"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quinta-feira, 11 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS



17 - Os Dois Devedores - Lucas 7.41-43

“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinqüenta.
Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais?
Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou. Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés.
Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. E disse a ela: Perdoados são os teus pecados.”


A chave desta parábola está na pergunta de Jesus: “Quem o amará mais?
Jesus, que é o credor que tem dois devedores, o pecador e Simão, particulariza o modo distinto de saldar a dívida de um e do outro, opondo a atitude amorosa, ardente do pecador à remissa do fariseu, e deduz que, tendo demonstrado maior amor a mulher, é de supor que fosse como conseqüência de haver lhe perdoado uma dívida deste modo maior. Pouco ama, em troca, aquele a quem pouco lhe perdoa,
A mensagem da parábola pode sintetizar-se assim: não se mede a situação real de um homem frente a Deus, somente pelos pecados –muitos ou poucos- que tenha cometido. Há muita gente que não peca nunca ou quase nunca, ao menos espetacularmente, e que permanece toda sua vida na tibieza ou na pobreza do amor de Deus. Pelo contrário, os amantes apaixonados de Deus, acham-se com freqüência entre os velhos pecadores.
Dois personagens: um fariseu da burguesia, tem a moral do homem que vive bem, cumpre a lei etc. Representa um genero de fiel sem paixão nem vibração, é daqueles de quem a Bíblia diz que Deus os “vomita” de sua boca porque não são nem frios nem quentes. (Apocalípse)
Uma mulher pecadora, uma amante apaixonada, que representa em troca a quem, de volta de uma vida desordena são capazes de amar plenamente ao descobrir o valor do que amam.
Na parábola dos Dois Devedores, ele abre o segredo daqueles que amam a Deus de uma maneira insuperável e, assim fazendo, revela a razão pela qual alguns homens e mulheres, eles mesmos em grande necessidade de misericórdia, são tão insensíveis, judiciosos e implacáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails