"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 9 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS



15 - Os Talentos - Mateus 25.14-30

“Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei.

Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado. E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.”


Conta essa parábola que um senhor tinha 3 servos, e ausentando-se por um tempo, distribuiu talentos a eles. A um deu 5 talentos, a outro 2 e a outro 1 talento. O que tinha 5 trabalhou e rendeu mais 5, o que tinha 2 trabalhou e rendeu mais 2 e o que tinha 1 por medo de perder o que tinha, enterrou e guardou. Vindo o senhor pediu contas aos servos. Aos dois que trabalharam e produziram ele exaltou, mas ao que enterrou o talento ele chamou de servo mau e ate o talento que tinha lhe foi tirado.

Podemos comparar esses três servos com as igrejas hoje.
Algumas Deus deu muitos recursos, humanos e financeiros, e elas sabem aproveitar isto para o serviço de Deus, ajudando os necessitados, alimentando aqueles que tem sede da palavra, fazendo a igreja crescer, logo não cabem no templo e tem que construir outro maior, e por aí vai..

Outras, com poucos recursos começam trabalhos pequenos, em comunidades distantes, mas que logo vão aparecendo os frutos, e Deus vai abençoando essa igreja, mais simples, mas que é viva e cheia do amor de Cristo.

Porém existem outras, que por medo de perder o “nome” e a tradição enterram seus dons, conservam por anos tudo como sempre foi, não cresce, não vai em busca daqueles que são rejeitados pela vida, escolhendo até quem convida para o culto, achando que assim estará mantendo seu padrão e seu nível. Passam-se anos e lá estão as mesmas pessoas, sem nenhum crescimento espiritual, e ate faltando algumas pessoas que desistiram daquela religiosidade morta.

O espírito vivifica, transforma, dá fruto. Deus quer uma igreja viva, que sabe usar o que Ele deu para pregar a toda criatura.
O evangelho é simples e direto, não precisa de enfeites nem exesso de “zelo”, pois a obra é do senhor e não nossa, sendo dele, devemos deixar que ele direcione, não nos prendendo nem colocando as barreiras da tradição para que o mundo conheça a verdade que liberta.

E você amado O que têm nas mãos? Deus te deu algo especial, para cumprir o propósito dele na terra. Ele te deu algum talento, alguma capacidade, que te dá a chance de fazer história nessa terra. use o Dom da fé e procure granjear outros talentos que venham somar em sua vida aqui e na eternidade.Isto fará a multiplicação dos talentos que Deus lhe deu. Que você possa dizer como Isaías:-“ Eis me aqui Senhor, usa me a mim” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails