"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 19 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS


24 - O Filho Pródigo - Lucas 15.11-32

Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades......

Quantas lições preciosas nessa parábola! O Pai, claro, representa Deus. Não era comum, mas por vezes os filhos recebiam antecipadamente a herança dos seus pais. O filho mais novo dessa história pede ao pai a sua parte e, não muito tempo depois, se afasta indo viver sua vida dissolutamente.

1.O Pai nos dá liberdade pra viver perto ou longe dEle
Você decide se quer viver sua vida na presença de Deus, perto dEle, debaixo do Seu olhar e acompanhamento ou se quer viver uma vida “independente”. Muitos jovens anseiam a independência dos pais. Não vêem a hora de alcançarem a maioridade e viverem suas próprias vidas.

Com Deus não existe maioridade. Ele é um Pai que sempre vai querer ter seus filhos por perto. Não importa quantos anos você tem, seu grau de instrução, sua experiência de vida, o plano de Deus é que você viva todos os seus dias na dependência dEle.
Mas, é você quem decide. O moço da história quis ir embora, e o Pai não o impediu.

2.As adversidades nos fazem lembrar do Pai
Você já percebeu que quando tudo vai bem, as pessoas tendem a se esquecer de Deus? Se há saúde, emprego, dinheiro, casamento, casa, bens..... as pessoas, muitas vezes, vivem muito bem longe do Pai. Era assim que esse moço se sentia quando tudo estava bem

Mas duas desgraças se abateram sobre a vida dele: o dinheiro gasto irresponsavelmente se acabou, e sobreveio uma fome na terra onde ele estava.
Então, no meio da fome, do desespero de não conseguir trabalho e da humilhação de cuidar de porcos, ele se lembra do Pai.

Quantas pessoas nós conhecemos que só vieram pra Deus na hora da necessidade!! Se esse é o seu caso, não se queixe. Deus está usando as suas dificuldades pra trazer você pra perto dEle. E quando tudo estiver bem, NÃO SE AFASTE DE DEUS!

3.Na casa do Pai há pão com fartura
Foi esse pensamento que fez o moço cair em si. “Quantos empregados do meu pai têm comida de sobra e eu aqui passando fome!”

A casa do Pai é um lugar abençoado. Perto de Deus você SEMPRE estará melhor. Não há comparação. Perto de Deus você é mais feliz e mais abençoado em todas as áreas da sua vida. Uma pessoa que decide viver debaixo do “teto” de Deus tem bênçãos no casamento, nos relacionamentos, na profissão, nos estudos, nas finanças e, mais do que tudo isso, tem bênçãos espirituais impagáveis. Não há dúvida: o melhor lugar pra alguém estar é na presença de Deus!

4.O Pai recebe todos os que se arrependem
Mas, perceba um detalhe: o discurso do filho foi um discurso de alguém arrependido: “ Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho”.

Hoje Deus continua aceitando os pecadores de volta. Todo aquele que reconhece que fez um mau negócio em andar longe de Deus, que se reconhece pecador e carente da misericórdia do Pai, pode aproximar-se dEle e será recebido com alegria.

A iniciativa é nossa!. Claro que o pai queria que o filho voltasse. Mas ele não foi atrás do filho. Mas deixou a porta aberta pra quando ele quisesse voltar. Assim é Deus! Ele quer muito que nos aproximemos dEle. A porta é Jesus! Tome a iniciativa e volte-se pra intimidade com Deus.

Essa parábola permite muitas ministrações poderosas. Não deixe de falar da cruz. É através dela que podemos ter nossos pecados perdoados pra estarmos de novo na presença do pai.

Ministre sobre o amor de Deus. Que Deus é esse que nos recebe apesar das nossas falhas ,que mandou Jesus morrer por nós quando nós ainda éramos pecadores! Ministre reconciliação nas vidas daqueles que estavam vivendo longe do Pai. Ministre o senhorio de Cristo. Se você está na casa do Pai, precisa viver debaixo da sua autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails