"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 13 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS



19 - O Amigo Importuno - Lucas 11.5-8

Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer; e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender; digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar.

As portas das casas naquele tempo eram muito pesadas e difíceis de fechar e abrir.

As pessoas geralmente mantinham suas portas constantemente abertas. Quando alguém fechavaa porta, isso era facilmente compreendido como um recado de “não quero ser
importunado”. Assim, era muito deselegante bater a uma porta fechada, a não ser que se tratasse de uma emergência.

O vizinho egoísta não representa Deus, isso deve ficar bem claro. A lição é tirada por contraste e não por comparação. Não esqueça jamais:
Cristo não quis de maneira alguma que os discípulos pensassem que teriam que “importunar” a Deus para conseguir uma bênção. Jesus mostrou o contraste entre a atitude do vizinho egoísta e a de Deus, pois este tem enorme prazer em nos atender, deseja sempre nos abençoar.

Com efeito, a lição que Jesus deu aos discípulos, o tema central da parábola foi o da perseverança na oração. A chegada do amigo à meia-noite era um imprevisto e Jesus sabia que os discípulos, no ministério cristão, enfrentariam muitos desafios, dificuldades e imprevistos. Muitas vezes sua fé seria provada e seriam tentados a desanimar.
Ainda, muitas pessoas chegariam a eles, com muita fome do Pão da Vida (Jesus) e eles se sentiriam como pegos desprevenidos, sem recursos a oferecer e teriam obrigação de
receber essas pessoas sem escusas.

O homem nada tinha a oferecer ao amigo viajante que chegou à meia-noite, mas recorreu a alguém que tinha alimento e insistiu com ele.

Ele garantiu que o Espírito Santo seria dado a quem pedisse. É uma certeza, podemos
reivindicar. Podemos reivindicar o fruto do espírito?

Sim, podemos. Só temos que entender que não é possível reivindicar bênçãos que somente beneficiem a nós mesmos, isolada e egoisticamente.

“Nossa missão no mundo não é servir ou agradar a nós mesmos; devemos glorificar a Deus, com Ele cooperando para salvar pecadores.”

Tentar reivindicar algo que não seja fruto do Espírito é um erro. Pela oração não podemos ambicionar mudar a Deus. Não podemos mudá-Lo, mas oramos para nos identificar com Ele.

Um Espinho Na Carne



---Eu não me conformo com Paulo. Sempre que medito na Palavra, quando ele fala do modo como foi transformado, detenho-me e penso...

---Com toda a sua cultura farisaica, com o seu temperamento autoritário, rígido e até cruel, penso como ele renunciou a todo o poder, prestígio, fama, riqueza e se tornou pobre, fraco, açoitado, incompreendido, tudo por amor a Cristo! Como uma pessoa como ele se deixou levar a tal ponto? Por quê? Só vejo uma alternativa: Ele queria conhecer a verdadeira liberdade!

---Tinha tudo, mas nunca teve nada! Era prisioneiro de si mesmo. A lei sempre o dominou e o controlou, era o seu senhor. Por ela e com ela ele fazia tudo. Até no dia em que as escamas lhe caíram dos olhos e pôde ver-se a si mesmo (Atos 9:18). Caiu em si e compreendeu que estava tudo errado! Decidiu dar um passo de fé. Lançou-se nos braços de Jesus! Fechou os seus olhos naturais e, como fazem os meninos quando brincam 'de cavalinho' com os seus pais, saltou por inteiro, deixou-se levar sem duvidar, navegando nas asas do Espírito Santo! A cada viaje com o Espírito Santo foi aprofundando a tal ponto que o seu conhecimento e intimidade com ele eram quase ilimitados. Que privilegiado!

---Eu não conseguia entender isto, até que reparei em 2ª Coríntios 12. Paulo, como todo ser humano normal, questionava-se quanto à necessidade de gloriar-se, até que finalmente decidiu contar as visões e revelações que recebeu do Senhor. Ele pensava que tinha direito de gloriar-se em suas fraquezas. Assim, quando tivesse a tentação de gloriar-se, diria a verdade. Deste modo não correria o risco de ser demasiadamente gloriado.

---Mas parece que Deus pensava diferente. Para lembrar-lhe que veio do pó, deu-lhe um espinho na carne. Este 'presente' veio acompanhado de um mensageiro de Satanás que o esbofeteava todas as vezes que se esquecia quem era e se exaltava.

---Ele pensava que, com tanta intimidade com Deus, este problema seria facilmente resolvido com a oração. Ele orou três vezes. Na verdade, creu que não devia ter orado só três vezes, porque Paulo vivia e andava 'com o Espírito Santo'.

---Creio que por três vezes ele suplicou, jejuou, derreteu-se, quebrantou a sua alma, mas não obteve uma resposta favorável (Salmo 145:18 e Mateus 28:20); pelo contrário, recebeu um sonoro Não.

---Este não, traduzido pelo Espírito Santo, significava: "a minha graça te basta. Sou eu quem merece ser exaltado". Nós somos apenas vasos. Por sua graça, a cada passo somos purificados, limpos e santificados, mas continuamos sendo vasos. Depois de compreender esta verdade, Paulo pode humildemente gloriar-se nas fraquezas e repousar no poder de Deus, livre de si mesmo, de sua maneira de ser e pensar, e de sua própria soberba.

---Assim como Paulo aprendeu com este espinho em sua própria carne, nós precisamos aprender também. Os espinhos podem ser variados; mesmo assim, continuam sendo espinhos. O que não podemos permitir é que eles impeçam o Espírito Santo de atuar com liberdade em nós. Isto será possível se fizermos, livremente, uma escolha neste sentido: Eu quero!
---Minha oração constante é que a misericórdia de Deus me alcance, e eu possa como Paulo, me gloriar somente nas minhas fraquezas, percebendo através delas o Senhor. (LC).
Hictus

Conheça As 4 Utilidades Que Estão Escondiads Em Seu Celular




Paz, achei interressante um e-mail que recebi e por isso resolvi
publicar no blog, é de utilidade de todos, e não que é verdade fiz alguns testes
e comprovei a veracidade dessas informações, veja essas quatro dicas que talvez você nunca soube.

Será útil manter essas informações com você.
Existem algumas coisas que podem ser feitas em caso de emergência.
Seu celular é uma ferramenta que pode salvar sua vida.
Veja o que ele pode fazer por você:

Emergência I O número universal de emergência para celular é 112
Se você estiver fora da área de cobertura de sua operadora e tiver alguma emergência,
disque 112 e o celular irá procurar conexão com qualquer operadora possível para enviar
o número de emergência para você, e o mais interessante é que o número 112 pode ser
digitado mesmo se o teclado estiver travado. Experimente!

Emergência II
Você já trancou seu carro com a chave dentro?
Seu carro abre com controle remoto? Bom motivo para ter um celular.
Se você trancar seu carro com a chave dentro e a chave reserva estiver em sua casa,
ligue pelo seu celular, para o celular de alguém que esteja lá. Segure seu celular
cerca de 30cm próximo à porta do seu carro e peça que a pessoa acione o controle da
chave reserva, segurando o controle perto do celular dela. Isso irá destrancar seu
carro, evitando de alguém ter que ir até onde você esteja, ou tendo que chamar socorro.
Distância não é impedimento. Você pode estar a milhares de quilômetros de casa, e ainda
assim terá seu carro destrancado.

Emergência III *3370#
Vamos imaginar que a bateria do seu celular esteja fraca. Para ativar, pressione as
teclas: *3370#
Seu celular irá acionar a reserva e você terá de volta 50% de sua bateria. Essa reserva
será recarregada na próxima vez que você carregar a bateria.

Emergência IV *#06#
Para conhecer o número de série do seu celular, pressione os seguintes dígitos: *#06#
Um código de 15 dígitos aparecerá. Este número é único. Anote e guarde em algum lugar
seguro. Se seu celular for roubado, ligue para sua operadora e dê esse código. Assim
eles conseguirão bloquear seu celular e o ladrão não conseguirá usá-lo de forma alguma.
Talvez você fique sem o seu celular, mas pelo menos saberá que ninguém mais poderá usá-
lo. Se todos fizerem isso, não haverá mais roubos de celular.

sexta-feira, 12 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS




18 - O Bom Samaritano - Lucas 10.25-37

E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como lês tu? Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.Tornou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?

Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; E aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.

No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de Misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.


Na parábola do Bom Samaritano, os indivíduos não são idendificados pelos nomes, mas caracterizados pelas funções e ações. O homem assaltado é um anônimo: talvez um viajante, um desempregado em busca de trabalho; quem sabe um bóia-fria.
Entram em cena, então aqueles que tinham a solução do problemas às mãos: Um sacerdote, um levita e um samaritano.
Você perguntaria: Será que o sacerdote parou para ajudá-lo? Não! o sacerdote passou de lado, ou seja tentou ignorar aquela situação; O levita, quem sabe, preocupado pois poderia ser um parente ou amigo seu, deteve-se por um instante, olhou-o, e como não o reconhecesse, passou de largo. Neste momento apareceu um estranho, um "inimigo" , ou seja um samaritano, um estrangeiro. Os samaritanos eram inimigos, para os judeus , um foco purulento incrustado no seu território. Eram considerados como cães.
E o samaritano compadeceu-se dele, curou-lhe as feridas aplicando óleo e vinho; e colocou-o em cima do seu próprio animal e o levou para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: cuida deste e, se alguma coisa gastares a mais, e to indenizarei quando voltar.
Aqui estão algumas verdades para nós: 1. Muitos se dizem religiosos, cristãos, mas não desejam nenhum comprometimento com os probelams dos outros. Isto é negação de religião, isto é negar a Cristo. 2. Muitos julgam que devam ajudar aos seus familiares, seus parentes, colegas e amigos, e nada mais. O seu círculo de amor é muito limitado, sua atuação muito restrita. 3. Na concepção cristã, o nosso próximo não está limitado à nossa família, nossas amizades, nossa raça. Nosso próximo é todo aquele que necessita de auxílio e quem podemos ajudar. 4. A parábola nos ensina que a verdadeira religião é a prática do amor. É crer fazendo. É viver o que crê, e fazer o bem que se deve fazer. Tiago diz: "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações." Tiago 1:.27 A Bíblia nos diz: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todas as tuas forças e todo o teu entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo." Lucas 10:27 Quando Jesus terminou de contar esta história do bom Samaritano, disse para o doutor da lei: "Vai e procede tu de igual modo, e mais, . . . faze isto e viverás." Lucas 10:37-38. Nesta parábola contada por Jesus, se você fosse um dos integrantes, quem seria você? O sacerdote? O levita? Ou o bom samaritano? Agora olhe ao seu redor: Veja quantos necessitados, abandonados e carentes estão à beira da estrada, destruídos pelo pecado assaltados pelo mal. Veja quanta ruína e tragédia! então reaja: Ajude alguém hoje! faça o bem a alguém; diga uma palavra de conforto; levante um caído, anime-o, ponha seu amor em prática.

O Velho Póte Rachado



Um carregador de água, na Índia, levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do Senhor para quem o carregador trabalhava. O pote rachado sempre chegava com água apenas pela metade.

Foi assim por dois anos. Diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu Senhor. Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição. Sentia-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que lhe havia sido designado fazer.

Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote rachado, um dia, falou para o carregador à beira do poço: — Estou envergonhado. Quero lhe pedir desculpas.

— Por que? — perguntou o homem. — De que você está envergonhado?

— Nesses dois anos — disse o pote — eu fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho que leva à casa de seu Senhor. Por causa do meu defeito você não ganha o salário completo dos seus esforços.

O carregador ficou triste pela situação do velho pote, e, com compaixão, falou: — Quando retornarmos à casa do meu Senhor, quero que observes as flores ao longo do caminho.

De fato. À medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou muitas e belas flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu ânimo. Mas, no fim da estrada, o velho pote ainda se sentia mal, porque, mais uma vez, tinha vazado a metade da água, e, de novo, pediu desculpas ao carregador por sua falha.

O carregador, então, disse ao pote: — Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado do caminho? Notou ainda que a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava? Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu Senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.

Pra Você Que Pensa em Abandonar a Igreja...



Faz algum tempo, ouvi da boca de uma adolescente essa frase. Ela estava dizendo com todas as letras que ia se desviar. Coisa de criança. Mas ela levou a cabo e se afastou da igreja por um tempo.

O grande caso é que todos os dias pessoas tomam essa decisão não por falta de amor a Deus e a Jesus, mas por desgosto de ir a igreja e de compactuar com a safadeza que alguns andam cometendo por aí. Eu já passei por questões parecidas e sei o que é ter vontade de estar fora, mas estou convencido que na comunhão há vida.

Não desanime, não se afaste da igreja, o melhor argumento que eu tenho pra te convencer a ficar é que se Jesus não desistiu da igreja, pelo contrário investe nela porque nós desistiríamos? Desvie-se de tudo aquilo que te afasta de Jesus. Das obras da carne, das tentações, do medo de ser feliz, da falta de postura cristã mas não da igreja, pois no final quem vai perder é você.

E no mais, tudo na mais santa paz!


Postou Márcio de Souza, no Púlpito Cristão

quinta-feira, 11 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS



17 - Os Dois Devedores - Lucas 7.41-43

“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinqüenta.
Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais?
Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou. Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés.
Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. E disse a ela: Perdoados são os teus pecados.”


A chave desta parábola está na pergunta de Jesus: “Quem o amará mais?
Jesus, que é o credor que tem dois devedores, o pecador e Simão, particulariza o modo distinto de saldar a dívida de um e do outro, opondo a atitude amorosa, ardente do pecador à remissa do fariseu, e deduz que, tendo demonstrado maior amor a mulher, é de supor que fosse como conseqüência de haver lhe perdoado uma dívida deste modo maior. Pouco ama, em troca, aquele a quem pouco lhe perdoa,
A mensagem da parábola pode sintetizar-se assim: não se mede a situação real de um homem frente a Deus, somente pelos pecados –muitos ou poucos- que tenha cometido. Há muita gente que não peca nunca ou quase nunca, ao menos espetacularmente, e que permanece toda sua vida na tibieza ou na pobreza do amor de Deus. Pelo contrário, os amantes apaixonados de Deus, acham-se com freqüência entre os velhos pecadores.
Dois personagens: um fariseu da burguesia, tem a moral do homem que vive bem, cumpre a lei etc. Representa um genero de fiel sem paixão nem vibração, é daqueles de quem a Bíblia diz que Deus os “vomita” de sua boca porque não são nem frios nem quentes. (Apocalípse)
Uma mulher pecadora, uma amante apaixonada, que representa em troca a quem, de volta de uma vida desordena são capazes de amar plenamente ao descobrir o valor do que amam.
Na parábola dos Dois Devedores, ele abre o segredo daqueles que amam a Deus de uma maneira insuperável e, assim fazendo, revela a razão pela qual alguns homens e mulheres, eles mesmos em grande necessidade de misericórdia, são tão insensíveis, judiciosos e implacáveis

Você Conhece Galinha D´Angola



Há um tipo de galinha, a galinha d'angola, que parece estar sempre dizendo "tô fraco, tô fraco" em vez de cacarejar como as outras. Mesmo que alguma delas "imaginasse" ser forte, seu falar estaria sempre declarando que é fraca.

Podemos aprender com a galinha d’angola.

Nosso falar é poderoso! Pode abençoar e também amaldiçoar.

Se nosso falar declarar sempre o que vemos, consequentemente, também declarará o que queremos, mesmo que não o queiramos.

Por isso precisamos medir nossas palavras, pois elas farão realizar exatamente o que dissermos!

Na verdade, todos somos fracos em nós mesmos, fora de Cristo. Se tivermos uma atitude humilde ou não, se reconhecemos ou não nossa fragilidade diante Dele, até mesmo se ousarmos fazer algo sem Sua presença e direção, contamos igualmente com o Seu cuidado!
Esse é o Deus que ama incondicionalmente, esse é o Deus que morreu por nós!
Justamente para nos libertar da condição da Lei, que nos sugere fazer trocas com Ele. Que nos condiciona ao mero bom comportamento, ao conhecimento do bem e do mal. A viver pelo que achamos certo ou errado.

Independentemente do que faço, Ele me cuida. Mas o Seu cuidado é o que preciso e não o que quero! Ou melhor, nem sempre é o que quero ou o que penso ser bom pra mim!

O que precisamos entender é que muitas vezes, o que eu acho que é bom para mim, para Deus é ruim, ou o que penso ser mal, é, precisamente o que necessito que Ele faça para que ao fim desse processo conheça a Sua boa e agradável vontade para minha vida!”“

Paulo disse que tudo podia Naquele que o fortalecia, querendo dizer que ele não podia coisa alguma por ele mesmo, pois "O DEUS FORTE que está dentro de nós é quem pode tudo!”.
Deus participa de todas as situações da nossa vida, Ele sabe de tudo, e espera que contem com Ele, confiemos, e compartilhemos nossos sentimentos e tudo o mais.

Sim, tudo podemos Nele, inclusive, suportar situações que Ele permite ou quer que passemos.

Sim, o “Deus forte” está em nós!

A Igreja Que Matou Jesus




A igreja que matou Jesus preferiu conviver com um marginal e assassino do que com Jesus.

A igreja que matou Jesus também matou os profetas.

A igreja que matou Jesus era religiosa.

A igreja que matou Jesus convivia com Ele, mas não o conhecia.

A igreja que matou Jesus era hipócrita.

A igreja que matou Jesus fazia do templo e da Palavra, comércio.

A igreja que matou Jesus envolveu-se com a política da época.

Na igreja que matou Jesus havia podres e sujeiras.

Na igreja que matou Jesus a última palavra era dos poderosos, os santos sumo sacerdotes.

Na igreja que matou Jesus a comunhão era fingida. O amor, discursivo.

Os religiosos da igreja que matou Jesus diziam-se santos, vestiam-se adequadamente, davam o dízimo, mas estavam prontos a apedrejar a pecadora.

A igreja que matou Jesus foi a igreja dos cidadãos da alta sociedade judaica, mas se assegurou de manter os marginalizados à margem.

A igreja que matou Jesus não frutificava.

Na igreja que matou Jesus havia muita reverência – aos homens – , mas poucos homens-referência.

Na igreja que matou Jesus vivia-se uma verdade inventada, dogmática.

Na igreja que matou Jesus a misericórdia tinha preço “$”.

A igreja que matou Jesus cumpria a Lei, mas desconhecia a Graça.

A igreja que matou Jesus ignorava Sua voz, mas orava em voz alta.

A igreja que matou Jesus tinha tanta convicção em suas verdades que o mataram.

A igreja que matou Jesus nem chegou a ser chamada de Igreja, mas ainda existe.

Você a conhece?

Autora: Jéssica Mara

quarta-feira, 10 de março de 2010

REFLEXÃO DE QUARTA-FEIRA


Em verdade o Filho do homem vai, conforme está escrito a seu
respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traido! bom
seria para esse homem se não houvera nascido.Mateus 26:24

Infelizmente, o cinema e as novelas banalizaram o conceito da
traição ao ponto que mais parece uma falha social. Corremos o mesmo
perigo que Judas. Ele escutava mas, não ouvia. Foi alertado, mas,
não acreditou. Hoje Jesus fala com seus discípulos não pelos
ouvidos, mas, pela consciencia por meio do Espírito Santo e pela
mente por meio da Palavra. Será que estamos escutando?
hermeneutica.com

O Grande Pastor de Ovelhas




O autor da carta aos Hebreus nos diz que o grande Pastor das ovelhas, Cristo Jesus, opera em nós o que é agradável a Deus. Ou seja, não há vida fora dele, não há transformação e nem muito menos santificação, pois, a glória da igreja é somente dele (Hb 13:20,21). Cristo é o exemplo maior de alguém que não tem apenas o título de pastor, mas participa ativamente do pastoreio da igreja, e disso nós já temos provado, com certeza. De fato, Ele cuida de todos os que foram incluídos na eterna aliança por seu sangue. Quanto a nós devemos confiar nele, pois a sua vontade sempre é boa. Muitos personagens bíblicos viveram isso, mas, ninguém expressou melhor esses cuidados do grande Pastor quanto Davi, que tão bem o expressou pelo Salmo 23. Neste Salmo há bênçãos perpétuas para a igreja e por isso com a ajuda do Espírito Santo vamos analisá-lo detidamente, vejamos:

1 – “O Senhor é o meu pastor. Nada me faltará”.


Ele confia que Deus o guiará como um pastor conduz suas ovelhas que são importantes e totalmente dependentes. Em suma, o que ele diz é o Pastor resolve todos os problemas. Além disso, ele crê também que não faltará nada que for necessário à realização da vontade de Deus na minha vida (3Jo 2). Davi estava certo que Deus deseja que tudo vá bem conosco. Que nosso trabalho, planos, propósitos, ministério, família, estejam de acordo com a sua vontade e direção como João assim confirmou pelo Espírito. A expressão “faço votos por tua prosperidade” literalmente significa “fazer uma boa viagem”. Se você já viajou de avião sabe que em geral acontecem turbulências no vôo, mas, o que importa é chegar bem e essa promessa de Deus é fiel. Se algo não nos é proveitoso na viagem, temos que avaliar a possibilidade de mudança de rota, mas, se a direção que Deus tem indicado é certa, jaha o que houver, seremos abençoados. Portanto a vontade de Deus é que ganhemos o necessário para termos abrigo, alimento e roupa para toda a nossa família, e que tenhamos o suficiente para ajudar os outros, e para promover a causa de Cristo.


Concluindo, Deus através de Cristo e do Espírito Santo, está tão afeiçoado e cada um de seus filhos, que Ele deseja amar, cuidar, proteger, guiar e estar perto desses filhos, como o bom Pastor cuida das ovelhas.
Pr. Lauremir Lopes

PARÁBOLAS DE JESUS



16 - A Semente - Marcos 4.26-29

“Disse também: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra,
e dormisse e se levantasse de noite e de dia, e a semente brotasse e crescesse, sem ele saber como. A terra por si mesma produz fruto, primeiro a erva, depois a espiga, e por último o grão cheio na espiga. Mas assim que o fruto amadurecer, logo lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.”

A parábola que nos compara a semente ao Reino de Deus traz com ele a revelação do seu cuidado , pois nos afirma que quando falamos e ouvimos a sua palavra, assim como semente ela germinará, pois é Ele mesmo, o Espírito Santo, que acompanha o seu crescimento, cuida e rega, e afirma que quando o fruto estiver maduro será ceifado, isso quer dizer que no tempo certo todos nós, um dia sementes e então frutos do seu Reino, seremos colhidos e estaremos nas mãos do nosso verdadeiro semeador.

E não é esse o objetivo daquele que planta?

Ver germinar, frutificar e gerar novas sementes e finalmente colhê-los.

Que assim seja Senhor, queremos ser sementes nas tuas mãos.

Carta do jovem médico dirigida ao mestre da psicanálise


No final do outono de l927, Freud, aos 71 anos de idade, recebeu uma carta de um ex-aluno de Medicina, que o levou a debruçar-se sobre o seu conteúdo, a fim de realizar um estudo psicanalítico mais pormenorizado. Tudo depois culminou com a publicação do caso num capítulo de um dos seus livros mais polêmicos, que versava sobre a religião: “O Futuro de Uma Ilusão”

Carta do jovem médico dirigida ao mestre da psicanálise:

Escrevo-lhe agora para narrar-lhe uma experiência que tive no ano em que me formei em Medicina. Certa tarde, ao atravessar a sala de dissecção, a minha atenção foi atraída por um cadaver de uma velhinha de rosto suave, que estava sendo conduzida à mesa de dissecação. Essa mulher de rosto suave me causou tal impressão que um pensamento atravessou a minha mente: “Não existe Deus”; se existisse, não permitiria que essa pobre velhinha fosse levada para sala de dissecção.”’

‘Quando voltei para casa naquela tarde, o sentimento que experimentara à visão naquela sala, fizera-me decidir não continuar indo mais a igreja. É certo que as doutrinas do cristianismo, antes disso, já tinham sido objeto de dúvidas em meu espírito’

Enquanto meditava sobre o assunto, uma voz falou-me a alma que “eu deveria considerar o passo que estava a ponto de dar”. Meu espírito replicou a essa voz interior: “Se eu tivesse a certeza de que o cristianismo é verdade e que a Bíblia é a Palavra de Deus, então eu aceitaria”.

‘No decorrer das semanas seguintes, Deus tornou claro à minha alma que a Bíblia era Sua Palavra, que os ensinamentos a respeito de Jesus eram verdadeiros e que Jesus era nossa única salvação. Após uma revelação tão clara, aceitei a Bíblia como sendo a Palavra de Deus e Jesus Cristo com meu Salvador pessoal. Desde então, Deus Se revelou a mim por meio de muitas provas infalíveis’.

‘Imploro-lhe, meu mestre, como um irmão na Medicina, para refletir melhor sobre esse tema tão importante e, posso garantir-lhe, se considerá-lo com a mente aberta, Deus revelará a verdade à sua alma, assim como fez comigo e com uma infinidade de outros...’

Considerações de Freud sobre a instigante carta a ele endereçada:

‘Enviei-lhe uma resposta polida, dizendo que ficava contente em saber que essa experiência o havia capacitado a manter a sua fé. Quanto a mim, Deus não fizera o mesmo comigo. Nunca me permitiu escutar uma voz interior e se, em vista de minha idade, não se apressasse, não seria culpa minha se eu permanecesse até o fim de minha vida, o que agora sou ─ um Judeu infiel’.

‘Saí para o meu gabinete para analisar apenas a indignação contra Deus, do meu correspondente, perguntando para mim mesmo: Será que o meu amigo ao ver a velhinha de rosto suave, não foi despertado emocionalmente pela lembrança de sua mãe? Suas idéias de “pai” e de “Deus” poderiam ainda não ter sido inteiramente separadas em seu espírito, de modo que seu desejo de destruir o pai, era o modo de justificar-se aos olhos da razão, como indignação com o mau trato dado a um objeto materno. Naturalmente, é típico do filho, considerar como maltrato o que o pai faz à mãe no seu relacionamento mais íntimo.

O certo, diz Freud, é que o jovem médico tornou-se crente e aceitou tudo que desde a infância lhe haviam ensinado sobre Deus e Jesus Cristo. Tivera uma experiência religiosa e experimentara uma conversão.

“Reconheço que a experiência religiosa de meu colega, forneceu substância para minha reflexão. Ainda estou esperando o resultado dessa intercessão” ─ finalizou Freud, com a carta do doutorando em uma das mãos e na outra o seu inseparável charuto.

P.S.: Esse fato verídico faz parte de um capítulo do Livro “O Futuro de uma Ilusão” ─ das obras de Freud (Editora Imago – Páginas 197 à 200)

terça-feira, 9 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS



15 - Os Talentos - Mateus 25.14-30

“Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei.

Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.”


Conta essa parábola que um senhor tinha 3 servos, e ausentando-se por um tempo, distribuiu talentos a eles. A um deu 5 talentos, a outro 2 e a outro 1 talento. O que tinha 5 trabalhou e rendeu mais 5, o que tinha 2 trabalhou e rendeu mais 2 e o que tinha 1 por medo de perder o que tinha, enterrou e guardou. Vindo o senhor pediu contas aos servos. Aos dois que trabalharam e produziram ele exaltou, mas ao que enterrou o talento ele chamou de servo mau e ate o talento que tinha lhe foi tirado.

Podemos comparar esses três servos com as igrejas hoje.
Algumas Deus deu muitos recursos, humanos e financeiros, e elas sabem aproveitar isto para o serviço de Deus, ajudando os necessitados, alimentando aqueles que tem sede da palavra, fazendo a igreja crescer, logo não cabem no templo e tem que construir outro maior, e por aí vai..

Outras, com poucos recursos começam trabalhos pequenos, em comunidades distantes, mas que logo vão aparecendo os frutos, e Deus vai abençoando essa igreja, mais simples, mas que é viva e cheia do amor de Cristo.

Porém existem outras, que por medo de perder o “nome” e a tradição enterram seus dons, conservam por anos tudo como sempre foi, não cresce, não vai em busca daqueles que são rejeitados pela vida, escolhendo até quem convida para o culto, achando que assim estará mantendo seu padrão e seu nível. Passam-se anos e lá estão as mesmas pessoas, sem nenhum crescimento espiritual, e ate faltando algumas pessoas que desistiram daquela religiosidade morta.

O espírito vivifica, transforma, dá fruto. Deus quer uma igreja viva, que sabe usar o que Ele deu para pregar a toda criatura.
O evangelho é simples e direto, não precisa de enfeites nem exesso de “zelo”, pois a obra é do senhor e não nossa, sendo dele, devemos deixar que ele direcione, não nos prendendo nem colocando as barreiras da tradição para que o mundo conheça a verdade que liberta.

E você amado O que têm nas mãos? Deus te deu algo especial, para cumprir o propósito dele na terra. Ele te deu algum talento, alguma capacidade, que te dá a chance de fazer história nessa terra. use o Dom da fé e procure granjear outros talentos que venham somar em sua vida aqui e na eternidade.Isto fará a multiplicação dos talentos que Deus lhe deu. Que você possa dizer como Isaías:-“ Eis me aqui Senhor, usa me a mim” .

Arrume Suas Gavetas


Arrume suas gavetas
Uma vez li alguma coisa a respeito de uma garota que pedia para a sua avó a solução de um problema grave. A avó disse: "suba, arrume suas gavetas e após fazer isso você terá a solução".

Experimentei perguntar para as pessoas mais velhas se realmente existe uma conexão e perguntei certa vez para a minha avó o que tinha a ver a gaveta com os problemas e ela muito sabiamente me falou que a gaveta desarrumada é o espelho da vida, então toda vez que você está com alguma coisa bagunçada, alguma área de sua vida manifesta bagunça.

Toda vez que você está com alguma coisa desorganizada, essa desorganização se reflete na sua vida.

Lembre: você é um reflexo de Deus, um reflexo do universo. Você tem um mundo dentro de si.

Sua casa é um reflexo de seus estados emocionais. Se você tem dentro de si reflexo do mundo, quando está desorganizado interiormente, manifesta isto exteriormente.

Quando essa manifestação exterior veio antes, você pode reorganizar o seu mundo interno mostrando simbolicamente que está arrumando externamente.

O universo funciona assim: o que está dentro está fora. O que está em cima está embaixo. O que está de um lado está de outro. Então se você lembrar sempre que pode influenciar o interior com o exterior e vice-versa, você tem a chave para a organização total.

No momento em que você limpa a sua gaveta e joga fora aquilo que não presta, está reprogramando simbolicamente o seu interior. É uma das melhores chaves para conseguir serenidade e respostas para problemas muito difíceis. Aproveite este começo de ano, e arrume suas gavetas. Com certeza vai ajudar você a encontrar solução para muitos de seus problemas.

Como Era a Cidade de Éfeso


HISTÓRIA DE ÉFESO

Éfeso, cidade fundada pelos gregos na região central da costa ocidental da Anatólia, situada na região que hoje se chama Ásia Menor, entre Mileto e Esmirna, próximo ao lugar onde os rios Caiester e Meandro desembocam no mar Egeu. Plínio o Jovem, dizia que “nos tempos antigos o mar lavava o templo de Diana”. Essa cidade foi junto com Esmirna, Priene, Mio e Mileto, uma das que se desenvolveram na época do domínio dos reis Lídios de Sardes, nos séculos VII-VI a.C.

Era uma cidade livre administrativamente na época dos ptolomeus, mas dependente política e militarmente, tendo de acolher militares e pagar tributos, o que aconteceu durante o período do domínio selêucida. Durante o Império Romano, Éfeso tornou-se um centro administrativo romano, habitado por muitos judeus. No século II a.C. constituía um importante centro de comércio, o que continuou durante o período inicial do cristianismo.

Quanto ao contexto sócio-religioso, em Éfeso estava o famoso templo de Diana, um local especificamente consagrado àquela divindade; esse templo possuía imensos tesouros, sendo considerado uma das sete maravilhas do mundo. Esse lugar de culto tinha 130 metros de cumprimento por 67 de largura e achava-se adornado com pinturas e estátuas. Foi incendiado segundo a lenda no dia em que nasceu Alexandre Magno e esteve em ruínas por algum tempo. Alexandre se ofereceu para reconstruí-lo desde que os efésios aceitassem colocar no edifício uma inscrição indicando que ele era o reconstrutor. O oferecimento foi recusado, e os próprios habitantes reedificaram o templo, e com maior magnitude que o anterior. A reconstrução levou trinta anos. As mulheres de Éfeso venderam suas joias para arrecadar fundos para serem utilizados na construção. O reis doaram colunas e deram presentes de ouro, enquanto mobiliários de todas as classes vinham de muitas nações. O templo tornou-se amplamente conhecido por causa da imagem de Diana, a qual os crédulos diziam que havia baixado do céu.

À medida que o cristianismo avançou, o culto a Diana entrou em declínio. Em 262 d.C. seu templo foi saqueado e incendiado pelos godos, e finalmente abandonado após o edito de Teodósio, que fechou os templos pagãos. A cidade diminui de tamanho em consequência de epidemias de paludismo.

Éfeso é uma das sete Igrejas da Ásia a que se refere o Apocalipse de João (Ap 1.11; 2.1).

DESCOBERTAS ARQUEOLOGICAS

As ruínas da cidade jazem em uma planície baixa a seis ou oito quilômetros do mar.

As escavações em Éfeso começaram em 2 de maio de 1863, por encargo do Museu Britânico e sob a direção do arquiteto J. T. Woody, e se estenderam até 1874. O principal objetivo de Woody era localizar o templo de Diana, mas trabalhou durante seis anos sem nenhum resultado significativo. Porém ao escavar no teatro, encontrou uma inscrição que narrava como as imagens de Diana eram levadas do templo ao teatro em cada aniversário da deusa, e como a procissão entrava na cidade pela porta Magnésia e saia pela porta Corésia. Wood encontrou essa portas e assim pôde descobrir a rua que conduzia ao templo. Este foi descoberto e escavado durante cinco anos. Davi C. Hogarth continuou o trabalho no templo durante os anos de 1904-1905. O Instituto Austríaco de Arqueologia começou a escavar em 1908, e por mais de trinta anos realizou minuciosas escavações que lhe permitiram uma ideia global da cidade.

Os escavadores constataram que os muros da cidade de Éfeso mediam quase oito quilômetros de cumprimento, e encerravam uma extensão de mais de 400 hectares. Esses muros eram altos, e algumas ruas estavam calçadas de mármore. A mais importante dessas ruas conduzia do teatro ao porto, situado a 800 metros de distância. A rua media 11 metros de largura e estava flanqueada por colunas, atrás das quais existiam armazéns e outros edifícios esplêndidos. Em cada extremo havia entradas monumentais.

O lugar do templo da “Grande Diana dos Efésios” estava localizado a quase um quilômetro e meio a noroeste do muro da cidade. O muro tinha sido construído sobre uma enorme plataforma de concreto de 71 por 127 metros. Seu teto se destacava sobre 127 colunas jônicas de 1,8 metros de diâmetro e 18 de altura. Wood encontrou entre as ruínas o que acreditou ser um altar, porém mais tarde Hogarth deu um golpezinho sobre esse “altar” e ouviu um som oco. Resolveu abri-lo e encontrou dentro dele uma grande e importante coleção de joias, moedas e outros objetos de arte. Muitos concluíram que aquele suposto altar era um depósito de oferendas realizadas durante a colocação da pedra angular ou inaugural nos alicerces, quando templo começou a ser construído.

No meio da cidade foi encontrado a Ágora (praça do mercado), uma área retangular de 110 metros de cumprimento rodeada com colunas, armazéns e quartos. Em meio do espaço aberto havia um relógio de água e de sol.

A noroeste do Ágora, na ladeira ocidental do monte Pion, os escavadores desenterraram um anfiteatro cujas fileiras de assentos tinham capacidade de acomodar pelo menos 24.000 pessoas. Nas cidades gregas da época o anfiteatro era o local habitual de reunião do povo, e este anfiteatro em particular apresenta uma das mais vívidas cenas do Novo Testamento, já que foi o lugar onde Demétrio e seus companheiros lideraram a multidão no grande distúrbio contra Paulo, devido ao culto à Diana e a diminuição da venda das miniaturas do templo, que os ourives faziam e comercializavam (At 19.23-41).

Ao nordeste deste anfiteatro, perto da porta de Corésia, foi encontrado o antigo estádio, onde eram realizados jogos, combates de gladiadores e lutas com animais selvagens.

Outras descobertas incluíam uma bela casa de banho, de mármore com muitos quartos, uma magnífica biblioteca, uma grande basílica dedicada a “São João, o Teólogo”, a “Catacumba dos Sete Adormecidos”, onde foram encontradas centenas de locais de sepultura, e um templo dedicado a adoração do Imperador. Ali havia uma estátua de Domiciano, o Imperador que exilou João na Ilha de Patmos e perseguiu os cristãos no tempo em que Cristo revelava o Apocalipse ao evangelista.

Nenhuma cidade tem sido escavada tão minuciosamente como foi Éfeso. Essas escavações lançam considerável luz sobre as epístolas de Paulo e os escritos de João, especialmente no que se refere às sete igrejas do Apocalipse.
www.santovivo.net

segunda-feira, 8 de março de 2010

PARABENS A TODAS AS MULHERES

Entrevista Pastora Eliana


Entrevista que fiz no www.folhapimentense.com.br com Pastora Eliana da 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular Pimenta Bueno - Rondonia

Neste mês de março é o mês internacional da mulher, então fomos procurar uma mulher dinâmica, autentica e religiosa, encontramos então uma pedagoga, mãe, esposa e pastora, o nome dela? Eliana Aparecida Santos Souza, simplesmente Pastora Eliana ou como é conhecida no seu rebanho a Pastorinha, vamos lá.

Folha - Pastora Eliana é um prazer fazer essa entrevista com a senhora,
quem é a família da Pastora Eliana?

Pastora Eliana:
Vamos lá! É uma honra trazer informações aos leitores deste tão conceituado meio de comunicação.
Bom, então, lá vamos nós (risos), Deus foi muito generoso comigo, me presenteou com um esposo maravilhoso e ungido o Júlio César e a maior herança que Ele poderia me dar: Gabriel Henrique (13 anos) e Lucas Vinicius (12 anos).

Folha - A senhora Nasceu em um lar evangélico ou aceitou Jesus quando era criança, adolescente, jovem ou adulto? Como foi?
Pastora Eliana:
Bem, eu nasci em um lar cheio de tradições e super católico, estudei metade do primário em colégio de freiras em Santa Helena PR, fui catequista quase toda a minha juventude... Mais depois de 5 anos de casada, no dia 21 de junho de 1998 “eu me encontrei com JESUS’’. E como esta escrita em João 8.32” E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Assim aconteceu comigo, quando ia aos cultos e era confrontada com a verdade, chegava em casa frustrada e se questionando sobre o que era pregado então, pegava a Bíblia e falava com Deus: - Senhor, se realmente estou tão errada, mostra-me a verdade! E ao abrir meu coração o Senhor foi esclarecendo tudo e trazendo paz a minha alma. E assim como diz a letra da canção do Pr. Deigma Marques: Eu me encontrei com Jesus e/Sua luz encheu o meu ser/E me curou e me lavou com seu poder/E agora livre estou, /Completamente sarado/Pois seu amor me encontrou/E encheu o meu ser. Assim aconteceu em minha vida, melhor encontro eu não poderia ter tido.

Folha - Como e quando a senhora decidiu ser pastora?
Pastora Eliana:
Não foi uma decisão e sim uma resposta ao chamado de Deus. No ano de 1998 no dia 21 de junho confessei Jesus assim como é a vontade do Pai, desci as águas do batismo em 20 de dezembro do mesmo ano, em janeiro de 1999 já estava trabalhando na obra como professora da Esc. Bíblica na salinha de crianças, logo em seguida eu e meu esposo começamos a fazer o curso de teologia, pelo ITQ (Instituto Teológico Quadrangular) e a partir daí tudo foi muito rápido e ao mesmo tempo natural, pois a cada dia nos envolvíamos mais na obra do Senhor. Então no mês de março do ano de 2000 veio o convite, (“creio eu chamado”) ao meu esposo, pra assumirmos uma igreja (até então congregação da Quadrangular) que estava fechando no Bairro Belo Vista e de comum acordo aceitamos e até hoje estamos à disposição do Rei Jesus.

Folha- Como é, trabalhar, ser mãe, pastora e esposa de Pastor? Como Conciliar as tarefas do dia-a-dia com a obra do Senhor?

Pastora Eliana:
É difícil mais não impossível (risos) mais o Senhor tem me dado graça, me sustentado a cada dia e na medida do possível procuro administrar bem o tempo que tenho me esforçando pra fazer o melhor.

Folha - A senhora juntamente com o Pastor Julio César foram ungido como reverendos, que mudou na sua vida? A unção mudou? Pastora Eliana:
As responsabilidades aumentam mais títulos não atraem unção... Pelo contrário se não vigiarmos são os títulos que nos derrubam, tenho procurado ser serva e ser aprovada por Deus.

Folha - A Mulher de hoje tem assumido muitos papéis na obra do Senhor, principalmente na direção de ministérios. Na sua opinião, assim como o pastor, a mulher precisa ter um chamado para ser pastora e assumir a direção de uma Igreja? PAstora Eliana:
Eu acredito no chamado, e acho que a mulher desenvolver papéis na obra do Senhor e assumir direção de igreja é uma das conquistas de hoje, pois desde o AT há registros que a mulher tem o seu lugar de destaque nas Escrituras, dentres elas posso citar algumas: Débora, a única juíza de Israel(Jz 4:4,5). Ester foi à rainha mais importante que Israel já teve. A comerciante Lídia (Atos 16.14), Febe como diaconisa (Atos 16.1,2) em Rm 16.12 Trifena e Trifosa duas cristãs obreiras , em Atos 9.36 temos Dorcas mulher que dedicava tempo a oração, ao estudo das Escrituras e ainda realizava obras de caridade e outras que assumiram papéis importantes na obra de Deus.

Folha - Existe ainda um preconceito em a mulher assumir certos cargos nas Igrejas?

Pastora Eliana:
É infelizmente sim, mais isso é doutrina do homem, não de Deus. O mentor de meu ministério chama-se Jesus e Ele o Rei da Glória escolheu uma mulher a samaritana (João 4.10) para evangelizar toda a cidade de Samaria, eu creio que o fato de ensinarmos nossos filhos a caminharem nos caminhos do Senhor alegra o coração de Deus, mais Ele almeja mais de nós mulheres, pois o próprio Jesus disse a todos os que estavam no monte da Ascenção:Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos...- permaneceram unanimes os apostolos com as mulheres... e todos foram cheios, o Espirito Santo foi derramado sobre todos,e até mesmo o apostolo Paulo diz: que no reino de Deus não existe discriminação entre judeus, gentios, servos ou livres, homens ou mulheres.( Lc 24 e Atos 2 e 4).Sendo assim tenho paz no meu coração em realizar a obra de Deus e hoje assumir o cargo de pastora.

Folha - Tem denominações que não ordena ou outorga mulher como pastora, como a senhora ve isso? Pastora Eliana:
Eu acredito que eles estão perdendo tempo, a mulher como pastora, sem sombra de dúvida quem ganha é o ministério do esposo pastor. E graças a Deus, a cegueria tem caído por terra, e hoje temos pastoras como Cassiane, Fernanda Brum e outras mais...Eu amo ser pastora, amo realizar a vontade de Deus em minha vida, faço a obra de Deus com prazer.

Folha – A senhora junto com seu esposo A senhora junto com seu esposo, tem um excelente trabalho evangelização no município de Pimenta Bueno e a cada ano a 2ª Igreja Quadrangular tem crescido e ganhado novos convertidos, o que justifica esse crescimento já que estamos em uma cidade onde drogas, prostituição parece ate ser natural? Pastora Eliana:
Oração, vida de testemunho, amor de Jesus no coração. O desejo do coração de Deus é alcançar o perdido e nós estamos na cidade certa, onde há muitos drogados e prostitutas precisando de salvação. Jesus ama o drogado, a prostituta, os ama tanto que os quer salvar e trazer novidade de vida a eles.

Folha - Pastora algumas igrejas prega a “teologia” da prosperidade. Qual a sua analise sobre esse ponto? Pastora Eliana:
Minha base é o Salmo 133: 2,3 “É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. 3 Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre”. Temos vivido isto em nosso ministério, a benção tem sido não apenas sobre a vida do líder e sim de todos os membros da igreja e assim diz a palavra neste Salmo. A benção é sobre o sacerdote Arão o pastor hoje e desce pela orla que é a membresia ou discípulos. E mais prosperidade não é apenar ter bens matérias, de que adianta ter casas, carros fazendas, empresas e a família toda destruída ou infeliz. Prosperidade é muito mais que situação financeira abundante, ser próspera, temos que vir pra Jesus por amor a Ele, pelo que Ele é, e não pelo que Ele nos oferecerá, tem muita gente querendo fazer negócios com Deus, fazer trocas... Isso até me assusta.

Folha - Em sua opinião, o que falta no meio evangélico para combater eficientemente as seitas e heresias?

Pastora Eliana:
Verdadeira conversão. João 5:39 - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam

Folha - Hoje em dia, dificilmente a família se reúne. A senhora acha importante a família sentar-se à mesa para almoçarem e jantarem todos juntos?
Pastora Eliana:
Com certeza, e nos dias de hoje onde o computador e a TV têm ocupado este espaço, é preciso haver este momento de comunhão entre a família.

Folha - Qual o seu sonho, que você pediu e ainda espera?

Pastora Eliana:
Ahhh! Tenho muitos sonhos, sonhos é a linguagem de Deus. Alguns deles: consturção do novo Templo,casa própria, viagem a Israel.

Folha - Qual a mensagem que a senhora deixa para a população Pimentense que ainda não teve a oportunidade de fazer uma visita a 2ª Igreja Quadrangular?

Pastora Eliana:
Veemmm pra cá você também (risos). Venha fazer uma visita, se você não encontrar nada de bom, com certeza também não terá perdido nada. Mais é impossível irmos à Casa de Deus, o nosso Pai e não recebermos nada.

Folha - Para finalizar deixe um versículo para os leitores:

Pastora Eliana:
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8.1

Perguntas rapidinhas:
Família: Minha maior riqueza
Livro predileto: Simplesmente como Jesus. Max Lucado
Uma cor: Azul
Igreja: Nos lares
Ministério: Dádiva de Deus
Dinheiro: Necessário, mais não essencial.
Um lugar: Minha casa
Encontro com Deus:Sobrenatural
Células: Minha paixão
Um Pastor: Júlio César
Um nome: JESUS Yeshua Hamashia
Deus: O Eterno, minha fonte de vida.

Algumas Mulheres na BIblia


Elas fizeram a diferença em seu tempo. Mesmo com todas as limitações que possuíam, conseguiram deixar seu registro no livro mais importante do mundo: a Bíblia.

Abigail – Uma das esposas de Davi, foi mulher de Nabal. Esse era duro e maligno em todo o seu trato. Precisando Davi e seus homens de alimento em uma certa ocasião, Nabal negou-se a ajudá-los mesmo tendo anteriormente usufruído de favores dos homens de Davi. Diante do desprezo de Nabal, Davi deu ordem a seus homens para que destruíssem tudo que pertencesse a Nabal até o amanhecer.

Abigail soube da atitude insensata e egoísta do marido, se antecipou apressadamente e separou duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos.
Quando Abigail se encontrou com Davi e intercedeu pela paz, este disse: “Bendito o Senhor, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse.”

Bate-Seba – Era esposa de Urias, um guerreiro heteu a serviço do rei Davi. Passeando uma tarde pelo terraço do palácio, Davi ficou impressionado com a beleza de Bate-Seba, que estava se banhando em sua casa. Davi a seduziu e chegou ao cúmulo de expor seu marido Urias à morte em uma batalha, colocando-o a combater sozinho, mesmo sem chance de sobreviver (2 Sam.11). Bate-Seba engravidou de Davi, mas a criança morreu por juízo de Deus ( 2 Sam 12:15-18).

Bate-Seba tornou-se uma das esposas de Davi e teve mais quatro filhos, incluindo Salomão, que sucedeu a Davi no trono.(I Crô.3:5). Bate-Seba e o profeta Natã convenceram Davi a instalar Salomão como rei (I Reis 1:5-40). Ela é mencionada na genealogia de Jesus Cristo, em Mateus 1:6.

Jeoseba – Era filha do rei Jorão, tia de Joás, esposa do sacerdote Joiada, uma mulher que amava a Deus juntamente com seu esposo.
Ao saber que a rainha Atalia iria exterminar os possíveis herdeiros que ameaçassem o seu governo no trono, mostrou-se corajosa, escondendo o menino Joás da linhagem real. Jeoseba escondeu o pequeno Joás e a sua ama em um dos aposentos do templo para salvá-lo. Jeoseba manteve o menino em segurança por seis anos, até que fosse feito rei para reinar em Judá (2 Reis 11:1–3).

Rute – Rompeu com as tradições e costumes de seu povo, deixou para trás laços que havia aprendido desde a mais tenra infância e abandonou seus deuses para servir ao Deus Altíssimo, que sua sogra havia lhe apresentado. Rompeu completamente com o paganismo politeísta para ser monoteísta. Sua lealdade com a sogra Noemi foi extraordinária: “Porque aonde quer que tu fores, eu irei.”

Miriã – Foi quem pôs o bebé Moisés numa cesta revestida de betume e a colocou no Rio Nilo, ficando de perto vigiando o destino do seu irmão. Foi também adoradora com cantos e tamborins.

Débora – Era juíza e também profetisa do Senhor, mulher a quem Deus usara poderosamente. Louvada por sua coragem e sagacidade militar (Juízes 4).

Hulda – Mulher de Salum, o guarda-roupa, filho de Ticva, filho de Harás. Ela habitava a cidade baixa de Jerusalém e foi usada por Deus para falar ao povo de Israel (2 Reis 22).

A rainha Ester – Livrou Israel da extinção tramada pelo perverso Hamã (Ester 4-8). Ela foi capaz de arriscar sua própria vida em prol de todo um povo. Enfrentou os inimigos de sua gente com bravura, sabedoria e inteligência.
Uma mulher cujo nome é desconhecido salvou as vidas dos espias que Davi mandou a Jerusalém (2 Samuel 17:17–21).

Outra mulher sábia, cujo nome não é mencionado, impediu que Joabe destruísse uma cidade, ao persuadir seus habitantes a cortar a cabeça de Seba, atirando-a para Joabe, do lado de fora dos muros
da cidade (2 Samuel 20:16–22). Assim, ela ajudou a pôr fim a uma rebelião contra Davi.

Outra mulher alimentou o profeta Elias (1 Reis 17:9–15).
Um mulher eminente providenciou comida e um quarto para o profeta Eliseu (2 Reis 4:8–10).

Maria, mãe de Jesus, é exemplo de uma grande mulher. Ela se dispôs a dar de si mesma para servir humildemente a Deus. Quando o anjo anunciou que o corpo dela seria o instrumento pelo qual Cristo viria ao mundo, ela respondeu modestamente: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.” (Lucas 1:38)

Várias mulheres, utilizando recursos próprios, supriram as necessidades de Jesus e dos apóstolos (Lucas 8:1–3; Mateus 27:55; Marcos 15:41). Entre elas estavam Marta, irmã de Lázaro, e Maria (Lucas 10:38–42; João 12:2).

Uma samaritana, cujo nome não é mencionado, recebeu a grande lição sobre a verdadeira adoração no poço de Jacó, e levou uma cidade inteira a ouvir Jesus (João 4:21–42).

Maria, irmã de Lázaro, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. Foi o maior feito de adoração a Jesus.

Uma mulher, em Betânia, ungiu Jesus na casa de Simão. Ela aproximou-se do mestre trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo que derramou sobre a cabeça dele, estando ele à mesa. Jesus explicou que aquele gesto da mulher, de derramar o perfume sobre Seu corpo, ela havia feito já O preparando para o sepultamento (Mateus 26:7–13).

Após a morte de Jesus, muitas mulheres continuaram a pregar o seu Evangelho, direta ou indiretamente. Nos dias de hoje, um verdadeiro exército feminino trabalha para Deus. Seja dentro das igrejas, em missões, ou em centenas de outros ministérios espalhados por todo o mundo. Parabéns, mulheres agraciadas, por esse dia tão especial.

Uma Mulher Chamada Ana



Vamos falar de uma mulher chamada ?Ana?. Ana era esposa de Elcana, apesar de muito amada pelo seu esposo em receber dele a melhor porção (1Sm 1.5), Ana sofria muito com a impossibilidade de gerar filhos . E certamente ela vivia uma situação de desigualdade diante das outras mulheres de sua época. A esterilidade, nos dias de Ana tornava uma mulher rejeita pela sociedade, levando algumas até mesmo desejarem a morte, como no caso de Raquel esposa de Jacó (Gn 30.1).O relatório bíblico afirma que Ana sofria por sua situação ?E sua competidora excessivamente a irritava para aborrecer: porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre? (1Sm 1.6).

A cada ano, ao ir a Siló, a casa de Deus, Ana era ridicularizada por sua rival Penina a ponto até de perder o apetite de comer. Mas Deus contemplava a angustia ?...o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã? (Sl 30.5). Elcana via toda a situação, e se condoía por Ana, mas nada podia fazer ?Então Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? e porque não comes? e por que está triste o teu coração?? (1Sm1.8) . Ana era uma mulher de lágrimas diante de Deus e, Deus a contemplava. Ana depositou no Altar de Deus a sua petição com a frase mais comovente para Deus, suas ?lágrimas?, ?Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito,? (1Sm 1.10).

Ela colocou no Senhor o que havia em seu coração,: ?...e fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida...? (1Sm1.11). O voto de Ana demonstra toda sua fidelidade e gratidão a Deus, pois ela disse que daria seu filho a Deus em forma de agradecimento. Além disso seu filho seria nazireu, segundo a lei (Nm 6.1-21). A atitude de Ana nos da a grande lição de sermos grato a Deus em tudo e por tudo. Depois de ter explicado a sua angústia da alma, Ana foi abençoada por Eli o sacerdote que, antes a interpretara mal, ?pelo que Eli a teve por embriagada, e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.? mas depois ?Vai-te em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste? (1Sm 1.13;14 -17).

E Deus assim fez. É como dizem os Teólogos: Achamos um ponto fraco em Deus, o Todo Poderoso. Sabe qual é ? O seu coração quebrantado minha irmã, meu irmão. É o seu coração quebrantado move as mãos de Deus ?O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.? (Sl 51.17). Ana se sentiu tão grata a Deus que, ela deixou a casa de Deus diferente da forma que entrou ?Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi o seu caminho, e comeu, e já não era triste o seu semblante.? (1Sm 1.18). Em fim nasce o seu filho ?Samuel? que significa ?hb Ouvir de Deus? , ?De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.? (1Sm 1.20). Era o desejo de Ana agora cumprir seu voto, mas como uma mãe cuidadosa, ela esperou por todo o período de amamentação para que Samuel pudesse viver no templo. ?Quando o menino for desmamado, então levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre.? (1Sm 1.22), e assim fez ?Depois de o ter desmamado, ela o tomou consigo, com um novilho de três anos, uma efa de farinha e um odre de vinho, e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muito criança.

Então imolaram o novilho, e trouxeram o menino a Eli; e disse ela: Ah, meu Senhor! tão certamente como vive a tua alma, meu Senhor, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor. Por este menino orava eu, e o Senhor atendeu a petição que eu lhe fiz. Por isso eu também o entreguei ao Senhor; por todos os dias que viverem, ao Senhor está entregue. E adoraram ali ao Senhor.? ( 1Sm 24-28). Que exemplo este de Ana para nós. Deus lhe concebeu o dom de ser mãe e ela agora volta e agradece ao Deus de sua benção entregando o próprio filho ao Senhor. Da mesma forma que Miriam (ex 15.21-22), Débora (Jz 5), ela agora louva ao Deus de sua vida (1Sm 2). Nosso Deus é digno de toda honra , todo louvor , pois demonstrou para a humanidade inteira o seu infinito amor, entregando seu filho por amor de nós ?Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.? (Jo 3.16).

Verdadeiramente ele é digno das mais completas demonstrações de gratidão. Esse é nosso Deus ?A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.? (Cl 3.16). Não seje igual aos nove leprosos que nem deram importância ao Deus de sua bênção. Volte e louve a Deus de todo o seu coração. Faça como aquele que voltou e recebeu mais que a sua cura. A palavra de Salvação.

Em tudo, daí graças, por que esta é à vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco. ( 1Ts 5.18)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails