"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 5 de março de 2011

Até Quarta-Feira 09/03


PAZ, devido ao feriado de terça-feira,
só atualizarei o blog na quarta-feira 09/3,
para onde vou não acessarei a internet...

Deus abençoe a todos e cuidado com as siladas
do inimigo, Pedro1 5:8 diz:
Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo,
anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar...

Até Quarta-feira

Reflexão de Sábado


“Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.
“Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “ ‘Não matarás,
não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,
honra teu pai e tua mãe e ‘Amarás o teu próximo como a ti
mesmo’”. Mateus 19:17-19



Algumas pessoas pensam que sua salvação é alcançada através
da obediência a certos mandamentos ou proibições. Outros vêem o
entendimento correto de determinadas doutrinas como a chave para a
vida eterna. Ambos destes pensamentos dão no mesmo beco sem saída
– legalismo. Ninguém consegue obedecer tudo ou entender tudo
perfeitamente. Devemos tentar, dentro das nossas condições,
sempre entender e obedecer tudo que Deus espera de nós. Mas,
ninguém consegue. Alguns têm mais força de vontade. Outros têm
mais inteligência, enquanto outros tem uma maior proporção de
fé ou de humildade. Alguém consegue acertar em tudo? Não. Por
isso ninguém será salvo baseado no seu performance. Somos salvos
não por aquilo que nós fazemos, mas, por aquilo que Jesus fez por
nós. Quando o jovem rico perguntou “Quais” mandamentos ele
precisava obedecer ele revelou o desfiladeiro do legalismo –
ninguém consegue acertar em tudo. Ninguém consegue obedecer tudo
ou entender tudo perfeitamente. Sempre haverá uma margem de erro.
Daí começamos a fazer distinção entre alguns mandamentos e
outros, algumas doutrinas e outras. Na verdade, a única coisa que
falta em muitas pessoas é entregar tudo a Jesus e confiar na
perfeição e no entendimento dEle. Deus já disse que o que Jesus
fez foi o suficiente. Basta a nós agora confiar naquilo que Jesus
fez e seguir adiante. O resto é com Jesus.

Paz



Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego.” (Romanos 2:9-10 ARA)

Há algumas filosofias e crenças tentando ensinar que o homem é intrinsecamente bom, mas o que a Biblia diz é o contrário. O mal que há em nós está ali, é inerente ao ser humano. Estes versículos mostram um contraste muito interessante neste sentido. Quando Paulo diz “primeiro ao judeu e também ao grego” está generalizando e querendo dizer “a todos”.

O que mais me chama atenção é que glória e honra a gente consegue entender com facilidade. Sermos reconhecidos por quem somos, e especialmente pelo que praticamos, é algo compreensível. Mas esperar paz por praticar o bem parece coisa contraditória. Digo isso por que os bondosos normalmente se metem em encrenca com grande facilidade. Seja por esbarrar em algum tipo de lobby setorial, seja por ferir interesses dos menos eticamente balizados, seja simplesmente por fazer de graça e com generosidade o que tem alguém cobrando para fazer. Mas este texto promete paz.

Num momento da vida a gente vai ter de escolher entre acreditar na lógica, na racionalidade, nos fatos ao nosso redor, na palavra dos estudiosos OU na Biblia. Não é sempre que vamos poder juntar os dois, talvez até eu ousaria dizer, cada vez menos. Num mundo onde as circunstâncias ao nosso redor falam em morte, a Biblia fala em vida abundante. Esta decisão vai afetar radicalmente nosso comportamento, pois poderemos praticar o bem despretenciosamente tendo promessa de paz.

Eu não sei quanto a você, mas eu me preocupo em ter paz. Me sinto mal até em ver crianças discuntindo por pirulito, muito mais adultos se desentendendo, casais brigando, chefes dando bronca, discussões de trânsito, brigas no PROCON… Isso me faz sentir muito mal. Quero paz, sou da paz, sou SHALOM. E você? Também quer paz? Comece crendo nessa promessa.

“Pai, fortalece-me para ser bem sucedido nas tentativas de fazer o bem e deixar o mal de lado. Abençoa-me com paz e me faz crer nisso.”

Mário Fernandez

Maria: Uma Testemunha Silenciosa do Cristo




A posição de Maria, a mãe de Jesus, tem sido freqüentemente mal compreendida. Alguns a exaltaram à posição de rainha do céu, onde acreditam que ela funcione como uma mediadora, apresentando as petições dos fiéis. A Bíblia não oferece nenhum apoio a tal doutrina. Outros têm negado o significado ao seu papel como a única mulher na História que concebeu um filho sem um pai carnal. Negando o milagre do nascimento de Cristo, os incrédulos sugerem que Maria era uma mera mãe solteira.

No meio de tais idéias falsas a respeito da mãe de Jesus, é importante notar o poder de seu testemunho sobre seu filho. Numa hora em que quase todos os outros abandonaram Jesus, sua mãe permaneceu ao pé da cruz para ver seu primogênito morrer. Ela poderia ter bradado para admitir que a história de um nascimento virgem era uma mentira, e que seu filho era simplesmente um homem demente com uma noção errada de sua própria divindade. Mas Maria estava silenciosa. Ela permitiu que Jesus morresse porque ele cria -- como ela também -- que ele era o Filho de Deus.

A última menção de Maria, na Bíblia, é encontrada am Atos 1:12-14, onde ela estava reunida com outros discípulos depois da ascensão de Jesus. A mãe de Jesus era, agora, sua seguidora. Ela partilharia com outros crentes os riscos de ser contada como uma cristã, uma crente nesse homem que nasceu de uma jovem virgem, em Belém, 33 anos antes.

Sem pronunciar nenhuma palavra, a própria presença de Maria junto à cruz e, mais tarde, entre os discípulos, oferece um poderoso testemunho da divindade de Cristo. O único humano que conhecia de primeira mão sua origem era uma seguidora de Jesus. Ela não é para ser venerada como a Mãe de Deus, mas é para ser imitada como uma fiel filha de Deus e serva de Jesus.

-por Dennis Allan

Saia da Folia



"Salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2.40)

Muito providencial aos interesses de Momo a veiculação da campanha do Ministério da Saúde para a prevenção da AIDS durante o carnaval. O gingle proclama: "o meu anjo falou e o diabo concordou...", numa alusão clara à promiscuidade sexual desenfreada, desde que devidamente protegida. A conclusão que se chega é traduzida na seguinte frase; caia na folia!

Infelizmente até os órgão governamentais se curvam ante a perversidade dos foliões entenebrecidos pela ditadura momesca. Quem não cai na folia não está conforme a norma usual e não sabe aproveitar a vida, o que é um absurdo sem tamanho. Embriagar-se, promiscuir-se, prostituir-se e degenerar os padrões éticos é aproveitar a vida? Bem asseverou o Apóstolo Pedro em Atos 2.40.

Devemos tomar muito cuidado com as sutilezas do inimigo que tenta investir de historicidade folclórica toda a carnalidade e permissividade hedonista que paira sobre a festa carnavalesca. O vínculo com o ocultismo e com a feitiçaria, os ritmos embalados pelo Candomblé, as baianas representando as mães-de-santo e as coreografias que simulam a possessão demoníaca, bem como o grande número de Escolas de Samba que abordarão temas esotéricos são prova clara de que o carnaval não é uma simples festa popular, mas sim uma tentativa de inculcar nas pessoas o sincretismo e a veneração, mesmo que subjetiva – o vislumbre com a beleza e a grandiosidade da festa – ao diabo.

Vale ressaltar que no barracão de uma escola de Samba do Rio de Janeiro, em reportagem mostrada pela televisão, um jovem trabalhador na construção de carros alegóricos declarou ter medo de se aproximar do carro denominado pomba gira, pois "as imagens olham para min de forma estranha", disse o rapaz. Será que não somos capazes de perceber a gravidade e a malignidade do carnaval nem diante de uma retumbante confissão como esta?

Amados irmãos e irmãs. Jovens... igreja de Cristo. Saia da folia! Não se permita a assistir desfiles nem por curiosidade. Não permita que seus filhos saiam às ruas para ver, mesmo que inocentemente, os blocos, fanfarras ou desfiles. Toda essa festa é fantasiosa e tem o objetivo claro de minimizar o satanismo e levar a igreja a subestimar o inimigo de nossas almas. Subestimar o poder de satanás é prova de que perdemos a percepção de quem é Jesus Cristo, Marcos 5.6-8. Vivemos um tempo no qual o diabo não tenta fazer-nos desacreditar de Jesus. Sua estratégia é nos levar a subestimar o seu poder e sua atuação no mundo, impondo à igreja uma parcimônia devastadora e a uma conivência com o mundanismo que chega a ser suicida.

Devemos sonhar e orar pelo dia quando a igreja não precisará colocar o bloco na rua para a evangelização durante o carnaval. Devemos sonhar e orar pelo dia em que as Escolas de Samba e Blocos não encontrarão foliões, avenidas ou sambódromos para seus desfiles, por que o Cristo de Deus, Senhor da igreja, em resposta às nossas orações, declara com onipotente autoridade: "Sai desse homem, espírito imundo"... Acabou a folia.

Fernando Fernandes é Pastor da 1ª Igreja Batista em Penápolis/ SP e Prof. no Seminário Teológico Batista de São Paulo. E-Mail: prfcf@terra.com.br

sexta-feira, 4 de março de 2011

Reflexão de Sexta-Feira


“Mestre”, perguntaram eles, “quando acontecerão essas
coisas? E qual será o sinal de que elas estão prestes a
acontecer?” Ele respondeu: “Cuidado para não serem enganados.
Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘O tempo
está próximo’. Não os sigam.” Lucas 21:7-8


Dos dias de Jesus até hoje, sempre houve pessoas alertando
sobre o fim dos tempos. Todos eram enganados e enganaram outros.
Jesus sabe que todo ser humano está sujeito ao engano. Pessoas que
falam em nome de Jesus, citam a Bíblia e apontam para "sinais" nos
eventos atuais conseguem chamar muita atenção. Mas, o que foi que
Jesus disse? "Não os sigam." Quem é que norteia seu caminho?
Você está buscando a Jesus diligentemente? Você está na palavra
de Deus diariamente? Você está sempre pedindo a Deus para guiar
as suas decisões e planos? Se assim for, você conhecerá bem
melhor a voz do seu Mestre. Você pode ser enganado por um momento,
mas, você saberá logo se aquele que você está seguindo é de
fato Jesus ou não. Aproveite todas as oportunidades que você tem
para conhecer Jesus. Busque-o de todo seu coração. Você o
achará e ele lhe guiará no caminho seguro. Seja o que for que
acontecer ao seu redor, todos os eventos da história estarão
apenas levando para sua vida eterna com Deus.

Pense


“Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus
pés erra o caminho”. Provérbios 19:2


Talvez uma das coisas mais importantes que podemos fazer para
crescer espiritualmente é ter paixão sobre as coisas certas. Nós
nos aborrecemos sobre questões inconseqüentes. Ficamos
apaixonados por tudo, desde esportes até torta de chocolate. Mas
zelo, paixão por uma questão, deve ser ancorada com sabedoria
espiritual e entendimento. Podemos ficar nervosos sobre algo e
perder por completo a vontade do Senhor porque fomos cegados pelas
nossas paixões. Quero ter pessoas zelosas ao meu redor, mas quero
que sejam zelosas pelas coisas de Deus e por questões eternas.

A Reforma




Escrito por Fernando de Almeida

Durante muito, os primeiros cristão foram perseguidos e até mortos por causa de Cristo. A situação mudou quando o imperador romano Constantino, 313 d.C., institui uma série de benefícios ao Cristianismo, tais como: isenção de impostos, terras, pagamento dos bispos e ajuda na construção de templos. Poder e dinheiro passaram a influenciar a vida da Igreja, que, em 392 d.C., se fundiu com o Estado, tornando-se a mesma coisa.

Com isso, muitos passaram a fazer parte da “nova religião”, não pó convicção e fé, mas por favores e benefícios. Aquela vida comunitária, aquele amor cristão, o partir o pão de casa em casa e o socorrer aos necessitados viraram práticas do passado. O Cristianismo começou a decair moralmente, e seus fiéis não corresponderem à Palavra e à vontade de Deus.

Na Idade Média, quem mandava na Igreja era o Papa. Naquela época, ele tinha plenos poderes para instituir e derrubar reis e reinos: A igreja passou de perseguida a perseguidora, e muitos sofreram nas mãos dessa “Igreja Cristã”. Foi criado o “clero”, que era uma liderança muito mais política que espiritual, e mantinha uma distância enorme do povo. O clero não parecia de forma alguma com o grupo dos apóstolos, que viviam em meio ao povo.

Veja alguns erros que a Igreja neste período:
• 380 d.C. – Oração pelos mortos
• 535 d.C. – Instituição das procissões
• 538 d.C. – Celebração da missa de costa para o povo
• 757 d.C. – Adoração de imagens
• 884 d.C. – Canonização de santos
• 885 d.C. – Adoração da “Virgem Maria”
• 1022 d.C. – Legalização da penitência por dinheiro
• 1059 d.C. – Aceitação da transubstanciação dos elementos da Ceia (acreditar que o pão e o vinho se transformam verdadeiramente no corpo e sangue de Cristo, de forma tal, que embora pareça pão e vinho, o que você esta comendo e bebendo é o próprio e real corpo e sangue de Jesus).
• 1215 d.C. – Adoção da confissão auricular
• 1470 d.C. – Invenção do rosário

Diante de tantas coisas erradas e corrompidas uma Reforma era urgente.
Quando falamos em reforma logo pensamos em algo que será melhorado. Você não começaria uma reforma em sua casa para que ela ficasse em um estado pior. Foi isso o que aconteceu com a Igreja no período da Reforma Protestante – buscou-se consertar o que estava errado, voltar à Palavra de Deus. A igreja precisava ser restaurada no reto caminho e abandonar os desvios que havia tomado.
Veremos um pouco do que aconteceu naquele período e, principalmente, os importantes ensinos bíblicos resgatados pelos reformadores.


1 – Reforma na Igreja
É preciso entender a Reforma Protestante, não como alguns sugerem, apenas um ato político, em que príncipes e nobres puderam rebelar-se contra o poder dominante da Igreja Católica. A Reforma envolveu, principalmente, a vida espiritual da época. Martinho Lutero era um monge católico que, a partir do estudo das Escrituras, descobriu a verdade de que o justo deveria viver pela fé (Rm 1.17). Transformado por essa verdade da Palavra de Deus, Lutero desejava agora corrigir os erros que encontrava na Igreja Católica.

No dia 31 de outubro de 1517, véspera do “Dia de todos os Santos”, ele afixou suas 95teses à porta da Igreja do castelo, na cidade alemã de Wittemberg, combatendo principalmente a venda de indulgência praticada pela Igreja. As indulgências eram documentos que, quando comprados, concediam perdão pelos pecados, tanto para vivos, quanto para parentes já mortos.

A igreja Romana reagiu duramente a esse ato de Lutero, mas iniciava-se ali o movimento da Reforma Protestante. Lutero foi excomungado e perseguido pela Igreja Católica, mas contou com o apoio do povo alemão. A verdade da justificação pela fé estava apenas começando a percorrer a Europa.

Sucederam a Lutero outros grandes reformadores, com João Calvino, Melanchton, Zwínglio e Knox. João Calvino pode ser considerado o grande sistematizador da teologia da Reforma com a sua obra: “As institutas da Religião Cristã”
Deus conduziu homens para que a Igreja voltasse à verdade da sua Palavra. Os discípulos de Cristo do período da Reforma deixaram marcas profundas na sociedade e na Igreja. Podemos entender melhor essas marcas estudando as “bandeiras” levantadas pelos reformadores – os Sola’s da reforma.

2 – Os Sola’s da Reforma
A palavra latina Solas significa “somente”. Os reformadores definiram cinco lemas usando essas palavras e suas variações. Vejamos.

A. Sola Scriptura – Somente as Escrituras

A Bíblia era conhecida somente pelos estudiosos da Igreja Católica que a utilizavam como bem entendiam. A Igreja defendia práticas totalmente estranhas à Palavra de Deus ensinado “doutrinas que são preceitos de homens” (Mc 7.7). O movimento da Reforma disse “não” a esse procedimento da Igreja Romana e afirmou Sola Scriptura, ou seja, somente cremos e praticamos o que a Bíblia ensina, somente a Bíblia deve ser a nossa regra de fé e prática.

Os reformadores se empenharam em traduzir a Bíblia para que todas as pessoas tivessem acesso a ela e pudessem julgar os ensinos da Igreja por meio do próprio estudo da Palavra. Muitas vezes não damos o devido valor ao fato de hoje termos a facilidade da Palavra de Deus impressa em nossa própria língua e não a estudamos tanto quanto deveríamos. Lembre-se: devemos ser guiados somente pela Escrituras.

B. Solus Christus – Somente Cristo

Cremos que a Bíblia é a nossa única regra de fé e prática e, estudando-a, verificamos que Cristo é o tema central das Escrituras.. Quando a Palavra de Deus é tomada como regra de vida, obrigatoriamente termos Cristo como centro de nosso viver.
Jesus mesmo afirmou que as Escrituras testificam dele (Jo 5.39). Ao caminhar com os discípulos de Emaús, após ter ressuscitado, Cristo falou sobre o fato de que toda a Escritura testificava dele e que aquelas coisas deveriam acontecer (Lc 24.25-27).
A teologia não pode estar centrada no homem, mas em Cristo. A igreja Romana, jeitosamente, colocava o homem no centro. Eram as necessidades do homem que precisavam ser atendidas e não a vontade de Deus expressa em sua Palavra. Devemos nos lembrar das palavras do apóstolo Paulo aos gálatas: “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo” (Gl 1.10). Somos servos de Cristo e não de homens. Portanto, somente Cristo.

C. Sola Gratia – Somente a Graça

A Igreja Romana ensinava que a graça de Deus era concedida ao crente à medida em que ele cooperava com ela. Os reformadores se levantaram contra isso afirmando a verdade bíblia de que a graça é imerecida. Em momento algum, mesmo que realizando um ato de extrema bondade aos olhos dos homens, somos dignos de qualquer merecimento da parte de Deus. Afirmar que o homem coopera com a graça de Deus é buscar uma pregação centrada nos homem e não em Deus, “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2.13). Lembramos, ainda, das palavras de Paulo aos Romanos: “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia” (Rm 9.16).

Mesmo no meio evangélico, por vezes, há o equívoco de se pregar uma graça divina submissa à vontade do homem. Dizem os pregadores que, pedindo com insistência, fazendo jejuns, “correntes”, e coisas parecidas, Deus vai responder ao que se está pedindo. Dificilmente se fala sobre a condição miserável do homem em sua natureza pecaminosa e sua necessidade total da maravilhosa graça de Deus. Precisamos urgentemente reafirmar: somente a graça!

D. Sola Fide – Somente pela Fé

A Igreja Romana não negou a necessidade da fé para a salvação. Porém, eles referiam-se a uma fé que, na verdade, era um mero consentimento ao ensino da igreja. Não é essa a fé da qual fala bíblia. Os reformadores demonstraram que a fé que traz a salvação é a confiança na promessa de Deus e Cristo de salvar pecadores.

Somos tornados justo pelo sacrifício perfeito de Cristo, pois somente ele é perfeitamente justo. A justiça de Cristo é imputada a nós pela fé. Não se trata de uma fé, que também seria “cooperativa”, mas da fé que nos é concedida por Deus: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8).
Devemos ter fé, mas é preciso esforço, empenho, pois podemos “cair da graça”, é o que dizem muitas pregações. A palavra de Deus nos ensina: somente pela fé!

E.Soli Deo Gloria – Somente glória a Deus

“Prega a Escritura é pregar a Cristo; pregar é Cristo é pregar a cruz; pregar a cruz é pregar a graça; pregar a graça é pregar a justificação; pregar a justificação é atribuir o todo da salvação à glória de Deus e responder a essa Boa Nova em grata obediência por meio de nossa vocação no mundo.” (Michael Horton, “Os Sola’s da Reforma” in Reforma Hoje, Editora Cultura Cristã, 1999, pág. 124). Essa frase de Michael Horton resume bem o que representam os sola’s da Reforma.. Tudo resulta na glória de Deus. Todas a glória é devida ao seu nome. Deus revelou-se através das Escrituras; enviou seu Filho para morrer no lugar de seus escolhidos; concedendo, somente por sua graça, a salvação pela fé. Os alcançados pela graça divina rendem louvores em espírito e em verdade ao Deus Todo-Poderoso.
Devemos nos perguntar se reconhecemos de fato que somente Deus é digno de adoração. É isso que transparece em nossos cultos? Neles, exalta-se o nome de Deus, ou o “grande” pregador, o pastor que cura, o conjunto musical? Os pregadores, em seus púlpitos, estão preocupados em render glória a Deus por meio de sua pregação ou somente em fornecer mensagens “confortadora” para o rebanho, que sirvam como um momento de “relaxamento” e “descontração”? Devemos ter em mente que toda glória deve ser dada somente a Deus.

Conclusão

A Reforma Protestante foi marcada por homens que decidiram seguir a Jesus, que fizeram de sua vida um testemunho do que Deus pode fazer na vida de qualquer um de nós. Devemos estar dispostos a, assim como aqueles homens, defender as doutrinas principais da bíblia e proclamá-la em alto e bom som.
Que Deus nos conceda ousadia e coragem para anunciarmos a verdade de sua palavra àqueles que estão em caminhos tortuosos.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Reflexão de Quinta Feira


Alguns dos seus discípulos estavam comentando como o templo era
adornado com lindas pedras e dádivas dedicadas a Deus. Mas Jesus
disse: “Disso que vocês estão vendo, dias virão em que não
ficará pedra sobre pedra; serão todas derrubadas”.
-- Lucas 21:5-6


Embora não tenhamos hoje nenhum retrato do templo, devia ser um
dos edifícios mais impressionantes da história. Além da sua
beleza física, o templo representava o centro da religião judaica
e a própria presença de Deus entre seu povo. No entanto, por
causa da corrupção humana, o local também simbolizava o engano
das aparências e a falsidade espiritual. Deus não é contido em
construções humanas, nem limita sua atuação a cultos e
reuniões. Há sempre a tentação entre aqueles que "servem" a
Deus para servirem cada vez mais a si mesmo. Mas, isso não deve
nos impedir de seguir a Deus na forma que ele planejou. O plano de
Deus para a grande maioria leva a nosso envolvimento numa igreja
local. O prédio pode ser suntuoso ou simples, o que importa é a
residência de Deus nos corações daqueles que congregam lá e
servem naquela região. O prédio onde você congrega um dia terá
seu fim. Se houver corrupção ou falsidade da parte de alguns,
Deus também dará o devido fim a isso. Mas, o templo em que o
Espírito Santo habita e goza de livre atuação durará para
sempre. Se Jesus for verdadeiramente seu Senhor, então este templo
é você! Cuide bem hoje da residência oficial do Rei!

Um Encontro Com Deus



Esta é uma história verídica, narrada por John Powell, S.J.
professor de Teologia da Fé, da Loyola University de Chicago, EUA:

"Um dia, há muitos anos atrás, eu estava de pé na porta da sala,
esperando meus alunos entrarem para nosso primeiro dia de aula do semestre.
Foi aí que vi Tom, pela primeira vez.
Não consegui evitar que meus olhos piscassem de espanto.
Ele estava penteando seus cabelos longos e muito loiros
que batiam uns vinte centímetros abaixo dos ombros.
Eu nunca vira um rapaz com cabelos tão longos.
Acho que a moda estava apenas começando nessa época.
Mesmo sabendo que o que importa não é o que está fora,mas o que vai dentro da cabeça,
naquele dia eu fiquei um pouco chocado.
Imediatamente classifiquei Tom com um "E" de estranho... muito estranho!
Tommy acabou se revelando o "ateísta de plantão" do meu curso de Teologia da Fé.
Constantemente, fazia objeções ou questionava sobre a possibilidade de existir um Deus-Pai que nos amasse incondicionalmente.
Convivemos em relativa paz durante o semestre, embora eu tenha que admitir que às vezes ele era bastante incômodo.

No fim do curso, ele se aproximou e me perguntou, num tom ligeiramente irônico:
- O senhor acredita mesmo que eu possa encontrar Deus algum dia?
Resolvi usar uma terapia de choque:
- Não, eu não acredito! - respondi.
- Ah! - ele respondeu - Pensei que era este o produto que o senhor esteve tentando nos vender nos últimos meses.
Eu deixei que ele se afastasse um pouco e falei, bem alto:
- Eu não acredito que você consiga encontrar Deus,mas tenho absoluta certeza de que Ele o encontrará um dia.
Ele deu de ombros e foi embora da minha sala e da minha vida.

Algum tempo depois soube que Tommy tinha se formado e, em seguida,
recebi uma notícia triste:
ele estava com um câncer terminal.
E antes que eu resolvesse se ia à sua procura, ele veio me ver.
Quando entrou na minha sala, percebi que seu físico tinha sido devastado pela doença e que os cabelos longos não existiam mais, devido à quimioterapia.
Entretanto, seus olhos estavam brilhantes e sua voz era firme, bem diferente daquele garoto que conheci.
- Tommy, tenho pensado em você. Ouvi dizer que está doente! - falei.
- Ah, é verdade, estou seriamente doente.
Tenho câncer nos dois pulmões.
É uma questão de semanas, agora.
- Você consegue conversar bem a esse respeito?
- Claro, o que o senhor gostaria de saber?
- Como é ter apenas vinte e quatro anos e saber que está morrendo?
- Acho que poderia ser pior.
- Como assim?
- Bem, eu poderia ter cinqüenta anos e não ter noção de valores ou ideais,
ou ter sessenta anos e pensar que bebida, mulheres e dinheiro são as coisas mais "importantes" da vida.

Lembrei-me da classificação que atribuí a ele:
"E" de "estranho" ( parece que as pessoas que recebem classificações desse tipo,
são enviadas de volta por Deus para que eu possa repensar o assunto ).
- Mas a razão pela qual eu realmente vim vê-lo - disse Tom
- foi a frase que o senhor me disse no último dia de aula. (Ele se lembrava!...)
Tom continuou:
- Eu lhe perguntei se o senhor acreditava que eu encontraria Deus algum dia
e o senhor respondeu 'Não', o que me surpreendeu.
Em seguida, o senhor disse, "mas Ele o encontrará".

Eu pensei um bocado a respeito daquela frase, embora na época não estivesse muito interessado no assunto.
Mas quando os médicos removeram um nódulo da minha virilha e me disseram que se tratava de um tumor maligno,
comecei a pensar com mais seriedade sobre a idéia de procurar Deus.
E quando a doença se espalhou por outros órgãos, eu comecei realmente a dar murros desesperados nas portas de bronze do paraíso.
Mas Deus não apareceu. De fato, nada aconteceu.
O senhor já tentou fazer alguma coisa por um longo período,
sem sucesso?
A gente fica cansado, desanimado.
Um dia, ao invés de continuar atirando apelos por cima do muro alto atrás de onde Deus poderia estar... ou não... eu desisti, simplesmente.
Decidi que de fato não estava me importando... com Deus, com uma possível vida eterna ou qualquer coisa parecida.
E decidi utilizar o tempo que me restava fazendo alguma coisa mais proveitosa.

Pensei no senhor e nas suas aulas e me lembrei de uma coisa que o senhor havia dito noutra ocasião:
" A tristeza mais profunda, sem remédio, é passar pela vida sem amar.
Mas é quase tão triste passar pela vida e deixar este mundo sem jamais ter dito às pessoas queridas o quanto você as amou."
Então resolvi começar pela pessoa mais difícil: meu pai.
Ele estava lendo o jornal quando me aproximei dele:
- Papai...eu disse.
- Sim, o que é? - ele perguntou, sem baixar o jornal.
- Papai, eu gostaria de conversar com você.
- Então fale.
- É um assunto muito importante!
O jornal desceu alguns centímetros, vagarosamente.
- O que é?
- Papai, eu o amo muito. Só queria que você soubesse disso.
O jornal escorregou para o chão e meu pai fez duas coisas que eu jamais havia visto:
Ele chorou e me abraçou com força.
E conversamos durante toda à noite, embora ele tivesse que ir trabalhar na manhã seguinte.
Foi tão bom poder me sentar junto do meu pai, conversar, ver suas lágrimas, sentir seu abraço, ouvi-lo dizer que também me amava!...
Foi uma emoção indescritível!

Foi mais fácil com minha mãe e com meu irmão mais novo.
Eles choraram também e nós nos abraçamos e falamos coisas realmente boas uns para os outros.Falamos sobre as coisas que tínhamos mantido em segredo por tantos anos, e que era tão bom partilhar.
Só lamentei uma coisa: que eu tivesse desperdiçado tanto tempo,me privando de momentos tão especiais.
Naquela hora eu estava apenas começando a me abrir com as pessoas que amava.

Então, um dia, eu olhei, e lá estava ELE.
Ele não veio ao meu encontro quando lhe implorei.
Acredito que estava agindo como um domador de animais que, segurando um chicote, diz:
- Vamos, pule! Eu lhe dou três dias.. três semanas...
Parece que Deus não se deixa impressionar.
Ele age a Seu modo e a Seu tempo.
Mas o que importa é que Ele estava lá.
Ele me encontrou...
O senhor estava certo.

Ele me encontrou mesmo depois de eu ter desistido de procurar por Ele.
- Tommy - eu disse, bastante comovido
- o que você está dizendo é muito mais importante
e muito mais universal do que você pode imaginar.
Para mim, pelo menos, você está dizendo que a maneira certa de encontrar Deus,
não é fazendo Dele um bem pessoal,uma solução para os nossos problemas ou um consolo em tempos difíceis,mas sim se tornando disponível para o verdadeiro Amor.
O apóstolo João disse isto:
" Deus é Amor e aquele que vive no Amor, vive com Deus e Deus vive com ele".

- Tom, posso pedir-lhe um favor?
Você sabe que me deu bastante trabalho quando foi meu aluno.
Mas (aos risos) agora você pode me compensar por aquilo.
Você viria à minha aula de Teologia da Fé e contaria aos meus alunos
o que você acabou de me contar?
Se eu lhes contasse não seria a mesma coisa, não tocaria tão fundo neles!
- Oooh!... eu me preparei para vir vê-lo, mas não sei se estou preparado para enfrentar seus alunos. - Então, pense nisto.

Se você se sentir preparado, telefone para mim.
Alguns dias mais tarde, Tom telefonou e disse que falaria com a minha turma.
Ele queria fazer aquilo por Deus e por mim. Então marcamos uma data.

Mas, o dia chegou... e ele não pode ir.
Ele tinha outro encontro, muito mais importante do que aquele.
Ele se foi... Tom havia dado o grande passo para a verdadeira realidade.
Ele foi ao encontro de uma nova vida e de novos desafios.
Antes de ele morrer, ainda conversamos uma vez.
- Não vou ter condições de falar com sua turma. - ele disse.
- Eu sei, Tom.
- O senhor falaria com eles por mim?
O senhor falaria... com todo mundo por mim?
- Vou falar, Tom. Vou falar com todo mundo.
Vou fazer o melhor que puder.
Portanto, a todos vocês que foram pacientes,lendo esta declaração de amor tão sincero, obrigado por fazê-lo.
E a você Tommy, onde quer que esteja, aí está:eu falei com todo mundo... do melhor modo que consegui.
E espero que as pessoas que tiveram conhecimento desta história,
possam contá-la aos seus amigos, para que mais gente possa conhecê-la..."

"OS AMIGOS SÃO O MEIO PELO QUAL DEUS GOSTA DE CUIDAR DE NÓS!..."
QUE FALEMOS PARA AS PESSOAS QUE VERDADEIRAMENTE NOS AMAM: - EU TE AMO !!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Reflexão Quarta Feira


“Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder
a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?”
-- Mateus 16:26


É tentador pensar que Jesus está só falando de pessoas
mundanas, correndo atrás de riquezas materiais. Há riquezas que
seduzem os fiéis também. Poder. Autoridade. Admiração.
Influência. O senso de superioridade, de fazer parte de uma elite
espiritual. Todas estas tentações sussurram nas profundezas dos
corações de Cristãos também. Pode ser num ministério local ou
numa missão nacional. É possível perder a alma tentando ganhar o
mundo para Cristo. Se Satanás usou esta tentação em Jesus
(4:8-10), será que ele vai nos poupar? Há métodos e atitudes que
podem render resultados impressionantes. Mas eles podem também
comprometer nossa integridade, corroer nosso tratamento para com
outros e até ameaçar nossa salvação. O seu mundo pode ser
pequeno, pode caber dentro de uma cidade ou congregação ou até
mesmo uma casa. Mas será que você está disposto a morrer para
seu desejo de possuir, de dominar, ou de sobressair dentro deste
seu mundo? Certamente Ananias e Safira não pretendiam vender suas
almas pelo preço de um terreno. Mas foi isso que fizeram. Será
que você começou a negociar a sua salvação e nem percebeu? Se
você tiver qualquer dúvida, peça para Deus sondar o seu
coração. Peça-Lhe para falar com você por meio da Palavra, por
pessoas que Ele mesmo enviará. Peça ajuda dEle, que Ele
responderá.

Exemplo do Jardineiro




Nos Estados Unidos, a maioria das residências tem por tradição em sua frente um lindo gramado, e diversos jardineiros autônomos para fazer aparos nestes jardins.

Um dia, um executivo de marketing de uma grande empresa dos Estados Unidos contratou um desses jardineiros. Chegando em sua casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 13 anos de idade, mas como já estava contratado, ele pediu para que o garoto executasse o serviço.

Quando já havia terminado, solicitou ao executivo a permissão para utilizar o telefone, no que foi prontamente atendido. Contudo, o executivo não pôde deixar de ouvir a conversa. O garoto havia ligado para uma senhora e perguntara:

- A Senhora está precisando de um jardineiro?
- Não. Eu já tenho um - respondeu.
- Mas além de aparar, eu também tiro o lixo.
- Isso o meu jardineiro também faz.
- Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço - disse ele.
- Mas o meu jardineiro também o faz.
- Eu faço a programação de atendimento o mais rápido possível.
- Não, o meu jardineiro também me atende prontamente.
- O meu preço é um dos melhores.
- Não, muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom.

Desligando o telefone, o executivo lhe disse:
- Meu rapaz, você perdeu um cliente.
- Não - respondeu o garoto. Eu sou o jardineiro dela. Eu apenas estava medindo o quanto ela estava satisfeita.

Será que Deus está satisfeito conosco?

Em Oração, vamos falar com ele?

Cantor Waguinho dá testemunho no programa Esquenta da Rede Globo



O cantor gospel Waguinho esteve no programa Esquenta da Rede Globo no último domingo para falar sobre preconceito religioso e aproveitou a oportunidade para contar seu testemunho. O pagodeiro ficou conhecido no Brasil inteiro quando era vocalista do grupo Morenos e em seguida partiu para a carreira solo.

Após sua conversão ele passou a gravar louvores em samba, uma ferramenta que, segundo ele, é melhor para falar com as comunidades por onde passa para evangelizar.

No programa, Waguinho falou sobre o trabalho de recuperação de presidiários, usuários de drogas e traficantes que desenvolve juntamente com sua igreja a Assembleia de Deus dos Últimos Dias, presidida pelo Pastor Marcos Pereira. De acordo com ele cerca de 7 mil pessoas já foram recuperadas pelo seu ministério.

O cantor fala de forma humilde que o trabalho de ressocialização que ele desenvolve não tem o objetivo de encher a denominação que ele frequenta. Tanto que sua igreja possui 700 pessoas e não as 7 mil que foram restauradas pelo trabalho que desenvolvem. ” Não obrigamos ninguém a ser crente”, diz.

No programa comandado por Regina Casé estavam representantes de diversas religiões o que a apresentadora chamou de “a cara do Brasil” se referindo a mistura cultural existente.

Depois de contar seu testemunho de vida, Waguinho cantou uma de suas músicas mais famosas “Dono da Boca” e ainda fez uma participação com o grupo Pura Sensação cantando “Segura na Mão de Deus”.

terça-feira, 1 de março de 2011

Reflexão Terça Feira


Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.

Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.

Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. A seguir, levantou-se e foi para seu pai.

Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso.” - Lucas 15:11-24

Quais foram as palavras do filho quando voltou? “Não mereço ser chamado seu filho” ele disse. Ele estava contente em voltar apenas como um trabalhador. Só tinha um problema. Apesar do filho estar disposto a deixar de ser filho, o pai não estava disposto a deixar de ser seu pai.

Como as palavras do pai devem ter o surpreendido - “Meu filho estava morto...” O jovem pensou que tinha perdido seu lugar no lar. Ele não abandonou seu pai? Ele não desperdiçou sua herança? Ele presumiu que teria perdido também sua filiação. Mas, o pai não desistia assim. Para ele o filho ainda era um filho. Ele pode ter deixado a mesa do lar. Mas, ele nunca saiu da família. Ele pode ter deixado a casa de seu pai. Mas, nunca saiu do seu coração.

Não é bom saber que nós temos um Pai assim também? E não há dia melhor do que este para lembrar esta preciosa verdade. Que Deus lhe ajude a lembrar cada dia do ano o quanto Ele lhe ama e a descobrir o caminho de volta para casa - é só seguir seu irmão mais velho, Jesus.



Pai, por todos nós filhos pródigos, todos nós que nos afastamos, ou na caminhada ou no coração, queremos dizer obrigado. Obrigado por ser nosso Pai. Obrigado por nos enviar Jesus. Obrigado, Espírito, por nos agüentar. Que possamos devolver um pouco da felicidade incomparável que conhecemos em ser seus filhos. Obrigado pelo maior presente de todos os tempos - a bênção de sermos chamados filhos de Deus. Em nome e por amor a Jesus oramos. Amém.

Dennis Downing

Campanha Volta Ao Lar - "Quero Meu Irmão de Volta"



Dia 20 de fevereiro de 2011 iniciou em todo o Brasil a campanha “De Volta ao Lar”, que tem como objetivo retomar vidas que por qualquer motivo se afastaram do caminho do Senhor.

Não é diferente na nossa cidade de Pimenta Bueno, a 2ª Igreja Quadrangular sobre a responsabilidade do Pr.Julio César/Pra.Eliana, também deu inicio nessa mesma data essa campanha está sendo distribuindo material da campanha como: adesivo, banner, adesivo perfurado,etc.

O Pastor Julio César crê que toda a igreja estará envolvido nessa campanha e irão buscar aquelas pessoas que uma vez aceitaram Jesus, se batizaram mas não se alicerçaram na fé.

Tema bíblico da campanha é: Lucas 15:11-32

Com o passar dos anos, temos visto centenas de ovelhas se distanciando do aprisco.
Algumas migram para outros ministérios, outras, por alguma questão que, nem sempre é conhecida, se dispersam, não encontrando mais seu lugar. Jesus, em Seu Sermão, previu que, com o passar do tempo, "por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos" (Mateus 24.12).

Como nunca, o mundo se mostra um concorrente acirrado. Tem proposto, com criatividade, ofertas atraentes, principalmente a adolescentes e jovens, como "baladas", jogos eletrônicos, "amor livre" e vícios.

A Igreja, de modo geral, muitas vezes, parece não atentar ao que está acontecendo. É tempo de avaliarmos o que acontece ao nosso redor. Um membro que se perde é um elo do cordão que se arrebenta, enfraquecendo todo o corpo.

O apóstolo Paulo adverte: "Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia" (Hebreus 10.25). "Admoestando-nos uns aos outros" significa corrigir com carinho reciprocamente. É nosso dever pensar não só em nosso bem-estar cristão, mas também olhar para trás e ver aquele que precisa de ajuda para caminhar lado a lado. É hora de nos compadecermos daqueles que se dispersaram, buscando-os onde quer que estejam. Em algum lugar escondido, há um grito sufocado banhado em lágrimas pedindo socorro.

Com a preocupação em retomar o que, por qualquer motivo, tenha se desviado, a Igreja do Evangelho Quadrangular, através de seu Conselho Nacional, na pessoa de seu presidente, Rev. Mario de Oliveira, dá o primeiro passo em busca daquele que, um dia, se perdeu. Temos uma mensagem de salvação forte, alicerçada no quádruplo ministério de Cristo. É o alimento suficiente para manter fortalecido o corpo, a alma e o espírito de todo aquele que a nós se achegar.

"VOLTA AO LAR" é o instrumento que o Senhor nos revelou para lançarmos mão e atingirmos nossos objetivos de resgate de vidas. Uma campanha que nos ajudará a trazer irmãos que necessitam de ajuda para retornar à nossa família. Através dos meios de comunicação, mostraremos que a IEQ é seu verdadeiro lar, e serão sempre bem-vindos, não importando o que ocasionou seu afastamento.
Nossos braços estarão sempre abertos para recebê-los "porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado" (Lucas 15.22).

Pastor é suspeito de abusar sexualmente de meninas em SP



A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Franca, a 400 km de São Paulo, está investigando uma denúncia de abusos sexuais que podem ter sido praticados por um pastor evangélico de 32 anos contra oito meninas com idades entre 13 e 16 anos. Segundo a polícia, o crime foi entre agosto de 2010 e janeiro deste ano.

O pastor é suspeito de cometer os abusos quando as meninas iam à casa dele à noite para cuidar de seus dois filhos, de 3 e 6 anos. A denúncia foi feita por uma mãe ao Conselho Tutelar, que encaminhou o caso à DDM nesta terça-feira (22), quando foi registrado um boletim de ocorrência. O pastor não está em Franca, mas será intimado a depor.

O vereador e pastor Otávio Pinheiro (PTB) disse que seu colega foi afastado das funções quando a diretoria da Igreja Evangélica Assembleia de Deus tomou conhecimento das acusações. Isso ocorreu há pelo menos dez dias, segundo ele. O pastor foi substituído e a igreja aguardará a investigação da Polícia Civil para definir qual será o destino do pastor.

Fonte: G1

Frei é preso ao sair de motel com adolescente em MT



Um frei foi preso, na noite de segunda-feira (31), em Várzea Grande (MT), quando saía de um motel acompanhado de uma adolescente de 16 anos. De acordo com a Polícia Civil, ele deve responder por estupro.

“Nós recebemos uma denúncia, no ano passado, de que ele teria um relacionamento com essa adolescente. Começamos a investigação e em janeiro tivemos a confirmação. Ele frequentava motéis com a menor e usava o carro da paróquia para ir aos locais com ela”, diz ao G1 a delegada Juliana Palhares, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande.

O frei é de uma paróquia em Cuiabá e, segundo Juliana, tinha um relacionamento próximo com a família da adolescente. “A família está em choque, porque eles frequentavam a paróquia e mantinham uma certa amizade com o frei. Eu entendo que essa proximidade é suficiente para viciar o consentimento da menor, por isso ela é considerada vulnerável, não tem condições de impedir o abuso”, afirma.

Após a prisão, o frei foi levado para a delegacia, mas ficou em silêncio durante o interrogatório, segundo a delegada. Ele foi então encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá para exames e, em seguida, levado para o sistema prisional.

A menor também foi encaminhada à delegacia e foi ouvida pela polícia, acompanhada da mãe. A adolescente passou por exames no IML e deve receber atendimento psicológico.

Fonte: G1 / O Verbo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails