"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Separação Santa ou “Ovelhas Gordas”?


“Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas” At 10.34
Texto e contexto conhecidos, sem margem para desentendimentos quanto a salvos e não salvos. Está claro; Sem apelação.
A salvação é obtida pela escolha do individuo em crer em Deus e aceitar a salvação e o senhorio de Jesus… Simples, assim.
Porém, como esta é uma atitude pessoal, às vezes pública, às vezes, não, não podemos negar o poder de Deus, nem “limitá-lo” por nossas convenções, que quase sempre, veem a “aparência” da qual quase sempre, “necessitamos” em lugar dos frutos; Afinal, um exemplo bem claro e simples da graça de Deus em Jesus Cristo, é a salvação do “Bom” ladrão no momento de sua morte (alguém acreditou que ele antes, era bom?… Nem eu.). Seu bom fruto, o coração rendido, só uns poucos na cena, ouviram, além do Senhor.
Por outro lado, muitos são chamados e poucos são escolhidos, como na parábola das Bodas, onde o anfitrião manda chamar a todos que quisessem participar da festa. No meio dela, um, foi visto inadequado; Não trocou suas roupas para a ocasião… O fruto do desleixo, puro e simples. O fim, dele já sabemos, tanto quanto o seu significado (Mateus 22:1-14); O mau fruto e não, a aparência.
Entretanto, como se quiséssemos manter “segura” a nossa vida cristã na comunidade que se denomina igreja – e não clube, como alguns “insistem” -, criamos normas e as “sustentamos” a partir de um evangelho preguiçoso e simplista, quando seria justo e ideal , gastar um pouco mais de tempo em agir segundo a Palavra nos orienta em TODO o seu contexto, não retirando dela o que nos é conveniente e de acordo com a nossa cultura e capacidade de aceitação…
Esta é a “palavra”: CAPACIDADE.
Temos pouca capacidade de olhar os outros segundo o amor e a misericórdia de Deus e por isso, criamos formalidades e convenções embasadas em “parcialidades” dos textos do apostolo Paulo, por exemplo, que, como toda a palavra de Deus, tem seu contexto; histórico e literário.
Esquecemo-nos de que a mesma palavra de orientação dada pelas cartas do Apostolo à igreja se completam nas palavras de Jesus Cristo. Não há confusão…
Há preguiça, religião e uma assustadora falta de um amor verdadeiro.
Por causa desta, presente no seio de boa parte das igrejas, não sabemos quem “mata” mais as ovelhas do rebanho; se é satanás , quando elas se desprendem, ou se são as “ovelhas gordas”, descritas no capitulo 23 de Jeremias, ou ainda, os que “amarram” a elas, fardos pesados, como os fariseus de Mateus 23…. (Esses, para mim, sem dúvida, os “lobos” da história…).
Deus trabalha para a nossa capacitação em tudo o que contribui positivamente para o reino; O enxergar aos outros como ele nos enxerga, é uma delas.
Ou aceitamos este aprendizado que nada tem a ver com incoerência diante da palavra de Deus, ou ficaremos reféns desta mazela, além de também fazer, outros tantos.
O “Empurrar com os ombros” pelas “ovelhas gordas” é feito a partir de uma cultura torpe de aparências, onde a “Crueldade evangélica” domina, quando também se é “diferente”.
É raro uma observação de frutos, quando deveríamos estar aptos a “ensinar” esta matéria.
Falamos muito acerca desta “aparência”, e que o Deus Eterno não vê o exterior e sim o coração. Porém, o que mais me intriga, é que na maior parte das vezes, fazemos é esta “contrapartida”, tal como Pedro que precisou ver o lençol baixar e se levantar por três vezes, quando Deus dizia a ele para não fazer acepção e que levasse em conta o que Ele havia purificado. Atos, Cap. 10
A favor da igreja e não, contra; A favor dos que não podem se perder, – dentro e fora dela – é preciso um olhar mais “clínico” e amoroso ao lidar com os que não trazem a aparência que muitos, e não DEUS, necessitam. É preciso ver os frutos e não as aparências, como Pedro, que depois de obedecer, foi até a casa do centurião e então, viu.
É preciso uma postura onde o compromisso com a palavra, seja regra, mas que seja com toda ela. Uma vida cristã e não apenas uma vida “evangélica”, onde o falar do Espirito santo supere a todo e qualquer “costume”.
Uma vida livre de uma religiosidade que vê a possibilidade de aceitação, somente a partir da ideia que diz que, “Se há uma probabilidade”, então há 100% de possibilidade, com o resto da humanidade…
Deus nos trata de maneira pessoal; Não como a números e segundo a “percentuais”.
Por isso, não “limitemos” o poder dele, pelos nossos costumes; Antes, sejamos renovados em seu amor, que, além permitir que sejamos suporte para que a ovelha ao nosso lado, não caia, nos dá a condição de ver os frutos e não a aparência.
Por Rogério Ribeiro

História de “pastor mendigo” do Facebook é falsa


Segundo o site especializado em revelar “fraudes da internet” Snopes.com, dia 23 de julho de 2013 uma bela mensagem começou a se espalhar pela internet. Rapidamente traduzida em diversas línguas, a história emocionante do pastor Jeremiah Steepek se tornou uma espécie de “viral do bem”.
Segundo a mensagem que fez sucesso primeiramente noFacebook e depois foi compartilhada em outras redes sociais e via e-mail, esse pastor teria se passado por mendigo para mostrar à sua nova igreja como era preciso refletir como eles tratavam as pessoas.
Embora seja uma bela ilustração sobre o verdadeiro amor cristão, não passa de uma história bonita, porém inverídica.  Já foi tema de investigações de colunas de religião em sites como The Examiner e The Huffington Post.
Se ele fosse pastor de 10 mil pessoas, certamente haveria alguma menção dele na internet.  Em segundo lugar, as duas imagens associadas a ele como suas “fotos” na verdade foram retiradas da internet. Uma busca mais refinada nas ferramentas de busca, revela que a imagem original é de um homem sem-teto não identificado de Londres, e foi feita em 2010 pelo fotógrafo Brad J. Gerrard.
A outra imagem, mais popular na versão brasileira, é de um personagem do ator Joaquim Vieira Basílio, que desde 1992  interpreta o papel de Mendigo em recriações históricas como as Feiras Medievais realizadas em Portugal, na Itália e na Espanha.
Pastor Mendigo
O fato de não ser verdadeira não invalida a sua mensagem, pois lembra o primeiro capítulo do famoso livro ficcional de Charles Sheldon, “Em seus passos, o que faria Jesus”, escrito em  1896. Trata-se ainda de algo muito parecido com o que foi feito de verdade pelos 2 pastores americanos que viveram como sem-teto durante 10 dias, para depois usar sua experiência para uma série de sermões em sua igreja.
Também há o registro do pastor metodista Derek Rigby, que se vestiu como um mendigo e invadiu o culto de sua igreja, no País de Gales, numa tentativa de dar uma lição sobre “tolerância” aos fiéis. No Brasil, são conhecidas as experiências similares do pastor Paulo Capeletti. O pastor Luiz Carlos Silva ficou famoso por ser “o pregador que se veste de mendigo” e fez da prática seu ministério, pregando dessa forma em várias igrejas do país.
Essa é a história que circula na internet:
O pastor Jeremias Steepek (foto) se disfarçou de mendigo e foi a igreja de 10 mil membros onde ia ser apresentado como pastor principal pela manhã. Caminhou ao redor da igreja por 30 minutos enquanto ela se enchia de pessoas para o culto. Somente 3 de cada 7 das 10.000 pessoas diziam “oi” para ele. Para algumas pessoas, ele pediu moedas para comprar comida. Ninguém na Igreja lhe deu algo. Entrou no templo e tentou sentar-se na parte da frente, mas os diáconos o pediram que ele se sentasse na parte de trás da igreja. Ele cumprimentava as pessoas que o devolviam olhares sujos e de julgamento ao olhá-lo de cima à baixo.
Enquanto estava sentado na parte de trás da igreja, escutou os anúncios do culto e logo em seguida a liderança subiu ao altar e anunciaram que se sentiam emocionados em apresentar o novo pastor da congregação: “Gostaríamos de apresentar à vocês o Pastor Jeremias Steepek”. As pessoas olharam ao redor aplaudindo com alegria e ansiedade. Foi quando o homem sem lar, o mendigo que se sentava nos últimos bancos, se colocou em pé e começou a caminhar pelo corredor. Os aplausos pararam. E todos o olhavam. Ele se aproximou do altar e pegou o microfone. Conteve-se por um momento e falou:
“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’ “O Rei responderá: ‘Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.”
Depois de haver recitado o texto de Mateus 25:34-40, olhou a congregação e lhes contou tudo que havia experimentado aquela manhã. Muitos começaram a chorar, muitas cabeças se inclinaram pela vergonha. O pastor disse então: “Hoje vejo uma reunião de pessoas, não a Igreja de Jesus Cristo. O mundo tem pessoas suficientes, mas não suficientes discípulos. Quando vocês se tornarão discípulos?”. Logo depois, encerrou o culto e despediu-se: “Até semana que vem”! Ser cristão é mais que algo que você defende. É algo que vive e compartilha com outras pessoas

Dilma Rousseff sanciona projeto que “legaliza o aborto”


Nesta quinta-feira (1º) a presidente Dilma Rousseff sancionou o PLC 03/2013, transformando em lei o projeto que garante uma série de atendimentos para mulheres vítimas de estupro, incluindo a profilaxia da gravidez, ou seja, procedimentos médicos que impedem uma possível gravidez em casos de relações sexuais sem consentimento.
A proposta foi aprovada na Câmara e no Senado Federal e enfrentou críticas somente quando grupos ligados à defesa da vida alertaram para alguns artigos e incisos contidos no projeto que poderiam ampliar este atendimento para mulheres que não tenham sido vítimas de abuso sexual.
Dilma não fez nenhum veto ao texto que passa a valer como lei dentro de 90 dias após a publicação no Diário Oficial, o que será feito nesta sexta, mas desde então a mulher vítima de violência sexual já poderá ir até um hospital da rede pública solicitar os serviços garantidos pela nova lei, que inclui também o atendimento psicológico.
O Ministério da Saúde afirmou que o método a ser usado nesses casos para impedir que a mulher abusada sexualmente engravide será a chamada “pílula do dia seguinte” que já é entregue nos postos de saúde mesmo sem a prescrição médica. A medicação evita que o óvulo seja fecundado desde que seja ingerida em até 72 horas após a relação sexual.
Ao aprovar o PLC 03/2013, a presidente ignora o pedido feito pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Federação Espírita do Brasil, Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política, Movimento Nacional da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto, Confederação Nacional das Entidades de Família e Associação Nacional da Cidadania pela Vida que foram até a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, solicitar o veto ao projeto.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a presidente vai encaminhar um projeto de lei para corrigir duas imprecisões técnicas no texto aprovado pelo Congresso.
A primeira delas é sobre o conceito de violência sexual que deverá ser esclarecido e a segunda correção será a explicação do método a ser usado pelos médicos para impedir a gravidez, que deverá ser por meio de medicação e não procedimento cirúrgico.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Reflexão quinta feira

3 João 1:3 - ¶ Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.

A melhor mensagem que podemos dar ao mundo é o nosso bom comportamento. O evangelho faz do ser humano uma nova criatura. Por isso, Jesus disse que a nossa luz deve brilhar sobre os homens, para que eles glorifiquem ao nosso Pai que está no céu. A única Bíblia que muitos incrédulos lerão será a nossa vida, por isso, precisamos refletir: que tipo de mensagem temos comunicado com o nosso viver?

Quando a Igreja se movimenta em direção ao bem, servindo com integridade, ajudando, socorrendo, amando, ela vai deixando brechas para que o sobrenatural de Deus toque as pessoas. O que fazemos é mais impactante do que aquilo que falamos. Por isso, não deixe sua vida destruir a possibilidade de alguém conhecer o amor de Deus que está em Cristo Jesus.

Como tem sido o seu comportamento?
Pr. Olavo Feijó

Pregação em que Silas Malafaia diz para não mexer com pastor ladrão cria polêmica


Mais uma vez a internet mostrou sua capacidade de gerar polêmicas através de postagens de vídeos de pregações de pastores.
Esta semana “ressurgiu” no YouTube o trecho de uma pregação do pastor Silas Malafaia, onde ele tentaria intimidar os evangélicos, dizendo que eles podem ser punidos por Deus se denunciarem pastores na internet.
Sem mencionar nomes, Malafaia diz no vídeo, que faz parte de um sermão de 2012: ”Fico vendo uns caras que nem tiraram a fralda, que chegaram agora ao Evangelho e ficam julgando pastores na internet… ilustríssimos desconhecidos recalcados, com dor de cotovelo do sucesso dos outros”.
O líder do ministério Vitória em Cristo acredita que “quem calunia pastores e fala da igreja não pode ser crente…. Fica longe disso… ungido do senhor é problema do Senhor… teu pastor é ladrão, é pilantra? Sai de lá então…  Meu irmão, isso é coisa muito séria, eu já vi gente morrer por causa disso. Não toma atitude contra pastor, não entra nessa furada”, conclui.
Com mais de 165 mil visualizações desde segunda-feira e com repercussão forte nas redes sociais, o trecho do vídeo traz ao final uma imagem que diz “Pequenas igrejas & Grande negócios”, uma clara provocação aos pastores.
O vídeo original, do congresso Labaredas de Fogo, foi transmitido em seu programa de TV, e faz parte da mensagem onde ele desafiaria seus críticos, que o acusam de pregar sobre prosperidade financeira. Em um artigo escrito por ele no site Verdade Gospel, afirma que ninguém conseguiu provar que ele está errado. Malafaia estava contrariado com blogueiros evangélicos que estariam fazendo uma campanha na internet para caluniar e difamar pastores, inclusive ele.
Curiosamente, o material reaparece mais de um ano depois e é publicado por sites de grande expressão como o Yahoo (onde teve 15 mil compartilhamentos) e reproduzido por vários sites voltados ao público cristão.  Alguns chegam a apresentar como novidade e “denúncia”, associando o nome de Malafaia ao termo “pastores ladrões”.
Embora seja cedo para afirmar que se trata de um “viral”, termo que designa o sucesso rápido de vídeos, está claro que pode ser mais um capítulo na série de vídeos que selecionam falas de pastores e causam uma má impressão dos evangélicos, como os que durante meses surgiram na internet ridicularizando o pastor e deputado Marco Feliciano.

Qual caminho você tem trilhado?


“Coloque marcos e ponha sinais nas estradas, Preste atenção no caminho que você trilhou. Volte, ó Virgem, Israel! Volte para as suas cidades. Jeremias 31.21
Existe um caminho a ser trilhado. Ninguém pediu para nascer. Nenhum de nós escolheu estar aqui. Um dia, seja por um descuido dos pais, ou por um planejamento muito bem-feito, fomos concebidos e então nascemos. Entanto, somente um dá a vida: Deus. E foi Ele quem planejou que nós estivéssemos aqui hoje. Não há uma pessoa no mundo que Ele não conheça ou não tenha dado fôlego de vida.
Entretanto, apesar de Deus nos dar o fôlego de vida, Ele não trilha os passos por nós. Nós somos os principais responsáveis por nosso destino. Ao ver tanta desonestidade, desigualdade, desamor, egoísmo, guerras, logo pensamos: onde está Deus? Mas nossa pergunta deveria ser: quão distantes estamos de Deus?
E é isso que Deus fala ao povo de Israel no capítulo 31 do livro de Jeremias: Voltem para a direção que eu dei a vocês. Vocês se distanciaram muito de mim. Agora estão perdidos, mas voltem. Estou esperando por vocês.
Pelas suas próprias pernas, Israel se afastou do Senhor e se aprofundou em todo tipo de maldade. Se tornaram idólatras, imorais, assassinos. E você também, porque você quer, você tem andado distante de Deus. Porém, esse caminho feito por nós, nunca chegará a um bom lugar. O caminho criado por nós, no início parece ser bom, até que nos leva à destruição.
Nossa carreira, nossos amores, nosso dinheiro, nossos prazeres, tudo isso não nos trará saciedade, pelo contrário, cada uma será um deus em nossa vida, onde sacrificaremos parte de nossa vida a esses deuses. Entregamos dinheiro a esses falsos deuses, entregamos nossas vidas a esses deuses. Muitos cultuam ao seu trabalho, trabalham horas a fio. Tudo para receber as bençãos do deus trabalho. E sequer conseguem usufruir de tais bençãos, pois se tornaram escravos do seu deus.
Outros se sacrificam ao deus sexo. Cultuam com outras pessoas ao sexo, e por fim, depois de serem escravos deste deus, eles já não podem mais se saciar com uma pessoa. Serão escravos do sexo e nunca conseguirão saber o que é o amor.
Assim, trilhamos uma jornada em busca de deuses. Porém muitos encontram falsos deuses e os cultuam. Começam uma caminhada com uma busca real e sincera, contudo encontram respostas rasas e passageiras e logo se desviam do caminho.
Porém ainda há um caminho. Existe apenas um caminho que leva à plenitude, à paz, à alegria, à Deus. E este é o caminho que Jesus traçou a muito tempo atrás na cruz do calvário. Ele morreu a nossa morte, para que nós não precisássemos viver uma vida destruída. Ele pagou por nossos pecados, para destruir com nossos falsos deuses e nos libertam de suas prisões.
E é para este caminho que o Senhor te chama para voltar hoje. Volte para o bom caminho. Este te levará à vida abundante, vida plena, vida eterna.
Ore: Senhor Deus, muda o meu caminho. Não quero mais andar só, e consequentemente por caminhos escuros e sombrios que me levarão à morte. Sei que Jesus pagou um alto preço por mim. E quero entregar minha vida a Ele. Quero caminhar contigo. Reconheço que Jesus é o Senhor de minha vida, minha história, do meu caminho. Anda comigo. Em nome de Jesus, amém!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails