"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 15 de março de 2010



20 - O Rico Louco - Lucas 12.16-21

Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos.Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.
Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.


O homem da parábola que Jesus contou era rico, porém a avareza não é um pecado apenas dos ricos. Há pessoas que têm muito pouco, mas também estão nesse engano: correndo atrás das riquezas, amando o dinheiro. Isso é uma loucura, já que “ Nada trouxemos para esse mundo e nada poderemos levar” ( I Tim 6:7)

Que terrível é o engano das riquezas!! A Bíblia tem toda razão: por causa de dinheiro as pessoas matam, roubam, traem, mentem, enganam, ou seja, se atormentam com muitos sofrimentos. Quem ama o dinheiro torna-se escravo de um demônio chamado Mamom. Esse demônio prende as vidas das pessoas fazendo com que estas se tornem egoístas, cobiçosas e, pior, distantes de Deus. Quem é servo de Mamom muitas vezes nem tem tempo pra Deus porque só pensa em trabalhar e adquirir riquezas. Seu coração está nos bens que possui e naqueles que quer possuir. Quem ama o dinheiro, muitas vezes, se torna egoísta. Veja a atitude do homem da parábola: ao perceber que tinha riquezas em abundância, nem cogitou dividir com aqueles que não têm, mas sua idéia foi armazenar pra si mesmo. Assim é quem está dominado por Mamom: nunca está satisfeito com o que tem e quer armazenar cada vez mais.

O homem dessa história teve um fim muito triste. Ele não reconheceu a necessidade de ser rico para com Deus. Sem que ele menos esperasse, chegou o dia da prestação de contas: “ essa noite pedirão a tua alma”, ou seja, ele iria morrer naquela noite!
Todas as pessoas um dia serão chamadas por Deus e terão que prestar contas do que fizeram com as suas vidas. Ninguém sabe quando isso acontecerá, já que não há idade pra morrer. Por isso é preciso estar preparado.
È uma loucura passar a vida preocupado com as coisas dessa vida e não se preocupar com a eternidade. Só há uma maneira de garantir uma eternidade segura, com Deus: através de uma aliança com Jesus Cristo. E isso só pode ser feito enquanto temos vida. Depois da morte, diz a Bíblia, vem o juízo e nada mais podemos fazer.

O dia de acertarmos a nossa vida com Deus se chama HOJE. Ninguém sabe quando lhe pedirão a alma por isso não vale a pena adiar o nosso compromisso com Deus através de Jesus. De que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? – perguntou Jesus em Mateus 16:26?

Através dessa parábola, examine-se a si mesmo: será que você tem sido louco de não reconhecer que tudo o que você tem na verdade pertence a Deus? Será que você tem sido louco de cair no engano das riquezas? Será que você tem sido louco de não se preocupar com a sua eternidade?
Hoje é o dia da sua mudança, em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails