"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 22 de maio de 2010

Reflexão do Sabado


“Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora.
É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado
no inferno. E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a
fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele
para o inferno.” -- Mateus 5:29-30


Aqui é reconhecido pela maioria dos intérpretes que Jesus está
usando hipérbole. Ou seja, ele está exagerando para chamar a
atenção dos seus ouvintes. Deus não espera que literalmente
cortemos mãos ou arranquemos olhos. Se o desejo de cometer
adultério nasce na mente (vv. 27-28), cortar uma parte do corpo não
vai removê-lo. O ponto de Jesus é como precisamos ser radicais em
tratar o pecado. Há muitas coisas que são convenientes, úteis e até
boas como cinema, TV, Internet e passeios na praia. Mas, se estas
coisas nos colocam em situações em que acabamos cedendo à tentação,
precisamos ser radicais com elas. Está com dúvidas sobre alguma
pessoa, alguma situação, algum hábito ou passatempo? Se estiver com
dúvidas, é melhor parar enquanto houver tempo. É possível viver sem
TV, sem Internet ou qualquer outra coisa que se torna caminho para
a destruição da sua alma. Esta perda agora se compara com a perda
da sua vida eterna? Se você não trocaria sua alma por toda a
riqueza no mundo inteiro, faz sentido trocá-la por um pouquinho de
prazer?

Novelas Aumenta Divórcios no Brasil



A afirmação é resultado de uma pesquisa do Banco Interamericano

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sugere uma ligação entre as populares novelas da TV Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas.

Na pesquisa, foi feito um cruzamento de informações extraídas de censos nos anos 70, 80 e 90 e dados sobre a expansão do sinal da Globo - cujas novelas chegavam a 98% dos municípios do país na década de 90.

Segundo os autores do estudo, Alberto Chong e Eliana La Ferrara, "a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível" nas cidades do país.

Além disso, a pesquisa descobriu que esse efeito é mais forte em municípios menores, onde o sinal é captado por uma parcela mais alta da população local.

Instrução

Os resultados sugerem que essas áreas apresentaram um aumento de 0,1 a 0,2 ponto percentual na porcentagem de mulheres de 15 a 49 anos que são divorciadas ou separadas.

"O aumento é pequeno, mas estatisticamente significativo", afirmou Chong.
Os pesquisadores vão além e dizem que o impacto é comparável ao de um aumento em seis vezes no nível de instrução de uma mulher. A porcentagem de mulheres divorciadas cresce com a escolaridade.

O enredo das novelas freqüentemente inclui críticas a valores tradicionais e, desde os anos 60, uma porcentagem significativa das personagens femininas não reflete os papéis tradicionais de comportamento reservados às mulheres na sociedade.

Foram analisadas 115 novelas transmitidas pela Globo entre 1965 e 1999. Nelas, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% eram infiéis a seus parceiros.

Nas últimas décadas, a taxa de divórcios aumentou muito no Brasil, apesar do estigma associado às separações. Isso, segundo os pesquisadores, torna o país um "caso interessante de estudo".

Segundo dados divulgados pela ONU, os divórcios pularam de 3,3 para cada 100 casamentos em 1984 para 17,7 em 2002.

"A exposição a estilos de vida modernos mostrados na TV, a funções desempenhadas por mulheres emancipadas e a uma crítica aos valores tradicionais mostrou estar associada aos aumentos nas frações de mulheres separadas e divorciadas nas áreas municipais brasileiras", diz a pesquisa.

Fonte: Por: BBC Brasil

Entrevista Pr. José Moreira



Entrevista que fiz com Pr. José Moreira essa semana no www.folhapimentense.com.br

Desde a década de 1980, por razões administrativas, notadamente em virtude do falecimento do pastor Paulo Leivas Macalão e de sua esposa, missionária Zélia, a Assembleia de Deus brasileira tem passado por várias cisões que deram origem a diversas convenções e ministérios, com administração autônoma, em várias regiões do País. O mais expressivo dos ministérios independentes é o Ministério de Madureira, cuja igreja já existia desde os idos de 1930, fundada pelo já mencionado pastor Paulo Leivas Macalão e que, em 1958, serviu de base para a estruturação nacional do Ministério por ele presidido, até a sua morte, no final de 1982.
Essa semana fomos procurar o Pastor José Moreira Mendes, ele é o Pastor da Igreja Assembléia de Deus Madureira que fica situado na Rua Loanda, 503 - Bairro Belo Vista, nesta cidade Pimenta Bueno-Ro

Folha – Conte um pouco de sua família.

Pr. José Moreira: Sou casado com Maria Joana Alves da Silva Mendes... Uma mulher virtuosa. Tenho ao meu lado na obra de Deus três Filhos maravilhosos Presbítero Epitácio Mendes, o primogênito, Presbítero Sóstenes Silva, o do meio... Quero aproveitar para parabenizá-lo por está completando mais uma primavera neste dia 18 de Maio... Que Deus te abençoe mais e mais filho!!! E também sou pai da Quennia Dalila, a casulinha.

Folha - Pastor José Moreira, nasceu em lar evangélico? Ou, como foi a sua conversão?

Pr. José Moreira: Não. Venho de um lar onde meus pais eram católicos. Até que no ano 1975 no sertão do estado Tocantins, eu e minha família fomos alcançadas pelo evangelho de Jesus que salva, liberta e conduz o homem para o céu.

Folha - Como e quando o senhor começou o ministério?

Pr. José Moreira: Comecei ainda Jovem dirigindo pequenas congregações no sertão, lembro que a gente andava muito no lombo de animais e também a pé para levar a palavra de Deus aos necessitados.

Depois da Bíblia (é claro!), o Senhor lê algum outro livro?

Pr. José Moreira: Sim. História dos Hebreus e outros.

Folha – Como foi sua vinda a Pimenta Bueno?

Pr. José Moreira: Foi um grande mistério de Deus. Cheguei aqui com meus três filhos e a esposa no dia 23 de Janeiro de 2003. Foi uma prova muito grande, mas Deus nos deu Vitória, ele não nos deixou passar necessidades, providenciou tudo... Nós nunca esqueceremos das suas misericórdias ó Deus!!!

Folha – Quem foi o Pr. Paulo Leivas Macalão?

Pr. José Moreira: O Pastor Paulo Leivas Macalão, patriarca das Assembléias de Deus no Brasil e fundador do Ministério Madureira é sempre lembrado com muito respeito e carinho, não só pelos seus 52 anos de pastorado ministrando os ensinamentos da palavra de Deus, mas principalmente pelos hinos de sua autoria, cerca de 252 hinos, do maior hinário pentecostal do país - a HARPA CRISTÃ, utilizada pelos milhões de crentes no Brasil, patrimônio histórico das Assembléias de Deus - Ministério Madureira. É um exemplo de obreiro e de servo de Deus.


Folha – Aconteceu esse mês de Maio o 28º Encontro Gideões Missionários em Comburiu Santa Catarina, o que representa esse encontro para o Brasil e o que acontece nesse encontro?

Pr. José Moreira: É sem dúvidas o maior congresso missionário do mundo. O Sóstenes voltou de lá contando muitos testemunhos maravilhosos do agir sobrenatural de Deus. Creio que para o Brasil representa uma escolha que o próprio Deus fez elegendo o nosso país como sede das missões mundiais. O que acontece lá é algo tremendo, pessoas de vários lugares do Brasil e do Mundo voltam de lá com a chama missionária reavivada e sues corações... Isto é maravilhoso.


Folha - Como o senhor vê o envolvimento da igreja brasileira com missões? Está faltando mais alguma coisa?

Pr. José Moreira: A igreja brasileira está entre as que mais fazem missões no planeta, mas mesmo assim ainda poderia fazer muito mais, se cada crente contribuísse mais, orasse mais e não negligenciasse o chamado missionário de Deus.

Folha - Pastor, nós estamos em 2010 e o IBGE está dizendo que os evangélicos no Brasil serão 36 milhões, e em 2020 cinqüenta por cento da população brasileira deverá ser evangélica. Como o Senhor vê esse crescimento da igreja?

Pr. José Moreira: Glória a Deus, eu louvo a Deus por isto. O crescimento da igreja se dá devido à evangelização e as orações do povo de Deus. Embora eu não creia que chegaremos a 2020 porque Jesus está voltando.

Folha - "O que diz a Bíblia a respeito do divórcio e segundo casamento?"


Pr. José Moreira: O índice de divórcio entre os que se declaram cristãos seja quase tão alto quanto no mundo não crente. A Bíblia deixa muitíssimo claro que Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16) e que a reconciliação e perdão deveriam ser atributos presentes na vida de um crente (Lucas 11:4; Efésios 4:32). Entretanto, Deus reconhece que divórcios poderão ocorrer, mesmo entre Seus filhos. Um crente divorciado e/ou que tenha se casado novamente não deve se sentir menos amado por Deus, mesmo que seu divórcio e/ou segundo casamento não esteja sob a possível cláusula de exceção de Mateus 19:9. Freqüentemente Deus usa até a desobediência pecaminosa dos cristãos para executar um bem maior.

Folha - O que é comer coisas sacrificadas aos ídolos (1Cor. 8:4)?

Pr. José Moreira: Nesta sociedade comprometida com o paganismo e coisas sacrificadas aos ídolos, o cristão deve ser sóbrio e vigilante, para não se envolver com práticas idólatras e pagãs. Tal qual os dias de Paulo, a sociedade tem realizado festas e comemorações pagãs que, disfarçadas de cultura, tentam conduzir os incautos em práticas idólatras. Sigamos, pois, a recomendação do apóstolo Paulo “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (I Co 10.14); e do apóstolo João, que advertiu a igreja, dizendo: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” (I Jo 5.21).

Folha - Qual a diferença entre pastor, bispo e presbítero?

Pr. José Moreira: Pastor é uma palavra comum na Bíblia. Freqüentemente se refere aos pastores de ovelhas, pessoas responsáveis pelos rebanhos. Bispo vem da palavra grega episkopos, que quer dizer supervisor ou superintendente. Em 1 Pedro 2:25, se refere ao Senhor. Várias outras passagens usam essa palavra para descrever a responsabilidade de homens escolhidos para guiar os discípulos de Cristo no seu trabalho na igreja (veja Atos 20:28; Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:2; Tito 1:7). Presbítero, a palavra é usada na Bíblia para identificar alguns dos líderes entre os judeus. No livro de Atos e nas epístolas, os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas locais foram freqüentemente chamados de presbíteros. Pastores, bispos e presbíteros não são três ofícios diferentes, e sim três palavras que descrevem aspectos diferentes dos mesmos homens.

Folha – O que a bíblia ensina sobre a situação dos mortos?

Pr. José Moreira: O homem tem tanto um corpo material como um espírito imortal. Ao morrer, o corpo do homem retorna a terra e se consome. Pela fé, o cristão também sabe que quando Cristo retornar, no final dos tempos, nossos corpos ressuscitarão dentre os mortos em estado imperecível e incorruptível. Assim, aqui está o que a Bíblia diz sobre a situação dos mortos: seus corpos retornam ao pó, aguardando a ressurreição. Seus espíritos estão ou no paraíso, com Deus, ou em tormento, dependendo de seus atos quando estavam em seus corpos.

Folha – Moisés viu Deus face a face? (Êxodo 33:11)

Pr. José Moreira: O fato de o Senhor ter falado face a face com Moisés, como está escrito no versículo 11 de Êxodo 33, está confirmado em Números 12.8 e Deuteronômio 34.10. Existem comentaristas bíblicos que entendem a expressão "face a face" como uma expressão figurada, exprimindo amizade e franqueza. Assim, sua pergunta seria facilmente respondida. Na Bíblia Anotada por Scofield temos a seguinte explicação sobre esses aparecimentos de Deus: "Teofanias são aparecimentos preencarnados do Deus Filho, em forma angélica ou humana, através de manifestações de glória (Ez 1), ou de maneira não descrita (Gn 17.1)". Mas Deus, o Pai, o Criador do céu e da terra, nunca pode ser visto por uma pessoa face a face.

Folha – deixe um versículo e uma mensagem para o leitor da Folha Pimentense.

Pr. José Moreira: Filipenses 4:16 “Tudo posso naquele que me fortalece”

Família: Constituição Divina.
Livro predileto: Bíblia
Uma cor: Vermelha.
Igreja: Assembléia de Deus Ministério de Madureira.
Ministério: Chamada.
Dinheiro: Benção.
Um lugar: Minha Casa.
Um Pastor: Abigail Carlos de Almeida – Goiânia.
Um nome: Jesus.
Deus: Infinito.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Reflexão de Sexta-Feira


“Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende
levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a
caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o
juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão. Eu lhe garanto
que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo.”
-- Mateus 5:25-26

Estas palavras tratam mais do Cristão com não-Cristão. Discípulos,
que têm fome e sede de justiça, buscam o que é justo para os
outros, mas também para si mesmsos. Ninguém quer que o outro “passe
a perna” nele. Por isso resistimos acordos em que um adversário
pode estar tirando vantagem. O perigo é que esta “sede” pelo que é
justo pode nos levar a não entrar num acordo ou conciliar uma
situação de conflito que pode se tornar muito pior depois.
Geralmente, quanto antes resolvemos um conflito melhor. Por isso
Jesus ensina urgência na resolução de conflitos, especialmente com
adversários do mundo que não têm compromisso com o Senhor. Se somos
pacificadores (v. 9) e amamos os nossos inimigos (v. 44), a
reconciliação com um adversário é o caminho do Cristo quando houver
conflito. Evidentemente, não podemos admitir qualquer acordo ou
conciliação que nos levaria a pecar. Entretanto, é preferível
sofrer danos e perdas materiais, do que ganhar uma causa e perder a
alma de um adversário (vv. 39-41). Jesus visa não só o que é mais
prudente para o nosso bem agora, mas, para o bem daqueles que hoje
vivem como inimigos de Deus. Todos são filhos do mesmo Pai que quer
todos de volta para o lar eterno.

Beijar Os Pais


“Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.” (1 Reis 19:20 ARA)

Elias além de ter sido um profeta poderosamente usado por Deus em tempos difíceis, fez algo que poucos hoje estão investindo: preparou seu sucessor, que aliás, fez o dobro de sinais e prodígios do que ele. Mas nada é por acaso e Eliseu foi escolhido pelo Senhor.

Eliseu no momento de sua chamada para ser o profeta sucessor de Elias fez um último gesto, de uma nobreza elevada, em relação à sua familia. O próprio versículo nos mostra Elias dizendo a Eliseu que ele sabia o que estava acontecendo. Era uma viagem só de ida, sem expectativa alguma de retorno. Eliseu vai beijar seus pais para se despedir deles, para honrá-los e provavelmente (creio eu, o texto não diz) para lhes explicar o que se passava e lograr sua aprovação e bênção. Um gesto aparentemente sentimental, mas de uma beleza ímpar.

Quando Eliseu faz isso me ensina que não adianta fazer uma coisa boa e certa, de forma e no momento correto, abandonando outras obrigações. O fato dele ir para o ministério profético não significava que ele podia esquecer de seus pais. Se ele estava arando a terra é porque era adulto suficiente para isso e ao mesmo tempo, participava do sustento da casa com seu trabalho. Temos de aprender com Eliseu que o que está estabelecido precisa ser feito e honrar pai e mãe é mandamento.

Notemos ainda que há um aspecto sutil de liberalidade, pois a vida de profeta na época não era moleza. Em casa certamente seria mais cômodo. Mas nem por isso os pais poderiam ser esquecidos.

Quantas vezes nós aqui séculos depois temos deixado nossos pais de lado? E se tomarmos Deus como nosso Pai Celestial, quantas vezes saindo fazendo o que queremos e nem os beijamos na saída? Vale a reflexão.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Reflexão de Quinta Feira


“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes
digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu
adultério com ela no seu coração.” Mateus 5:27-28



Certa vez um jovem foi pedir conselhos a um homem sábio. O sábio
quis testar o caráter do rapaz. Ele perguntou: “Imagine que você
nunca seria pego e ninguém seria prejudicado. Se estas
circunstâncias fossem garantidas, você mentiria por $10,000 reais?”
O jovem respondeu, “Por R$10,000, se ninguém soubesse e ninguém
fosse prejudicado, sim, eu mentiria.” O sábio balançou a cabeça e
falou, “Só mais uma pergunta. Você mentiria por dez centavos?” O
jovem reagiu indignado “Que tipo de pessoa você acha que eu sou?” O
sábio respondeu. “Eu já sei que tipo de pessoa você é. Estou apenas
tentando estabelecer seu preço.” Muitos não cometem adultério nem
fornicação, mas, dentro deles mora o desejo pelo prazer desses
atos. Nas suas mentes o ato é ensaiado e no seu coração consumado.
No fim das contas um é igual ao outro. Ambos fazem a mesma coisa –
um num motel, outro na sua mente. Cada um tem seu preço. Cada um
tem seu lugar. O pecado escondido na mente tem um atrativo
especial. Ninguém vê e ninguém sabe. O pecador escapa da humilhação
de ter que enfrentar suas iniqüidades e ainda se engana com a idéia
de que “não houve vítima”. Houve. E a vítima foi ele. A mentira de
Satanás encobre a verdade que muitos só no dia do juízo descobrirão
– todo ato real ou imaginário será revelado e julgado (1 Cor 4:5).
Talvez nenhuma outra palavra do Senhor revela o quanto carecemos da
graça de Deus e o quanto precisamos da purificação que só Jesus
pode trazer aos nossos corações. Ore a Deus e busque a força de
Jesus e o poder do Espírito Santo, porque só Eles podem lhe livrar
desse mal. Este desejo Jesus tem. Cabe a nós reconhecer o quanto
precisamos da ajuda dEle.

O Cachorrinho deficiente




Diante de uma vitrine atrativa, um menino pergunta o preço dos filhotes à venda.

- Entre 30 e 50 dólares, respondeu o dono da loja.

O menino puxou uns trocados do bolso e disse:
- Eu só tenho 2,37 dólares, mas eu posso ver os filhotes?
O dono da loja sorriu e chamou Lady, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pêlo.
Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, mancando de forma visível.

Imediatamente o menino apontou aquele cachorrinho e perguntou:
- O que é que há com ele?

O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril, sempre mancaria e andaria devagar.
O menino se animou e disse:
- Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!

O dono da loja respondeu:
- Não, você não vai querer comprar esse. Se você realmente quiser ficar com ele, eu lhe dou de presente.

O menino ficou transtornado e, olhando bem na cara do dono da loja, com o seu dedo apontado, disse:
- Eu não quero que você o dê para mim. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo. Na verdade, eu lhe dou 2,37 dólares agora e 50 centavos por mês, até completar o preço total.

O dono da loja contestou:
- Você não pode querer realmente comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr, pular e brincar com você e com os outros cachorrinhos.

Aí, o menino abaixou e puxou a perna esquerda da calça para cima, mostrando a sua perna com um aparelho para andar. Olhou bem para o dono da loja e respondeu:
- Bom, eu também não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso.

"Muitas vezes desprezamos as pessoas com as quais convivemos diariamente, simplesmente por causa dos seus "defeitos", quando na verdade, somos tão iguais ou pior do que elas e sabemos que essas pessoas precisam apenas de alguém que as compreendam e as amem não pelo que elas podem fazer, mas pelo que são. É difícil, mas não impossível!!!!!!

Que Jesus Cristo, que nos amou incondicionalmente derrame sobre nós hoje e sempre o verdadeiro sentido da palavra Amor e Amizade..."

Trem da Vida




A vida é igual uma viagem de trem.

Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e
desembarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns desembarques
e grandes tristezas em outros.

Quando nascemos, entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas
que, julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco.

Infelizmente, isso não é verdade; em alguma estação eles descerão e nos
deixarão órfãos de seu carinho, amizade e companhia insubstituível...
Mas isso não impede que, durante a viagem, pessoas interessantes e que virão
a ser superespeciais para nós, embarquem.

Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos. Muitas pessoas tomam
esse trem, apenas a passeio, outros encontrarão nessa viagem, somente
tristezas, ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem
precisa.
Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por ele de uma
forma que, quando desocupam seu acento, ninguém nem sequer percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros, que nos são tão caros,
acomodam-se em vagões diferentes dos nossos; portanto, somos obrigados a
fazer esse trajeto separados deles,o que não impede, é claro, que durante ele, atravessemos, com grande dificuldade nosso vagão e cheguemos até eles...

Só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já terá
alguém ocupando aquele lugar.
Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias,
esperas, despedidas.....porém, jamais, retornos.

Façamos essa viagem, então, da melhor maneira possível, tentando nos
relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o
que tiverem de melhor,lembrando, sempre, que, em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e, provavelmente, precisaremos entender isso, porque nós também
fraquejaremos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.

O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada desceremos,
muito menos nossos companheiros, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso
lado.

Eu fico pensando, se, quando descer desse trem, sentirei saudades...

Acredito que sim, me separar de alguns amigos que fiz nele será, no mínimo
dolorido,deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos, com certeza será muito
triste,mas me agarro na esperança que, em algum momento, estarei na estação
principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não
tinham quando embarcaram...

E o que vai me deixar feliz, será pensar que eu colaborei para que ela tenha
crescido e se tornado valiosa.

(Texto de Silvana Duboc)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Reflexão Quarta Feira


“Não julguem, e vocês não serão julgados.” -- Lucas 6:37a

Ao pé da letra, parece que Jesus estava condenando qualquer
julgamento e dizendo que se ignoramos os pecados dos outros os
nossos serão ignorados também. Será que foi isso que ele quis
dizer? Jesus usava formas de expressão comuns à sua época como
hipérbole para dar ênfase. Às vezes suas declarações pareciam
categóricas. No entanto, precisamos levar em conta estas formas de
expressão na hora de interpretar as palavras do Mestre. Em outras
passagens Jesus exortou os discípulos a se arrependerem (Lc 13:1-5)
e os ensinou a corrigirem e cobrarem arrependimento de outros (Lc
17:1-3). Mas, também ele os ensinou a perdoarem todas as vezes que
alguém se arrependesse (Lc 17:4). O que Jesus está condenando nesta
passagem é a atitude de vigiar com lupa a vida dos outros. Quando o
discípulo se depara com pecado ele precisa alertar a pessoa e
chamá-la ao arrependimento. Mas, ele não deve andar bisbilhotando a
vida alheia à procura de falhas e fraquezas. Ninguém suportaria tal
forma de vigilância. Se queremos que Deus seja tolerante para
conosco, vamos tratar os outros da mesma forma.

hermeneutica.com

Deus Não Mente



“Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos adversários?” Josué 5:13.

Deus não mente. Ele garantiu que todas as nossas enfermidades foram colocadas sobre Jesus e que, pelas Suas feridas, fomos sarados (Isaías 53:4,5). Se você receber uma falsa revelação para crer que a doença que o acometeu é um desígnio divino, repreenda o diabo, em Nome do Senhor Jesus.

Confie em Deus e esteja sempre pronto a enfrentar os obstáculos. Observe que Josué, ao se defrontar com o homem em cuja mão havia uma espada, não o recebeu distraidamente. Antes, procurou saber quem ele era. Da mesma forma, também podemos provar se as revelações são do Pai ou não. A Bíblia nos orienta a provarmos os espíritos.

O homem que Josué encontrou era o próprio Senhor Jesus antes da encarnação, conforme revelam as palavras: Venho agora como príncipe do exército do Senhor (Josué 5:14a).

Então, o sucessor de Moisés se prostrou e O adorou, dizendo: Que diz meu Senhor ao seu servo? Ao que o príncipe replicou; Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo, (versículo 15), e Josué obedeceu àquela ordem imediatamente.

Deus disse que Josué seria um vencedor: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, e ao seu rei, e aos seus valentes e valorosos (Josué 6:2b). Entenda o seguinte, meu irmão: ele, naquele momento, estava tendo uma audiência particular com Deus.

Entretanto, após aquela declaração de vitória da parte do Senhor, Josué não cruzou os braços, acomodando-se, porque Jericó já lhe fora garantida. Ao contrário, ele foi à luta, agiu e ganhou a batalha.

Nem sempre, porém, a solução de Deus é óbvia. A direção dada por Ele, às vezes, é o oposto do que o padrão convencional ensina. Qualquer general traçaria uma estratégia para tomar Jericó, mas Deus fez algo diferente: mandou que Josué reunisse o povo para rodear aquela cidade uma vez por dia, durante sete dias (versículo 3).
Para o sétimo dia, a ordem era a de que marchassem sete vezes em volta da cidade.

Quando a sétima volta terminou, os sacerdotes tocaram as sete buzinas de chifre de carneiro que haviam levado e o povo começou a gritar bem forte, conforme tudo o que o Senhor havia ordenado. Depois disso, as muralhas de Jericó caíram e o povo de Deus tomou o território.

Com certeza, eles não teriam conseguido vencer, se tivessem cruzado os braços ou agido por conta própria. Temos de esperar a direção de Deus e segui-la. O plano deu certo, porque Josué foi obediente ao Senhor.
Diante de um problema, temos de agir como Josué, que foi ao pé da cidade para enfrentar seu desafio, procurando em Deus a solução. Quem quer vencer, portanto, deve agir de acordo com a resposta divina, tomar uma decisão e não cruzar os braços!

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?" Numeros 23:19.



Conta-se que em uma cidadezinha do interior, não chovia a um bom tempo.
Preocupado com a situação, o nobre pastor da igreja resolveu convocar suas
ovelhas para uma poderosa oração.
No dia combinado - uma tarde de domingo o grupo de fervorosos irmãos se reuniu
em frente à igreja debaixo de um sol quente de rachar o chão.
Uma zelosa irmã, dirigente do círculo de oração, ao lado de uma menina com um
chapéu sombrinha nas mãos, perguntou-lhe:
Por que você está portando isto, menina? Você não sabe que não chove nesta
cidade há muito tempo e ademais o sol está de rachar!
A menina com ternura olhou para ela e num gesto de simplicidade lhe respondeu:
Ué! Eu pensei que estávamos indo orar para chover".

"Se você pediu ao Senhor algo e Ele te prometeu, confie que Ele é fiel e nunca vai falhar.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas
que se não vêem.

Você tem buscado insistentemente a DEUS por uma vitória e esta demorando, espere só mais um pouquinho, ela está chegando...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Reflexão Terça Feira


“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não
matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.”
-- Mateus 5:21

Quando Jesus disse “ouviram o que foi dito” cinco vezes nos
versículos seguintes, ele não estava se referindo àquilo que foi
revelado na Palavra de Deus, mas às interpretações dos homens. Na
verdade, a frase “ouviram o que foi dito…” seria melhor traduzida
“entenderam o que foi dito…”. O que Jesus vai corrigir não é a lei
de Moisés, mas as interpretações e a bagagem cultural do povo que
tomou a revelação de Deus e lhe deu um significado particular. Daí
passaram a ensinar que o que Deus ‘realmente’ quis dizer era sua
interpretação. Como Jesus acabara de afirmar, ele respeita e se
submete por inteiro às Escrituras. Ele jamais mudaria uma letra ou
marca de pontuação. Ele veio dar o sentido verdadeiro àquelas
palavras para que os homens pudessem entender o que Deus realmente
quis dizer. Notaremos que o significado que Jesus revela nestes
exemplos é muito mais ligado à intenção e o caráter da pessoa, ou
seja, ao coração. Não é que obediência externa não importa. As
palavras e atitudes contam. Porém, a mudança tem que começar dentro
de nós. O local da divisória entre a hipocrisia e uma vida
realmente entregue a Deus é o coração. É para lá que Jesus levará a
atenção dos seus discípulos nas aplicações que seguem.

hermeneutica.com

O Reino de Deus é o tema que envolve o ministério de Cristo




O Reino de Deus é o tema que envolve o ministério de Cristo, principalmente quando o examinamos nos escritos de Mateus.

- No seu nascimento, Jesus foi chamado, pelos magos, de Rei dos Judeus (Mt.2.2).

- Ao iniciar o seu ministério público, Jesus saiu anunciando o Reino. Ele dizia: "Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos céus" (Mt.4.17). A sua mensagem recebeu o nome de "evangelho do reino" (Mt.4.23 Mt.24.14).

- Quando ensinou os discípulos a orar, Jesus enfatizou o Reino: "Venha o teu reino e seja feita a tua vontade" (Mt.6.10).

- Ao enviar os discípulos em sua primeira missão, Jesus ordenou que este devia ser também o tema de sua mensagem: "Pregai que está próximo o reino dos céus" (Mt.10.7).

- Muitas das parábolas de Jesus tinham o Reino de Deus como ponto central. Em Mateus 13, o Mestre profere diversas parábolas. Cada uma ensina a respeito de um aspecto do reino.

- O próprio governador Pilatos reconheceu que Jesus era o Rei dos judeus, apesar de não ter compreendido o sentido espiritual do Reino (Mt. 27.11).

- No alto da cruz de Cristo foi escrito : "Este é Jesus, o Rei dos Judeus" (Mt. 27.37).

Por quê o Reino de Deus foi o tema preferido de Jesus? Porque este foi o objetivo de sua vinda à terra: estabelecer o Reino de Deus entre os homens. Jesus disse: "Para isso eu nasci e vim ao mundo" (João 18.37). É verdade que Jesus cura, resolve nossos problemas e pode nos dar bênçãos materiais diversas, mas nada disso é o seu objetivo principal. Seu propósito é estabelecer o Reino de Deus em nós e isto é um modo de vida. Viver no Reino é evitar o pecado, é fazer a vontade de Deus. Jesus viveu assim e nos deu o exemplo. Que o Reino de Deus seja também o nosso tema preferido e o objetivo principal das nossas vidas. Para isso nascemos, pelo Reino devemos viver e até por ele morrer, se preciso for.


Anísio Renato de Andrade – Bacharel em Teologia.

O Engano de Gibeon



Josué era o grande líder do povo de Israel, responsável por conduzir a nação na conquista de seu território em Canaã. Todos os povos da região estavam horrorizados diante de Israel por saberem das magníficas vitórias que já tinham alcançado. Dentre esses, estavam os gibeonitas. Seu medo dos israelitas era grande. Daí, tramaram um plano: vestiram roupas velhas e rasgadas, colocaram pães mofados em suas sacolas e foram até Josué dizendo serem viajantes vindos de uma terra distante. Josué não destruiria viajantes, mas sim moradores da terra de Canaã. Infelizmente, ele acreditou na conversa daqueles homens e fez aliança com eles, prometendo-lhes que não lhes mataria. Três dias depois, Josué descobriu que havia sido enganado. Entretanto, não podia matar aqueles homens pois tinha-lhes feito uma promessa.

Deste episódio, destacamos o seguinte :


Até um verdadeiro servo de Deus pode ser enganado. Isso acontece quando deixamos de orar pedindo a orientação do Senhor para nossas decisões.


Deus não interfere de forma "automática" em todas as situações de nossa vida. Não vamos aqui determinar uma regra para a ação de Deus, mas a experiência de Josué nos mostra que, se queremos sempre a intervenção de Deus, devemos orar sempre pedindo que ele opere. Normalmente, quando não pedimos, isto significa que nos consideramos totalmente competentes para resolver o problema sozinhos.


O inimigo não tem poder para nos vencer numa luta honesta. (Aliás, honestidade não faz parte do seu caráter). Então, ele finge que é nosso amigo e tentar fazer com que nós mesmos tomemos atitudes que possam servir aos seus propósitos. Observe que, devido ao seu descuido, Josué acabou por tomar uma atitude que ajudou seus inimigos. Normalmente, Satanás atua na vida das pessoas com as ferramentas que elas mesmas lhe emprestam. São as decisões erradas que tomamos.


O servo de Deus deve honrar sua palavra. Mesmo descobrindo que foi enganado, Josué não matou aqueles inimigos. Por quê? Ele havia feito uma aliança, um compromisso com eles. E sua palavra não podia ser revogada. Um homem vale tanto quanto valer sua palavra. Se você prometeu, cumpra. Logicamente, se prometeu fazer algo errado, o melhor é que você se arrependa e não faça.


Os pactos que os povos realizavam entre si, naquela época, implicavam em colaboração em situações de guerra. Até hoje existe esse tipo de compromisso entre diversos países. Por esse motivo, Josué se comprometeu a, não somente a poupar a vida dos gibeonitas, como também a defendê-los de outros inimigos. Assim, quando eles foram atacados por outros cinco povos, Josué foi chamado para socorrê-los. Ele poderia simplesmente deixar que os gibeonitas fossem destruídos, mas novamente vemos aí a fidelidade de Josué à sua promessa. Ele se dispôs a lutar a favor dos gibeonitas. Entretanto, o dia estava terminando e a noite seria um período de desvantagem para os israelitas. Josué orou então ao Senhor e, em seguida, ordenou que o sol e a lua parassem. Assim, o tempo parou, o dia se prolongou até que Josué vencesse aquela batalha. Vemos então a interferência de Deus na história do seu povo. Quando não oramos, somos enganados e derrotados. Quando oramos ao Senhor, ele age em nosso favor de modo grandioso e sobrenatural. Oremos pois, e sejamos mais que vencedores em Cristo Jesus.


Anísio Renato de Andrade

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Reflexão de Segunda Feira


Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do
conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão
inescrutáveis, os seus caminhos! Romanos 11:33


O plano de Deus para nos salvar é incrível. A planta que tem do
nosso universo, a criação dEle, é além da nossa imaginação. Ele é
tão rico em sabedoria e conhecimento! Que mais podemos fazer senão
chegar até Ele e pedir que abra nossas mentes às obras dEle e à Sua
vontade para nossa vida.

Um Noite Tive Um Sonho


“Uma noite eu tive um sonho…

Sonhei que estava andando com o Senhor, e através do céu passavam cenas da minha vida.

Para cada cena que se passava percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era o meu e o outro do Senhor.

Quando a última cena da minha vida passou diante de nós,
olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que, muitas vezes, no
caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Notei,
também, que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu
viver.

Isso entristeceu-me deveras, e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre comigo, mas notei que , durante as maiores atribulações do meu viver, havia na areia
dos caminhos da vida apenas um par de pegadas.
Não compreendo por que, nas
horas que eu mais necessitava de Ti.
Tu me deixaste.

O Senhor me respondeu: -
Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria
nas horas de tua prova e do teu sofrimento.

Quando viste na areia apenas um
par de pegadas, foi exatamente aí que Eu, nos braços te carreguei…”

Jesus Te Ama

Descansa nos Braços do Pai!!!

Uma História de Amor



O garoto estava preso entre as engrenagens da ponte levadiça e um transatlântico carregando centenas de passageiros estava se aproximando rapidamente. O pai do menino, o operador da ponte, não tinha se dado conta do desaparecimento de seu filho até este momento. Em pânico saiu à procura de seu filho somente o achando inconsciente entre duas alavancas que levantam a ponte para dar passagem aos navios. Ele caiu enquanto brincava.

O pai agora estava com medo diante das alternativas que tinha a sua frente. O transatlântico que não parava de se aproximar com centenas de vidas a bordo, com o choque iria matar a todos se a ponte não fosse elevada; E seu filho caído na caixa de engrenagem, seria instantaneamente esmagado se o botão que aciona a ponte fosse ligado.

Com toda sua força ele tentou baixar seu braço para retirar a criança rapidamente dali para um lugar seguro.

O tempo estava se esgotando.

Ele simplesmente não conseguia alcançar o garoto.
Lágrimas desciam interminantemente do rosto do homem juntamente com o pressentimento de que ninguém iria socorrê-los e a mágoa o tomava por completo.
Ele fez uma última tentativa. Mas de nada adiantou.

A única coisa que o pai ouvia eram as vozes e as altas gargalhadas das pessoas que se divertiam no transatlântico que se aproximava cada vez mais. .

A aterrorizante decisão tem de ser tomada imediatamente.
Irá seu amado filho viver?
Ou irão aqueles farristas desconhecidos viver?

Com apenas segundos para a decisão final ele sabe que seja ela qual for, terá de viver com isto o resto de sua vida.

Lágrimas de lamento transbordam nos olhos deste pai que agora via todas aquelas pessoas desconhecidas passar abaixo dele. .

Elas estavam rindo como se nada tivesse acontecido, completamente sem saber que o solitário homem acima delas tinha poupado suas vidas pelo sacrifício da vida de seu próprio filho. Elas nunca se deram conta do amor que lhes foi mostrado naquele dia.

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito . . ." (João 3:16).

domingo, 16 de maio de 2010

REFLEXÃO DE DOMINGO


Não é bom que o homem esteja só" (Gênesis 2:18

Quando Deus terminou toda sua obra criadora, constatou que não era bom que o homem estivesse só, e lhe deu uma companheira.

A solidão não é boa companhia. Chega-nos sob diversas formas e é tão terrível que pode levar muitas pessoas ao desespero e até ao suicídio.

Muita gente se sente só em meio a uma multidão por não saber se dar, por ser egoísta ou por temperamento. Há também a solidão que resulta de uma consciência pesada. Quando nos afastamos de Deus, sobrevém sobre nós a solidão ocasionada pela culpa por tê-Lo abandonado, e procuramos nos isolar.

Não é bom viver na solidão, afastados de tudo e de todos. Ela pode ser vencida buscando a direção de Deus. Só Jesus pode nos livrar da solidão, pois, tendo-o no coração como centro do nosso viver, Ele nos capacita a nos alegrarmos sempre em tudo.

"Deus faz que o solitário more em família;" (Sl 68:6a)

Myriam Rebuzzi
www.aleluia.com.br

Gigantes na Fé






De fato, a vida é uma escolha. E até mesmo para sermos gigantes na nossa fé, para avançarmos a passos largos na nossa caminhada com Deus, é preciso escolher agir em fé. Ou seja, crer nas maravilhosas promessas de Deus, na sua Palavra e, claro, nele mesmo.

Não é sem razão que muitos dizem: “A crise revela o nosso caráter”. Isso porque em meio às muitas situações que surgem muitos se revelam, se mostram, e agem de acordo com sua fé ou a falta dela. Foi assim com Pedro, o discípulo de Jesus. Veja o texto bíblico de Mateus 14, versos 22 a 33.

Não fora essa a primeira vez que Pedro vira o mar ou a tempestade, já que ele era pescador. Mas diferente das muitas vezes em que fora obrigado a fugir das tempestades no mar para salvar a própria vida, dessa vez Jesus o chama para entrar na tempestade e enfrentar o furioso mar. Ele até que obedeceu ao chamado de Jesus que já caminhava sobre as ondas do mar. Mal dera os primeiros passos, Pedro começou a afundar. O verso 30 nos diz a razão. É que Pedro começou a olhar para o vento.

Podemos comparar o mar à nossa própria vida, e os ventos a tudo o que nos acontece, a todas as situações. E quantas vezes nós nos perdemos por isso, pelos ventos, pelas situações. Deixamos de olhar para Jesus e olhamos para o vento, para sua fúria e intensidade e para o que está a nossa volta. Visualizamos o tamanho e a profundidade do vento, mas fechamos os olhos para o Grande Eu Sou, para Jesus! Pedro só afundou porque ficou olhando para o vento. A Palavra diz isso: “Reparando na força do vento, teve medo.”

Por isso que Jesus estendeu a mão para levantar Pedro. Jesus dissera a Pedro: “Homem de pequena fé.” Todas as vezes que deixamos de olhar para o Senhor, e olhamos para o vento, nossa fé encolhe. Mas à medida que caminhamos, olhando para Jesus, essa fé cresce. Em meio ao mar e às tempestades, quando escolhemos olhar apenas para Jesus, jamais seremos submersos. Isso é caminhar por fé e não pela vista. E à medida que você continua caminhando olhando para Jesus, cada vez mais seu coração se enche de fé e coragem. Ou seja, começa a se tornar um gigante na fé.

Quantas vezes olhamos apenas para o vento? O vento da doutrina, da confusão, do medo, da dúvida, da insegurança, da incredulidade. O único vento que deve soprar sobre nós é o do Espírito Santo. Esse é mais que bem-vindo na nossa vida.

Havia uma menina que tinha um cachorrinho de estimação. Ela gostava demais dele. Até que um o seu cachorro morreu e seu pai foi enterrá-lo no quintal. Ela ficou debruçada na janela, chorando e soluçando. O avô, ouvindo os soluços, foi até à netinha e disse: “Minha neta, mude de janela, venha cá”. Ele a levou para outra janela, em frente ao jardim e disse: “Olhe, veja a beleza das flores, o movimento da rua. Quantas coisas bonitas estão aqui!” Se o avô deixasse a netinha apenas naquela janela, ela estaria vendo só o que estava ferindo e magoando o seu coração. Amado leitor, mude de “janela”. Há tantas coisas bonitas acontecendo, tantas operações gloriosas que Deus está fazendo em toda a Terra! Em vez de ficar olhando somente para as coisas que o magoam, vá para a “janela” de onde você possa ver a glória do Senhor Jesus, onde você possa contemplar as operações maravilhosas dele, onde o seu coração possa experimentar do poder, da fidelidade e da misericórdia do Pai.

lagoinha.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails