"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia



ESDRAS

O livro de Esdras é continuação do Segundo Livro das Crônicas. Ele descreve a volta de alguns dos israelitas que estavam prisioneiros na Babilônia, a vida deles em Jerusalém e a adoração no Templo. Esses acontecimentos são apresentados na seguinte ordem:
1) O primeiro grupo de israelitas volta da Babilônia, por ordem de Ciro, rei Pérsia.
2) O Templo é reconstruído e inaugurado, e o Deus Eterno é adorado de novo Jerusalém.
3) Anos depois, outro grupo volta para Jerusalém, dirigido por Esdras, um da Lei de Deus. Esdras ajuda o povo a reorganizar a sua vida religiosa e social a fim de que as tradições espirituais de Israel sejam conservadas.

Esboço:

O primeiro grupo volta da Babilônia - caps. 1-2
O Templo é reconstruído e inaugurado - caps. 3-6
Esdras volta com outro grupo - caps. 7-10


NEEMIAS

O livro de Neemias pode ser dividido em três partes:
1. A história da reconstrução das muralhas de Jerusalém, dirigida por Neemias, que foi mandado pelo rei da Pérsia para governar Judá. Neemias realizou também várias reformas sociais e religiosas.
2. A leitura, por Esdras, da Lei de Deus e a confissão de pecados pelo povo.
3. Outras atividades de Neemias como governador de Judá.
Neemias sempre dependeu de Deus e foi um homem de oração.

Esboço:

Neemias volta para Jerusalém - caps. 1-2
A reconstrução das muralhas de Jerusalém - caps. 3-7
A leitura da Lei e a renovação do acordo - caps. 8-10
Outras atividades de Neemias - caps. 11-13


ESTER

Este livro conta a história de Ester, a moça judia que se rainha por causa do seu casamento com Xerxes, rei da Pérsia.
Hamã, o primeiro ministro do reino, planeja acabar com todos os judeus do reino, mas Ester e o seu primo Mordecai conseguem fazer fracassar o plano perverso de Hamã, e ele acaba morrendo na forca que havia mandado construir para enforcar Mordecai.
Para festejarem a sua vitória contra os seus inimigos, os judeus começaram a comemorar a Festa de Purim, o que fazem até hoje.

Esboço:

Ester se torna rainha - caps. 1-2
Hamã planeja a morte dos judeus - caps. 3-5
Hamã é denunciado e morto - caps. 6-7
Os judeus acabam com os seus inimigos - 8.1-9.19
A Festa de Purim - 9.20-10.3




O livro de Jó trata do sofrimento humano. Jó era um homem bom, rico e feliz, mas Deus permitiu que da noite para o dia perdesse os filhos e tudo o que tinha e que fosse atacado por uma doença dolorosa e nojenta. Depois Jó e os seus amigos conversam, em diálogos poéticos, procurando achar explicação para tanta desgraça. No fim Deus aparece e dá a resposta.

Pensava-se, naquele tempo, que o sofrimento é sempre resultado do pecado. Os amigos de Jó, Deus sempre recompensa os bons e castiga os maus. Portanto, se Jó está sofrendo, é porque pecou, mesmo que tenha sido em segredo. Mas Jó reage contra esta explicação.

Ele não entende como Deus deixou que tamanha desgraça caísse sobre ele, visto que sempre foi um homem bom e honesto. Neste estado de angústia e de dúvida, Jó chega a desafiar a Deus. Ele exige uma explicação para que finalmente possa ser aceito por Deus e considerado pelos outros como um homem bom e correto.

E Deus tem a última palavra. Ele não responde às perguntas de Jó, mas do seu próprio poder e sabedoria. Humildemente Jó reconhece que ele não é nada diante de um Deus tão poderoso e sábio e se arrepende de haver usado palavras duras e violentas.

No final fica provado que Jó tinha razão e que os seus amigos estavam Ele tinha toda a razão de rejeitar o modo de pensar dos seus amigos. E para Jó tudo vai melhor ainda do que no começo da história. Deus repreende os amigos de Jó por não haverem entendido a razão do seu sofrimento e por haverem defendido idéias erradas a respeito de Deus.

Jó, ao contrário, mesmo com a sua impaciência, as suas reclamações e os seus protestos, conservou a fé num Deus que é justo. Ele reconheceu que os seres humanos não podem compreender tudo nem explicar bem a razão por que às vezes também os inocentes sofrem.

Esboço:

Jó posto à prova - caps. 1-2
Jó e os seus amigos - caps. 3-37
1. A queixa de Jó - cap. 3
2. O primeiro diálogo - caps. 4-14
3. O segundo diálogo - caps. 15-21
4. O terceiro diálogo - caps. 22-27
5. Elogio da sabedoria - cap. 28
6. A defesa final de Jó - caps. 29-31
7. As falas de Eliú - caps. 32-37
A primeira resposta de Deus - 38.1-40.2
A primeira resposta de Jó - 40.3-5
A segunda resposta de Deus - 40.6-41.34
A última resposta de Jó - 42.1-6
A cena final - 42.7-17


Jesus, o bom pastor, contou uma parábola imortal, falando do pastor que foi buscar a centésima ovelha, e depois de achá-la festejou seu resgate e alegrou-se com seus amigos. Essa parábola enseja-nos três preciosas lições:

Em primeiro lugar, a ovelha perdeu-se porque afastou-se do rebanho. A ovelha é um animal míope, inseguro, indefeso e também rebelde. Ela não pode proteger-se contra os predadores. Ela não tem um bom senso de direção. Sua segurança está em ficar perto do pastor e junto do rebanho. Sempre que se desgarra e se afasta da companhia das outras ovelhas, está sujeita a cair e ferir-se. A figura da ovelha é sugestiva. Não é por acaso que Jesus viu os homens aflitos como ovelhas sem pastor. Mesmo depois de convertidos somos ovelhas. Não podemos caminhar fiados em nossa própria força. Dependemos de Deus e uns dos outros. Não podemos nos afastar da congregação. Não é seguro viver isolado do rebanho.

Em segundo lugar, o pastor não desistiu da ovelha pelo fato de ela ter se afastado do rebanho. O pastor poderia ter encontrado justificativas plausíveis para abandonar a ovelha perdida à sua própria sorte. Talvez, o pastor já tivesse alertado aquela ovelha sobre os perigos da solidão. Talvez, algumas vezes, o pastor já tivesse flagrado aquela ovelha se distanciando do rebanho e caminhando na direção de lugares perigosos.

Talvez o pastor pudesse alegrar-se com o fato de que tinha ainda em segurança noventa e nove ovelhas que estavam debaixo do seu cuidado e proteção. O pastor não discutiu as razões da queda da ovelha. Ele foi buscá-la. Ele enfrentou riscos para resgatá-la. Ele não desistiu dela e não voltou para o aprisco até trazê-la em seus braços. Precisamos ter o mesmo empenho na restauração daqueles que se afastaram. Precisamos demonstrar pressa para resgatar aqueles que caíram. Precisamos amar aqueles que desobedeceram e se desviaram. Precisamos amá-los e trazê-los de volta ao rebanho de Cristo.

Em terceiro lugar, o pastor festejou a recuperação da ovelha perdida. O pastor não esmagou a ovelha com seu cajado ao encontrá-la; ele a tomou em seus braços. Ele não a mandou embora por ter lhe criado problemas; ele a carregou no colo. Ele não se aborreceu com o preço do resgate; ele festejou com seus amigos a restauração da ovelha perdida. Precisamos não apenas ir buscar a centésima ovelha, mas precisamos nos alegrar com sua restauração. Há festa nos céus por um pecador que se arrepende. A igreja é lugar de vida e restauração. A igreja é lugar de cura e perdão. A igreja é lugar de aceitação e reconciliação.

A igreja é lugar de disciplina e recomeço. A disciplina é um ato responsável de amor. A disciplina visa a proteção do rebanho e a recuperação da centésima ovelha. Não basta nos alegrarmos com as ovelhas que estão em segurança no aprisco; devemos buscar a centésima ovelha que se dispersou. O Senhor Deus perdoou Davi e o restaurou depois de seu adultério com Bate-Seba. Jesus foi ao encontro de Pedro depois de sua queda para lhe restaurar a alma. Paulo ordenou à igreja de Corinto a perdoar o irmão faltoso, que havia se arrependido. Nós, de igual modo, devemos ir buscar aqueles que outrora estiveram conosco e hoje estão distantes. Essas pessoas devem ser alvos da nossa oração e do nosso cuidado pastoral. Não devemos descansar até vê-las restauradas por Deus e reintegradas em seu rebanho.

Herendes Dias Lopes

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia


Continuando nosso pequeno estudo sobre esboços dos livros da Biblia, hoje falaremos de mais 04 livros: I e II Reis e I e II Cronicas.

O PRIMEIRO LIVRO DOS REIS

A história dos reis israelitas começa nos livros de Samuel e continua no Primeiro Livro dos Reis. Este livro pode ser dividido em três partes:
1) O começo do reinado de Salomão em Israel e em Judá e a morte do seu pai Davi.
2) O reinado e as realizações de Salomão, especialmente a construção do Templo em Jerusalém.
3) A divisão da nação em dois reinos, o do Norte e o do Sul, e a história dos reis que os governaram até a metade do século nove antes de Cristo. Nos dois livros dos Reis cada rei é julgado de acordo com a sua fidelidade a Deus: o progresso da nação depende da fidelidade do seu rei, ao passo que a idolatria e a desobediência levam à desgraça. Os reis do Reino do Norte falharam todos nessa prova, enquanto que em Judá alguns reis falharam, e outros não.

No Primeiro Livro dos Reis aparecem os profetas de Deus, homens corajosos que falavam em nome dele e que diziam ao povo que não adorasse ídolos nem desobedecesse a Deus. Especialmente notáveis são Elias e a história da sua discussão com os profetas de Baal (capítulo 18).

Esboço:

O fim do reinado de Davi - 1.1-2.12
Salomão torna-se rei - 2.13-46
O reinado de Salomão - caps. 3-11
1. Os primeiros anos - caps. 3-4
2. A construção do Templo - caps. 5-8
3. Os últimos anos - caps. 9-11
Os dois reinos - caps. 12-22
1. A revolta das tribos do Norte - 12.1-14.20
2. Os reis de Judá e de Israel - 14.21-16.34
3. O profeta Elias - caps. 17-19
4. O rei Acabe - 20.1-22.40
5. Josafá e Acazias - 22.41-53

O SEGUNDO LIVRO DOS REIS

O Segundo Livro dos Reis é a continuação da história dos dois reinos israelitas. Este livro começa onde a história parou em 1 Reis. O livro de 2 Reis pode ser dividido em duas partes:

1) A história dos dois reinos, desde o ano 850 antes de Cristo até a queda de Samaria e o fim do Reino do Norte, em 721 antes de Cristo.
2) A história do Reino de Judá, desde a queda do Reino de Israel até a conquista e destruição de Jerusalém pelo rei Nabucodonosor, da Babilônia, em 586 antes de Cristo.
O livro termina com a história de Gedalias como governador de Judá e conta como o rei Joaquim foi libertado da prisão na Babilônia. A queda dos reinos de Israel e de Judá acontece porque os reis e o povo infiéis ao Deus Eterno. A destruição de Jerusalém e a ida de grande parte do povo de Judá para o cativeiro marcam um momento decisivo na história israelita.

Esboço:

O Reino dividido - caps. 1-17
1. O profeta Eliseu - 1.1-8.15
2. Os reis de Judá e de Israel - 8.16-17.4
3. A queda de Samaria - 17.5-41
O Reino de Judá - caps. 18-24
1. De Ezequias a Josias - caps. 18-21
2. O reinado de Josias - 22.1-23.30
3. Os últimos reis de Judá - 23.31-24.20
A queda de Jerusalém - cap. 25

O PRIMEIRO LIVRO DAS CRÔNICAS

Os livros de 1 e 2 Crônicas contam novamente os acontecimentos já registrados nos livros de Samuel e Reis, mas de um ponto de vista diferente. A história dos reis israelitas, como aparece nos livros das Crônicas, tem dois propósitos principais:
1. Mostrar que, embora tivessem caído desgraças sobre os reinos de Israel de Judá, Deus mantinha as promessas que havia feito à nação e continuava a realizar o seu plano para o seu povo através das pessoas que moravam em Judá. Como base para esta afirmação, o escritor conta as conquistas de Davi e Salomão, as reformas de Josafá, Ezequias e Josias e fala do povo que continuou fiel a Deus.
2. Descrever o início da adoração a Deus no Templo de Jerusalém e a organização do trabalho dos sacerdotes e dos levitas, que eram os encarregados do culto. Davi é apresentado como aquele que planejou o Templo e o culto embora tivesse sido Salomão quem veio a construir o Templo.

Esboço:

Genealogias e listas - caps. 1-9
A morte de Saul - cap. 10
O reinado de Davi - caps. 11-29
1. Problemas e conquistas - 11.1-22.1
2. Preparativos para a construção do Templo - 22.2-29.30

O SEGUNDO LIVRO DAS CRÔNICAS

O Segundo Livro das Crônicas, que é a continuação do Primeiro Livro das Crônicas, começa com a narração dos acontecimentos do reinado de Salomão em Israel e Judá.
Depois da morte do rei Salomão, a nação se dividiu em dois reinos, o do Norte e o do Sul (cap. 10). Daí em diante, conta-se a história de Judá, o reino do Sul, até a queda de Jerusalém no ano 586 antes de Cristo, quando os judeus foram levados como prisioneiros para a Babilônia.

O livro termina falando do decreto de Ciro, rei da Pérsia, que deixou que os judeus voltassem para Jerusalém e reconstruíssem o Templo.

Esboço:

O reinado de Salomão - caps. 1-9
1. Os primeiros anos - cap. 1
2. A construção do Templo - 2.1-7.10
3. Os últimos anos - 7.11-9.31
A revolta das tribos do Norte - cap. 10
Os reis de Judá - 11.1-36.12
A tomada de Jerusalém - 36.13-23

Você Acredita em Tarô?



O homem é o único ser que carrega em si, uma vida física e outra espiritual.

A dimensão espiritual o aproxima do Criador, esta comunhão enche a sua existência de esperança, amor, submissão e mais uma série de qualidade que juntas, confere ao servo uma vida equilibrada e cheia do Espírito Santo. O amparo concedido por Deus, o faz andar sobre as dificuldades, numa perspectiva de vitória contínua. A vida é completa!

A opção de servir a Deus é uma escolha pessoal; despertada no coração pelo Espírito de Deus, cabe ao homem dar atenção e prosseguir no novo caminho ou não. Infelizmente uma grande maioria da população não atende este chamado, a conseqüência é um sentimento de vazio e desesperança constante. Esta sensação alcança a todos os níveis sociais, indistintamente.

O diabo, sempre, astuto e hábil não perde a oportunidade e expõe o seu poder, aos quatros cantos da terra. Mostra-se vivo e atuante, revestido de grande autoridade. A dois mil anos atrás, Paulo lança um alerta, e descreve a futura manifestação do inimigo como: “Anjo de luz e ministro de justiça” (2Co 11.14,15). Oh graças! A palavra de Deus se cumpre integralmente. É notório o agir do maligno nos dias atuais; mostra-se como um verdadeiro “anjo de luz”, pregando: o amor ao próximo; a necessidade de ser bom; a sinceridade; curas e dons, e demais qualidades de uma pessoa digna! Os seus “cavalos” (discípulos), incontestáveis “ministros de justiça”, preocupados com o bem-estar da humanidade praticam a caridade e clamam por justiça social. Religiões e filosofias encontram aos milhares, algumas milenares, outras, relativamente novas; cada uma com um enfoque diferente (fé, cientifica, etc.), mas, convergindo numa só realidade: Contrárias aos princípios bíblicos.

Nesta mensagem o foco está sobre o TAROT. Não tem aparência de religião, no entanto, é uma prática altamente espiritualizada. Ensina que as cartas

O que é Tarot?

É um baralho composto de 78 cartas, dividido em 2 grupos principais: os Arcanos Maiores, compostos por um grupo de 22 cartas (numeradas de 0 a 21 ou de 1 a 22) e os Arcanos Menores, composto por um grupo de 56. Distribuídas em 4 naipes (Copas, Paus, Espadas e Ouros - como no baralho tradicional), cada um com 14 cartas, dispostas de As a 10, inclusas em cada grupo as figuras do Rei, Rainha, Cavaleiro e Valete. As cartas são ilustradas com o simbolismo universais, relacionadas às imagens arquetípicas que compõem os mitos e lendas, artisticamente representadas através do conjunto de formas (geometria), cores, figuras humanas, animais e vegetais, objetos e números, totalizando em códigos especiais de acesso à Alma humana.

O termo Arcano, literalmente significa oculto ou misterioso, evocando a idéia de um conteúdo ainda hermético que precisa ser aberto e revelado.

O Tarot servindo como instrumento advinhatório, ele servirá apenas para vislumbrar o futuro, conectando-se aos eventos presentes e passados. Como instrumento divinatório, estabelece a relação do homem com sua alma e essa, com Deus. Adivinhar significa decifrar algo que está oculto; já divinizar, estabeleceria a idéia de conectar com sua alma, com o universo, com o Criador.

Não existem "cartas positivas ou negativas" dentro do Tarot. Cada carta é adequada ao padrão de consciência do ser humano e definitivamente, a interpretação deve fugir da visão fatalista. Fatos "negativos ou positivos" analisados em consultas podem trazer até efeitos contrários, pois vivemos num universo impermanente. Por isso, quem determina a interpretação é o tarólogo e não o Tarot, pois o profissional deve apenas estar "afinado ou sintonizado" com seu inconsciente e as forças superiores.

As informações sobre o Tarot são diversas, mas, em todas elas vê-se que a mão do inimigo está presente. O futuro cabe a Deus, e ninguém tem acesso. Chega-se à conclusão que o Senhor Deus é totalmente dispensável.
Servo de Deus, não dê valor as palavras do inimigo, não seja seduzido pela sua astúcia. Jamais, consulte seus discípulos.

O maligno tem aproveitado este momento, são dias nos quais os homens se mostram sedentos pelas coisas espirituais, o diabo disponibiliza ao homem uma variedade grande de caminhos; é possível encontrar filosofias e religiões que agradam a todos os gostos. Partindo de rituais simplíssimos à complexidade de religiões seculares.

Os servos do Senhor Jesus precisam estar atentos, vigiando, para não se deixarem enganar pelo inimigo das almas em suas muitas manifestações.

Elias R. de Oliveira

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dando prosseguimento aos esboços dos livros da bíblia, hoje:Juízes,Rute,I e II Samuel

JUÍZES

O livro de Juízes conta a história de Israel desde a conquista da terra de Canaã até o começo da monarquia. Nesse tempo surgiram os "juízes", que eram principalmente chefes militares, mas também resolviam as questões legais do povo.Este livro ensina que o povo de Israel só continuaria a existir se fosse a Deus, enquanto que a infidelidade sempre levaria à desgraça. Porém há mais do que isso. Mesmo quando a nação era infiel, e a desgraça vinha, Deus estava sempre pronto a salvar o seu povo quando eles se arrependiam e voltavam para ele.

Esboço:

Acontecimentos depois da morte de Josué - 1.1-2.10
Os juízes de Israel - 2.11-16.31
Vários acontecimentos - caps. 17-21

RUTE

A história de Rute passa-se no tempo em que o povo de Israel era governado juízes. Rute, uma jovem do país de Moabe, casa-se com um israelita. Este morre, e então Rute se apega à sua sogra, demonstrando profunda devoção ao Deus de Israel.
Depois de algum tempo, Rute casa-se de novo, agora com um parente do seu primeiro marido. E foi por causa desse segundo casamento que Rute veio a ser bisavó de Davi, o maior rei de Israel.

As histórias dos juízes mostram as desgraças que vieram o povo de Deus se afastou dele. Este livro conta as bênçãos que recebe uma estrangeira quando se volta para o Deus de Israel e assim passa a fazer parte do seu povo.

Esboço:

Noemi volta com Rute para Belém - cap. 1
Rute conhece Boaz - caps. 2-3
Boaz casa-se com Rute - cap. 4

O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL


O Primeiro Livro de Samuel registra a passagem do período dos juízes para o dos reis. Esta mudança na vida nacional de Israel gira principalmente em torno de três nomes: Samuel, Saul e Davi. Samuel foi o último dos juízes. Saul foi o primeiro rei de Israel, e Davi, o segundo.

Da leitura deste livro, bem como da dos outros livros históricos do Antigo aprendemos que a fé em Deus traz bênçãos enquanto que a desobediência leva à desgraça. Esta verdade foi dita pelo próprio Deus ao sacerdote Eli: "Respeitarei os que me respeitam, mas desprezarei os que me desprezam" (1 Samuel 2.30).
No princípio o povo de Israel não entendeu bem o que queria dizer ter um Deus era considerado o verdadeiro rei de Israel, mas, em resposta ao pedido do povo, ele escolheu um rei para eles. Tanto o rei como o povo viviam debaixo da autoridade e do julgamento de Deus (1 Samuel 2.7-10). Os direitos de todo o povo, ricos e pobres, eram garantidos pelas leis de Deus.

Esboço:

Samuel como juiz de Israel - caps. 1-7
Saul se torna rei - caps. 8-10
Os primeiros anos do reinado de Saul - caps. 11-15
Davi e Saul - caps. 16-30
A morte de Saul e dos seus filhos - cap. 31

O SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL


2 Samuel é a continuação de 1 Samuel. Neste livro se conta a história de Davi, que foi rei primeiro de Judá, no Sul (capítulos 1-4). Depois ele foi rei de toda a nação, incluindo Israel, no Norte (capítulos 5-24).

2 Samuel narra as lutas de Davi contra os inimigos de dentro e de fora, para se firmar no poder e para estender o seu reino.
Davi era homem de profunda fé e devoção a Deus e como líder foi capaz de conquistar a lealdade do seu povo. Mas ele também cometeu pecados de crueldade e violência, que a Bíblia não esconde. Porém, quando Natã, o profeta, apontou a Davi os seus pecados, ele os confessou e aceitou o castigo de Deus.

A vida e as realizações de Davi impressionaram profundamente o povo de Tanto assim que, mais tarde, nos tempos de angústia, quando precisavam de outro rei, eles pediam "um filho de Davi". Desejavam um rei descendente de Davi, que fosse igual a ele.

Esboço:

Davi governa Judá - caps. 1-4

Davi governa Judá e Israel - caps. 5-24

1. Os primeiros anos - caps. 5-10
2. Davi e Bate-Seba - 11.1-12.25
3. Problemas e dificuldades - 12.26-20.26
4. Os últimos anos - caps. 21-24

Trem da Vida


Há um livro que compara a vida a uma viagem de trem.

Uma leitura extremamente interessante, quando bem interpretada.
Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e
desembarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns desembarques
e grandes tristezas em outros.

Quando nascemos, entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas
que, julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco.

Infelizmente, isso não é verdade; em alguma estação eles descerão e nos
deixarão órfãos de seu carinho, amizade e companhia insubstituível...
Mas isso não impede que, durante a viagem, pessoas interessantes e que virão
a ser superespeciais para nós, embarquem.

Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos. Muitas pessoas tomam
esse trem, apenas a passeio, outros encontrarão nessa viagem, somente
tristezas, ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem
precisa.

Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por ele de uma
forma que,quando desocupam seu acento, ninguém nem sequer percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros, que nos são tão caros,
acomodam-se em vagões diferentes dos nossos; portanto, somos obrigados a
fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante ele, atravessemos, com grande dificuldade nosso vagão e cheguemos até eles...
só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já terá
alguém ocupando aquele lugar.

Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias,
esperas, despedidas.....porém, jamais, retornos.

Façamos essa viagem, então, da melhor maneira possível, tentando nos
relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o
que tiverem de melhor,lembrando, sempre, que, em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e, provavelmente, precisaremos entender isso, porque nós também
fraquejaremos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.

O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada desceremos,
muito menos nossos companheiros, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso
lado.

Eu fico pensando, se, quando descer desse trem, sentirei saudades...

Acredito que sim, me separar de alguns amigos que fiz nele será, no mínimo
dolorido, deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos, com certeza será muito
triste,mas me agarro na esperança que, em algum momento, estarei na estação
principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não
tinham quando embarcaram...

e o que vai me deixar feliz, será pensar que eu colaborei para que ela tenha
crescido e se tornado valiosa.

(Texto de Silvana Duboc)

terça-feira, 15 de junho de 2010

Livros da Biblia : Números, deuteronômio e Josué



Continuando nosso pequeno estudo dos livros da Biblia...

NÚMEROS

Este livro se chama Números porque nele há duas contagens do povo: a primeira, feita quando os israelitas saíram do Egito (cap. 1); e a outra, feita quarenta anos mais tarde, antes de entrarem na terra de Canaã (cap. 26).

No período entre as duas contagens, os israelitas chegaram até Cades-Barnéia, no sul de Canaã, porém não conseguiram entrar por ali na Terra Prometida. Eles passaram muitos anos nessa região e depois foram até a zona montanhosa que fica a leste do rio Jordão. Uma parte do povo ficou ali, e a outra se preparou para atravessar o rio Jordão e entrar na Terra Prometida.

O livro de Números é a história de um povo que muitas vezes ficou desanimado e com medo diante das dificuldades e que se revoltou contra Deus e contra Moisés, o homem que Deus escolheu para ser o líder deles. É também a história da fidelidade de Deus, do seu cuidado constante para com o seu povo, que muitas vezes era fraco e desobediente. Este livro fala da firmeza de Moisés, que às vezes perdia a paciência, mas sempre mostrava ter um espírito de dedicação a Deus e ao seu povo.

Esboço:

Os israelitas se preparam para sair do monte Sinai - caps. 1-9
1. A primeira contagem do povo - caps. 1-4
2. Várias leis e regulamentos - caps. 5-8
3. A segunda Páscoa - cap. 9
Do monte Sinai até Moabe - caps. 10-21
O que aconteceu em Moabe - caps. 22-32
Resumo da viagem do Egito até Moabe - 33.1-49
Deus prepara o povo antes da travessia do rio Jordão - 33.50-36.13

DEUTERONÔMIO

No livro de Deuteronômio estão os discursos que Moisés fez quando o povo de Israel estava na terra de Moabe, a leste do rio Jordão. Depois de terem caminhado quarenta anos pelo deserto, os israelitas estavam prontos para atravessarem o Jordão e tomarem posse da terra de Canaã.

Nesses discursos Moisés faz o povo se lembrar do que Deus havia feito quarenta anos, como os havia livrado da escravidão do Egito e os havia levado pelo deserto para a Terra Prometida. Ele manda o povo obedecer a Deus e cumprir a sua parte do acordo que Deus havia feito com eles e avisa que serão castigados se forem desobedientes.

Moisés entrega novamente os dez mandamentos e fala da importância do primeiro mandamento, que ordena que o povo de Israel adore somente o Eterno, o Deus dos seus antepassados. Moisés também chama a atenção do povo para as outras leis e ordens que devem governar a vida dos israelitas. Finalmente Moisés escolhe Josué para ficar no seu lugar e, à ordem de Deus, sobe o monte Pisga, de onde vê a terra de Canaã, no outro lado do rio Jordão. Ali no monte morre Moisés, o maior de todos os profetas de Israel.

Acima de tudo o livro de Deuteronômio mostra o amor que Deus tem pelos israelitas. O Deus Eterno os escolheu para serem o seu povo. Portanto, eles devem amá-lo e obedecer aos seus mandamentos para que continuem a receber as bênçãos de Deus na terra onde vão morar.

A passagem-chave do livro se encontra em 6.4-6. Ali está o mandamento que chamou o mais importante de todos: "Amem o Eterno, o nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças."

Esboço:

O primeiro discurso de Moisés - 1.1-4.43
O segundo discurso de Moisés - 4.44-28.68
O terceiro discurso de Moisés - caps. 29-30
Os últimos conselhos de Moisés - caps. 31-32
A bênção de Moisés - cap. 33
A morte de Moisés - cap. 34

JOSUÉ

No livro de Josué, conta-se a história de como os israelitas invadiram a terra de Canaã e passaram a morar nela. A conquista de Canaã foi comandada por Josué, que ficou no lugar de Moisés como guia do povo de Deus.

Esboço:

A conquista de Canaã - caps. 1-12
A divisão da terra de Canaã - caps. 13-21
1. As terras a leste do Jordão - cap. 13
2. As terras a oeste do Jordão - caps. 14-19
3. As cidades para fugitivos - cap. 20
4. As cidades dos levitas - cap. 21
As tribos do Leste voltam para as suas terras - cap. 22
A despedida de Josué - caps. 23-24

Kaká participa da campanha contra prostituição na África do Sul.



Kaká continua com boas ações. Na última quarta-feira, no hotel Fairway, o meia brasileiro assinou um manifesto que faz parte de uma campanha contra a prostituição no África do Sul.

A cena seria gravada para fazer parte de um vídeo a ser exibido durante a Copa do Mundo na África do Sul.

O convite ao número 10 do Brasil partiu do ator norte-americano Ashton Kutcher, via twitter. Os dois se conheceram através do microblog. Além do movimento “Real Men Don’t Buy Girls” (Homens de Verdade Não Compram Mulheres), Kaká aderiu também a outra ação onde Kutchar está envolvido.

“Walk The World to Fight Hunger” (Caminhe Pelo Mundo Para Combater a Fome) é o nome da campanha encabeçada pela organização World Food Programme. Kakáé embaixador da ONU contra a fome. No vídeo gravado há cerca de um mês, ele aparece falando para jovens atletas com o se vence a partida contra a fome.

Ele lembra que 66 milhões de crianças em todo o planeta passam fome todo dia e só conseguem comer graças às merendas fornecidas nas escolas. E pede para que se unam a ele para “vencer esta Copa, a Copa do Mundo”.

www.adonaisnews.com.br

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia


Apartir de hoje vamos fazer um pequeno esboço de todos os livros da biblia
hoje começaremos com os 03 primeiros livros, Gênesis, Êxodo e Levítico...

GÊNESIS
A palavra Gênesis quer dizer "começo". Este livro conta como tudo o que existe começou e como surgiram os seres humanos, o pecado e o sofrimento. E conta como Deus, no começo, apareceu às pessoas e mostrou como deveriam ser obedientes a ele.
O livro de Gênesis se divide em duas partes:
A primeira, do capítulo 1 ao 11, conta como Deus criou tudo o que existe, incluindo a raça humana. Encontram-se aqui as histórias de Adão e Eva, Caim e Abel, Noé e o dilúvio e a torre de Babel.

A segunda parte, do capítulo 12 ao 50, conta a história dos hebreus: Abraão, Isaque, Jacó e os seus doze filhos, que foram o começo das doze tribos de Israel. E o livro termina com a história de José, um dos filhos de Jacó, que fez que os seus irmãos e o seu pai fossem morar no Egito.
No livro de Gênesis Deus age. Ele cria o mundo, cuida das pessoas e mostra interesse pelo seu povo. Deus julga e castiga os maus e abençoa os que lhe obedecem.

Esboço:

A criação do universo e da raça humana - caps. 1-2
O começo do pecado e do sofrimento - cap. 3
De Adão até Noé - caps. 4-5
Noé e o dilúvio - caps. 6-10
A torre de Babel - 11.1-9
De Sem até Abrão - 11.10-32
Os patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó - caps. 12-35
Os descendentes de Esaú - cap. 36
José e os seus irmãos - caps. 37-45
Os israelitas no Egito - caps. 46-50
ÊXODO

Êxodo quer dizer "saída", e este livro trata do acontecimento mais importante da história do povo de Israel, isto é, a saída dos israelitas do Egito, onde eram escravos.

O livro tem quatro partes principais:

1) A libertação dos hebreus;
2) A viagem até o monte Sinai;
3) O acordo de Deus feito com o seu povo no monte Sinai, onde Deus lhe deu as leis morais, civis e religiosas;
4) a construção de um lugar de adoração para o povo de Israel e as leis a respeito do sacerdócio e da adoração de Deus.

Acima de tudo, este livro descreve o que Deus fez, como ele o seu povo e como, daquela gente, ele formou uma nação cheia de esperança no futuro.
A figura humana central do livro é Moisés, o homem a quem Deus escolheu tirar o seu povo do Egito. No capítulo 3 lemos como Deus chamou Moisés e lhe revelou o seu nome sagrado "EU SOU QUEM SOU". O trecho mais conhecido do livro é a lista dos dez mandamentos, no capítulo 20.

Esboço:

Os israelitas são libertados da escravidão no Egito - 1.1-15.21
1. A escravidão no Egito - cap. 1
2. O nascimento de Moisés e a primeira parte da sua vida - caps. 2-4
3. Moisés e Arão e o rei do Egito - caps. 5-11
4. A Páscoa e a saída do Egito - 12.1-15.21

Do mar Vermelho ao monte Sinai - 15.22-18.27
A Lei e o acordo - caps. 19-24
A Tenda Sagrada e as instruções para a adoração - caps. 25-40


LEVÍTICO

No livro de Levítico estão as leis e os mandamentos que Deus mandou Moisés dar ao povo de Israel, especialmente as leis a respeito das reuniões de adoração, dos sacrifícios que o povo devia oferecer a Deus e dos deveres dos sacerdotes.
Todos os que serviam no Templo eram da tribo de Levi, tanto os sacerdotes como os seus ajudantes, os levitas.

A lição principal do livro é que o Deus do povo de Israel é santo. Portanto, esse povo que ele escolheu precisava ser santo também, isto é, precisava ser completamente fiel a Deus.

Neste livro encontra-se o mandamento que Jesus chamou o segundo mais de todos: "Ame os outros como você ama a você mesmo" (Levítico 19.18).

Esboço:

Leis a respeito de ofertas e sacrifícios - caps. 1-7
A ordenação de Arão e dos seus filhos para serem sacerdotes - caps. 8-10
Leis a respeito de pureza e impureza cerimoniais - caps. 11-15
O Dia do Perdão - cap. 16
Leis a respeito da vida santa e adoração santa - caps. 17-27

Á Lampada Queimada



Era véspera de Natal. Em todas as casas havia intensa alegria.
Nas ruas, era grande o movimento. Pessoas transitavam com pacotes, entrando e saindo de lojas cheias de compradores e vendedores ansiosos. O homem e a mulher se aproximaram de um restaurante. A mulher trazia nos olhos o brilho dos que sabem compartilhar alegrias e se sentem felizes com pequenas coisas. Sorria. O homem se apresentava carrancudo.

O rosto marcado por rugas de preocupação. No coração, um tanto de revolta.
Sentaram-se à mesa e, enquanto ela olhava o cardápio, procurando algo simples e gostoso para o lanche, ele começou a reclamar.

Reclamou que as coisas não estavam dando certo.
Ele tinha investido em um determinado produto em sua loja, contando que as vendas fossem excelentes, mas não foram.

O produto não era tão atraente assim. Ou talvez fosse o preço.
Enfim, o comerciante reclamava e reclamava.
De repente, ele parou de falar.

Observou que sua esposa parecia não estar ouvindo o que ele dizia.
Em verdade, ela estava mesmo era em outra esfera.
Olhava fixamente para uma árvore de natal que enfeitava o balcão do pequeno restaurante.

Sim, ela não estava interessada na sua conversa.
Ele também olhou na mesma direção e, de forma mecânica, comentou: a árvore está bem enfeitada, mas tem uma lâmpada queimada no meio das luzes.

É verdade, respondeu a mulher.

Há uma lâmpada queimada.

E você conseguiu vê-la porque está pessimista, meu amor.
Não conseguiu perceber a beleza das dezenas de outras luzes coloridas que acendem e apagam, lançando reflexos no ambiente.

Assim também acontece com a nossa vida.

Você está reclamando da venda do produto que não deu certo e se mostra triste.
Mas está esquecido das dezenas de bênçãos que brilharam durante todo o ano para nós.
Você está fixando seu olhar na única lâmpada que não iluminou nada.

Não há dúvida de que acharemos, no balanço das nossas vidas, diversas ocorrências que nos infelicitam.

Podemos chegar a sentir como se o mundo ruísse sob os nossos pés.
Porém, a maior tristeza que pode se abater sobre a criatura, multiplicando dificuldades para o espírito, é o mau aproveitamento das oportunidades que Deus lhe concede, para evoluir e brilhar.

Meditemos sobre isso e descubramos as centenas de lâmpadas que brilham em nossos caminhos.

Ao lado das dores e problemas que nos atingem as vidas, numerosas são as bênçãos que nos oferece a divindade.

Apliquemo-nos no dom de ver e ouvir o que é bom, belo e positivo.
Contemplemos a noite que se estende sobre a terra e sem nos determos no seu manto escuro, descubramos no brilho das estrelas as milhares de lâmpadas que Deus posicionou no espaço para encher de luz os nossos olhos.

Acostumemo-nos a observar e a ver o bem em toda a parte a fim de que a felicidade nos alcance e possamos sentir a presença do criador, que é amor na sua expressão mais sustentando-nos as vidas.

domingo, 13 de junho de 2010

Hoje é Dia de Faxina



“exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” (Hb 3:13)

Há pouco tempo vimos na imprensa uma notícia de uma senhora idosa que, pelo período de vinte anos, acumulou lixo em sua residência, enchendo todos os cômodos de uma espaçosa mansão, em bairro nobre em São Paulo. Do piso até o teto. O único espaço disponível que sobrou para ela morar foi dentro de um carro pequeno na garagem.

Embora rica, morava como mendiga.

Essa senhora não só colocou em risco a sua própria vida, como também a dos vizinhos, pois sua casa foi contaminada por todo tipo de fungos, bactérias, baratas, pulgas, cupins, escorpiões e insetos de todo tipo e até ratos. Foi presa e vai ser submetida a tratamento e talvez até a processo.

Havia tanto lixo na casa que a Prefeitura levou policiais e vinte e quatro homens da equipe de limpeza para retirar tudo. Durante muitos dias de trabalho, os caminhões saíram da casa repletos de lixo. E tome detergente, água sanitária, sabão, dedetização, desratização, limpeza de caixas d’água, etc.

Em nossa vida espiritual também acontece o mesmo. Por anos a fio vamos acumulando nossa alma com entulho, lixo, restos de “alimento”, coisas velhas, enferrujadas e sem valor algum, a não ser sentimental. Porcarias de todo o tipo.

São medos, angústias, ansiedades, preocupações, mágoas contra as pessoas. Falta de perdão. Preconceitos, juízos, invejas, murmurações, maldições, cobiças, etc. Tudo aquilo que envenena o coração e contamina o homem: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina” (Mt 15:18-20).

Primeiro o coração, depois todo o ser é envenenado. E assim também, todos à sua volta sofrerão. Cônjuge, filhos, familiares, vizinhos, amigos, colegas. Relacionamentos são abalados, rompidos, destruídos mesmo. Quem agüenta ficar perto de alguém que é puro rancor? Só vive murmurando? É invejoso? Cobiça tudo o que vê? Critica, julga, condena? Ou então vive emburrado, triste? Ninguém!

Uma pessoa assim acaba morando sozinha. Anteriormente rica de amigos, terá que viver como mendiga.

Só há uma solução para ela. Chamar quem é autoridade em limpeza de coração: Jesus Cristo!

Amado, hoje é o dia que o Senhor o chama. Não endureça o coração. Deixe Jesus entrar. Entregue-lhe todos os cômodos para uma faxina completa. Escancare as portas de todos os cômodos e armários. Até mesmo aqueles lá do fundo do quintal. Abra todas as gavetas, pastas e cadernos. Dê-lhe livre acesso aos diários em sua memória, aos planos e projetos, até mesmo aos “rascunhos”. Ponha tudo à vista do Senhor. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23,24).

Nada deve ficar sob reserva. Jesus irá fazer uma limpeza completa. Primeiro Ele lhe dará o perdão dos pecados e, em seguida, irá virar tudo de pernas para o ar. Eliminar todo “rato”, “cupim”, “pulga”, arrancar as ervas daninhas, as raízes de amargura, tristeza, ódio, mágoa, inveja, etc.. Jesus fará uma purificação completa em sua vida, eliminando o cheiro de morte e trazendo-lhe um cheiro novo de vida. Jesus trará paz ao seu coração. “Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa!” (Lc 10:5). E se a casa for digna, Ele passará a habitar ali eternamente, ceará contigo e você com Ele. E nunca mais haverá espaço para o mal se acumular em sua vida.

E quando seus vizinhos, que outrora te abandonaram, virem a caçamba de “entulho” à sua porta, também eles trarão alguns de seus próprios entulhos para jogarem fora. Você passará a ser um canal de bênçãos e não de morte.

A paz do Senhor Jesus esteja contigo.

José Adelson de Noronha
www.aleluia.com.br

Guarde O Teu Coração



porque dele procedem as fontes de vida (Pv 4.23.)

Um dos significados para a palavra carência é “falta do preciso”, isto é, ausência de algo que se quer, que se tem necessidade. Para alguns, esse sentimento nasce em casa, quando não se tem um lar estruturado, e na tentativa de suprir tal necessidade, os bares, as igrejas, os amigos, a internet, os filmes, ou até mesmo as drogas, tornam-se meios de busca para o preenchimento do referido sentimento.

Em Gênesis 2.18, podemos ver que Deus se preocupou com a solidão do homem, por isso Ele mesmo criou uma companheira, ajudadora, para Adão. Podemos crer que Deus nos criou para relacionarmos uns com os outros. Mas o relacionamento nem sempre é fácil, podemos sofrer e causar sofrimento nas pessoas, por isso é preciso sabedoria lá do Alto para conduzir os relacionamentos que surgem na nossa vida. Outra questão é a confiança. Relacionamento requer confiança, porém podemos depositá-la nas pessoas erradas.

Os lobos em pele de ovelhas aparecem tanto para homens quanto para mulheres, causando confusão. Ganham a atenção e coração da pessoa, e quando se sentem “saciados”, procuram outras presas. Troca, rejeição, abandono, resulta, quase sempre, em carência. E essa triste experiência pode resultar num afastamento, isolamento, de tudo e de todos.

Na época em que fiz seminário, conheci uma jovem que sofreu muito com os relacionamentos que teve. Ela foi minha colega de sala, e contou-me que antes de se converter passou por poucas e boas na área sentimental. Ela se relacionou com um rapaz “problema”, o tipo “garanhão” que vemos por aí, e o namoro era um “vai e vem”, terminavam e depois reatavam. E quando ele não estava com ela, estava com as outras. Essa moça era filha adotiva, vivia num lar desestruturado, e não se sentia amada pelos irmãos, logo via no namorado um refúgio para sua carência. Ele, sabendo disso, se aproveitava da situação, e exercia forte influência sobre ela. Outro fator que contribuía para que essa moça se mantivesse “presa” a esse moço era o carinho dos pais dele para com ela.

Ela se entregou de corpo e alma ao tal rapaz. Não conseguiu se guardar, nem “guardar o coração”, acabou engravidando e teve que abortar o bebê. Certamente esse não era o plano de Deus para a vida dela, mas por não conhecê-Lo verdadeiramente, ela fez escolhas erradas e sofreu as consequências.

Conto essa história não como forma de expor a vida dessa preciosa irmã, mas por saber que essa experiência ajudou e tem ajudado muitas pessoas. Por meio dessa história podemos tirar muitas lições. Lição para você que é pai ou mãe: observe e aprecie mais o tempo com seu filho, ensine-o a guardar o coração. Você que é casado: converse mais com o seu cônjuge. Você que está solteiro: não se feche para a vida, busque a cura, o suprimento da sua carência em Deus, pois só Ele é a fonte completa de alegria.

::Jaqueline Santos Sales

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails