestis. Para Haddad, caso vença as eleições, a exigência dos ativistas, em relação ao kit gay municipal, não será difícil de ser implementada, pois poderá aproveitar o ‘cacife’ adquirido durante a confecção do kit gay do MEC.

Quando assisti o vídeo fiquei pasmado, aterrorizado.

Nossas crianças precisam de ajuda e de apoio.

O que se espera agora é que a sociedade brasileira reaja a essa nefasta tentativa de atingir as crianças brasileiras, em particular aquelas que dependem do ensino público, foco dos materiais ‘didáticos’.

Assista o vídeo do Seminário LGBT.
http://mario-mca.blogspot.com.br/

Por Paulo TeixeiraPaulo Teixeira é carioca, cristão evangélico da igreja Assembleia de Deus e atua na internet como blogueiro e articulista, desde 2007, focando assuntos sociais, políticos e religiosos, analisando-os sob a ótica cristã. Licenciado em matemática pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ) e graduando em história pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
***
Fonte : Gospel mais
***
Em Cristo,
Mário César de Abreu

Judas participou da ceia do Senhor?



Eu acredito que Judas tenha saído antes de Jesus ter partido o pão e dado o cálice com vinho para os discípulos. A passagem que mostra Jesus dando a Judas um pão molhado tem o sentido de pão com molho (de carne ou de ervas usado na ceia da Páscoa dos judeus, que comiam um cordeiro assado no fogo) e não molhado no vinho.

Mesmo assim devemos nos lembrar de que aquela não era a ceia que celebramos, pois ela foi antes da morte do Senhor (ele estava vivo ali). Eles estavam celebrando a Páscoa judaica, que também era uma ceia ou refeição que incluía carne, pão e ervas, além do vinho que era a bebida convencional em cada refeição judaica. Entendo que foi depois de terem celebrado a Páscoa, segundo o mandamento da Lei de Moisés, que o Senhor instituiu a ceia em memória de si.

A ceia que celebramos é mostrada em 1 Coríntios 11, a qual o Senhor revelou a Paulo depois de ter morrido e ressuscitado. Portanto é nessa condição que hoje celebramos a ceia. Paulo não ouviu sobre a ceia de outros discípulos, mas foi o Senhor quem lhe revelou.

1Co 11:23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão...

Pelo relato de Lucas pode parecer que Judas tenha participado da ceia, mas quando comparamos com os outros evangelhos vemos que ele saiu antes que o Senhor instituísse a ceia. Uma das particularidades do evangelho de Lucas é que ele reúne os eventos numa sequência moral e não cronológica. Já Mateus agrupa os eventos de uma forma dispensacional. João, apesar de não descrever a ceia, dá a entender que Judas deixou o local antes:

Joã 13:21 Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair.
Joã 13:22 Então os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.
Joã 13:23 Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.
Joã 13:24 Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
Joã 13:25 E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?
Joã 13:26 Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão.
Joã 13:27 E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa.
Joã 13:28 E nenhum dos que estavam assentados à mesa compreendeu a que propósito lhe dissera isto.
Joã 13:29 Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres.
Joã 13:30 E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.


No versículo 2 deste capítulo, embora algumas traduções tragam "E, ACABADA A CEIA, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse..." (Almeida Corrigida), uma tradução mais correta seria a que você encontra em outras versões (Almeida Atualizada, Darby, Ave Maria, Soc. Bíblica Britânica, CNBB, NVI etc.), como "ENQUANTO CEAVAM, tendo já o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse...". Ali está falando da ceia pascal, não da ceia do Senhor que foi instituída DEPOIS da ceia pascal.

Portanto, foi durante a ceia da Páscoa que o diabo colocou no coração de Judas o desejo de trair Jesus. No versículo 27, quando o Senhor dá a ele um pedaço de pão com molho, Satanás entra em Judas para este dar continuidade ao seu plano.

Entre Satanás insinuar a Judas (vers. 2) e entrar nele (vers. 27) houve um tempo para que Judas repelisse tal insinuação, e para nós isso também é um alerta: o pecado só se consuma depois de ter sido insinuado em nosso coração. Sempre existe um período em que temos a oportunidade de repelir a tentação.

1Ts 5:22 Abstende-vos de toda a aparência (ou forma) do mal.

Tgo 1:12-15 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Joã 13:30 E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite.

Foi só depois de terminarem a refeição ou ceia da Páscoa que o Senhor instituiu a ceia do Senhor (Mt 26:26; Mc 14:22; Lc 22:21). O fato de em Mc 14:23 dizer "todos" não apresenta qualquer dificuldade se entendermos que Jesus estava falando dos que ficaram no aposento.

Eles estavam à mesa em meio à ceia da Páscoa quando o Senhor pegou um pedaço de pão, molhou provavelmente em uma tigela com molho de carne ou ervas e o deu a Judas. O pão não foi necessariamente molhado em vinho, como alguns dizem, mas Jesus fez o que todos nós estamos acostumados a fazer numa refeição em que há algum molho ou tempero. Porém, mesmo que tivesse sido molhado em vinho isto não configuraria a participação na ceia do Senhor, a qual é celebrada com a separação distinta entre pão e vinho: primeiro o pão é partido e comido, e depois o vinho é bebido do cálice e não de um pão molhado.

De qualquer modo, os discípulos que participaram daquela ceia não o fizeram na condição de Igreja, de membros do corpo de Cristo, mas de um remanescente formado por judeus. A igreja seria formada só em Atos 2 e o seu significado seria revelado mais tarde primeiramente a Paulo.

Mario Persona

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Reflexão Sexta feira

“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles
lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.” Mateus 7:12



Ao invés de dar centenas de mandamentos e proibições como foi
dado a Israel pela lei de Moisés, Jesus deixa uma ordenança que é a
soma de toda a vontade de Deus. É um princípio simples, mas que
cobre tudo. Como disse Joaquim Jeremias, “O amor é a lei da vida
sob o reino de Deus”. Embora os teólogos tenham seu lugar, e Jesus
deu à igreja dEle escribas, pastores e mestres, esta “nova lei”
significa que todo discípulo já sabe o que precisa para resolver a
maioria das questões que surgem no Reino. Basta se perguntar: esta
atitude, esta palavra, esta reação é o que eu queria que fosse
feito comigo? Em toda sua profundidade, a Escritura aponta para uma
coisa só – o verdadeiro amor para com Deus e o próximo. Não é uma
doutrina complexa demais para entender. É simplesmente amando o
próximo como nós queremos ser amados. Tão simples de entender – e
tão difícil de fazer. Mas, esta é a vontade de Deus para nós. E
quando ela é cumprida, Deus reina e os homens são abençoados.

O kit gay e a decisão de Valdemiro Santiago. E agora?



Em ano eleitoral pode-se esperar as mais estapafúrdias surpresas. São dias onde ‘demônios’ viram ‘anjos’ e vice versa. E como diz o dito popular – ‘quer conhecer alguém, dá-lhe o poder’, o período em que antecede as eleições torna público o caráter de muita gente.

Isto se torna mais deplorável e abominável quando envolve aqueles que se dizem seguidores de Cristo. Exemplos escandalosos a serem citados, não faltariam.

Atenho-me a mais recente notícia: o provável apoio de Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, ao candidato à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT), conhecido por alguns como ‘pai kit gay’ (material com enfoque homossexual elaborado pelo MEC, quando Haddad era Ministro).

A informação sobre o apoio do apóstolo ao PT foi veiculada pela jornalista Mônica Bérgamo, do Folha de São Paulo. Para a jornalista, o PT, ao conseguir apoio do PP, partido de Paulo Maluf, trouxe para junto de si Valdemiro Santiago, pois segundo ela, o líder evangélico lançará um candidato a vereador pelo PP.

Lula, Ratinho e Valdemiro

A aproximação de Valdemiro e o PT pode ter sido uma grande articulação que envolveu o apresentador Ratinho do SBT, o apóstolo e o ex-presidente Lula. Isto ficou bem nítido quando Lula e Haddad foram ao programa do SBT no início do mês de junho deste ano. O ex-presidente e o ‘pai do kit gay’ tiveram total liberdade para ‘vender seus peixes’. Em dado momento o apresentador diz a Lula que Valdemiro Santiago mandou-lhe um abraço, ouvindo de Lula: “Diga pra ele que nós precisamos conversar”. Ratinho convidou, então, Lula para ir à Igreja Mundial do Poder de Deus.

Haddad e o kit gay

A preparação do kit gay deu-se durante a gestão de Fernando Haddad à frente do MEC. O material foi produzido a partir de um convênio entre o Ministério da Educação e uma ONG gay.

O escândalo veio à tona após denúncia feita no Plenário da Câmara dos Deputados pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ), em dezembro de 2010.

O material que seria distribuído às milhares de crianças do ensino fundamental e médio de 6.000 escolas públicas de todo o Brasil consistia em DVDs que abordavam o homossexualismo, o lesbianismo e o bissexualismo. Os vídeos estão todos na internet.

Um dos vídeos aborda a história de um menino que no banheiro da escola se diz apaixonado pelo colega, assumindo assim ser homossexual. No DVD o menino é chamado de Bianca.

Com foco no lesbianismo, um outro DVD mostra duas alunas que se apaixonam uma pela outra.

E um terceiro DVD foca a questão bissexual, mostrando um menino que tem atração sexual por um colega e uma colega de sua escola.

Quando o assunto chegou ao pleno conhecimento publico, despertou indignação de vários segmentos da sociedade. Isto fez com que parlamentares da ‘Bancada da Família’ reagissem rápido, fazendo com que a Presidente Dilma Roussef vetasse a distribuição do ‘material didático’.

No epicentro do escândalo, Haddad tentou ser evasivo, todavia, neste vídeo um dos Assessores do MEC deixou claro que ele tinha conhecimento da produção do kit gay. O ex-assessor falou sobre a produção do material “didático” pró-homossexualismo e cita que foram gastos R$ 11 milhões dos cofres públicos para a produção do mesmo.

Em um dos DVD que seria distribuído às crianças, um ex-secretário do MEC fala, ao apresentar o vídeo, que eles ficaram por cerca de 3 meses decidindo até onde iria a língua num beijo lésbico (assista).

Uma flagrante apologia estatal ao homossexualismo, aproveitando-se da inocência das crianças.

Haddad, o kit gay paulista e a contratação de professores travestis

Segundo informações da Revista Veja, enquanto o tema ‘homofobia’ vem sendo tratado com cuidado na campanha de Fernando Haddad, a militância gay do partido inicia uma pressão interna para a incorporação de temas gays na plataforma de governo do petista, caso vença as eleições.

Os petistas ativistas querem o compromisso de Haddad com algumas questões, dentre as quais a contratação de professores travestis e a distribuição do kit gay municipal. O candidato reuniu-se com eles recentemente para ouvir as demandas dos correligionários.

Valdemiro e Erundina

Mesmo discordando de ideais políticos defendidos pela deputada federal Luíza Erundina (PSB/SP), tenho que concordar que ela mostrou-se fiel aos seus princípios e com caráter, ao não aceitar ser vice na chapa de Haddad devido a aliança petista com Paulo Maluf. Erundina e Maluf sempre defenderam ideais antagônicos.

Caso se confirme o apoio de Valdemiro ao ‘pai do kit gay’ ficará configurado que o Apóstolo pouco se preocupa com princípios e caráter.

Vamos aguardar cenas do próximo capítulo.
Paulo Teixeira
gospel+

Menina desaparecida em evento da Deus é Amor é encontrada por vizinho



A menina Brenda Gabriela foi encontrada nesta segunda-feira (25) pelo funcionário de uma lanchonete no bairro de Vila Mariana, na capital paulista.

Brenda estava na companhia de um morador de rua que entrou na lanchonete e pediu alimentos. O repositor Alex Ramos de Carvalho, que mora na mesma rua da família de Brenda reconheceu a criança assim que a viu.


Brenda desapareceu no dia 10 de junho em uma caminhada da igreja Deus é Amor. Desde então, sua mãe, Geisa Maria da Silva, espalhou cartazes com a foto da menina pela rua da Mooca, bairro em que reside.

A mãe percebeu que a criança estava com o cabelo mais curto do que no dia em que desapareceu. Além, disso, ela comentou que a filha relatou maus tratos. “Ele deixava a criança debaixo das cobertas o dia inteiro. Ela passava fome e frio. Disse que batia nela, beliscava ela”, disse, de acordo com o G1.

Brenda foi levada para o hospital para ser examinada, e deve passar por novos exames médicos e psicológicos nesta terça-feira (26).

De volta pra casa


Após sair da delegacia, Brenda foi direto para casa com sua mãe. Geisa tem mais cinco filhos e vive em uma casa de dois cômodos.

Brenda ficou feliz quando viu o avô Nabor Monteiro, e correu para seus braços. “Graças a Deus, o meu sonho era esse, trazer a menina para ficar nos braços da mãe dela”, disse o avô.
Desde que a criança foi registrada como desaparecida, a igreja Deus é Amor iniciou uma campanha na internet pedindo ajuda dos fiéis pra encontrar a menina.

Quem sao os pastores de Hebreus 13?



Você diz que o "pastor" da denominação que frequentava, e da qual saiu, está cobrando de você a obediência a Hb 13:7 e 17. É interessante como certos termos que encontramos na Bíblia podem dar a certos homens a ideia de que têm liberdade de cobrar algo das pessoas.


Ainda que ele fosse um "pastor" biblicamente falando, a exortação de Hebreus não é para ele, mas para aqueles que os consideram como tais. É como a ordem "amai-vos uns aos outros" que encontramos na Palavra. A ordem é para eu amar, não para eu cobrar amor ou exigir que as pessoas me amem. Mas vamos analisar as passagens.

Heb 13:7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.

Heb 13:17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Em outras versões a palavra "pastores" aparece como "guias", "condutores", "supervisores", "líderes" etc. Não se trata aqui do dom de pastor de Efésios 4:11-12:

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo"

O dom de pastor é algo que a pessoa recebe de Cristo e é universal, como eram os apóstolos e profetas que formavam o fundamento da igreja, e como são os evangelistas e mestres (ou doutores) que continuam hoje para a edificação do corpo de Cristo. Portanto o pastor dom não é local, não é um líder de uma congregação, não tem sua atuação restrita a uma cidade, mas é para todo o corpo de Cristo, como é o evangelista e o mestre. Ainda que estes dons atuem localmente onde estiverem, sua atuação não é limitada.

Portanto, o dom de pastor de Efésios não é o "pastor" que você encontra nas religiões no posto de dirigente de uma congregação. Um homem à frente de uma congregação nos moldes denominacionais pode até ter o dom de pastor por ter recebido isso de Cristo, e não de uma junta de homens ou de uma organização religiosa (como pode ter o dom de evangelista ou de mestre), mas não existe na Palavra tal função de líder singular de uma congregação.

Nas passagens de Hebreus 13 a palavra está no plural, "pastores", porque está se referindo aos irmãos que são responsáveis localmente por uma congregação. Seu papel é o de supervisionar administrativamente a assembleia local. São também chamados em outras passagens de presbíteros, bispos ou anciãos. Porém perceba que nunca aparecem no singular, mas sempre no plural, portanto a função "pastoral" de um homem só encontrada nas denominações não tem respaldo bíblico.

Os pastores (ou bispos, ou presbíteros ou anciãos) de uma assembleia local eram apontados diretamente pelos apóstolos ou por determinação direta deles (como ocorreu com Paulo ordenando a Tito que elegesse presbíteros de cidade em cidade).

Hoje não temos apóstolos, portanto não temos presbíteros apontados, mas podemos ter presbíteros reconhecidos por seu trabalho, por serem levantados pelo Espírito Santo. Não são ordenados, mas são reconhecidos pelos irmãos de uma assembleia local, os quais devem respeitá-los e obedecê-los. Mas nem sempre são necessariamente irmãos que pregam ou ministram a Palavra. São como supervisores da ordem da assembleia local.

Voltando aos versículos, o primeiro diz que devemos nos lembrar deles que nos falaram a Palavra de Deus, e imitarmos sua fé prestando atenção em sua maneira de viver. Então, mesmo que nem todos preguem publicamente, são conhecedores da Palavra de Deus e aptos a aplicá-las nas diferentes situações de uma assembleia local. Vemos também que eles são homens de fé, ou não haveria razão de imitarmos sua fé. E vemos também que eles devem ter uma maneira de viver exemplar, caso contrário o Espírito Santo não chamaria nossa atenção para este detalhe.

No versículo 17 diz que devemos obedecê-los de bom grado, pois eles deverão prestar contas a Deus do serviço que prestam pelas ovelhas.

Resumindo tudo: esses pastores são homens (no plural) que cuidam do rebanho em uma congregação local e não necessariamente o dom de pastor (pessoal e individual) que encontramos em Efésios. Eles não são dirigentes das reuniões, pois quando lemos atentamente 1 Coríntios 14:26-40 não encontramos um dirigente ou pregador único, pois encontramos que "falem dois ou três profetas, e os outros julguem.... Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados".

A questão que surge é: quem é esse homem (individual) que adota o nome de "pastor" (no singular), que é autoridade máxima e única de uma congregação, e se coloca sozinho à frente de uma congregação para dirigir suas reuniões? Será ele "os pastores" de Hebreus 13? Não, pois ele não preenche os requisitos de estar no plural e não dirigir as reuniões.

Se o presidente de um clube qualquer me disser que a constituição brasileira determina que eu preciso respeitar o Presidente, não sou obrigado a fazê-lo, pois ele não é o Presidente ao qual a constituição se refere. Mas se eu for membro daquele clube, aí sim devo prestar obediência ao seu presidente.

Portanto, se você pertence a uma denominação que tem um homem como líder, independente do nome que ele adote, você está obrigado a prestar obediência a ele, não por ele ser alguma coisa no sentido bíblico, mas por ser esta uma das condições para você se fazer membro daquela denominação. Ele é autoridade ali porque aquelas pessoas que formaram aquela associação decidiram que seria assim.

Mas se você não é membro dela, não deve nada àquele que foi ali instituído como líder. E muito menos se ele for um homem cuja fé e maneira de viver não têm nada de exemplar. Fuja daqueles que querem atrair discípulos após si, ou dos lobos que querem destruir o rebanho, ou dos mercenários que não poupam o rebanho e querem extrair deles o máximo que puderem.

Ats 20:28-33 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.... De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário.

Joã 10:10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Mario Persona

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Reflexão Quinta-Feira

“Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus
filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas
boas aos que lhe pedirem!” Mateus 7:11



Você já teve medo de pedir algo a Deus? Deus, eu devo aceitar ou
não aquele emprego? Senhor, eu devo me mudar ou não para aquela
cidade; namorar ou não aquele rapaz ou aquela moça? Como devo usar
esse dinheiro, ou aquele bem ou esse tempo que o Senhor me deu? Por
que será que às vezes temos medo de perguntar estas coisas a Deus?
Será que no fundo tememos que Ele nos mandará para aquele canto
esquisito, trabalhar num emprego chato, ou gastar “nosso” dinheiro
onde não queremos? Será que temos medo que a resposta dEle àquele
namoro será “não”, e é por isso que “esquecemos” de pedir? Nosso
medo de Deus é engano do inimigo. Deus não é um tirano distante que
só quer saber dos nossos pecados e mandar a gente para uma vida
sofrida de privação. Deus é um pai amoroso que deseja, pode e vai
nos dar coisas boas. Porém, temos que fazer exatamente isso –
acreditar nEle. Precisamos confiar nEle. Senão, nem pediremos e nem
saberemos o que perdemos. Confie em seu Pai. É dEle que vêm todas
as coisas boas que você tem, que até hoje você já teve, ou um dia
terá. E você terá muito mais, do bom e do melhor. Basta continuar
crendo e confiando em seu Pai

Valdemiro Santiago vai apoiar criador do kit-gay, Fernando Haddad, para prefeito de São Paulo



Nas últimas semanas um dos destaques da política no Brasil foi o apoio que o candidato a prefeito em São Paulo, Fernando Haddad (PT), recebeu do polêmico Paulo Maluf (PP). O anúncio da coligação partidária foi marcado por uma polêmica foto em que o ex-presidente Lula cumprimenta Maluf, seu adversário histórico. A aliança pode significar também o apoio político do apóstolo Valdemiro Santiago.

A coligação de Haddad, que ficou conhecido como o pai do kit gay, teve como principal motivo, segundo os analistas políticos, a obtenção de um tempo maior durante a propaganda eleitoral obrigatória na TV.
De acordo com a coluna da jornalista Mônica Bergamo no site do jornal Folha de S. Paulo, além do acréscimo de um minuto e 35 segundo no tempo de TV a aliança com o PP trás para Haddad o apoio estratégico do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial. Apontado como adversário de Edir Macedo, da Igreja universal, Santiago é líder de uma denominação que reúne milhares de potenciais eleitores e, junto a seu apoio ao candidato a prefeito, deve lançar um candidato a vereador sob a legenda do partido.

Para se livrar do estigma de criador do kit-gay, Haddad tem buscado constante apoio entre pastores evangélicos. Essa estratégia foi criticada pelo pastor Silas Malafaia, que afirmou: “O senhor Fernando Haddad está querendo passar um atestado de idiota aos pastores e ao povo evangélico de que ele não tem nada com isso em relação ao kit gay”.

O jornal destacou ainda que ao recebeu Lula em seu programa, o apresentado Ratinho, do SBT, disse ao ex-presidente que “o apóstolo Valdemiro te mandou um abraço”, e Lula teria respondido imediatamente afirmando: “Diga pra ele que nós precisamos conversar”.

Fonte: Gospel+

Pastor Marco Feliciano e psicóloga Marisa Lobo debaterão projeto apelidado de “cura gay” em audiência pública na Câmara dos Deputados



Hoje, 28/06, será realizada na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, uma audiência pública para debater o projeto apelidado pela mídia de “cura gay”, com a presença da psicóloga Marisa Lobo, os deputados Marco Feliciano, Roberto de Lucena e João Campos.

O texto do projeto prevê a permissão legal para que psicólogos atendam a pacientes homossexuais que procurarem ajuda com os profissionais da área para reverter sua condição homossexual.

O projeto, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO) prevê a criação de um decreto legislativo que suspenda dois artigos da resolução do Conselho Federal de Psicologia, que define as atividades dos profissionais em psicologia, e proíbe que estes emitam opiniões públicas sobre o assunto, ou abordem a homossexualidade como transtorno.

Para Campos, que é presidente da bancada evangélica, o CFP “extrapolou seu poder regulamentar”, e errou ao “restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional”.

O presidente do CFP, Humberto Verona, questiona a legalidade do projeto e tem dúvidas se o decreto, caso aprovado, poderá interferir na autonomia do órgão. Verona afirma que o código de ética foi criado para combater “uma intolerância histórica” contra os homossexuais.

Segundo informações do gabinete do deputado Roberto de Lucena, que é relator do projeto, Verona afirmou que não comparecerá à audiência pública a pedido da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transexuais (ABGLT).

O presidente da ABGLT, Toni Reis, enviou carta pública a Humberto Verona, manifestando sua contrariedade com o projeto e solidarizando-se com o Conselho Federal de Psicologia, em sua postura contrária ao projeto.

Em trecho da carta, Reis afirma que a audiência pública a ser realizada amanhã “é uma afronta à ciência, à dignidade humana, aos direitos humanos, à laicidade do Estado e à autonomia do Conselho Federal de Psicologia no que diz respeito às suas deliberações quanto à conduta e à ética profissional, além da composição da maioria dos/das convidados/as da Audiência indicar viés pela predominância do discurso da intolerância religiosa em detrimento dos ideais da democracia igualitária”.

A psicóloga Marisa Lobo afirmou que “o projeto do deputado João Campos tem como objetivo sustar dois artigos (02 e 03) da resolução 01/999, que regulamenta atuação do psicólogo frente a homossexualidade, e não permite e intimida quem busca tratamento para mudar sua condição, sugerindo claramente que se há sofrimento psíquico, deve se a não aceitação social e que, se um homossexual busca ajuda para mudar a condição é por pressão da família ou por causa da religião”

Lobo ressalta que “a psicologia afirma que o homossexualismo não é doença, logo não há como mudar, e ninguém questiona por medo da mídia, que incentiva a divulgação do termo homofobia. Ou seja, quem ousar descordar é acusado de ser homofóbico, contrariando a constituição e a declaração de direitos humanos”.


A polícia de Joinville não apontou culpados pela morte de uma mulher que faleceu durante um culto em uma igreja evangélica em fevereiro de 2011. Mirian Rondam Cardoso da Silva, de 34 anos sofreu uma parada cardíaca durante o culto e o pastor resolveu orar por ela ao invés de chamar o socorro.

A família da vítima até abriu um boletim de ocorrência contra a igreja alegando omissão de socorro, mas o delegado que assumiu o caso, Leonardo Marcondes Machado, concluiu o inquérito sem indiciados.

Mirian não estava sozinha na igreja, mas acompanhada pela mãe e por uma irmã até que por volta das 21h a jovem caiu no chão após sentir um mal estar. O pastor achou que se tratava de um desmaio e apenas orou, Mirian morreu no local.

Ao que consta, Mirian sofria de problemas no coração e usava marca-passo. O caso não foi encerrado porque a investigação foi entregue para o Ministério Público.

A morte aconteceu no bairro Costa e Silva na zona Norte da cidade catarinense e agora é a equipe da 9ª Promotoria de Justiça que vai responder diretamente para a 1º Vara Criminal dando continuidade a investigação.

Com informações A Notícia

Uma mensagem para aqueles que estão passando por momentos difíceis



Por acaso você já percebeu que a vida às vezes nos reserva tempestades sombrias? Já se deu conta que a existência humana se dá sobre montes e vales, e que muitas das vezes enfrentamos forças invisíveis que nos tentam fazer desistir de nossos sonhos e ideais?

Infelizmente não são poucas as vezes que titubeamos diante das pressões. Isto porque, o inimigo de nossas almas, tenta semear em nossos corações sementes de incerteza e incredulidade. Todavia, são em momentos como estes que necessitamos nutrir os nossos corações da convicção de que ainda que não pareça, Cristo continua firme guiando nossos barcos.

Essa afirmação me faz lembrar de uma canção bem antiga cantada em nossas igrejas:

“ Mestre, o mar se revolta
E as ondas nos dão pavor!
O céu se reveste de trevas,
Não temos um Salvador!
Não se te dá que morramos?
Podes assim dormir?
Se a cada momento nos vemos
Já prestes a submergir?

As ondas atendem ao meu mandar,
Sossegai!
Seja o encapelado mar,
A ira dos, homens o gênio do mal;
Tais águas não podem a nau tragar,
Que leva o Senhor, Rei dos céus e mar!
Pois todos ouvem o meu mandar:
Sossegai! Sossegai!
Convosco estou para vos salvar;
Sossegai!

Mestre, tão grande tristeza
Me quer hoje consumir!
Na dor que perturba minha alma
Te imploro: “Vem me acudir!”
De ondas do mal que me encobrem,
Quem me virá valer?
Não tardes, não tardes, bom Mestre,
Estou quase a perecer!

Mestre chegou a bonança;
Em paz vejo o céu e o mar!
O meu coração goza a calma
Que não poderá findar.
Firme ao teu lado, ó Mestre,
Dono da terra e céu,
Eu hei de chegar, bem seguro,
Ao porto, destino meu."

Caro leitor, ao longo dos anos tenho aprendido que o Deus o qual servimos é livre para nos ensinar aquilo que quer e do modo que quiser. No processo pedagógico de Deus torna-se necessário com que algumas vezes enfrentemos tempestades, até porque são através delas que aprendemos que jamais devemos desistir, antes pelo contrário, devemos depositar aos pés daquele que tudo pode nossas inquietações e ansiedades na certeza de que no tempo certo ele exercerá sua providência.

Portanto lembre-se: Deus está no controle da sua vida, nada absolutamente nada foge ao seu domínio, ele é Senhor e Soberano sobre tudo e todos.

Não desista, antes pelo contrário, nutra o seu coração de fé na certeza de que aquele que começou a boa obra em sua vida, o fará no final de tudo mais do que vencedor.

Soli Deo Gloria,

Renato Vargens
Fonte: Blog do Renato Vargens
Em Cristo,
Mário César de Abreu

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Reflexão Quarta-Feira

“Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou
se pedir peixe, lhe dará uma cobra?” Mateus 7:9-10



Podemos pensar que é fácil Jesus falar da providência de Deus
quando ele é divino. Mas, durante os quarenta dias em que Jesus
passou fome, ele só viu pedra que ele recusou transformar em pão
(Mt 4:3). Jesus foi tentado a usar seu poder para se alimentar, mas
ele confiou no mesmo Pai que ele retrata para nós aqui. O tentador
queria convencer Jesus que, ao invés de confiar em seu Pai, ele
teria que providenciar para ele mesmo. Apesar da demora e da fome
que ele passava, Jesus confiou que o pão de seu Pai viria. Ele
confiou que Deus Pai providenciaria para todas as suas
necessidades. Quando ele fala para nós deste mesmo Pai não é de uma
experiência só do trono de glória no céu, mas, do chão duro do
deserto, onde ele estava literalmente morrendo de fome. Uma das
principais mentiras de Satanás, que ele usou contra Eva e tentou
usar contra Jesus, é de que Deus não dará coisas boas a seus
filhos. Precisamos parar de dar ouvidos a essa mentira e começar a
crer nas Palavras de Jesus. É bom lembrar que, apesar de que todos
os dias providenciamos e preparamos as refeições para nossos
filhos, a maioria deles, na hora do almoço ou do jantar ainda vem
com aquela mesma pergunta “O que é que vamos comer”? Por quê?
Porque dependem de nós e esperam para nós tomarmos a iniciativa de
preparar aquele alimento. Se nós não estranhamos que todo dia
nossos filhos vêm nos pedir algo que sempre damos, talvez não
devemos estranhar que Deus espera a mesma coisa de nós.

Mulher é alvejada por tiro e é salva pela Bíblia



No Rio de Janeiro, uma mulher foi alvejada por uma bala perdida, porém, foi salva por sua Bíblia que estava no baú da motocicleta de seu marido. Danúbiah Mendes e seu esposo, Marcos Souza, estavam a caminho da igreja quando ouviram três tiros, por volta de 19h40, na Via Dutra. “Eu estava ultrapassando três carros. Quando ouvi o barulho, acelerei mais.”, relatou o Marcos.

O casal só veio descobrir o que aconteceu após o término do culto, quando perceberam que algumas páginas da Bíblia estavam rasgadas e que havia uma bala alojada dentro do livro. O projétil perfurou o baú que fica na parte traseira da moto e foi contido pela Bíblia, por pouco não atingindo Danúbiah.

“Sempre acreditei na salvação em muitos aspectos, mas dessa vez foi uma coisa visual. Vi a bala ali dentro, lembrei dos tiros e chorei”, contou Danúbiah.

O esposo, emocionado, também falou, “A Bíblia salva de muitas maneiras. Dessa vez, foi físico. Algumas folhas de papel salvaram a vida da minha esposa”. Eles ainda relataram que raramente carregam a Bíblia no baú da moto.

Fonte: Gospel+

Deus não é monopólio da fé cristã, afirma Desmond Tutu



O arcebispo Desmond Tutu, da Igreja Anglicana na África do Sul, veio ao Brasil para lançar o livro “Deus não é cristão e outras provocações”, obra do jornalista também sul-africano John Allen que reúne algumas mensagens e discurso do religioso que completou 80 anos.

Tutu é uma grande figura religiosa, tendo até mesmo recebido o Nobel da Paz 1984. Mas sua declaração de que Deus não é monopólio da fé cristã pode parecer que, mesmo com tantos anos de sacerdócio, o arcebispo estaria apoiando aquela velha frase de que “todos os caminhos levam a Deus”.

Mas ele explica sua visão para os jornalistas da revista Cristianismo Hoje com outro questionamento: “Quem Deus teria sido antes do advento do cristianismo?”, ele cita que o cristianismo é muito novo se comparado com religiões mais antigas como o judaísmo e o hinduísmo.

“Nenhuma religião possui toda verdade sobre Deus. Ele é infinito, e toda religião é, em medida insignificante, uma construção humana”, afirma Tutu. O arcebispo mostra seu conhecimento sobre líderes de outras religiões destacando que os cristãos não são os únicos seres-humanos bons, inteligentes e sábios.

“Os cristãos não possuem o monopólio de nenhuma virtude. Esta é uma das razões pelas quais afirmamos que Deus não é cristão! Todos os seus filhos, sejam eles cristãos ou não, estão qualificados para receberem as muitas virtudes”, complementa.

Outro ponto bastante interessante dessa entrevista foi sobre o tema racial, já que Tutu teve papel de protagonista sobre o regime racista do appartheid, instituído por cristãos brancos.

Questionado sobre a intolerância dos cristãos, o arcebispo fala sobre todos os tipos de perseguições.

“Um perseguidor muçulmano é tão ruim quanto um perseguidor judeu, cristão ou de qualquer outra religião. Pessoas de todas as crenças são boas ou más”, respondeu ele. A esperança de Desmond Tutu é de que os adeptos de todas as religiões possam se opor ao mal e encorajar o bem.
GOSPELPRIME.COM.BR

VOCÊ CONSEGUE! "ILUSTRAÇÃO"



Certa lenda conta que estavam duas crianças patinando em cima de um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação.

De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água.
A outra criança vendo que seu amiguinho se afogava debaixo do gelo, pegou uma pedra e começou a golpear com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar seu amigo.

Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você fez isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas!

Nesse instante apareceu um ancião e disse:
- Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram:
- Como?

O ancião respondeu:
- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não poderia fazer!

http://blogecioane.blogspot.com.br

Os três processos da Reforma Protestante



A antiga verdade que Calvino, Agostinho e o apóstolo Paulo pregaram é a verdade que eu também devo pregar hoje; do contrário deixaria de ser fiel à minha consciência e ao meu Deus. Charles H. Spurgeon

A Reforma protestante foi o marco de uma nova fase da História da Humanidade. Com ela o Cristianismo retomou sua verdadeira identidade, contribuindo assim para a restauração do homem caído e para uma grande visão bíblica de valorização humana.

Mas a Reforma não aconteceu da noite para o dia. Foram séculos de pequenas manifestações e reações por parte daqueles que enxergavam uma igreja em decadência, que precisava urgentemente rever seus valores. Muitos foram ridicularizados, calados á força e mortos á fogueira da inquisição, isto é, a “igreja” estava tão decadente que dia a dia levava o Evangelho a empedernir a ponto de matar até mesmo seus próprios filhos.

Para a conclusão do propósito divino de restauração da Igreja de Cristo, a Reforma passou por três grandes processos em sua execução: A Reforma Teológica, a Reforma Litúrgica, e a Reforma Missionária, ou missiológica.

1º Processo: A Reforma Teológica: A reforma teológica significou o resgate da pureza do Evangelho e foi a base do retorno ás Escrituras. Foi o momento do rompimento definitivo com o paganismo religioso que a Igreja Romana havia abraçado e o estabelecimento dos valores e princípios da Bíblia, centrados em Cristo, sua Graça, na Fé verdadeira e na Glória somente a Deus. Estes cinco valores fundamentais conhecidos em Latim como Sola Scriptura, Solo Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria se tornaram o fundamento da Teologia Reformada. A Igreja Romana havia cometido um desvio teológico tão flácido e vexatório que nem mesmo o povo tinha acesso á leitura da Bíblia, excluindo assim uma prática nobre da igreja de Cristo (Atos 17.11). Os Bispos se auto intitularam papas. A instituição da intercessão aos mortos e a substituição do culto cristão pelas rezas e missas davam ar de que a verdadeira teologia havia sido destruída. No ano 416 d.C teve início ao batismo de crianças recém nascidas e pouco tempo depois, em 431, é estabelecido o culto a Maria, mãe de Jesus. Mas os desvios teológicos vão além com a oficialização do purgatório e com o culto às imagens. Por fim, a venda de indulgência, ou seja, pagar pela salvação foi o maior golpe da Igreja Romana contra a pureza do Evangelho.

Coube aos teólogos Martinho Lutero e John Calvino esse resgate bíblico. Lutero em 31 de outubro de 1517, afixou na porta da Igreja de Wittenberg, na Alemanha, suas 95 teses e Calvino com a sistematização teológica lançou a grande obra “Instituição da Religião Cristã” em 1536. Esses acontecimentos de comportamento guapo dos líderes cristãos deram início á reforma teológica na cristandade.

2º Processo: A Reforma Litúrgica: O vocábulo “Liturgia“, em grego, formado pelas raízes leit- (de “laós”, povo) e -urgía (trabalho, ofício) significa serviço ou trabalho público. Por extensão de sentido, passou a significar também, no mundo grego, o ofício religioso, na medida em que a religião no mundo antigo tinha um caráter eminentemente público. A liturgia é considerada por várias denominações cristãs o momento da adoração e celebração ao Deus vivo. É o culto ao Senhor, pelo povo do Senhor.

Mas o Romanismo havia deturpado o culto também, e com as cansadas missas, cheias de artifícios religiosos, transformou o momento de devoção á Deus num período de tristeza e escravidão religiosa, sem vida e sem a graça de Deus. As missas como eram conhecidas, pareciam mais uma prisão obrigatória de um ritual que não oferecia ao cristão a oportunidade de uma nova experiência com Deus e seu Espírito, e nem mesmo transmitia a alegria da Salvação uma vez conquistada por Cristo. Faltava a Bíblia, a pregação poderosa pela unção, o compartilhamento da fé entre membros do corpo. Faltava a essência da verdadeira adoração, do tempo-momento, da edificação espiritual.

Os reformadores foram unânimes na Reforma litúrgica e começaram com a música, com o louvor ao Deus Trino. Lutero, exemplo de musicista compôs hinos que marcaram gerações. Louvores que ecoaram em toda a Europa.

Mas a liturgia envolvia também o momento do ensino da palavra. Nesse âmago o reformador suíço Úlrico Zwínglio revelou sua ousadia na exposição e ampla visão bíblica. Zwínglio morreu, mas o movimento iniciado por ele não morreu. As igrejas que surgiram como resultado do movimento iniciado por Zwínglio são chamadas de igrejas reformadas em alguns países.

A restauração do Culto ao Senhor foi o resultado do espírito jocoso de nossos reformadores.

3º Processo: A Reforma Missiológica: O que foi então a Reforma missiológica? O que isso teve haver com o processo da Reforma Protestante?

Acontece que a Igreja Romana havia perdido de vez a verdadeira visão missionária de pregação do Evangelho em todo o mundo. Suas preocupações políticas e econômicas cegavam a verdadeira responsabilidade para com os perdidos. A obra de expansão do Evangelho não era mais exequível, pois dera lugar á busca de conquistas territoriais e guerras religiosas.

O período da Reforma missiológica começa com John Knox (1515-1587) passando por ilustres homens como Moody, Hudson Taylor, Bunyan, George Whitefield e muitos outros. Mas ninguém se destacou tanto na restauração da visão missionária do que Guilherme Carey conhecido como o “pai das missões modernas”.

O sapateiro que tinha em sua oficina um grande mapa-mundi, olhou para o mundo com o coração, e levou o Evangelho ás vidas mais distantes, enfrentando os mais diversos desafios.

Além de atingir a Reforma missiológica, a atitude para com a Igreja abrangia ao mesmo tempo algo muito expressivo que havia também se deteriorado: A pregação relevante e seu poder transformador.

Enfim, a Reforma missionária definia os caminhos verdadeiros da Igreja de Cristo. Onde quer que esteja a Igreja do Senhor, estaria ali também um povo livre, de uma teologia pura e restaurada, da liturgia que exalta unicamente a Deus e não ao homem, e de uma chama missionária que jamais se apagou.

Por Alex Belmonte
Fonte: [ NAPEC ]

terça-feira, 26 de junho de 2012

Reflexão Terça Feira

“Estou editando um decreto para que em todos os domínios do
império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel.“Pois ele é
o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será
destruído, o seu domínio jamais acabará. Ele livra e salva; faz
sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder
dos leões”. Daniel 6:26-27


Se um Rei estrangeiro nos dias do Velho Testamento reconheceu
quão grande e glorioso nosso Deus é, certamente aqueles de nós que
temos recebido sua graça através de Jesus podem regozijar nele e
dar-lhe louvor!

É impossível o impossível ser impossível




Fé. Gosto da definição de Hb 11.1, “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

Ela é perfeita. Mas ousei cunhar uma definição minha, à qual costumo me remeter sempre: fé é crer que é impossível o impossível ser impossível. É pela falta de fé que pecamos. É pela fé que somos salvos. Fé em Cristo é o alicerce do Evangelho. Fé é o alicerce da vida terrena. Portanto, o cristão sem fé é o pior tipo de cristão que há, simplesmente porque não atende aos pré-requisitos para ser cristão.

A pessoa cristã sem fé é uma derrotista, acha que seu caso não tem jeito, se guia pelas circunstâncias. Não acredita que conselhos humanos ou mesmo intervenções divinas serão capazes de mudar sua situação. Ela prefere viver a infelicidade em segurança do que o risco em esperança. E inconscientemente age sob o lema “nada posso naquele que me fortalece”.

A Bíblia é fé de Gênesis a Apocalipse. Em Gênesis, por não ter tido fé no que Deus alertou sobre o fruto proibido, Adão e Eva pecaram. Em Apocalipse 21.8, o texto alerta que “os covardes (…) o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre”. No original grego, a palavra traduzida aqui como “covardes” ou, em outras versões, “tímidos”, é deilos, que, na raiz etimológica, infere “aqueles sem fé”.

É triste o que a Bíblia diz sobre as pessoas que não têm fé, conforme Tiago 1: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”.

Essa é a verdade bíblica: ter fé não nos garante receber, pois estamos debaixo da soberania de Deus. Mas NÃO ter fé é garantia de NÃO receber. Verdadeiro e apavorante. Pois a pessoa sem fé não conseguirá o que almeja, é como um carro sem combustível: não chegará ao seu destino. E como toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do Pai das Luzes, quem não tem fé não receberá dEle boas dádivas ou dons perfeitos. Salvo pela misericórdia dAquele que faz o sol nascer sobre bons e maus e a chuva descer sobre justos e injustos.

Fé é o antônimo da apatia. Para que o povo de Israel entrasse na Terra Prometida, Deus abriu o rio Jordão. Mas as águas só pararam de correr quando os sacerdotes tiveram fé e puseram o pé na água. Se ficassem apáticos, até hoje estariam plantados às margens do rio, vendo a banda passar. Esperando. Esperando. Esperando. Parados. Cansados. Infelizes. E como sem fé é impossível agradar a Deus, apatia desagrada Deus. Os exemplos na Bíblia são muitos.

Quando Elias fica apático e se esconde no deserto pedindo a morte, vem logo um anjo e lhe diz “levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”. Em outras palavras, “sai dessa, Elias, e tenha fé!”. Quando o povo de Israel se desespera e fica estagnado por ver o exército de faraó chegando às margens do Mar Vermelho, Deus diz a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante”. Ou, em paráfrase: “Tenham fé, creiam que posso fazer e marchem!”. Ao mesmo tempo em que o Todo-Poderoso comanda o universo, trabalha em conjunto com nossas ações e iniciativas para conduzir aquilo que chamamos de vida. E por isso nossas ações têm de ser guiadas pela nossa fé. Sempre. Em tudo. Sem exceções. Não se pode ter 50% de fé: ou se tem 100% de fé ou 0%. O que foge a isso é fé genérica, fé falsificada, fé da boca para fora.

Ou seja: não espere que Ele vai fazer um emprego cair do Céu se você não se mexer para levar o currículo até o empregador. Ou que vai salvar seu pai se você não pregar o Evangelho a Ele. Ou que te dará um esposo ou uma esposa se você ficar trancado em casa sem conhecer gente. Ele age soberanamente mas não invalida as ações que praticamos. E se as praticarmos sem fé… nada nos resta a não ser esperar que o pior ocorra. Tristeza. Infelicidade. Uma vida vivida sem agradar o Criador, por ser uma vida construída sobre o lamaçal da falta de fé.

Como a Bíblia diz que uma das virtudes do fruto do Espírito é a fé e que fé é dom de Deus, temos de fazer nossas as palavras dos apóstolos ao Senhor em Lucas 17.5: “Aumenta a nossa fé!”. Se choramos, nos rasgamos, ficarmos deprimidos e nos apavoramos porque algo parece não ter jeito, a pior coisa que podemos fazer é crer que não tem jeito. Pois Deus faz ser impossível o impossível ser impossível. E se você crer nisso, entregar o teu caminho ao Senhor, confiar nele (ou seja, ter fé nele)… tudo mais ele fará.

Sem fé, nada. Com fé, Deus. O que vai ser?

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Mauricio Zágari

Caju e Castanha preparam CD gospel pela gravadora da Igreja Mundial




A dupla Caju e Castanha devem começar a produzir um CD evangélico para ser lançado pela WS, gravadora do apóstolo Valdemiro Santiago, que fez o convite para que a dupla se apresse em criar esse trabalho.

Ricardo Alves da Silva (Caju) e José Roberto da Silva (Castanha) já se apresentaram em todo o Brasil, essa formação está na estrada desde 2002 depois que João Albertino da Silva faleceu devido a um câncer.

José Roberto e José Albertino criaram a dupla na década de 70 se apresentando com pandeiros feitos de lata de marmelada, ao longo dos anos os emboladores ganharam fama nacional até que a enfermidade de Caju quase colocou um fim na carreira até que Ricardo, sobrinho de João Roberto se tornou o novo Caju.

João destacou em entrevista para o site da Igreja Mundial do Poder de Deus que sua mãe é evangélica há mais de 30 anos, mas que ele pessoalmente, tem cerca de 15 anos de conversação e que está há sete anos na Igreja Mundial.

Eles chegaram ao ministério fundado por Valdemiro Santiago através da TV, um veículo fortemente usado pelo líder religioso para atrair fiéis. “Víamos os milagres e ouvíamos a palavra do Apóstolo Valdemiro Santiago, Deus tocou em nosso coração dai viemos um dia para nunca mais sair”, relata.

Sobre a produção de um CD os emboladores adiantam que será uma grande honra.
“Será uma honra para nós falarmos de Jesus no ritmo de embolada e com isso levar a palavra de Deus aos simpatizantes desse ritmo. Tudo que Deus criou os ritmos, a música, tudo é para o louvor e a Glória de Deus e faremos parte dessa obra com muita alegria e retidão, mas acima de tudo grato a Deus por sua obra em nossas vidas”.

VIII Fórum de Ciências Bíblicas discute sobre a tradução bíblica para missões




Durante o VIII Fórum de Ciências Bíblicas que aconteceu durante a semana passada no Museu da Bíblia, em Barueri, São Paulo, cerca de 200 pessoas discutiram sobre a importância da tradução bíblica para fins missionários.

O evento foi promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil e o palestrante convidado para falar sobre o tema foi Paulo César Duarte de Oliveira, coordenador de Missiologia da Área das Américas da ALEM (Associação Linguística Evangélica Missionária) e Aliança Global Wycliffe.

Ele falou aos presentes sobre os aspectos transculturais da tradução bíblica e de como ela ajuda na obra missionária. Oliveira também falou sobre sua participação na tradução da Bíblia na língua Tembé, destacando que para que esse trabalho seja eficaz é preciso levar em conta não só a língua, mas também a cultura de origem do povo.

Quem também falou sobre o tema foi o doutor em Filosofia e mestre em Teologia e Divindade, Timoteo Carriker, discursando sobre o uso da Bíblia como texto para o estudo de missões. Ele também comentou sobre como a Bíblia pode ser usada como ferramenta missionária, tanto da missão de Deus quanto dos empreendimentos missionários da igreja.

O evento em questão teve a duração de três dias e outras palestras sobre temas diferentes foram apresentadas entre elas o programa Luz na Amazônia que há 50 anos realiza evangelização na região sendo um projeto de muita importância não só missionária como social.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Reflexão Segunda Feira

“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e
não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você
pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’,
quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu
olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do
seu irmão.” Mateus 7:3-5



Jesus gostava de hipérbole, aquele exagero usado para dar
ênfase. Aqui o ponto é quase cômico. A figura do objeto no olho
deixa mais claro seu ponto em versículos 1-2. Para uma pessoa
enxergar um cisco no olho do outro ela deve estar extremamente
próxima e procurando alguma falha. Para que ela estaria chegando
tão perto e procurando erros? O que Jesus está condenando é o
espírito crítico, a atitude que só consegue enxergar falhas nos
outros ou que, vendo erros, logo julga a pessoa com severidade. É
uma verdade geral que a pessoa que habitualmente julga os outros
com todo rigor ainda não enxergou quão grande são suas próprias
falhas. Embora haja pessoas que excedem nisso, a maioria de nós
ainda “costumamos ver nossa própria injustiça com lente de redução,
enquanto a do outro com lente de aumento” como notou Fritz
Rienecker. A solução é olhar os outros com a misericórdia que
queremos que Deus use para conosco. Duas coisas que não devemos
julgar são os motivos dos outros (1 Cor 4:5), e questões de costume
e opinião pessoal (Rom 14:1-8). Quando houver erro vamos agir com
mansidão (Gl 6:1) e julgar com misericórdia (Col 3:13). E vamos
começar olhando primeiro para nós. Quando reparamos o quanto há
para mudar em nós mesmos, vamos estar bem mais aptos para ajudar
outros.

Marcha da maconha, das vadias, marcha pra Jesus e parada gay.

Parece que o povo levou a sério essa história de protesto através de baderna. Não dá para levar a sério uma marcha com 200 pessoas que empunham maconha e saem pelas ruas fumando um “baseado” e cantando Bob Marley dá?

Não dá para levar à Sério um grupo que sai por aí de top less, cantando palavras de ordem pró feminismo, se auto denominando “marcha das vadias”, mas clamando por respeito dá?




Não dá pra levar à sério um grupo de 1 milhão de pessoas que sai por aí sujando tudo e atravancando o trânsito da cidade, fazendo sexo nas ruas e levantando uma bandeira de que precisamos aceitar a todo custo a formação de famílias gays.

Mas vamos combinar, também não dá para levar à sério um grupo de pessoas que se reúne para marchar para Deus, mas que amarram na cabeça bandanas com os nomes de seus ídolos gospel, ao som de “Pisa, pisa na cabeça do inimigo” versão dance.

Olhando de longe, é todo mundo farinha do mesmo saco. podem não ser iguais na opção sexual, no uso e no costume, mas na incrível tendência de zonear protestos, ahhhhh, são idênticos!!!!!!!!

Uma pena… poderíamos construir uma sociedade diferente se soubéssemos aproveitar esse nicho do protesto pacífico direito. Como Martin Luther King fez, como Gandhi fez, como Malcolm X. O mundo seria outro e não precisaríamos de tantas marchas.

E no mais, tudo na mais santa paz!

ULTIMA OPORTUNIDADE "ILUSTRAÇÃO"



Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço. Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que, ao contrario do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles.

Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai lhe retiniam os ouvidos e logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.

Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e junto a ela, uma placa com os dizeres: "Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai".

Mais tarde chamou o filho, o levou ate o celeiro e disse:
" - Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir, você tomará conta de tudo o que e meu, e sei qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar de você. E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos.

"É por isso que eu construí esta forca, sim, ela é para você, e quero que você me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela. "O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse ocorrer.

O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer:

* - Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos, mas agora é tarde, é tarde demais.
Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava.

A passos lentos se dirigiu até lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:
* - Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos esta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me resta mais nada.

Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço, e disse:
* - Ah , se eu tivesse uma nova chance...

Então pulou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caiam jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes; a forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:
* Essa é a sua nova chance, eu te Amo muito.Seu pai.

Por que Pilatos ficou surpreso?




Sua dúvida está em Marcos 15:44, onde diz que "Pilatos ficou surpreso ao ouvir que ele já tinha morrido. Chamando o centurião, perguntou-lhe se Jesus já tinha morrido." Provavelmente Pilatos achava que Jesus ainda estivesse vivo, pois a morte na cruz era um longo suplício. Foi por isso que para apressá-la e terminar com tudo antes que o sábado começasse a vigorar (no início da noite da sexta-feira, segundo o costume judaico) os soldados quebraram as pernas dos condenados.

O evangelho de João dá detalhes da sequência de eventos:

Joã 19:30-34 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

Um ser humano comum ainda estaria vivo quando José de Arimateia foi pedir a Pilatos permissão para tirar Jesus da cruz. Acontece que Jesus não era um ser humano comum. Ele era Deus e Homem, nascido de uma virgem por concepção do Espírito Santo. Ele não trazia em si o pecado de Adão como todos nós trazemos de nascença. Jesus foi o único Homem sem pecado que já existiu. Veja abaixo a universalidade do pecado:

Rom 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Desse "todos" você pode excluir Jesus em virtude de sua encarnação não ter seguido os padrões normais. Além disso, em Hebreus é afirmado que ele não tinha pecado. Nele não havia nem a possibilidade de pecar, nem de morrer, o que é consequência do pecado:

Heb_4:15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Este sem pecado não significa "sem ter cometido pecado", mas sem o pecado, a raiz do mal que todos trazemos em nós. E não poderia ser diferente, pois todos os sacrifícios no Antigo Testamento, que eram um tipo de Cristo, precisavam ser de animais perfeitos e sem mancha. Por isso, o "Cordeiro de Deus" não podia ter em si mesmo o pecado, pois se tivesse não poderia servir de sacrifício pelos pecados alheios; ele próprio iria precisar de um Salvador que morresse por si, caso fosse um pecador como todo ser humano.

Por ter nascido sem pecado, Jesus também não podia pecar. Não apenas por ele ter uma natureza isenta da herança deixada por Adão, mas também porque estamos falando de alguém que é Deus e Homem. Como poderia Deus pecar? Impossível!

Voltando ao versículo em Rm 5:12 você verá que a morte é uma consequência do pecado. Não fica difícil perceber que alguém que tenha nascido sem pecado esteja também isento da morte. Jesus não podia morrer de causas naturais e nem ser morto por um agente externo. Ele podia crescer e atingir a idade adulta, como aconteceu, mas não poderia envelhecer e morrer. Isto equivale dizer que se Jesus não tivesse dado sua vida na cruz ele estaria ainda andando por este mundo na forma de um Homem adulto. Os versículos abaixo são muito significativos:

Joã_12:24 Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

Joã 10:17-20 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras. E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis?

Se Jesus não tivesse entregado sua vida e morrido, ele ficaria só. Ninguém mais iria para o céu, ninguém mais poderia ressuscitar. Mas creio que também significa que ele continuaria sendo um Homem, imune à doença e à morte, que são consequências do pecado (o qual ele não tinha). Não é de admirar que os judeus tenham ficado irados com tal declaração e o consideraram louco ou possesso de demônio.

Ninguém iria tirar a vida de Jesus, mas ele a entregaria fazendo uso de um poder sobre-humano. Além de Jesus, ninguém jamais teve o poder de entregar a própria vida. Um ser humano comum pode ser morto por algo ou alguém, mas não é capaz de entregar o espírito como Jesus fez na cruz. Até mesmo o suicida precisa de algum instrumento ou meio para tirar a própria vida, mas ele não pode entregar a própria vida, devolvê-la a Deus que a deu. Este poder Jesus tinha e foi o que fez na cruz.

Joã 19:30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Outra evidência da imortalidade de Jesus pela ausência do pecado pode ser vista nesta passagem:

Joã 1:4 Nele estava a vida

Estamos falando de uma Pessoa que não recebeu vida, mas em quem a vida era parte intrínseca quando andou aqui.

Resumindo, Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo sem pecado e, portanto, sem a possibilidade de pecar. Por ser sem pecado e ser Deus, Jesus também não estava sujeito à morte, apesar de estar em um corpo que podia ser ferido, sentir dor, fome, sede, frio etc. Só não podia ser morto por algum agente exterior, e por isso teria permanecido um Homem em idade adulta indefinidamente, caso não tivesse ido à cruz.

Mas este é um pensamento igualmente impossível e surreal, pois se não fosse pela cruz ele nem sequer teria vindo ao mundo, portanto estamos falando aqui de uma possibilidade que nunca se realizaria.

Embora ele nunca tenha feito qualquer milagre para si mesmo, fica evidente que aquele que era capaz de restaurar a vista ao cego, curar leprosos e aleijados, e ressuscitar mortos poderia muito bem curar suas próprias feridas. Mas não fez isso quando foi chicoteado, esmurrado e teve o couro cabeludo rasgado pela coroa de espinhos, e as mãos e pés pregados na cruz.

Depois de cumprir tudo o que dele estava previsto pelos profetas, sofrendo durante 3 horas nas mãos dos homens e 3 horas nas mãos de Deus, Jesus entregou sua vida. Simplesmente morreu, um verbo que nenhum outro homem seria capaz de conjugar no presente e na primeira pessoa. Nem eu, nem você, podemos simplesmente decidir parar de viver e isto ser suficiente para nossas funções vitais serem imediatamente interrompidas.

Por ter morrido assim de um modo tão sobrenatural os soldados não quebraram as pernas de Jesus como fizeram com os outros soldados, para que perdessem a capacidade de funcionamento do diafragma e morressem por asfixia. A lança que o soldado usou para perfurar o lado de Jesus não o matou; ele já estava morto naquele momento. Foi aquele sangue, que verteu misturado com água, e não o sangue de suas mãos e pés, que nos purificou de todos os pecados. Nos sacrifícios do Antigo Testamento era o sangue de um cordeiro morto, e não apenas ferido, que era levado para dentro do santuário para fazer expiação pelos pecados.

Por isso Pilatos ficou admirado de sua morte ter ocorrido antes do previsto. Portanto, todos esses textos e documentários que você vê por aí tentando explicar a morte de Jesus do ponto de vista clínico não passam de uma grande bobagem. Ele não morreu por exaustão, nem por edema pulmonar, nem por infecção generalizada causada pelos ferimentos ou pela lança dos soldados. Jesus entregou sua vida.

Mas isto não isenta os que o entregaram à morte de sua responsabilidade. Do ponto de vista judicial, não é o instrumento causador da morte, mas a intenção de matar, que é levada em conta. É por isso que um homicida jamais poderia alegar que o que matou a vítima foi a bala, não ele. Os judeus não poderiam alegar que estavam isentos da responsabilidade de matar Jesus, já que não o mataram de fato por ele ter entregado sua vida.

Mais uma vez, se Jesus não tivesse entregado sua vida ele não teria morrido, o que equivale dizer que ele continuaria vivo até hoje. Porém, como já disse, este pensamento é absurdo, não por sua impossibilidade de morrer de causas naturais ou exteriores, mas por ele ter vindo ao mundo com a missão específica de morrer.

por Mario Persona

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails