"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 4 de dezembro de 2010

Reflexão de Sábado


Reunindo-se eles na Galiléia, Jesus lhes disse: “O Filho do
homem será entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e no
terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram cheios
de tristeza. Mateus 17:22-23



Quando Jesus disse que seria "entregue nas mãos dos homens",
ele sabia o que os homens fariam com suas mãos. Com as suas mãos
amarrariam Jesus e dariam no seu rosto. Com as suas mãos tirariam
suas vestes e costurariam uma coroa de espinhos. Com as suas mãos
açoitariam suas costas e cravariam pregos em seu corpo inocente e
perfeito. Era isso que os homens fizeram com as suas mãos quando o
Filho de Deus foi entregue a eles. É incrível imaginar que Deus
ainda quer usar as mãos de homens hoje. Será que ele pode usar as
suas mãos? Você O deixa usá-las para amparar e consolar? Você
permite que Deus use suas mãos para entregar convites, escrever
lições ou enxugar lágrimas? Será que Deus quer usar as suas
mãos para alimentar, encorajar ou guiar alguém por quem Jesus deu
sua vida? Não é incrível que Deus nos dá este privilégio? Se
você ainda não sabe, peça a Deus para lhe mostrar onde é que
ele quer usar as suas mãos hoje. Coloque-se nas mãos de Deus, que
ele colocará nas suas mãos uma parte da sua obra eterna.

Basta Crer no Evangelho para Ser Salvo?


Basta Crer no Evangelho para Ser Salvo?

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e tua casa” (Atos 16:31). Mas, a Bíblia também diz: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tiago 2:24). A palavra de Deus se contradiz? É claro que não. Para compreender estas afirmações, precisamos entender sentidos diferentes da palavra fé.

Um princípio fundamental de comunicação é a consideração do contexto. A mesma palavra pode ter significados bem diferentes em contextos diferentes. Entendemos isso quando ouvimos pessoas usar palavras como “amar” ou “adorar”. Quando se fala de comida ou outras coisas, tem um sentido. Quando se fala de amar a esposa ou adorar a Deus, o significado é diferente.

Da mesma maneira, a mesma palavra pode ter sentidos diferentes em diversos contextos bíblicos. Normalmente, a fé inclui a reação apropriada. Se alguém entrar num prédio e gritar “fogo”, as pessoas que crêem que o local está em chamas obviamente vão se levantar para sair. A pessoa que não crê ficará tranquila. Da mesma forma, a pessoa que crê na palavra de Deus vai reagir à sua mensagem. É por isso que é tão importante obedecer ao evangelho (leia 2 Tessalonicenses 1:8-9; Hebreus 5:9). Se não reagir, é porque não crê.

Tiago fala da fé num sentido mais estreito e, desta maneira, frisa bem a importância de uma fé ativa e obediente. Ele deixou bem claro que a fé que salva é a fé que age – que se manifesta nas obras de obediência (ele não fala de obras de mérito, porque nenhum de nós merece a vida eterna – Romanos 3:23; Efésios 2:8-9). Considere as palavras de Tiago: “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? . . . Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (Tiago 2:14,17). Ele disse que os demônios crêem e tremem, mas eles não obedecem (Tiago 2:19).

Citando a fé obediente de Abraão e Raabe, Tiago conclui: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. . . . Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:24,26). Certamente, ninguém será salvo por uma fé morta!

– por Dennis Allan

Bolas de Plastico




Estava preocupado com a minha filha. Betsy estava entrando na adolescência e passava por uma daquelas fases em que qualquer pequeno problema parece uma tragédia. Nos últimos tempos, andava cabisbaixa porque uma de suas melhores amigas resolvera implicar com suas roupas e debochar de tudo que ela dizia.

Queria encontrar uma forma de ensinar a Betsy que a vida é cheia de altos e baixos e que precisamos enfrentar as adversidades de cabeça erguida, sem deixar que afetem nossa auto-estima. Mas fazer com que ela compreendesse isso não seria uma tarefa fácil. Como a maioria das meninas da sua idade, Betsy achava que os pais viviam em outro mundo e não entendiam seus problemas.

- Minha vida é uma droga. Ninguém se importa comigo e às vezes penso que ninguém ligaria se eu não estivesse mais aqui – ela respondeu uma noite, quando tentei conversar com ela sobre a melhor maneira de lidar com as críticas da amiga.

- Eu e sua mãe nos importamos. Você é uma garota fabulosa – disse, dando-lhe um beijo de boa-noite.

Antes de dormir, conversei com minha mulher, Nancy, sobre o que podíamos fazer para ajudar Betsy. Pensamos numa boa estratégia.

No dia seguinte, durante o jantar com Betsy e o caçula, Andy, minha mulher comentou acerca de um discurso que o pastor de nossa igreja tinha feito há alguns dias. Ele tinha comparado os problemas com uma bola de plástico, daquelas bem leves que as crianças gostam de jogar na praia.

O pastor pediu que imaginássemos que estávamos no fundo de uma piscina e tentávamos manter a bola entre as pernas, sob a água. Isso era fácil por algum tempo, mas depois só havia duas possibilidades. Ou você ficava tão cansado que deixava a bola escapar e pipocar na superfície ou – que é pior – ficava tão cansado em tentar mantê-la submersa que acabaria se afogando.

A mensagem do pastor era clara: não adianta tentar esconder os problemas a qualquer custo. Mesmo usando toda nossa força e determinação, em algum momento eles virão à tona e lutar contra isso pode arruinar nossa vida. Por outro lado, ao observar as mentiras, mágoas, dúvidas e medos à luz do dia, temos muito mais chances de superar os obstáculos e perceber que não eram assim tão importantes.

Depois que Nancy contou a história, pude ver que os meninos estavam tentando entender o que aquilo tinha a ver com eles. Expliquei que, às vezes, todos nós temos nossas "bolas de plástico", que tentamos esconder. Pedi que, a partir de então, sempre que eles tivessem dificuldade em nos contar um problema, deveriam simplesmente dizer: "Tenho uma bola de plástico."

Nancy e eu prometemos que a única coisa que faríamos por vinte e quatro horas seria ouvir. Nada de gritos, julgamentos, conselhos: apenas ouvir. Depois de vinte e quatro horas, poderíamos tentar lhes ajudar a sair do problema. O fundamental era que soubessem que sempre estaríamos por perto e prontos para ouvir, independente da gravidade da situação.

Através dos anos, eles nos apresentaram muitas "bolas de plástico", normalmente tarde da noite. Algumas eram mais sérias que outras. Algumas até engraçadas e tentávamos não rir quando nos contavam. Outras jamais chegaram aos nossos ouvidos, mas foram divididas com amigos da família. Sempre nos submetemos à regra das vinte e quatro horas. Nunca voltamos atrás em nossa promessas, não importando o quanto queríamos reagir ao que contavam.

Os dois agora são adultos. Tenho certeza de que ainda têm "bolas de plástico" de vez em quando. Todos temos. Mas sabem que estaremos por perto para ouvi-los. Afinal, o que é uma bola de plástico? Algo que desaparece quando você a solta ao vento.

Jeff Bohne

"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados"
Tiago 5.16

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Reflexão de Sexta-Feira


Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e
perguntaram: “Por que não conseguimos expulsá-lo?” Ele
respondeu: “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes
asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de
mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e
ele irá. Nada lhes será impossível”. Mateus 17:19-21


Será que Jesus quis dizer que, se minha fé for forte o
suficiente eu posso mover mesmo uma montanha? E se um irmão
estiver doente e não melhorar, quer dizer que a fé dele é
pequena demais? A fé não é uma lâmpada mágica, que, esfregada
com força suficiente, tornará nossos desejos em realidade.
Devemos dar graças a Deus que muitas das nossas orações não
foram atendidas. Quantas vezes Deus nos abençoou dizendo
“Não” a algo que rogamos a ele, que mais adiante poderia
destruir a nossa fé? E quantas vezes ele disse “Sim” para o
padecer e a perda, para que na solidão ou no sofrimento, na
dívida ou no desespero, finalmente olhássemos para cima,
totalmente dependentes de nosso Pai – e daí descobríssemos o
quanto precisamos do amor dEle e o quanto Ele nos ama! A fé não
é uma força sobrenatural que usamos para obrigar Deus a fazer a
nossa vontade. É a obra milagrosa que ele faz em nós para que
aceitemos a vontade dEle, seja qual for. Warren Wiersbe observou:
"Se confiarmos em pessoas, teremos o que pessoas podem fazer; se
confiarmos em dinheiro, teremos o que dinheiro pode fazer; se
confiarmos em nós mesmos, teremos o que nós podemos fazer. Se
confiarmos em Deus, teremos o que Deus pode fazer." Qual você
prefere?

Trocando uma Vida de Lágrimas pela Alegria do Senhor


“Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos; porque há recompensa para as tuas obras, diz o Senhor, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo” (Jr 31.16).
“porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8.10).

A alegria do Senhor é algo fundamental para a vida do ser humano e precisa ser cultivada, pois ela faz bem ao nosso corpo e à nossa alma. Se você tem vivido triste e chorando, hoje, o Senhor Jesus vai enxugar as suas lágrimas e fará você voltar a sorrir como uma criança.

Fatores que nos fazem perder a alegria.

1. Falta de perdão (perdoar e ser perdoado) – “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mt 6.14,15).

2. Situações traumáticas: Ex: Perda de emprego, parente, irmão, ou amigo... etc.

3. Enfermidades e ataques malignos: “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças” (Mt 8.16,17).

4. Sente-se injustiçado. “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. (Mt 5.10-12).

5. Uma vida de pecados. “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Sl 51.12).

6. Distante de Deus e da comunhão do corpo (igreja). “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10.25).

Consequências das tristezas.
1. Perda da alegria e da paz.
2. Perda da motivação para a vida.
3. Perda da saúde. “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 17.22).
4. Perda da visão e dos sonhos de Deus. ”Volta, ó Israel, para o Senhor, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Perdoa toda iniquidade, aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios dos nossos lábios” (Os 14.1,2).
5. Abre brechas para espíritos atormentadores e de opressão. “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pd 5.8).

Experimentando a restauração da alegria.
1. A alegria do Senhor é a nossa força. “porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8.10).
2. Alegria eterna coroará a vossa cabeça. “Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Is 35.10).
3. Com alegria nós sairemos e em paz nós seremos guiados. “Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas” (Is 55.12).
4. Recebemos óleo de alegria em vez de pranto. “e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória” (Is 61.3).
5. A nossa alegria ninguém poderá tirar. “Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar” (Jo 16.22).

Veja o que o Senhor nos instrui através do Ap. Paulo em Filipenses 4.4: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”.

Prs. Paulo e Cleir – comevi@ig.com.br

JESUSCIDÊNCIA




Há uma igreja nos EUA chamada "Almighty God Tabernacle" (Tabernáculo do Deus Todo-Poderoso).

Num sábado à noite o pastor dessa igreja ficou trabalhando até mais tarde e decidiu telefonar para sua esposa, antes de voltar para casa.

A esposa não atendeu o telefone, apesar de tocar várias vezes. O pastor continuou a fazer mais algumas coisas e, mais tarde, tentou de novo e sua esposa atendeu de imediato. Ele perguntou por que ela não havia atendido antes e ela disse que o telefone sequer havia tocado.

Na segunda-feira seguinte, o pastor recebeu um telefonema. Era de um homem e ele queria saber por quê haviam ligado para sua casa no sábado à noite.

O pastor, então, entendeu que havia cometido um engano e pediu desculpas ao homem por perturbá-lo, explicando que havia tentado falar com sua esposa.

O homem disse-lhe:
- Tudo bem, não precisa se desculpar, pois, não liguei para reclamar. Liguei para agradecer. Eu estava planejando me suicidar naquele momento. Antes, porém, eu orei dizendo: "Deus, se tu existes e estás me ouvindo e não queres que eu faça isso, dá-me um sinal, agora". Naquele momento, o telefone começou a tocar. Eu olhei para o identificador de chamadas e lá estava escrito: "Almyghty God" (Deus Todo-Poderoso).

O pastor ficou maravilhado com a coincidência e perguntou:
- E por que você não atendeu, meu amigo?

Ele respondeu:
- Eu fiquei com medo.



Deus é amor.
I João 4.8

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Reflexão de Quinta Feira


Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se
de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: “Senhor, tem
misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito.
Muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe aos teus
discípulos, mas eles não puderam curá-lo”. Respondeu Jesus:
“Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com
vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”.
Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino que, daquele
momento em diante, ficou curado. Mateus 17:14-18



Apesar do fracasso dos discípulos em tentar curar o menino, o
pai dele sabia a quem recorrer – Jesus. Como aquele pai, muitas
pessoas hoje já perderam suas esperanças em profissionais,
terapias e tratamentos. Todas estas coisas podem ser usadas por
Deus para ajudar na cura. Mas, só uma solução é definitiva. Só
um pode curar sem falta - Jesus. Se você tiver um filho passando
por dificuldades, rebeldia, problemas com drogas ou outras
substâncias, leve-o para Jesus. Leve-o para Jesus em oração.
Peça para outros orarem por ele. Fale com seu filho sobre Jesus.
Faça do Evangelho a leitura diária da sua casa. Se você tiver a
bênção de filhos que ainda não chegaram a esse ponto, é mais
razão ainda para levá-los para Jesus. Tem algum filho precisando
de ajuda? Ouça e obedeça o que Jesus está dizendo: "Tragam-me".

Entendendo o Porque da Violencia No Rio de Janeiro


Não ligaram para o crescimento das favelas

Desde a década de 50, elas só foram aumentando.
O governo construiu pouquíssimos conjuntos habitacionais, e como só foi chegando gente, elas estão maiores do que várias cidades brasileiras.
Esse complexo da Vila Cruzeiro e cercanias, que a TV está mostrando, vivem cerca de 250 mil pessoas.

Várias delas não conseguiram voltar pra casa...

Os funcionários do Shopping Tijuca, onde boa parte vive por lá, mesmo liberados ás 5 da tarde de ontem, não tinham como chegar em casa, pois os ônibus foram recolhidos.
A maior favela da América latina, a Rocinha, tem cerca de 400 mil moradores:

Cerca de 70% deles são nordestinos ou descendentes deles, que migraram para cá na década de 60 e 70, e não tendo onde morar, foram para a Rocinha.

Governos frouxos com a bandidagem

Tudo começou com Brizola na década de 80, não permitindo que a polícia subisse o morro:

Ele dizia que era por causa das crianças...

Mas na verdade, os morros eram redutos eleitorais dele...

Isso acabou fortalecendo as bocas de fumo, pois não existia incursões da polícia no morro, só no asfalto.

Outro governo que facilitou demais a vida dos bandidos foram os governos Garotinho (um total de seis anos) que afrouxaram a vida da bandidagem na cadeia:

Nesse governo, era uma farra de celulares na prisão...

Os caras só estavam presos fisicamente, mas comandavam tudo o que acontecia aqui fora, até prostitutas eeles tinham na prisão.

Foi também no governo dos garotinhos (ele, depois a mulher) que as milícias se fortaleceram na cidade, bem como as bandalhas das vans, controladas pela milícia.

Resultado:

Estamos pagando o pato de anos e anos de descaso, vendo ônibus sendo queimados e a população assustada.

E só agora que aplaudiram a chegada dos pequenos tanques dos fuzileiros:

Os M113 são usados pelas polícias de Nova York, Polícia da Califórnia, de Amsterdã...

Tudo para conflitos urbanos.

Falta de trabalho/qualificação profissional

Fiz evangelismo com os menores infratores por quase 9 anos, aqui no Rio
Raramente vi um curso de qualificação adequado para eles:

Havia cursinhos de informática, de “cidadania”, e até de flauta (!), mas nenhum curso adequado a realidade deles, que poderia lhes dar uma profissão:

Cursos de padeiro (faltam cerca de 5 mil padeiros no Brasil);
Mecânico de motos (que eles adoram, roubavam direto);
Bombeiro hidráulico, eletricista, etc...não havia nada disso.

Resultado:
Um menino de 14 anos chegava a ganhar a 2.500 reais por mês, pra ser aviãozinho (levar droga), outros um pouco menos do que isso, para ser fogueteiro (avisar quando na polícia sobe o morro).

Na cadeia de maior a realidade não é diferente...não havendo cursos de qualificação profissional, a cadeia vira uma Universidade de bandidos.
Eles saem pior do que entram, cometendo crimes piores.

Falta de parceria do estado com presos em liberdade condicional.

Tem alguns que até querem mudar de vida...

Pra quem não sabe, alguns presos em regime semi -aberto (só volta pra cadeia à noite), ficam perambulando perto dos presídios “onde moram”, pois não tem dinheiro de passagem, e viram pedintes até a hora de retornarem.

O estado deveria formar parcerias em dar emprego, mesmo dentro das próprias autarquias públicas, como garis, operador de tratamento de esgoto, faxineiros de hospitais, tudo com o respectivo salário (um gari aqui no Rio ganha 700 reais).

Aumento de salário na carreira policial, com leis aumentadas em casos de corrupção

Um PM no Rio começa com um salário que não chega a mil reais...
Em Brasília, começam com 4 mil reais...e lá nem tem favela pra subir.
Um delegado em São Paulo começa com pouco mais de 2 mil reais, salário de funcionário de ensino fundamental em Brasília.

Isso favorece a corrupção...

Um bom salário, com leis rígidas em casos de corrupção (tipo 15 anos de prisão no mínimo) o Policial corrupto pensaria duas vezes antes de estragar a vida.

E.Lee Jr
www.elyasha-apontandocaminho.blogspot.com

Eu Sei Quem ela é!!!


EU SEI QUEM VOCÊ É

Todas as manhãs um senhor idoso pegava aquele ônibus lotado e descia em frente à uma clínica. Certo dia, uma moça que sempre o observava, perguntou-lhe: - O senhor trabalha nesta clínica?

- Não, respondeu ele, minha esposa está internada aí. Ela tem o mal de Alzheimer.

- Puxa, lamento muito. E como ela está?

- Não está muito bem. Está com a memória bastante prejudicada. Já nem me reconhece mais.

- Mesmo assim o senhor enfrenta este ônibus lotado todos os dias, somente para vim visitá-la.

- Sim!

- Mas, se ela já não o reconhece mais, nem se lembra das coisas, porque o senhor vem todos os dias?

- Ela já não sabe quem eu sou, mas eu sei quem ela é. Ela não se lembra mais das coisas, mas eu jamais me esquecerei dela.

O amor nunca desanima,porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.
I Coríntios 13.7

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Reflexão Quarta Feira



“Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os
seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que
tenha feito. Garanto-lhes que alguns dos que aqui se acham não
experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em
seu Reino”.Mateus 16:27-28



Será que a idéia de uma recompensa não está em conflito com
a graça de Deus? Isso não nos levaria a confiar em obras? O que
fazemos nesta vida não tem como nos tornar merecedores do perdão
dos nosso pecados ou da glória na vida porvir. Mas a recompensa de
Deus, dada por Ele em abundância muito além do nosso mérito,
ainda é dada em reconhecimento ao nosso esforço por causa de
Jesus. Discípulos que, por amor a Jesus, abrem mão de riquezas ou
prazeres, ou aguentam privações ou sacrifícios precisam saber
que uma recompensa divina os espera. Esta recompensa é individual
e pessoal, independente de parentesco ou filiação congregacional.
É por isso que importam tanto os nossos motivos e atitudes, ou
seja, o que se passa no coração de cada um. O esforço que uma
criança faz aos dez ou doze meses de idade para se levantar e
andar, mesmo cambaleando, merece os aplausos dos pais. É uma
"recompensa" que vale não só pelo brilho nos olhos da criança ao
recebê-la. Vale também pela satisfação que o pai tem em
encorajar seu filho pelo esforço. Todos nós precisamos do
encorajamento de uma recompensa. Seu Bom Pai sabe que você
precisa. E ele já está adiantando a promessa da sua aqui.
Continue sua caminhada com Cristo. Valerá a pena!

hermeneutica.com

Verdadeiro Amigo



Dois amigos encontraram um urso na estrada. O primeiro subiu numa árvore e se escondeu.

O outro usava muleta e, não podendo fugir, resolveu se jogar no chão e se fingir de morto.

O animal chegou perto, cheirou as orelhas dele e foi embora (dizem que urso não mexe com quem está morto).

O que estava na árvore desceu e perguntou ao companheiro o que o urso tinha cochichado em seu ouvindo:
- Ele me disse para não viajar mais com quem abandona os amigos na hora do perigo.


Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.
Salmo 41.9

Livres da Condenação


“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24 ARA)

Em praticamente todas as religiões existe o conceito de salvação, exceto em algumas filosofias em que não se crê algo para ser salvo. Isso, baseado no entendimento de que o ser humano é bom e não precisa ser salvo.

O Cristianismo discorda. O ser humano é pecador, motivo para este mundo estar no estado em que está, repleto de guerras, fome, doenças, ecossistema deteriorado, desigualdades, miséria e tantas outras coisas. Mesmo se não crêssemos no inferno (mas cremos) seria necessário que algo ou alguém nos salvasse – de nós mesmos em nossa natureza destrutiva.

Jesus Cristo disse, neste versículo narrado por João, que a condenação de um juízo pode ser evitada, bastando para isso ouvir o que Ele disse e crendo, não Nele, nem no que Ele disse ou fez, mas Naquele que o enviou. É lindo isso e tão simples que talvez por isso mesmo muitos não consigam crer. Teria de ser algo complicado, penitente, longo, seletivo, sei lá. Mas aleluia, não é. Eu não teria conseguido se fosse mais difícil do que é. Basta crer, basta ouvir e crer.

Nada sutil, ainda há o fato do verbo estar no presente. Quem ouve (tempo presente) tem a vida (tempo presente). Isso nos ensina que basta crermos agora para termos assegurada a vida agora. Não precisamos esperar o fim da vida para descobrir se deu certo, se funcionou. Já temos tudo que precisamos para ter certeza da vida eterna aqui. É bem verdade que o verbo no tempo presente também sugere um ato contínuo, algo a ser praticado de forma ininterrupta. Ou seja, devemos crer continuamente na Palavra de Deus, temos de manter uma postura e um estilo de vida, por assim dizer, crédulo.

Eu pessoalmente fico muito feliz com isso. Seria muito ruim para mim não ter certeza de estar no caminho certo…

“Pai, ensina-me a agir de forma que minha vida reflita o tanto que creio em Ti. Dá-me as forças necessárias para crer e viver de forma coerente. Se não serei condenado, nada tenho a temer.”

Mário Fernandez

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Reflexão Terça Feira


Os discípulos lhe perguntaram: “Então, por que os mestres da
lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?” Jesus
respondeu: “De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas. Mas
eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas
fizeram com ele tudo o que quiseram. Da mesma forma o Filho do
homem será maltratado por eles”. Então os discípulos
entenderam que era de João Batista que ele tinha falado.
Mateus 17:10-13



Os discípulos, perplexos com o aparecimento de Elias no monte
de transfiguração, indagaram sobre sua vinda. Malaquias havia
profetizado que Elias viria antes do Senhor (Mal 4:5-6). Haveria
com esta vinda um grande reavivamento. Jesus esclareceu que João
Batista cumpriu o papel profético do Elias. Mas não reconheceram
João e o mataram. O mesmo destino agora esperava o próprio
Messias. Esta profecia, bem como o profeta, tinham como propósito
apontar outros para Jesus. O incrível é que, mesmo com todas as
mensagens declaradas ou ocultas, claras ou misteriosas, poucas
pessoas conseguem enxergar Jesus. É por isso que precisamos de
todo esforço para apresentá-Lo a este mundo perdido. Embora nosso
papel possa envolver sofrimento ou perda, possa nos levar a ser mal
compreendidos ou malquistos, o importante é que cumpramos nossa
missão - levar pessoas a olharem para Jesus. Este é o papel de
todo profeta, de toda a Escritura e de cada discípulo. Que Deus
nos ajude a focalizarmos nesta missão e cumpri-la com afinco

HERMENEUTICA.COM

Esforço Sem Medida


“E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus.” (Lucas 5:19 ARA)

Frequentemente escuto que tudo na vida tem limite, embora eu ache este conceito meio polêmico. Quebrar os paradigmas diante de nós é algo que custa um esforço grande, especialmente do nosso ego. Mas para os amigos deste paralítico, parece que este limite virtualmente não existia. O homem estava no leito, precisava ir a Jesus, não tinha como chegar. Vamos por cima.

Fico pensando que cena seria: no meio de um culto de domingo, aquele pregador famoso pregando, quando de repente se escuta um barulho no telhado e uma cama descendo por umas cordas. Primeiro ia ser uma correria para todos os lados possíveis, pois o povo hoje em dia é muito mais apavorado. Já ia pensar em ataque terrorista, bomba, avião caindo, qualquer coisa. Segundo, o pregador ia dar aquela parada estratégia e de duas uma: ou ia continuar como se nada tivesse acontecido ou gritaria “corre pessoal”.

Com Jesus não foi assim. A Bíblia não relata nenhuma histeria, nenhuma confusão, apenas Jesus olhando para o tamanho da fé daquelas pessoas e perdoando o paralítico. O tumulto foi entre os fariseus e escribas, pois Jesus primeiro lhe perdoou os pecados e só depois de argumentar com eles é que o curou. Tudo indica que o culto continuou…

Aliás, apenas a título de curiosidade, o texto diz que o paralítico imediatamente tomou seu leito e foi para casa, nem ficou para o restante do culto. E para completar, não menciona que alguém o tenha censurado.

O foco aqui é simples: seus amigos se esforçaram por ele a ponto de arrebentar um telhado e descê-lo. Você tem amigos assim? Você é um amigo assim? Por que amigos assim são cada vez mais raros?

São tempos difíceis, mas algo pode (e precisa) ser feito enquanto ainda podemos.


Mário Fernandez

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reflexão Segunda-Feira



Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João,
irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. Ali
ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e
suas roupas se tornaram brancas como a luz. Naquele mesmo momento
apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.
Então Pedro disse a Jesus: “Senhor, é bom estarmos aqui. Se
quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra
para Elias”. Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem
resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este
é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no!” Ouvindo isso,
os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram
aterrorizados. Mas Jesus se aproximou, tocou neles e disse:
“Levantem-se! Não tenham medo!” E erguendo eles os olhos, não
viram mais ninguém a não ser Jesus. Mateus 17:1-8


De certa forma, encontramos novamente a essência do Evangelho
neste versículo. Os discípulos se vêem diante do Deus vivo. De
corações sensíveis e cientes dos seus pecados, eles se prostram
em medo. O que mais o homem pode fazer quando vê toda sua impureza
diante da santidade de Deus? Mas, Jesus “tocou neles”. Da mesma
forma que ele tocou num leproso, na sogra de Pedro, e no próprio
Pedro quando estava afogando, Jesus agora toca nos discípulos. O
Mestre não ordena que se prostrem nem façam ofertas. Ele os chama
a se levantarem. Jesus acalma o medo deles. E ele reaparece como o
Filho do homem. Como Deus tem tanta consideração para conosco!
Você já teve medo de falar com Ele? Já se sentiu indigno até de
orar? De fato você é indigno. Todos nós somos. Os discípulos
eram. Mas, Jesus os chamou a se levantarem. Eles precisavam de
coragem para seguir em frente. E foi isso que Jesus lhes deu. É
isso que Jesus está oferecendo para você agora. “Levante-se”
ele está dizendo. “Não tenha medo”. Não importa de onde
você veio para chegar até aqui, se fixar seus olhos em Jesus e
segui-lo adiante, você chegará onde Ele está – no Reino dos
Céus.

hermeneutica.com

Amigo e Irmão




A vontade de Deus para nós é a nossa santificação. "Sede santos como eu sou Santo, sede perfeitos como o Pai Celeste é perfeito" ( cf. 1Pd 1,16 ).

O Senhor nos quer perfeitos nEle. Ele está trabalhando em nós para sermos a sua imagem. Num jardim encontrou muitas flores, mas escolheu apenas algumas; não porque sejam as mais bonitas ou as mais perfeitas: mas, por escolha, elas agora são minhas, pertencem a mim.

Um oriental, um hebreu, diria que essas flores escolhidas e tiradas do meio das outras seriam "Kadoshi", quer dizer, santo. "Santa" não porque são as mais bonitas ou perfeitas, mas porque são escolhidas e tiras do meio das outras e agora pertencem àquele que as escolheu''. "A vontade de Deus é a vossa santificação'' (1 Ts 4,3).

Ainda não somos totalmente do Senhor. Pertencemos muito a nós mesmos e ainda pertencemos ao mundo. Precisamos viver a nossa realidade: E pertencemos ao Senhor, como flores escolhidas por Ele. Já fomos tirados do mundo e selecionados para o Senhor.

Somos consagrados ao Senhor, estamos a Seu serviço em regime de dedicação integral. Por isso, também nossas ações são consagradas. Somos fermentos, sal, não por aquilo que somos, mas por aquilo que Deus realizou em nós. Por causa da presença de Deus em nós e da nossa pertença a Ele, fermentamos onde estamos; somos luz para este mundo. Somos de Deus, Ele está em nós, estão tudo em nós leva a Sua marca Se somos pertença Sua, precisamos realizar a Sua vontade. "E esta é a vontade de Deus: a nossa santificação".


Para os que são do Senhor, Sua volta é alegria. Ele virá glorioso. Ele virá para triunfar; para levar Sua vitória àqueles que lhe pertencem. Então os motivos são de alegria e não de pesar. Nada de medo!


Erasmo Nascimento

Jovens Sábios




A juventude é uma época da vida emocionante e desafiadora. A transição de criança para adulto é cheia de maravilhas. A criança ganha independência, desenvolve uma personalidade ímpar, assume responsabilidades e, quase antes que alguém note, emerge como um adulto.

Mas essa transição não é sempre fácil. Há tentações e desejos a serem superados. Há decisões a tomar que determinarão o futuro, pode ser até mesmo para a eternidade. Mas, jovem, você não foi deixado à deriva no mar revolto da vida, sem uma bússola. O Deus que o fez traçou o curso do sucesso e da segurança. Confie nele e você chegará ao destino certo.

Freqüentemente associamos a sabedoria com a idade e os cabelos grisalhos. É verdade que as experiências na vida podem equipar-nos para manejar decisões e desafios maiores. Mas a idade não é garantia de sabedoria. Salmo 119:99-101 mostra como o jovem pode ser mais sábio do que o velho.

"Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos. De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra."

As experiências ajudam, mas jamais servirão como substituto do estudo da palavra de Deus. Eu sou privilegiado por conhecer algumas das mais finas pessoas desta terra, e muitas delas ainda não completaram o 25º aniversário. Essas pessoas (moços e moças) são piedosas e sabem o que Deus quer delas e também possuem coragem para fazer a vontade dele. Elas podem estar rodeadas por um mundo cheio de sensualidade e egoísmo, mas são bastante fortes para serem diferentes. Elas me encorajam a ser uma pessoa melhor.

Graças a Deus pelos jovens que seguem as instruções que Paulo deu a Timóteo: "Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza" (1 Timóteo 4:12).

Dennis Allan

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails