"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 17 de março de 2010

Como Era a Cidade de Colossos


Colossos ou Colossas era uma antiga cidade da Frígia, situada na margem esquerda do rio Lico. Distava 200 km de Éfeso e uns 15 km de Laodicéia e 20 km de Gerápolis (Hierápolis). As três cidades estavam situadas na região sul da Frígia. No I século tinha em torno a 200 mil habitantes.

Os escritores gregos, Heródoto e Xenofonte, descrevem Colossos como a mais bela, rica e importante cidade da região. Por ela passava uma importante estrada que unia Éfeso à Cilícia e à Síria. Por ali passaram os exércitos dos reis persas Ciro e Xerxes em suas conquistas da Ásia Menor. A região circunvizinha era rica em pasto; daí a grande criação de gado miúdo. Colossos era importante porque nela havia uma grande indústria de lã.

Porém, a partir de 250 aC, a cidade foi perdendo importância, pois Antíoco II Theós fundou sobre a antiga cidade chamada Dióspolis ou Roas, a cidade de Laodicéia em honra de sua mulher Laódice. A nova cidade, distante apenas 16km de Colossos, tornou-se uma importante sede de uma escola de médico-oculistas (Ap 3,8) e anos mais tarde tornou-se a capital do distrito.

Toda essa região tornou-se depois domínio do rei Átalo III de Pérgamo, que em 133 aC deixou seu reino para os Romanos. Em 129 aC a Frígia tornou-se parte da Província Romana da Ásia.

Assim, na época de Paulo, Colossos era uma pequena e insignificante cidade da Ásia. Pelo ano de 60/61 aC, durante o império de Nero, as três cidades, Colossos, Laodicéia e Gerápolis, foram destruídas por um terremoto que assolou todo o vale do rio Lico.

As cidades foram reconstruídas, mas a primazia coube a Laodicéia e Gerápolis. Gerápolis tinha se tornado um importante centro por causa de suas águas termais. Em 628, a cidade foi novamente destruída por outro terremoto e nunca mais foi reconstruída. Seus habitantes fundaram uma nova cidade 4km ao norte com o nome de Khonas.

O povo frígio era propenso ao misticismo e à fantasia. Praticava um culto supersticioso aos anjos e demônios que existia ainda no século IV como demonstram as atas do Concílio de Laodicéia.

Na região havia também um grande número de judeus. Segundo Flavio Josefo (Ant. XII,
147-153), o procônsul romano Valério Flacco (61-62 aC) seqüestrou o dinheiro dos judeus recolhido para o Templo de Jerusalém (por isso foi processado e deposto). Foi dessa região que saiu o fundador dos montanistas, um antigo sacerdote de Cibele convertido ao cristianismo. O culto principal era o de Cibele. Porém, graças ao trabalho dos colaboradores de Paulo, a região tornou-se profundamente cristã e muito unida ao apóstolo Paulo.

2. A comunidade de Colossos
Segundo os Atos dos Apóstolos, Paulo evangelizou a Frígia em duas ocasiões: na sua
segunda viagem missionária quando percorreu a região norte indo da Psídia para a Galácia (At16,6); e na terceira viagem ao dirigir-se para Éfeso (At 18,23).

Porém, baseados em Cl 2,1, podemos deduzir que ele nunca esteve em Colossos e
Laodicéia. Por conseguinte, essas comunidades não foram fundadas diretamente por ele. Foram seus colaboradores que evangelizaram a região sul da Frígia.

As Igrejas de Colossos e as de Laodicéia e Gerápolis foram fundadas por Épafras, um
colossense. Provavelmente com Filemon, um outro colossense, e Ninfas, natural de Laodicéia, encontrou Paulo em Éfeso e se converteu. Paulo o chama de “nosso amigo e companheiro de serviço...” (Cl 1,7).

Não sabemos se Épafras fundou as comunidades cristãs de Colossos e das cidades vizinhas a mando de Paulo ou não. O certo é, que ele mantém Paulo sempre informado sobre a comunidade (Cl 1,9) e recorre ao Apóstolo para superar as dificuldades que surgem. De outro lado, Paulo fala e age com a consciência de ter autoridade sobre a comunidade como se fosse ele o fundador.

A única fonte de informação sobre a comunidade de Colossos é a própria carta. Dela resulta que a Igreja de Colossos era composta em sua grande maioria por cristãos provenientes do paganismo (Cl 1,21-27; 2,13). Porém, devia haver uma percentagem de judeu-cristãos.

Épafras devia ser de origem pagã.

Também as comunidades de Laodicéia e Gerápolis deviam ter a mesma constituição.
Convém notar que Laodicéia é recordada no Apocalipse (Ap 3,14) e ali se celebrou um concílio no final do século IV.

N.B.: O cristianismo, além da Frígia, floresceu também na Misia e Lídia. As comunidades de

Pérgamo, Esmirna, Sardes, Filadélfia e Tiatira serão Igrejas ativas no final do século I. Não sabemos nada sobre suas fundações. Porém, podemos supor que elas também nasceram durante o ministério efesino de Paulo.

4 comentários:

  1. Como se pronuncia o nome desta cidade: Colóssos ou Colôssos?

    ResponderExcluir
  2. Essas estátuas estão no Egito na cidade de Tebas, são as estátuas do faraó Amenófis III conhecidas como "Colossos de Mêmnon.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo estudo irmão, tirou minhas duvidas e curiosidades que eu tinha dos acontecimentos e relatos da cidade de Colossos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails