"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 19 de março de 2010

Como Era a Cidade de Tiro



Cidade-estado portuária da Fenícia, situada em região rochosa do Líbano. Centro do desenvolvimento da cultura fenícia, civilização marítima de Canaã. Na idade do Bronze Recente (1550-1200 a.C.), quando o sucessor do faraó Merneptah (1213-1203 a.C.), Ramsés III, submeteu os povos do mar e dominou praticamente a totalidade do território de Canaã, um dos objetivos foi controlar as vias que permitiam o comércio com a Síria e o Líbano. Tiro naquele tempo era uma importante cidade ao norte de Israel; dependente do Egito, mas beneficiada por migrações araméias. Também naquela época os filisteus monopolizaram o comércio, controlando a navegação pelo mar Mediterrâneo, mantendo parceiras com Tiro. Entre os séculos XI e IX a.C. a cultura fenícia alcançou seu apogeu.

Tiro foi o grande parceiro comercial dos israelitas. O rei Davi recebeu apoio de Hirão, rei de Tiro, a mais importante cidade-estado fenícia, para construção de sua residência em Jerusalém (2Sm 5.11-12).

Tiro, tinha o porto marítimo mais famoso das antigas terras da Bíblia, estava situado a 32 quilômetros ao sul de Sidom, em uma ilha a um quilômetro da terra firme. A cidade contava com dois portos, um no norte e o outro no sul. Seus muros eram de grande altura, especialmente no lado que dava para a terra firme.

Ali os artesãos fabricavam artigos e diferentes produtos artísticos de bronze e de prata, e preparavam a tinta púrpura que tornou Tiro famosa. Seus mercadores comerciavam com as muitas terras do Mediterrâneo e inclusive com as distantes ilhas britânicas. Tiro se converteu em uma “bem povoada e afamada cidade”. Mas o profeta assegura que a cidade pereceu, “Tu e teus moradores, que atemorizaste a todos os que habitavam ao teu redor” (Ez 26:17).

Reis e militares de muitos países sitiaram Tiro, mas não puderam apoderar-se da cidade. Em 333 a.C. Alexandre Magno a tomou, depois de sete meses de assédio. Mas Tiro levantou-se de novo pouco a pouco e se converteu em um centro de comercio na época do Império Romano. Em séculos recentes, porém o lugar foi reduzido de tamanho. Seus portos estão cheios de ruínas e são pouco mais que “um enxugadouro de redes” (Ez 26:14).

2 comentários:

  1. Então se cumpriu a Palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Seguindo a Cristo sem religião? Como é isso? Temos em Tg 1:26-27 exemplo de igreja pura e imaculada. Lembrando que Deus nos chamou para sermos sal da terra. Isso significa dizer que precisamos estar presente para fazer a diferença. Lembrando que Deus ao nos resgatar fez isso nos reconciliando CONSIGO mesmo e com o próximo. Lembrando ainda que estar em comunhão numa igreja ou comungando a mesma religião sob a base do amor de Deus é algo que é agradável ao Senhor (Sl 133:1). Se seu posicionamento está liga a decepção dentro de alguma igreja: lembre-se do texto em Pv 27:17 que o atrito nos afia e afia o nosso irmão. Se o seu posicionamento está ligado a decepção dentro de alguma igreja: lembre-se que Deus pode estar querendo ensinar algo que você só poderia conseguiria aprender dentro de uma igreja. Não escrevo em tom de julgamento. Longe de mim fazer tal coisa. Mas a verdade que tenho e percebi que muitas pessoas tem problema dentro de uma igreja. E eu digo que se a igreja só estivesse eu como membro provavelmente eu teria motivos para sair dela porque sou pecado e o pecado maior que as vezes cometo é não consultar a vontade do Senhor antes de tomar atitude. Mas reflita se é essa mesmo a vontade do Senhor em Sua vida. Nota-se que és inteligente então penso em quantas pessoas você poderá libertar dentro de uma igreja. Não apontando defeito, mas vivendo o Evangelho de Cristo que nos ensina a nos portar como se o outro fosse superior a nós. Nos ensinar a perdoar e amar a quem nos tem ofendido. Com seu exemplo muitos outros que estão perdidos vagando como ovelha desgarrada poderia voltar a ser dirigida pelo PASTOR de nossas almas? Que o nosso Senhor TODO MISERICORDIOSO possa sarar, direcionar, e restaurar-nos sempre. Desejo que a Graça e o amor do PAI jamais se aparte de você querido irmão. Se não concordar com as minhas palavras ignore. Mas se perceberes que não é a minha Palavra reavalie. E escute o que o Senhor quer falar. Amém!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails