"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 20 de março de 2010

REFLEXÃO DE SÁBADO


desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno
leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para
salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é
bondoso.1 Pedro 2:2-3


A salvação é uma coisa preciosa! Porém, sabemos que algo está
horrivelmente errado se uma criança estaciona no mesmo lugar no seu
cresscimento ou maturação. Desenvolvimento retardado numa criança
física é a causa de muita preocupação. Hebreus 6 nos lembra que o
mesmo é verdade na nossa vida espiritual. Deus não quer que
sejamos imaturos! Deus quer que continuemos a crescer. Nosso Pai
quer que anseiemos o que é bom e o que nos edifica. Então, o que
você vai fazer hoje para satisfazer seu apetite espiritual e
crescer no Senhor?
iluminalma.com

Aceite a Defesa



Certo casal, que não tinha filhos, trabalhou afincadamente durante anos e anos a fio, até que o marido, esgotado e enfraquecido, adoeceu. Tudo foi feito no sentido de salvar-lhe a vida, porém, depois de algum tempo de luta contra a morte, ele partiu.

Com o resultado do esforço e do trabalho de ambos, haviam eles conseguido adquirir uma valiosa propriedade. Entretanto, depois da morte do marido, a viúva mostrou o testamento ao juiz e este foi contestado. Por qualquer razão ele não aceitou como sendo o referido testamento deixado pelo esposo. Era, então, necessário fazê-lo passar por processos legais, até que a situação ficasse acertada. •.

Um renomado advogado, que havia sido amigo íntimo do marido daquela mulher, ofereceu-se para tratar dos seus interesses com a máxima dedicação e cuidado que a causa requeria. Prometeu que se empenharia de corpo e alma para resolver a questão em tempo hábil, a fim de evitar despesa que uma demora sempre acarreta.

Informando-se a respeito do quanto lhe custaria à defesa da sua causa, achou, ao receber a informação a respeito dos honorários do advogado, que poderia conseguir um meio, através do qual pudesse tratar do caso sem precisar pagar o trabalho de um advogado, mesmo sabendo que seus preços eram especiais. •.

Assim pensando, enquanto andou de um lado para outro, apelou para esta e aquela autoridade; procurou departamentos e instituições especializadas, o tempo foi passando, sem que ela voltasse a procurar o advogado para lhe confiar à defesa da sua causa. Foi adiando sua decisão de hoje para amanhã, dessa para a semana seguinte, até chegar o momento quando ela percebeu que o prazo concedido por lei estava se esgotando e ela já corria seriamente o risco de perder para o Estado sua tão querida propriedade. .

Aflita e desolada, lembrando-se do quanto ela e o marido lutaram para a aquisição daquele imóvel correu desesperada ao gabinete do advogado, disposta a aceitar o seu oferecimento, mesmo que houvesse alterações nos preços.

Ao lhe falar sobre sua decisão final, indagou se ele ainda se dispunha a defendê-la; ouviu esta triste resposta: -.
Sinto profundamente, minha senhora. Desejei, honesta e sinceramente ajudá-la naquela ocasião, porém, agora fui designado para atuar como juiz nesta questão. Triste demais, mas agora é muito tarde!

Cristo está hoje nesse Encontro com Deus se oferecendo para nos defender, nos libertar e nos salvar da pena eterna, não podemos adiar a decisão de aceitar tal oferecimento. Poderá também chegar o momento quando tenhamos de encará-lo como juiz e aí será tarde demais...

Como Era a Cidade da Tessalonica



Cidade grega fundada por Cassiandro em 316 a.C. Esse general de Alexandre, o Grande batizou a cidade com o nome de sua esposa. Importante centro comercial desde 168 a.C., Tessalônica foi anexada ao Império Romano em 164 a.C. e tornou-se capital da Macedônia. Com suas muitas formas de adoração pública, Tessalônica é uma referência quanto a divinização de imperadores; possuia um templo para o culto a César. Em suas moedas a cidade de Roma e os seus imperadores eram retratados como divindades.

Possuía um templo a deusa ísis, ao lado de Kabiros, sua divindade protetora. Dos relatos que envolvem personalidades nos ritos sagrados das cidades gregas, desde o século VI a.C., é possível afirmar que os tessalonicenses praticavam cultos de mistério, principalmente a Kabiros, também protetora da cidade de Filipos. Em meio a toda essa diversidade cúltica havia uma comunidade judaica que, descontente com o êxito do programa evangelísitico agita o povo da cidade contra o apóstolo Paulo.

Tessalônica foi a segunda cidade européia a ouvir a pregação de Paulo, e provavelmente a primeira igreja a receber uma de suas epístolas. Hoje em dia é conhecida como Salônica. Por estar situada na grande estrada militar do norte, que ia da Itália até o Oriente (conhecida como a via Inaciana), era um estratégico centro militar e comercial nos dias de Paulo.

Lucas nos conta, na versão grega original de Atos 17:6,8, que os magistrados e funcionários oficiais desta cidade eram chamados politarcas. Durante muitos anos os críticos eruditos afirmaram que este nome ou título não aparecia em nenhum outro documento grego, e que, portanto, Lucas tinha cometido um erro ao empregá-lo.

Porém, tempos depois, esse título foi encontrado escrito em diversas ruínas de Tessalônica. As inscrições mais importantes no arco da porta de Vardar, que se estendia sobre a via Inaciana na entrada ocidental da cidade. A inscrição diz, em parte o seguinte: "No tempo dos politarcas, Sosipatros, filho de Cleópatra, e Lúcio Pontio Públio Flávio Sabino, Demétrio, filho de Fausto, Demétrio de Nicápolis, Zoilo, filho de Parmênio, e Menisco Gaia Agileu Poteito". A inscrição menciona os seis funcionários da cidade que encabeçavam a “assembléia do povo”

Sem dúvida, Paulo e Lucas passaram através desta porta e notaram a inscrição. Lucas se referiu aos magistrados de maneira correta, dando-lhes um título que aparentemente era utilizado só nessa parte do país.

O arco foi derrubado durante um motim em 1876, depois do qual aquela inscrição foi adquirida pelos ingleses, e na atualidade se acha no Museu Britânico.

Foi encontrada em Tessalônica uma inscrição samaritana do século V d.C., o que pode confirmar a existência desde o período helênico de comunidades de samaritanos vivendo próximo as comunidades judaicas na cidade.

PARÁBOLAS DE JESUS


25- O Administrador Infiel - Lucas 16.1-9

Dizia Jesus também aos seus discípulos: Havia certo homem rico, que tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de estar dissipando os seus bens.

Chamou-o, então, e lhe disse: Que é isso que ouço dizer de ti? Presta contas da tua mordomia; porque já não podes mais ser meu mordomo. Disse, pois, o mordomo consigo: Que hei de fazer, já que o meu senhor me tira a mordomia? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha.Agora sei o que vou fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas.

E chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, perguntou ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor? Respondeu ele: Cem cados de azeite.

Disse-lhe então: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve cinqüenta. Perguntou depois a outro: E tu, quanto deves? Respondeu ele: Cem coros de trigo. E disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta.E louvou aquele senhor ao injusto mordomo por haver procedido com sagacidade; porque os filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz.
Eu vos digo ainda: Granjeai amigos por meio das riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.


A principal lição que Jesus tirou desta história é chocante. "O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente.

Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz" (Lucas 16:8). É evidente que Jesus não apoia desonestidade por parte dos seus servos, mas ele observa como o mundo está melhor servido por seus servos, do que Cristo pelos dele. As metas são totalmente opostas, mas os mundanos são mais diligentes em cuidar de seus corpos do que os cristãos em cuidar das suas almas. Esta comparação é bem interessante e edificante.

Este administrador desonesto refletiu bem em como seria o futuro depois de perder o emprego atual. Pessoas do mundo sempre planejam o futuro valendo-se de seguros, investimentos, escola, previsões do mercado, etc. Será que os cristãos estão igualmente atentos ao futuro? Vamos perder nossa posição nesta vida e precisamos nos preparar bem para o futuro. O problema que cristãos enfrentam, às vezes, é visão curta.

Pensamos demais no imediato, mas é imperativo que usemos as oportunidades atuais para conseguir amigos depois desta vida. Não nos deixemos ficar distraídos pelas preocupações e interesses de hoje, mas focalizemos sempre no lar eterno que almejamos.

O administrador infiel percebeu a seriedade da sua situação. Ele não chorou, nem se lamentou, mas encarou as realidades e começou a se preparar. Nós, às vezes, queixamo-nos da dificuldade dos mandamentos do Senhor e das frustrações com nossas situações, mas precisamos enfrentar os fatos de modo corajoso e decisivo. Não temos como mudar os fatos. Quer gostemos, quer não, vamos lidar com a verdade dos eventos vindouros. O mundo celestial não tem lugar para chorões.

Este servo agiu na hora. Ele foi bem decisivo aproveitando o pouco tempo que restava sem demorar para nada. Ele utilizou as oportunidades que estavam na mão para preparar casas futuras. Nosso problema muitas vezes é que adiamos demais as coisas que devemos fazer. Sempre temos boas intenções e pretendemos mudar um dia, mas esse dia nunca chega. Este supervisor entendeu que logo perderia seu emprego e por isso não demorou nenhum minuto. Se soubéssemos com certeza que nossa vida findaria daqui a um ano, mudaríamos alguma coisa?

De fato, Cristo é capaz de voltar em menos de um ano, ou poderíamos morrer antes disso. Se estivermos pretendendo fazer mudanças um dia, esse dia chegou; mudemos agora.

Este administrador chamou não alguns, mas todos os devedores do seu senhor. Ele queria garantir bem seu futuro. No mundo, as pessoas trabalham sem cansaço para ganhar mais dinheiro ou posições mais altas. Elas sempre querem ganhar mais um real, e nunca pensam que têm o bastante. Do mesmo modo atletas se esforçam ao máximo em perseguir suas metas. Eles nunca decidem que não querem ganhar mais campeonatos.

Devemos nos esforçar mais ainda, visto que nossa meta é bem mais importante e atraente. É chocante observar que os mundanos se esforçam mais para ganhar o mundo do que os discípulos para ganhar o céu. Que lástima! O que o administrador fez era desonesto, mas demonstrava alguns princípios deste mundo que se aplicam à nossa relação com Deus.

O Encontro de Isaias Com Deus



Em Isaías capitulo 6, vemos um dos mais notáveis encontros entre Deus e um homem. Deus sabia exatamente onde estava o problema de Isaías, por isso preparou um encontro perfeitamente adequado à necessidade de mudança radical em sua vida.

Isaías se viu diante da santidade de Deus. Falamos hoje sobre estar na presença da santidade de Deus, cantamos a respeito disso – no entanto não o experimentamos, de fato. Se tivéssemos a oportunidade de estar diante da santidade de Deus, garanto que reagiríamos como Isaías: “Ai de mim, estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios” (Is 6.5).

A presença e a santidade de Deus sempre expõem aquela necessidade específica em sua vida que o impede de ter um encontro mais profundo com Deus. A resposta imediata de Deus para Isaías foi tratar com seu problema dos lábios. Algo precisava vir do altar de Deus, e isso transformou sua vida. Brasas vivas do altar tocaram seus lábios, e uma coisa espantosa aconteceu.

Quando seus lábios foram purificados, os ouvidos foram abertos. Deus não tocou os ouvidos, somente os lábios. Era isso que o impedia de ouvir. Deus estava falando o tempo todo, mas pela primeira vez Isaías ouviu suas palavras: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” Por causa do encontro e da mudança radical, houve uma resposta espontânea de Isaías: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (v.8).

Esse tipo de encontro poderia acontecer na sua vida? Você acha que existem pessoas para as quais Deus anseia muito enviá-lo? Você não acha que as multidões de povos não-alcançados ao redor do mundo estão pesando no coração de Deus, a ponto de levá-lo a procurar por alguém que atenda ao seu apelo: “Quem há de ir por nós?”? Além de tudo isso, ainda pesa sobre ele a tarefa de retirar do nosso coração aquilo que nos impede de ouvir e responder à sua voz.

Talvez a plenitude do tempo de Deus para você seja agora. Talvez, durante semanas ou meses, tenha havido uma santa inquietude no seu coração, levando-o a dizer: “Com certeza Deus tem mais para a minha vida do que apenas participar de cultos e atividades religiosas. Com certeza há algo mais”. E Deus está lhe respondendo: “Realmente há mais – e sempre houve –, contudo você deixou que a cultura contemporânea o envolvesse em atividades religiosas, tirando-o do relacionamento íntimo comigo”. Talvez hoje seja o momento especial de Deus para você; talvez este seja o tempo do seu encontro com Deus!

A chave do encontro não estava com Isaías. A chave estava com o Deus de Isaías, exatamente como a chave não estava com Abraão e, sim, com o Deus de Abraão. O Deus que se encontrou com eles é o mesmo que está aqui para nos encontrar. Você está pronto? Está buscando uma mudança em sua vida como a que aconteceu a diversas pessoas nas Escrituras, trazendo-lhes a revelação do coração de Deus?

sexta-feira, 19 de março de 2010

REFLEXÃO DE SEXTA-FEIRA



E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso
crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito
Santo. Romanos 15:13


Esperança e alegria e paz - essas palavras soam bem. Duas
coisas são essenciais para essas bênçãos fazerem parte das nossas
vidas.

Primeiro, devemos confiar em Deus para suprir nossas
necessidades e nos levar para onde devemos estar.

Segundo,esperamos o poder do Espírito Santo para nos abençoar e nos
capacitar com as virtudes de Deus.

Como Era a Cidade de Tiro



Cidade-estado portuária da Fenícia, situada em região rochosa do Líbano. Centro do desenvolvimento da cultura fenícia, civilização marítima de Canaã. Na idade do Bronze Recente (1550-1200 a.C.), quando o sucessor do faraó Merneptah (1213-1203 a.C.), Ramsés III, submeteu os povos do mar e dominou praticamente a totalidade do território de Canaã, um dos objetivos foi controlar as vias que permitiam o comércio com a Síria e o Líbano. Tiro naquele tempo era uma importante cidade ao norte de Israel; dependente do Egito, mas beneficiada por migrações araméias. Também naquela época os filisteus monopolizaram o comércio, controlando a navegação pelo mar Mediterrâneo, mantendo parceiras com Tiro. Entre os séculos XI e IX a.C. a cultura fenícia alcançou seu apogeu.

Tiro foi o grande parceiro comercial dos israelitas. O rei Davi recebeu apoio de Hirão, rei de Tiro, a mais importante cidade-estado fenícia, para construção de sua residência em Jerusalém (2Sm 5.11-12).

Tiro, tinha o porto marítimo mais famoso das antigas terras da Bíblia, estava situado a 32 quilômetros ao sul de Sidom, em uma ilha a um quilômetro da terra firme. A cidade contava com dois portos, um no norte e o outro no sul. Seus muros eram de grande altura, especialmente no lado que dava para a terra firme.

Ali os artesãos fabricavam artigos e diferentes produtos artísticos de bronze e de prata, e preparavam a tinta púrpura que tornou Tiro famosa. Seus mercadores comerciavam com as muitas terras do Mediterrâneo e inclusive com as distantes ilhas britânicas. Tiro se converteu em uma “bem povoada e afamada cidade”. Mas o profeta assegura que a cidade pereceu, “Tu e teus moradores, que atemorizaste a todos os que habitavam ao teu redor” (Ez 26:17).

Reis e militares de muitos países sitiaram Tiro, mas não puderam apoderar-se da cidade. Em 333 a.C. Alexandre Magno a tomou, depois de sete meses de assédio. Mas Tiro levantou-se de novo pouco a pouco e se converteu em um centro de comercio na época do Império Romano. Em séculos recentes, porém o lugar foi reduzido de tamanho. Seus portos estão cheios de ruínas e são pouco mais que “um enxugadouro de redes” (Ez 26:14).

PARÁBOLAS DE JESUS


24 - O Filho Pródigo - Lucas 15.11-32

Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades......

Quantas lições preciosas nessa parábola! O Pai, claro, representa Deus. Não era comum, mas por vezes os filhos recebiam antecipadamente a herança dos seus pais. O filho mais novo dessa história pede ao pai a sua parte e, não muito tempo depois, se afasta indo viver sua vida dissolutamente.

1.O Pai nos dá liberdade pra viver perto ou longe dEle
Você decide se quer viver sua vida na presença de Deus, perto dEle, debaixo do Seu olhar e acompanhamento ou se quer viver uma vida “independente”. Muitos jovens anseiam a independência dos pais. Não vêem a hora de alcançarem a maioridade e viverem suas próprias vidas.

Com Deus não existe maioridade. Ele é um Pai que sempre vai querer ter seus filhos por perto. Não importa quantos anos você tem, seu grau de instrução, sua experiência de vida, o plano de Deus é que você viva todos os seus dias na dependência dEle.
Mas, é você quem decide. O moço da história quis ir embora, e o Pai não o impediu.

2.As adversidades nos fazem lembrar do Pai
Você já percebeu que quando tudo vai bem, as pessoas tendem a se esquecer de Deus? Se há saúde, emprego, dinheiro, casamento, casa, bens..... as pessoas, muitas vezes, vivem muito bem longe do Pai. Era assim que esse moço se sentia quando tudo estava bem

Mas duas desgraças se abateram sobre a vida dele: o dinheiro gasto irresponsavelmente se acabou, e sobreveio uma fome na terra onde ele estava.
Então, no meio da fome, do desespero de não conseguir trabalho e da humilhação de cuidar de porcos, ele se lembra do Pai.

Quantas pessoas nós conhecemos que só vieram pra Deus na hora da necessidade!! Se esse é o seu caso, não se queixe. Deus está usando as suas dificuldades pra trazer você pra perto dEle. E quando tudo estiver bem, NÃO SE AFASTE DE DEUS!

3.Na casa do Pai há pão com fartura
Foi esse pensamento que fez o moço cair em si. “Quantos empregados do meu pai têm comida de sobra e eu aqui passando fome!”

A casa do Pai é um lugar abençoado. Perto de Deus você SEMPRE estará melhor. Não há comparação. Perto de Deus você é mais feliz e mais abençoado em todas as áreas da sua vida. Uma pessoa que decide viver debaixo do “teto” de Deus tem bênçãos no casamento, nos relacionamentos, na profissão, nos estudos, nas finanças e, mais do que tudo isso, tem bênçãos espirituais impagáveis. Não há dúvida: o melhor lugar pra alguém estar é na presença de Deus!

4.O Pai recebe todos os que se arrependem
Mas, perceba um detalhe: o discurso do filho foi um discurso de alguém arrependido: “ Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho”.

Hoje Deus continua aceitando os pecadores de volta. Todo aquele que reconhece que fez um mau negócio em andar longe de Deus, que se reconhece pecador e carente da misericórdia do Pai, pode aproximar-se dEle e será recebido com alegria.

A iniciativa é nossa!. Claro que o pai queria que o filho voltasse. Mas ele não foi atrás do filho. Mas deixou a porta aberta pra quando ele quisesse voltar. Assim é Deus! Ele quer muito que nos aproximemos dEle. A porta é Jesus! Tome a iniciativa e volte-se pra intimidade com Deus.

Essa parábola permite muitas ministrações poderosas. Não deixe de falar da cruz. É através dela que podemos ter nossos pecados perdoados pra estarmos de novo na presença do pai.

Ministre sobre o amor de Deus. Que Deus é esse que nos recebe apesar das nossas falhas ,que mandou Jesus morrer por nós quando nós ainda éramos pecadores! Ministre reconciliação nas vidas daqueles que estavam vivendo longe do Pai. Ministre o senhorio de Cristo. Se você está na casa do Pai, precisa viver debaixo da sua autoridade.

Idades dos patriarcas


Idades dos patriarcas

Idade ao ser pai - idade ao morrer
Adão
130 - 930
Sete
105 - 912
Enos
90 - 905
Cainan
70 - 910
Mahalalel
65 - 895
Jarede
162 - 962
Enoque
65 - 365
Matusalém
187 - 969
Lameque
182 - 777
Noé
500 - 950
Sem
100 - 600
Arpachade
35 - 438
Selá
30 - 433
Éber
34 - 464
Pelegue
30 - 239
Reú
32 - 239
Serugue
30 - 230
Naor
29 - 148
Terá
70 - 205
Abraão
100 - 175
Isaque
60 - 180

quinta-feira, 18 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS


23 - A Drácma Perdida - Lucas 15.8-10

Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la? E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido.
Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.


Hoje em dia, na nossa cultura, uma mulher casada deve usar uma aliança como sinal de que ela é casada. Isto é um sinal para que outros homens saibam, que ela é casada, que ela já tem um marido.

Naqueles dias porem não tinham alianças, elas tinham um diadema que elas colocavam em volta de suas cabeças. E, aquele diadema tinha dez drácmas. Nenhum homem poderia mexer com elas e nenhum rapaz poderia flertar com elas, pois elas estavam casadas.

Cada drácma daquelas significava uma virtude daquela mulher. A primeira significava o amor dela para com o marido. A Segunda significava a fidelidade para com ele. A terceira a virtude de viver limpa para ele e assim por diante a Quarta, a Quinta e até a décima. E aí teríamos um outro estudo, porem este é sobre a drácma perdida.
Devemos sempre trazer em mente que mulher na Bíblia representa a igreja e a igreja é uma esposa dada em casamento a Cristo.

O diadema que a Igreja de Cristo deve usar está em Gálatas 5:22 os quais são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Este é o diadema da igreja.
É provável que já era lá pelo anoitecer que aquela mulher tinha perdido uma daquelas dracmas.

Oh! se há um tempo quando a igreja deveria fazer um inventário para ver se está usando todas as drácmas, deveria ser agora. Está escurecendo, as próprias nuvens da destruição estão pairando sobre a terra. Pecado e corrupção estão por todos os lados. Nós estamos vivendo um tempo tremendo, quando há tanta perversidade.

As pessoas vão à igreja fingindo ser cristãos. Vão à igreja para tentar esconder o ódio. Vão à igreja professando o cristianismo e vivendo como o resto do mundo. As mulheres se vestem de maneira imoral, se vestem publicamente com roupas que não deveriam usar em seus quartos. No entanto, saem assim pelas ruas. Amor fraternal é uma coisa quase passada. Nós não temos perdido só uma drácma, mas temos perdido praticamente todas elas.

Então estava aproximando o anoitecer quando o marido desta mulher iria voltar. Se ele a encontrasse sem uma drácma, aquilo indicaria que ela havia sido marcada e condenada como uma prostituta.

Se ela tivesse se pervertido de qualquer modo e havia sido vista pelo povo, levavam-na perante o sacerdote junto com testemunhas e sendo ela mulher casada o sacerdote tirava uma drácma, significando assim que ela tinha feito algo errado. Dependendo do tipo de erro era tirado a drácma correspondente.

Quando o marido dessa mulher voltava para casa e a via sem uma drácma ele divorciava-se dela imediatamente e não teria mais nada com ela.

No entanto, esta mulher da parábola de Jesus não tinha feito nada de errado e estava anoitecendo quando ela percebeu que havia perdido uma drácma. Estava na hora do marido dela voltar, pois estava ficando tarde.
Estava escurecendo, pois ela precisou acender uma candeia (LÂMPADA para os meus pés é a Tua PALAVRA E LUZ para o meu caminho).

Essa mulher não só acendeu a candeia como também pegou uma vassoura e começou a fazer uma limpeza geral. A luz da candeia lhe servia para ver onde tinha sujeira e ela foi varrendo. Seu marido estava às portas. Ela não era culpada, foi num momento de descuido que a sua drácma se foi. Ela tinha se mantido fiel o tempo todo, mas sua drácma não estava lá.

Já é tempo de acendermos a Candeia e varrermos nossa casa, pois a Vinda do Senhor é chegada.
Cristo é a PALAVRA. Cristo é a BÍBLIA SAGRADA.
De nada adianta termos intimidades com MAGISTÉRIO, TRADIÇÃO, PAPA, CREDO, DOGMA, DENOMINAÇÃO. Isso é flertar com outro marido. Isso tira nossas drácmas dos nossos diademas e seremos encontrados infiéis.

A Caixinha de Leite


Dois irmãozinhos maltrapilhos, provenientes da favela, um deles de cinco anos e o outro de dez,
iam pedindo um pouco de comida pelas casas da rua que beira o morro.
Estavam famintos 'vai trabalhar e não amole', ouvia-se detrás da porta;
'aqui não há nada moleque...', dizia outro...

As múltiplas tentativas frustradas entristeciam as crianças...
Por fim, uma senhora muito atenta disse-lhes 'Vou ver se tenho alguma coisa para vocês...
coitadinhos!'
E voltou com uma caixinha de leite.

Que festa! Ambos se sentaram na calçada. O menorzinho disse para o de dez anos
'você é mais velho, tome primeiro...' e olhava para ele com seus dentes brancos,
a boca semi-aberta, mexendo a ponta da língua.

Se vocês vissem o mais velho olhando de lado para o pequenino!
Leva a lata à boca e, fazendo gesto de beber,
aperta fortemente os lábios para que por eles não penetre uma só gota de leite.

Depois, estendendo a lata, diz ao irmão 'Agora é sua vez.

Só um pouco.' E o irmãozinho, dando um grande gole exclama 'como está gostoso!'

'Agora eu', diz o mais velho. E levando a caixinha, já meio vazia, à boca, não bebe nada.
'Agora você', 'Agora eu', 'Agora você', 'Agora eu'..

E, depois de três, quatro, cinco ou seis goles, o menorzinho, de cabelo encaracolado,
barrigudinho, com a camisa de fora, esgota o leite todo...ele sozinho.

Esse 'agora você', 'agora eu' encheram-me os olhos de lágrimas...

E então, aconteceu algo que me pareceu extraordinário. O mais velho começou a cantar, a jogar futebol com a caixa de leite. Estava radiante, o estômago vazio,
mas o coração trasbordante de alegria.

Pulava com a naturalidade de quem não fez nada de extraordinário, ou melhor,
com a naturalidade de quem está habituado a fazer coisas extraordinárias sem dar-lhes maior importância.

Daquele menino nós podemos aprender a grande lição,

“Quem dá é mais feliz do que quem recebe.”

É assim que nós temos de amar.

Sacrificando-nos com tal naturalidade, com tal elegância, com tal discrição,
que os outros nem sequer possam agradecer-nos o serviço que nós lhe prestamos."

Cazuza



Esse cidadão dizia:

“Todos os meus heróis morreram de overdose”.

E era aplaudido.

Psicóloga x Cazuza!

Esta mensagem precisa ser retransmitida para todas as FAMÍLIAS!
Uma psicóloga que escreveu corajosamente algumas verdades.
Uma psicóloga que assistiu ao filme escreveu o seguinte texto:

'Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora. As pessoas estão cultivando ídolos errados.

Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?

Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.

Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.

No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.

São esses pais que devemos ter como exemplo?

Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora.

Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.

Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?

Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.

Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi conseqüência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário?

Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor.

Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos.

Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre. '

Karla Christine
Psicóloga Clínica

quarta-feira, 17 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS


22 - A Grande Ceia - Lucas 14.16-24

Jesus, porém, lhe disse: Certo homem dava uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: vinde, porque tudo já está preparado.Mas todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e preciso ir vê-lo; rogo-te que me dês por escusado.Outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me dês por escusado.Ainda outro disse: Casei-me e portanto não posso ir.Voltou o servo e contou tudo isto a seu senhor: Então o dono da casa, indignado, disse a seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.Depois disse o servo: Senhor, feito está como o ordenaste, e ainda há lugar. Respondeu o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e obriga-os a entrar, para que a minha casa se encha.
Pois eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.


Você já deve ter preparado alguma recepção - almoço, jantar, aniversário - ou festa para alguém.

Ou, pelo menos, já participou dos preparativos.
Há sempre a preocupação em agradar aos convidados para que se sintam bem.

Nos preparativos, leva-se em conta a quantidade de pessoas convidadas, a estimativa de quantos realmente comparecerão e a quantidade do que se vai oferecer. Via de regra, não há lugar para os "penetras" ou não convidados, é evidente. Isto me faz pensar em algumas coisas:

1. Na mesa do banquete, na recepção ou festa só há lugar para convidados amigos do dono da casa ou da festa, porque é uma honraria, é um privilégio para quem recebe o convite. Um convite pode ser aceito ou recusado, mas a expectativa daquele que convida é que o convite seja aceito.

2. No texto da parábola contada por Jesus, todos os convidados se escusaram do convite, e apresentaram suas desculpas, algumas esfarrapadas. O primeiro, alegou que tinha comprado uma fazenda e ia vê-la.

Dá-nos a entender que ele teria comprado sem vê-la, o que é, no mínimo, estranho, porque geralmente ninguém compra uma fazenda - algo de grande valor - sem examiná-la primeiro.

O segundo, alegou que tinha comprado cinco juntas de bois e ia experimentá-las; igualmente, uma desculpa que não justifica, porque ele poderia priorizar o convite e experimentar as juntas de bois em outra ocasião. Justamente na hora do banquete, iria fazer isso?! Pura falta de consideração, isso sim!

O terceiro alegou que tinha se casado e não poderia atender ao convite. Na primeira oportunidade, do dia do convite até o dia do banquete houve um espaço de dias.

Não se tratava de convite de última hora, como o foi na segunda oportunidade. Na cultura da época não havia "viagens nupciais", portanto eles não estariam fora em viagem. Ele bem poderia atender ao convite e levar sua jovem esposa.


3. Diante das desculpas de cada um, o dono da festa mandou seus principais empregados a convidar aos pobres, aleijados, mancos e cegos, ou seja aos marginalizados pela sociedade que não quer aceitar ao convite e impede que outros o aceitem. Mandou chamar aos necessitados, aos esquecidos, aos que nunca seriam lembrados para uma festa da sociedade.

Para quem Jesus estava contando esta parábola foi uma palavra forte, porque os israelitas separavam do convívio da sociedade, para fora da cidade, os leprosos e portadores de doenças infecto-contagiosas, porque eram considerados impuros.

A parábola tem, exatamente, este foco: A proclamação do Evangelho é para todos, inclusive para os pobres, aleijados, mancos, cegos e outros marginalizados.

No banquete do céu há lugar para toda essa gente. É a oportunidade dos gentios, porque Jesus "veio para o que era Seu, e os Seus não o receberam; mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder (direito) de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome;" (Jo. 1:11 e 12).

Você já pensou um banquete numa casa chique só para pessoas assim? Assim é o céu! Aleluia!

4. Na mesa do banquete há muito lugar ainda (v.23). O dono da festa quer ver sua casa cheia, pois é uma grande festa.

Mandou convidar a todos os que fossem encontrados nos becos, nas favelas, nos morros, nos igarapés, nos mocambos, nas palafitas, embaixo das pontes e viadutos, nos prostíbulos, nos carandirus, nos pavilhões-nove, nas febens, nos asilos, nos orfanatos, nos hospitais, nas casas de recuperação de soropositivos, nas aldeias, nas tribos, em todo lugar. O Evangelho para é todos!!!

Se Tivessem Vindo Antes


Após essa ação trágica e triste, a jovem mulher prostrou-se diante das águas e começou a fazer alguns rituais e súplicas. Coisas estranhas aos olhos de um cristão, que não está acostumado a ver tais práticas.

O casal de missionários, perplexo, resolveu se aproximar da jovem mulher para abordá-la, fazer-lhe algumas perguntas e, quem sabe, ajudá-la a mudar de vida:
- Quem era aquela criança? - Perguntou o casal.
- Era meu filho - Respondeu firmemente a jovem mulher.
- Você o amava?
- Claro que sim, eu o amava muito. Era meu único filho.
- Então, por que você o jogou no rio para que ele morresse?
- Porque o deus que eu sirvo me pediu como sacrifício vivo. Apenas o obedeci!

Naquele instante, diante de tal resposta, o casal movido de muita compaixão e amor por aquela mulher que estava cega pela religião hindu, começou a falar-lhe sobre o amor de Deus por nós e o sacrifício que já foi feito por Jesus na cruz, para que não precisássemos mais fazer esse tipo oferenda viva.
Eles gastaram algumas horas conversando e orando por aquela jovem senhora. Ela entendeu o plano de salvação e com o coração quebrantado e arrependido, entregou a sua vida para Jesus. Decidiu abandonar aquela religião maldita.

Depois que entendeu o erro que havia cometido ao lançar o único filho ao rio, a mulher com os olhos cheios de lágrimas e soluços, fitou o casal de missionários e exclamou em alta voz:

- Se vocês tivessem vindo a algumas horas antes, para me falar sobre Jesus e o amor de Deus, o meu filho não estaria morto. Eu ainda o teria comigo em meus braços!!!

O que você faria se fosse um dos missionários que presenciou aquela cena inusitada?

Qual seria a sua resposta à aquela jovem e triste mãe?

De quem é a culpa, quando tanta gente morre sem conhecer a Cristo?

Pense Nisso!!!

Como Era a Cidade de Colossos


Colossos ou Colossas era uma antiga cidade da Frígia, situada na margem esquerda do rio Lico. Distava 200 km de Éfeso e uns 15 km de Laodicéia e 20 km de Gerápolis (Hierápolis). As três cidades estavam situadas na região sul da Frígia. No I século tinha em torno a 200 mil habitantes.

Os escritores gregos, Heródoto e Xenofonte, descrevem Colossos como a mais bela, rica e importante cidade da região. Por ela passava uma importante estrada que unia Éfeso à Cilícia e à Síria. Por ali passaram os exércitos dos reis persas Ciro e Xerxes em suas conquistas da Ásia Menor. A região circunvizinha era rica em pasto; daí a grande criação de gado miúdo. Colossos era importante porque nela havia uma grande indústria de lã.

Porém, a partir de 250 aC, a cidade foi perdendo importância, pois Antíoco II Theós fundou sobre a antiga cidade chamada Dióspolis ou Roas, a cidade de Laodicéia em honra de sua mulher Laódice. A nova cidade, distante apenas 16km de Colossos, tornou-se uma importante sede de uma escola de médico-oculistas (Ap 3,8) e anos mais tarde tornou-se a capital do distrito.

Toda essa região tornou-se depois domínio do rei Átalo III de Pérgamo, que em 133 aC deixou seu reino para os Romanos. Em 129 aC a Frígia tornou-se parte da Província Romana da Ásia.

Assim, na época de Paulo, Colossos era uma pequena e insignificante cidade da Ásia. Pelo ano de 60/61 aC, durante o império de Nero, as três cidades, Colossos, Laodicéia e Gerápolis, foram destruídas por um terremoto que assolou todo o vale do rio Lico.

As cidades foram reconstruídas, mas a primazia coube a Laodicéia e Gerápolis. Gerápolis tinha se tornado um importante centro por causa de suas águas termais. Em 628, a cidade foi novamente destruída por outro terremoto e nunca mais foi reconstruída. Seus habitantes fundaram uma nova cidade 4km ao norte com o nome de Khonas.

O povo frígio era propenso ao misticismo e à fantasia. Praticava um culto supersticioso aos anjos e demônios que existia ainda no século IV como demonstram as atas do Concílio de Laodicéia.

Na região havia também um grande número de judeus. Segundo Flavio Josefo (Ant. XII,
147-153), o procônsul romano Valério Flacco (61-62 aC) seqüestrou o dinheiro dos judeus recolhido para o Templo de Jerusalém (por isso foi processado e deposto). Foi dessa região que saiu o fundador dos montanistas, um antigo sacerdote de Cibele convertido ao cristianismo. O culto principal era o de Cibele. Porém, graças ao trabalho dos colaboradores de Paulo, a região tornou-se profundamente cristã e muito unida ao apóstolo Paulo.

2. A comunidade de Colossos
Segundo os Atos dos Apóstolos, Paulo evangelizou a Frígia em duas ocasiões: na sua
segunda viagem missionária quando percorreu a região norte indo da Psídia para a Galácia (At16,6); e na terceira viagem ao dirigir-se para Éfeso (At 18,23).

Porém, baseados em Cl 2,1, podemos deduzir que ele nunca esteve em Colossos e
Laodicéia. Por conseguinte, essas comunidades não foram fundadas diretamente por ele. Foram seus colaboradores que evangelizaram a região sul da Frígia.

As Igrejas de Colossos e as de Laodicéia e Gerápolis foram fundadas por Épafras, um
colossense. Provavelmente com Filemon, um outro colossense, e Ninfas, natural de Laodicéia, encontrou Paulo em Éfeso e se converteu. Paulo o chama de “nosso amigo e companheiro de serviço...” (Cl 1,7).

Não sabemos se Épafras fundou as comunidades cristãs de Colossos e das cidades vizinhas a mando de Paulo ou não. O certo é, que ele mantém Paulo sempre informado sobre a comunidade (Cl 1,9) e recorre ao Apóstolo para superar as dificuldades que surgem. De outro lado, Paulo fala e age com a consciência de ter autoridade sobre a comunidade como se fosse ele o fundador.

A única fonte de informação sobre a comunidade de Colossos é a própria carta. Dela resulta que a Igreja de Colossos era composta em sua grande maioria por cristãos provenientes do paganismo (Cl 1,21-27; 2,13). Porém, devia haver uma percentagem de judeu-cristãos.

Épafras devia ser de origem pagã.

Também as comunidades de Laodicéia e Gerápolis deviam ter a mesma constituição.
Convém notar que Laodicéia é recordada no Apocalipse (Ap 3,14) e ali se celebrou um concílio no final do século IV.

N.B.: O cristianismo, além da Frígia, floresceu também na Misia e Lídia. As comunidades de

Pérgamo, Esmirna, Sardes, Filadélfia e Tiatira serão Igrejas ativas no final do século I. Não sabemos nada sobre suas fundações. Porém, podemos supor que elas também nasceram durante o ministério efesino de Paulo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Os Filhos Jóias Preciosas de Deus..



Narra uma história que um religioso dedicado, vivia muito feliz com sua família: uma esposa admirável e dois filhos queridos.

Certa vez empreendeu longa viagem, ausentando-se do lar por vários dias. No período, um grave acidente provocou a morte dos dois filhos amados. A mãe sentiu o coração dilacerado de dor.

No entanto, por ser uma mulher forte, sustentada pela fé e pela confiança em Deus, suportou o choque com bravura. Mas, uma preocupação lhe vinha à mente: como dar ao esposo a triste notícia?

Sabendo-o portador de insuficiência cardíaca, temia que não suportasse tamanha comoção. Lembrou-se de fazer uma ORAÇÃO, pedindo a Deus auxílio para resolver a difícil questão.

Alguns dias depois, num final de tarde, o religioso retornou ao lar.
Abraçou longamente a esposa e perguntou pelos filhos. Ela pediu para que não se preocupasse. Que tomasse o seu banho, e logo depois ela lhe falaria dos moços.

Alguns minutos depois, estavam ambos sentados à mesa. Ela lhe perguntou sobre a viagem, e logo ele perguntou novamente pelos filhos. A esposa, numa atitude um tanto embaraçada, respondeu ao marido:

- Deixe os filhos. Primeiro quero que você me ajude a resolver um problema que considero grave.

O marido, já um pouco preocupado, perguntou:
- O que aconteceu? Notei você abatida! Fale! Resolveremos juntos, com a ajuda de Deus.

- Enquanto você esteve ausente, um amigo nosso visitou-me e deixou duas jóias de valor incalculável, para que as guardasse. São jóias muito preciosas! Jamais vi algo tão belo! O problema é esse... Ele vem buscá-las e eu não estou disposta a devolvê-las, pois já me afeiçoei a elas. O que você me diz?

- Ora, mulher! Não estou entendendo o seu comportamento! Você nunca cultivou vaidades! Por que isso agora?

- É que nunca havia visto jóias assim! São maravilhosas!

- Podem até ser, mas não lhe pertencem! Terá que devolvê-las.

- Mas eu não consigo aceitar a idéia de perdê-las!

E o religioso respondeu com firmeza:
- Ninguém perde o que não possui. Retê-las equivaleria a roubo! Vamos devolvê-las, eu a ajudarei. Faremos isso juntos, hoje mesmo.

- Pois bem, meu querido, seja feita a sua vontade. O tesouro será devolvido. Na verdade isso já foi feito.

As jóias preciosas eram nossos filhos. Deus os confiou à nossa guarda, e durante a sua viagem Ele veio buscá-los. Eles se foram...

O religioso compreendeu a mensagem.

Abraçou a esposa, e juntos derramaram muitas lagrimas.

PARÁBOLAS DE JESUS


21 - A Figueira Estéril - Lucas 13.6-9

E passou a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo Procurar fruto nela, e não o achou. Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente?

Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume; e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás.


Gostaria de convidar você a ler mais uma vez essa parábola refletindo pausadamente, e buscando a compreensão, e a proposta que ela nos faz.
Se você assim fizer, verá que o “Dono da Vinha” fala para cada um de nós em particular.

O Senhor da vinha é Jesus, a figueira somos nós. Nos coloquemos, então, no lugar da figueira que está plantada na terra porque assim Deus quis, mas que não está sendo frutífera. Quais os frutos que estamos produzindo? Meus irmãos, fomos criados para o louvor e glória de Deus, para andarmos nos passos de Nosso Senhor Jesus, e sermos reflexo de sua luz.

Se não nos empenharmos no crescimento do Reino de Deus e nada produzirmos, qual será então a razão de nosso viver?

Somos operários na messe do Senhor, sendo assim, devemos nos dedicar com afinco no trabalho para o qual somos chamados, e produzir muitos frutos, e assim podermos apresentar a Deus esses frutos. Caso contrário, no momento de prestar contas com Jesus, e não tivermos nada para lhe apresentar, certamente Ele nos perguntará: “O que fizeste de bom, de produtivo, onde estão os frutos de teu trabalho? Qual não será o nosso destino!!!

Se você está conseguindo ser fiel nessa missão que Jesus te chamou, confirme, e eu Deus te conceda a graça de ser cada vez mais fiel, na sua fidelidade Deus te confiará mais. E você que não conseguiu, ainda, frutificar em sua missão, em sua vida, não desanime, não desista nunca, nem se sinta incapaz. Aos que o Senhor chama, Ele também capacita e sempre está ao lado dos que O buscam de coração.

Peçamos ao Senhor Jesus que inunde nosso ser com seu Espírito, e nos torne fieis e constantes naquilo que nos foi confiado. E que sejamos produtivos de tal forma que o Senhor possa colher em nós a qualquer momento frutos abundantes. Amém!!!

Como Era a Cidade de Felipos



A Cidade de Filipos recebeu este nome em homenagem a Filipe, pai de Alexandre.

O local foi cenário da batalha entre Brutus e Otaviano, que deu origem ao império romano em 42 ªC.Otaviano(Augusto),o chefe do novo estado, reconstruiu Filipos e a encheu de seus próprios soldados, tornando-a posto fronteiriço militar e colônia de Roma.

A localização estratégica da cidade tornou esta colonização extremamente vantajosa. Controlava uma das principais rotas entre a Europa e a Ásia. Era a Primeira cidade da Macedônia. (At 16.12)

Os habitantes de Filipos eram cidadãos romanos e, por isso, gozavam privilégios especiais, com o direito de voto, sendo governados por senado e magistrados próprios e não pelo governador da província.

A língua oficial era o latim, embora o grego fosse a língua comumente usada. A colônia era uma miniatura da cidade imperial. Seus cidadãos orgulhavam-se de sua ligação com Roma.

. Na época de Paulo era uma importante cidade militar (havia lá um destacamento da Guarda Pretoriana) e era também um importante centro econômico. Uma das mais importantes estradas do Império, a Via Ignatia, passava por lá. Eles tinham orgulho da sua cidade.

Paulo usa o orgulho que tinham da sua cidadania romana para ensinar uma lição. Ele afirma que a cidadania do cristão está no céu; lá está a sua verdadeira pátria e é para lá que os seus olhos devem estar voltados. Eles deveriam considerar não somente as coisas terrenas, mas também, e principalmente, as divinas. É dos céus que eles aguardavam a volta do Salvador, Jesus Cristo, que viria com uma finalidade especifica.

É desta finalidade que falaremos a seguir, pois ela também faz parte da esperança do cristão.

Lídia vendedora de púrpura, converteu-se como também uma jovem escrava cuja conversão ocasionou a perda de lucro aos seus senhores, resultando, por sua vez, na prisão de Paulo e Silas. Da prisão, eles oraram e cantaram louvores a Deus, sendo libertos por um terremoto, O guarda da prisão, vendo o poder de Deus, converteu-se com todos os membros de sua casa(At 16.33)
Deste começo simples, a igreja foi fundada e composta por Lídia, a primeira pessoa da Europa a se converter ao cristianismo, em cuja casa a igreja se reunia(At 16.40)

segunda-feira, 15 de março de 2010



20 - O Rico Louco - Lucas 12.16-21

Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos.Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.
Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.


O homem da parábola que Jesus contou era rico, porém a avareza não é um pecado apenas dos ricos. Há pessoas que têm muito pouco, mas também estão nesse engano: correndo atrás das riquezas, amando o dinheiro. Isso é uma loucura, já que “ Nada trouxemos para esse mundo e nada poderemos levar” ( I Tim 6:7)

Que terrível é o engano das riquezas!! A Bíblia tem toda razão: por causa de dinheiro as pessoas matam, roubam, traem, mentem, enganam, ou seja, se atormentam com muitos sofrimentos. Quem ama o dinheiro torna-se escravo de um demônio chamado Mamom. Esse demônio prende as vidas das pessoas fazendo com que estas se tornem egoístas, cobiçosas e, pior, distantes de Deus. Quem é servo de Mamom muitas vezes nem tem tempo pra Deus porque só pensa em trabalhar e adquirir riquezas. Seu coração está nos bens que possui e naqueles que quer possuir. Quem ama o dinheiro, muitas vezes, se torna egoísta. Veja a atitude do homem da parábola: ao perceber que tinha riquezas em abundância, nem cogitou dividir com aqueles que não têm, mas sua idéia foi armazenar pra si mesmo. Assim é quem está dominado por Mamom: nunca está satisfeito com o que tem e quer armazenar cada vez mais.

O homem dessa história teve um fim muito triste. Ele não reconheceu a necessidade de ser rico para com Deus. Sem que ele menos esperasse, chegou o dia da prestação de contas: “ essa noite pedirão a tua alma”, ou seja, ele iria morrer naquela noite!
Todas as pessoas um dia serão chamadas por Deus e terão que prestar contas do que fizeram com as suas vidas. Ninguém sabe quando isso acontecerá, já que não há idade pra morrer. Por isso é preciso estar preparado.
È uma loucura passar a vida preocupado com as coisas dessa vida e não se preocupar com a eternidade. Só há uma maneira de garantir uma eternidade segura, com Deus: através de uma aliança com Jesus Cristo. E isso só pode ser feito enquanto temos vida. Depois da morte, diz a Bíblia, vem o juízo e nada mais podemos fazer.

O dia de acertarmos a nossa vida com Deus se chama HOJE. Ninguém sabe quando lhe pedirão a alma por isso não vale a pena adiar o nosso compromisso com Deus através de Jesus. De que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? – perguntou Jesus em Mateus 16:26?

Através dessa parábola, examine-se a si mesmo: será que você tem sido louco de não reconhecer que tudo o que você tem na verdade pertence a Deus? Será que você tem sido louco de cair no engano das riquezas? Será que você tem sido louco de não se preocupar com a sua eternidade?
Hoje é o dia da sua mudança, em nome de Jesus!

Pastor Como è Seu Lider?



Pastor, como é o seu Líder?

Era um fim de noite numa grande fazenda, estava um pastor a pastorear seu rebanho, de repente chega uma criança e se aproxima do pastor e diz:

- oi pastor, que rebanho grande!

O pastor responde: – é meu filho, esse rebanho é grande sim.
A criança então pergunta:

- mas pastor, como você consegue juntar um rebanho tão grande estando sozinho, e todas juntinhas, parece um saquinho de algodão de tão juntinho?

E o pastor responde:

- aí que está meu filho. Todo pastor tem ovelhas-lideres que o ajudam e estes ajudam e mantêm o rebanho juntinho e unido.

De repente ouve-se ao fundo: bé é é é é é (o gemido de uma ovelha)
A criança para de falar e diz assustada: – o que é isso pastor????

E o pastor responde: – isso o quê? Não ouvi nada!!

A criança então continua:

- Mas pastor, o que é um líder, como é um líder? .E o pastor responde:
- Os lideres são fortes, comem bem, se alimentam de boa comida, estão sempre ajudando o rebanho e muitos deles são responsáveis em manter o rebanho unido, juntinho como você está vendo. Muitos deles vão atrás das ovelhas que se perdem e até mesmo se machucam.

De repente: bé é é é é é (o gemido de uma ovelha novamente)

A criança pergunta: PASTOR!!! O que é isso???? . E o pastor responde:

- não ouvi nada, o que você acha que ouviu? . Então a criança responde preocupada:
- Como um grito de uma ovelha!!!! . Então o pastor responde:
- Ah!!! Deve ser, mas não se preocupe, um dos lideres tomará conta. Meus lideres são experientes, sabem de onde pode estar vindo o choro da ovelha e até mesmo qual é a ovelha, então eles vão verificar.

De repente a criança vê ao longe alguém como uma ovelha grande se aproximando, mas a ovelha mancava, parecia que estava com uma das patas machucadas, então a criança se vira para o pastor e diz:

- pastor, lá vem alguém chorando! . E ouvia-se de largo um sutil choro: – bé é é é é.

MAS o pastor olhava e não ouvia nada, e a criança pergunta:

- É essa que estava chorando? . E o pastor responde:

- Não, com certeza não, quem vem aí é um dos meus líderes, veja como é forte, persistente, come de boa comida.


Este, quando passa perto, o líder, ajudando a apascentar o rebanho e mantê-lo unido, mais uma vez: - bé é é é é
E a criança diz assustada:

- Você ouviu agora???? Ele estava chorando pastor!!! .
E o pastor diz:

- Mas como???? Eu não ouço nada!! Este que aí é um dos meus lideres!!!!

Então, a criança, com os olhos cheios de lágrimas, olha para a ovelha e depois para o pastor e diz:
- Talvez porque você só o veja como líder e esqueceu que ele é SUA OVELHA.



Mateus 9:35-36

“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor.”

Como Era a Cidade da Gálacia


Galácia, uma larga tira de terra na Ásia Menor, Seu nome originou-se no Séc. III aC, quando uma tribo de pessoas da Gália migrou para o local.

No séc. I dC, o termo “Galácia” era usado geograficamente pra indicar a região centro-norte da Ásia Menor, onde os gálios tinham se estabelecido; politicamente, designava a província romana na parte centro-sul da Ásia Menor. Paulo enviou esta carta para as igrejas na província da Galácia, uma área que incluía as cidades de Antioquia, Icônia, Listra e Derby.

Era habitada por uma raça mista onde predominavam os gauleses. Estes deixaram o seu país (hoje conhecido como a França) 300 anos a.C, e, após uma triunfante campanha militar, estabeleceram-se lá, dando seu nome ao país.

Ainda hoje os viajantes notam, admirados, o cabelo louro e os olhos azuis que denunciam a afinidade entre as tribos de pastores da Galácia e os camponeses do oeste da França.

A IGREJA

Aqui, Paulo detido pela doença, (4:13) durante a sua segunda viagem missionária, (Atos 16:6) pregou o Evangelho. Parece que a força das suas mensagens era: "Cristo crucificado", (3:1) e que foi recebido como "anjo de Deus", (4:14).

Estabeleceu uma igreja ali, (1:6) que lhe votou ardente amor. (4:15)
Paulo criticava as pessoas pelo legalismo, esforço próprio e a troca da graça de Cristo por um evangelho diferente. A Galácia não era exatamente o tipo de igreja que você consideraria como um exemplo a ser seguido.

Os Gálatas tentavam agradar a Deus através dos seus próprios esforços ao invés de confiarem nele. A acusação de Paulo contra eles era: “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?” (3:3).

Assim como nós não podemos conquistar um relacionamento com Deus através das nossas obras, somos incapazes de nos desenvolvermos espiritualmente por nossa própria força. Paulo lembra aos Gálatas (e a nós) que a dependência de Deus através da obra do Espírito em nossas vidas é vital em nossa caminhada com Cristo.

Se pensarmos que podemos nos tornar semelhantes a Cristo por nossos próprios esforços, estamos como os Gálatas, nos autoenganando.

domingo, 14 de março de 2010

Entrevista Pastor Alberto - Batista Nacional



Essa entrevista eu fiz para a folhapimentense.com.br com o Pastor Alberto da Igreja Batista Nacional de Pimenta Bueno -RO, confira

Esta semana o nosso entrevistado é o Pastor Alberto da Igreja Batista Nacional
embora com tanta atividade e intensidade, pouco conhecemos a seu respeito e de sua família. esperamos que esta breve entrevista que ele gentilmente nos cedeu, forneça um pouco mais de informações a seu respeito.

Folha - Conte-nos um pouco sobre a sua família, e também sobre você para que o nosso internauta possa melhor identificá-lo, (da onde veio, quando chegou a Pimenta, Pai, mãe, esposa, filhos...)

Pastor Alberto:
Eu sou ALBERTO MACIEL CARNEIRO, pastor presidente da Igreja Batista Nacional em Pimenta Bueno. Sou casado com Vania Bragança Maciel Carneiro há 12 anos, a qual eu amo muito. Sou pai de dois filhos: Rhelrison, de 9 anos e Rhitielen, de 2 anos. Nasci em Pedra Preta Mato Grosso em 05/04/1971. Vim para Rondônia no ano de 1972 com a idade de 1 ano pra cidade de Ji-Paraná (Na época se Chamava Vila de Rondônia). Em 1984 fui morar em Alvorada do Oeste. Cheguei com minha mudança em Pimenta Bueno no dia 26 de Dezembro de 2001. Meu pai se chama Cyla Carneiro e minha mãe: Ilka Xavier Carneiro.

Folha - Como e quando foi a sua conversão para Jesus?

Pastor Alberto:
Foi em um trabalho da ADHONEP (Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno) em um jantar. No ano de 1992. Onde comecei a congregar na Igreja Batista Nacional Lírio dos Vales em Alvorada do Oeste.

Folha - E sua consagração como pastor?

Pastor Alberto:
Fiz o Seminário Teológico Batista Nacional em Vilhena, me formei em 1998. O pastor Carlos Alberto (pastor da IBN Lírio dos Vales) pediu minha Ordenação ao ministério da Palavra. Depois de todos o tramites legais exigido pela Ordem de Pastores Batista Nacionais, fui ordenado no dia 23 de Dezembro de 2000 na Igreja Batista Nacional Lírio dos Vales. Este ano faço 10 anos de ministério.

Folha - Dentro de sua experiência como evangelista, o que mais marcou a sua vida? Quais foram as principais dificuldades? Conte-nos enfim, alguma experiência que tenha marcado fortemente a sua vida.

Pastor Alberto:
Penso que o que marcou muito minha vida foi como Deus respondeu e confirmou minha vinda pra Pimenta Bueno. Onde em uma oração junto com minha esposa pedimos uma confirmação. Em um domingo à noite pedimos ao Senhor que se naquela semana ganhássemos um carro, seria a confirmação. Algo praticamente absurdo para se pedir prova de Deus. Parece incrível mas na quinta-feira minha irmã que mora nos Estados Unidos ligou pra mim e mandou eu ir escolhe um carro na concessionária zero quilometro e completo.
Vejo que a principal dificuldade que enfrentei em Pimenta fui mesmo a adaptação e também passa por um processo de transição do que a igreja pensava para filosofia de trabalho que foi implantando na igreja. E também por ser meu primeiro ministério. Embora estivesse como dirigente da igreja de Alvorada por muitos anos.

Folha - Como o senhor vê a sua igreja, principalmente quanto à evangelização? E nas demais áreas?

Pastor Alberto:
Sou uma pessoa muito feliz pela igreja que o Senhor me deu para pastorear. Estamos agora em um processo de transição de metodologia de trabalho. Algo que Deus nos Deus este ano passado quando estive nos Estados Unidos. Tenho aplicado na igreja e tem sido uma benção.

Folha - Com tantas denominações surgindo nestes dias, qual é a igreja certa?

Pastor Alberto:
Igreja certa é aquela que cumpre o IDE de Cristo. Igreja que não sai do foco que é o Senhor Jesus e que anuncia as boas novas de salvação. Infelizmente tem muitas igrejas só estão entre quatro paredes.

Folha - Qual é o melhor meio de combater seitas a heresia?

Pastor Alberto:
Sob o ponto de vista bíblico-doutrinário, sendo Jesus Cristo, Deus-filho como revelação a própria verdade, as seitas interpretam erroneamente as Escrituras ou fogem totalmente dela partindo de outra revelação. Assim é toda religião, o homem tentando alcançar Deus com as próprias pernas e mãos. O cristianismo é Deus alcançando o indivíduo através da graça mediante a fé em Jesus Cristo, nosso Salvador. As seitas estão tentando fazer obras para conduzir o homem a salvação. Sendo que o evangelho é tão simples que o Senhor não pediu nada em troca apenas deu a salvação de graça.

Folha - Como a pessoa pode discernir seitas e heresias?

Pastor Alberto:
Todo grupo de pessoas (igreja ou comunidade) que afirmam serem eles o único caminho entre Deus e o homem se torna uma seita.
Heresias é todo desvio doutrinário que o homem faz da Palavra de Deus. Não posso eu olhar para um texto e negligenciar outro. Uma das regras da hermenêutica bíblica é que a Bíblia se interpreta por si mesma. Não podemos pegar um texto e criarmos uma doutrina ou lei sem observarmos o contexto. Infelizmente muitos lideres cristão tem usado textos bíblicos pra respaldar seus “achismos”.

Folha - A música evangélica, hoje esse nome foi mudado para Gospel, os cultos ao ar livre se transformaram em Show Gospel, enfim, diversos nomes com esse título, o que o senhor acha em relação ao cristianismo isso é bom ou pode futuramente trazer algum problema para o povo evangélico?

Pastor Alberto:
Creio que o que temos que observar nesta pluralidade de propagação do evangelho, não é como se propaga o evangelho mas com que motivação que se progaga. Diante disso podemos salientar alguns pontos:
• Existem musicas boa e musicas ruim. Existe musicas evangélicas boas e ruins e o mesmo acontece com qualquer musica.
• Com que motivação está gravando musicas uma atrás da outra, iluminação de Deus ou dinheiro?
• Existem homens sério no evangelho. Como também existem homens que estão atrás de seus próprios interesses e não o de Deus!
Penso que tudo é válido na propagação do evangelho, o problema é a hora que for passar todas nas nossas obras pelo fogo, o que realmente vai sobrar.

Folha -Como está Pimenta Bueno em termos espirituais?

Pastor Alberto:
Vejo Pimenta Bueno como uma cidade abençoada. Acredito que um mover de Deus está sendo ministrado nesta cidade. Maioria das igrejas estão profetizando sobre Pimenta Bueno e isso tem sido a diferença no mundo espiritual. Muito melhor ficará nos próximos anos. Tem um grande avivamento chegando onde o sobrenatural de Deus será notório na vida de cada homem que se colocar na presença de Deus. Acredito que Pimenta Bueno será em um futuro próximo a cidade mais evangelizada do nosso estado e uma das mais do nosso país.

Folha - Com a exposição de tantos escândalos envolvendo a vida de pastores, nacional e internacionalmente, o senhor acredita que a figura do pastor já não é um referencial tão respeitado?

Pastor Alberto:
Com o acréscimo do evangelho, de igrejas, de lideres infelizmente será cada vez mais comum situações de escândalos. A mídia também tem contribuindo muito com essas divulgações e em algumas delas forçadas, erronias e de cunho politico.
A imagem pastoral fica um pouco desgastada com certeza. Penso que por isso tem se surgido muito outros títulos “pastorais”.

Folha - A Igreja Batista Nacional na qual o senhor dirige, existe um centro recuperação para dependentes químicos, como é o nome? Como começou? Quantos recuperando tem hoje?

Pastor Alberto:
CERBAN – Centro de Recuperação Batista Nacional. Tínhamos o desejo de montarmos um centro de recuperação a muito tempo. Sempre trabalhei com pessoas com dependência química desde Alvorada. Quando surgiu a oportunidade de montarmos um centro foi atravez da chegada do Rodrigo Ferrari e do Junior pra igreja. Onde unimos força pra começar o CERBAN. Atualmente temos 12 alunos.

Folha - É difícil manter o centro recuperação? Tem apoio de algum órgão publico?

Pastor Alberto:
Sim! Muito difícil. Temos ajuda da Conab com alimentos (verduras e legumes) e do judiciário que nos fornece vales compra quando tem. Ajuda mensal financeira não temos do governo, somente doações e ajuda da igreja.

Folha - Diante do desafio de manter a igreja positiva, em um mundo negativo, que mensagem você encontra na Bíblia, e que gostaria de deixar para o leitor?

Pastor Alberto:
Quero deixar uma mensagem que gosto muito, onde o Apóstolo Paulo falando aos Filipenses 4.12 – “Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em toda situação” (NTLH).

Respostas Rapidinhas:
Família: Essência da vida
Livro Predileto: Futuro da humanidade – Augusto Cury
Uma cor: azul
Igreja: lugar da graça de Deus
Ministério: onde se revela a servidão.
Dinheiro: Bom servo, mal senhor.
Um Lugar: Pimenta Bueno – minha cidade.
Um Pastor: Pr. Ed Rene Kivitz
Um Nome: Vânia – minha amada.
Deus: Simplesmente TUDO!

O Irmão Mais Velho Do Pródigo



“Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças; e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele.
Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos;
vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu;
era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado.”(Lucas 15:25ª32)

Vamos analisar o final da parábola do filho pródigo pois ela apresenta neste final a melhor mensagem para a igreja.
Na primeira parte ela apresenta: O cristão que abandonou a casa do Pai “A Igreja”. Na segunda parte ela apresenta: O cristão que esta na casa do Pai “Na Igreja”, mas também está desviado, vive apenas usando a máscara de longos anos.

Tirando a mascara de longos anos

1 – A máscara da desconfiança – “...e quando voltou ouvia a música e as dança”.
● Desconfiou da alegria na casa do Pai. Hoje, muitos andam desconfiados com o avivamento na Igreja, tudo é motivo de crítica para muitos que não concordam com a alegria na casa de Deus.

2 – A máscara da rebeldia – “Chamando um dos criados, perguntou-lhe o que era aquilo” (v.26).
● O cristão rebelde nunca consulta o pastor ou líder de célula, prefere consultar terceiros do que os que estão a altura de lhe aconselhar.

3 – A máscara do fingimento – “Veio o teu irmão” (v.27).
● Quando soube que a alegria era por causa da volta do irmão, deixou cair a máscara. Pois não amava o irmão perdido e não o aceitava de volta.

4 – A máscara da desobediência – “Mas ele indignou-se e não queria entrar. Então saindo o pai instava com ele” (v.28).
● Não respeitou o amor do pai.

5 – A máscara da indignação – “Mas ele indignou-se”.
● Estava totalmente revoltado com a volta do irmão, agora salvo.

6 – A máscara da desunião – “...e não queria entrar”.
● Não queria entrar para alegrar o coração.
● Seu coração não tinha prazer na harmonia da casa. Qual cristão que não tem prazer com a pregação, com o louvor, com a oração, com os que retornam, os novos convertidos, os que assumem um cargo mais elevado ou ocupa uma posição de destaque na Igreja.

7 – A máscara da imprudência – “então, saindo o pai instava com ele” (v.28).
● Foi imprudente e causou escândalo, mesmo com o pai insistindo.

8 – A máscara da desobediência – “Mas ele respondeu a seu pai” (v.29).
● Não acatou o convite amoroso do pai, antes preferindo responder-lhe na presença de todos.

9 – A máscara do egoísmo – “Olha, sirvo-te há tantos anos” (v.29)
● Era puramente egoísta e buscava posição pelos seus atos.

10 – A máscara da leviandade – “...E nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos” (v.29).
● Seu coração não estava no pai, nem no irmão, mas nos seus amigos e prazeres efêmeros desta vida.

11 – A máscara do ódio – “Vindo, porem, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes” (v.30).
● Demonstrou que tinha dentro de si um ódio profundo pelo seu irmão. Tornou-se inimigo e acusador de seu irmão.

12 – A máscara da avareza – “...Tu mandaste matar para ele o bezerro cevado” (v.30).
● Era avarento e não tinha prazer em contribuir com o melhor para a festa do pai (o bezerro cevado).
● Quantos cristãos hoje, estão usando esta máscara e não aceitam em ofertar com o melhor que possui para a casa do Pai (igreja) – (Pv. 3:9-10).

13 – A máscara da incredulidade – “respondeu-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas” (v.31).
● Estava na casa do pai, mas não cria nas suas promessas.

14 – A máscara da insubmissão – “Mas era justo alegrar-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto e reviveu...” (v.32).
● Sua insubmissão explica que não amava o pai e por isso não queria fazer parte da sua alegria.

Amemos o nosso irmão perdido e tomemos parte na alegria do Pai.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails