"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 17 de julho de 2010

Os Nós Na Corda




Havia um homem que vivia sempre sereno e atraía a atenção de todos que paravam para conversar com ele. Todos, pois, estavam curiosos para saber
qual era o motivo de sua constante alegria e bondade.
Um dia, o rei o procurou e falou-lhe:
- Você sempre está alegre. Será que nunca fica preocupado com alguma coisa?
Não se preocupa com o seu destino? Será que nunca pensa nos pecados dos
quais Deus vai lhe pedir conta? Afinal, nesta vida, todos somos pecadores!
Ao que o homem respondeu:
- Vossa Majestade tem toda a razão em dizer que a gente deve dar conta do
mal que faz. Eu, por mim, penso e ajo assim: imagino que a gente está amarrado a Deus com uma corda.
- Como assim? - perguntou o rei.
- Quando a gente peca, corta essa corda. Mas quando a gente se arrepende e
pede perdão, o que Deus faz? Ele pega as duas pontas da corda e faz um nó para reatá-la. Desse jeito a corda fica mais curta e a gente fica mais perto de Deus. Os anos passam e a gente, apesar do esforço, continua falhando, mas Deus vai fazendo mais nós na corda e a gente acaba chegando
cada vez mais perto dele... Então, por que devo me preocupar ou me entristecer?
O rei ficou muito admirado com a sabedoria do homem e entendeu a situação
daqueles que, embora pecadores, conhecem e amam a Deus.

"Aumente em mim, Pai querido, com a força do seu Espírito, a disponibilidade em acolher a sua Palavra que, apesar de minhas falhas, você
continua a semear em minha história, para que eu produza bons frutos e revele a todos a esperança segura que me guia ao seu Reino Eterno.
Amém!"

Pecado Imperdoável - Existe?



O conceito de um pecado imperdoável tem sido um motivo de grandes discussões nas igrejas e seus membros. Na verdade pecado imperdoável parece ir contra os ensinamentos bíblicos a respeito da graça. Nós entendemos que a Graça de Deus perdoa todos os pecados, mas o nosso Senhor mencionou um pecado que não pode ser perdoado.

No Evangelho segundo escreveu Mateus no capítulo 12 e versículo de número 31, Jesus diz: todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homes, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. No versículo 32 Jesus afirma que não será perdoada nem neste século e nem no futuro.

Os líderes religiosos tinham vindo para ouvi-lo, mas eles verdadeiramente se opunham contra tudo o que Ele dizia. Quando Ele estava expulsando os demônios, eles o acusaram de fazer isto por meio satânicos. Além disso eles estavam rejeitando a obra do Espírito Santo nas próprias vidas deles. Em essência, o Espírito Santo estava falando sobre Jesus. "Esse é o filho de Deus. Esse é Deus", mas eles estavam dizendo."Este não é Deus! Ele é o agente de satanás". Foi então, que Jesus disse: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. (Mt.12:31).

Podemos observar nesta passagem bíblica que o pecado imperdoável, não está em falar palavras grosseiras a respeito do Espírito Santo. E sim, se voltar completamente contra a obra e a revelação de Deus. Eles estavam tão aprofundados em suas próprias iniqüidades, que eles rejeitaram não somente a Jesus Cristo, como também o Espírito de Deus que estava sobre Ele.

Trocando por miúdos como nosso em nosso ditado popular. Eles estavam dizendo que o bom era mau, e o mau bom. Eles estavam chamando o Espírito de Deus de satanás. Uma vez que eles haviam rejeitado a Jesus, a única fonte de perdão, agora não havia mais perdão para eles. Uma pessoa que se vira contra Jesus Cristo não pode mais receber o perdão, e isso, era exatamente o que eles tinham feito.

Se você quer obedecer a Deus, mas está preocupado que você tenha cometido o pecado imperdoável, você na verdade, não o cometeu. Se alguém, hoje, cometer esse tipo de pecado, seria alguém com um coração duro, que tenha se voltado contra Jesus, que o tenha insultado, que tenha se tornado tão depravado, que ele diria que o Espírito de Deus é satanás. Tome muito cuidado, pois, quando você não consegue perdoar um irmão, pai, mãe, amigo, cônjuge, filhos, parentes, ou qualquer pessoa do seu relacionamento cotidiano.

Você pode estar blasfemando contra o Espírito, principalmente se você achar que este pecado a ser perdoado não tem perdão, é imperdoável. Lembro-me de um texto na bíblia quando seus discípulos o interrogaram dizendo: Até quantas vezes devemos perdoar, até sete? Jesus respondeu, em verdade vos digo que não até sete, mais setenta vezes sete. Jesus estava dizendo não de uma quantidade a ser calculada, mas estava afirmando que todo pecado do homem deve ser perdoado quando há arrependimento sincero.

Quando não liberamos o perdão, impedimos a obra regeneradora em nossas vidas e as demais pessoas envolvidas. Tenha certeza que ao ler este estudo, e se você verdadeiramente se arrepender, o Senhor Jesus não lembrará mais de seus pecados. Faça você também sua parte. Perdoe !!! Afinal quem somos nós, será que realmente podemos atirar a primeira pedra?

Pr. Wanderley Aulucci é pastor, teólogo, diretor e idealizador do Portal Obreiro Aprovado, palestrante, conferencista e articulista, com diversos artigos publicados em periódicos evangélicos.
www.obreiroaprovado.com.br

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Trocando minha pistola por um vidro de azeite e uma aliança com Deus



Saltei da moto, eram 20:30, dei um safanão no porteiro, saquei minha pistola e entrei na igreja. O templo ficava na Lagoa, no Rio de Janeiro, e tinha um letreiro escrito Igreja de Nova Vida da Lagoa. Sabia que aquele seria meu último dia de vida.

Estava sendo caçado por 12 assassinos que já tinham tentado me matar três vezes. Uma em um Fórum e mais duas vezes em delegacias. Encontrava-me desesperado, afinal tinha dois filhos praticamente bebês, e nem o Exército estava conseguindo me dar proteção contra aqueles policiais criminosos. Tinha muita admiração pelas pregações do pastor Roberto Leal, que ouvia na Rádio Relógio, descobri onde ele estava e decidi testar o que ele pregava naquela noite.

Meu traje era todo negro, luvas, jaqueta e até a moto. Uma camisa com uma caveira que brilhava no escuro completava minha lúgubre figura. Empurrei mais alguém, sem nem me importar se era homem ou mulher, já estava dentro do templo, e me dirigi para uma sala de onde vinham vozes. Meti a mão na maçaneta e abri a porta, apontei a arma e perguntei: - Quem é Roberto Leal? Um careca barbudo respondeu: - Sou eu meu filho... Dirigi-me para a cadeira de um dos pastores que estava em reunião com ele, de um salto o homem se colou na parede, apontei a arma para a cabeça do pastor Roberto Leal, sentei-me e disse: - Você tem meia hora para me convencer que Deus se importa comigo e com você, do contrário nós iremos conhecer seu amado criador hoje, juntos! O pastor Roberto, encostou na cadeira, deu uma risada e começou a falar.

Não sei bem o que ele disse, mas meu coração foi tocado. Trinta minutos depois, estava de joelhos, aceitando a Jesus como meu Senhor e Salvador e trocando minha pistola de dezesseis tiros, dois carregadores novinha e dois aparelhos de choque, por um vidro de azeite e uma aliança com Deus.
- Ninguém mais tem poder sobre sua vida. Disse-me o pastor Roberto. Isso aconteceu há mais de dez anos. E ainda estou aqui!

"Agora sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé." (Sl 20: 6 a 8)

Roberto Medeiros
www.portalnovavida.or.br

Increduilidade


“Porém o capitão a cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? Disse o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.” (2 Reis 7:2 ARA)

Desde os mais remotos tempos da história humana, convivemos com a incredulidade. Esse homem verbalizou isso e pagou com a vida poucos versículos adiante. Não foi diferente com muitos outros, e não creio que deva ser até que venha o Senhor.

A incredulidade é abastecida pela dureza do coração, provavelmente semeada por uma mente que não consegue ceder espaço para o que não vê ou não faz sentido. No caso deste capitão, era o caso dele considerar impossível e até mesmo para o Senhor. Erro mortal. Eu tenho visto e convivido com pessoas que, mesmo nos nossos dias, se negam a dar espaço para a fé.

Isso poderia ser algo até aceitável em um mundo diferente, mas estou me referindo a pessoas que frequentam uma igreja e se dizem cristãos. Pessoas que não conseguem aceitar o que não faz sentido, o que é impossível (de fato ou em suas mentes), são pessoas como este capitão. Nós precisamos ser diferentes. Pouco importa quantas pessoas tenha para comer, creia que cinco pães bastarão. Não importa a duração da seca, creia na pequena nuvem que vem vindo. Não analise a fome que está instalada, olhe para o que o Senhor diz.

Se agirmos assim seremos os maiores beneficiados. Eu tenho presenciado curas físicas, de dor de cabeça a câncer, inclusive em pessoas da família. Eu tenho visto homens e mulheres mudarem tanto, e para melhor, que seus cônjuges e pais os tem estranhado. Eu tenho presenciado cenas de arrependimento e pedidos de perdão que eram literalmente impossíveis. Eu tenho experimentado uma provisão e suprimento de Deus que é sobrenatural. Por que não creria?

Se você não tem testemunhado nada neste sentido, creia e talvez comece a ver. Se não, potencialize sua fé crendo mesmo sem ter visto. Experimente a diferença.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Jó Um Homem Ético



“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem ÍNTEGRO e RETO, TEMENTE A DEUS e que SE DESVIAVA DO MAL.” Jó 1.1 (ara)

ÍNTEGRO: Do ponto-de-vista moral, sugere a idéia de um caráter sem falhas que se manifesta por uma absoluta honestidade no cumprimento dos deveres.

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados ÍNTEGROS e irrepreensíveis na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
I Tessalonicenses 5.23 (arc).

Paulo fala aqui sobre um sentido “ético” e “espiritual” do estado completo, e não sobre um sentido “metafísico”. Em outras palavras, não se referia ele à dissolução da combinação de alma, corpo e espírito (sentido metafísico), mas antes, insurgia-se contra a dissipação das qualidades espirituais da personalidade dos crentes. (nti).

RETO: Justo, verdadeiro, honesto, virtuoso; igual, imparcial, conforme a justiça.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito RETO.” Salmos 51.10 (arc)

Todos os crentes precisam que o Espírito Santo crie neles um coração puro que aborreça a iniqüidade, e um espírito renovado e disposto a fazer a vontade de Deus. Somente Deus pode nos fazer novas criaturas e nos restaurar à verdadeira santidade. (bep).

TEMENTE A DEUS: Que tem grande reverência e respeito.

“E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, TEMENTES A DEUS, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez.” Êxodo 18.21 (arc).

O conselho que Jetro deu a Moisés, sobre delegação de autoridade a homens de Deus, para maior eficiência e resultados na obra do Senhor, continua válido hoje. O texto menciona várias qualificações de líderes do povo de Deus, os quais devem ser: (1) pessoas capazes, (2) PESSOAS QUE TEMEM A DEUS, (3) pessoas instruídas na verdade e totalmente dedicadas à sua causa, (4) pessoas que abominam o ganho desonesto e que, por isso, estão livres da cobiça e do amor ao dinheiro. (bep).

DESVIAVA-SE DO MAL: Mudar de direção, apartar-se.

“Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a.” I Pedro 3.10 e 11 (arc).

Pedro cita Sl 34.12-16 para ressaltar que aquele QUE EVITA O MAL, tanto nas palavras quanto nos atos e que busca a paz (Mt 5.37; Tg 5.12) terá (1) uma vida cheia das bênçãos e do favor de Deus, (2) a íntima presença de Deus com sua ajuda e graça (cf. Tg 5.16; I Jo 3.21.22). (bep).

Examine as Escrituras



Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em tessalônica porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (Atos 17:11)

Todos nos deveríamos agir assim, deveríamos sempre ler,consultar a bíblia, examinar se o que o pastor, o padre,o pregador ou a mensagem que estamos lendo, ou ouvindo,realmente é como está nas escrituras, se está correta, ou seja, por maior, por mais credibilidade que esta pessoa tenha, por maior respeitabilidade que tenha, por mais notório que sejam seus conhecimentos teológicos, por mais sábios que sejam, não devemos aceitar como
verdadeira uma afirmação sem antes consultar a palavra
de Deus para saber se esta palavra é exatamente como
Deus nos orienta e ensina.

“E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.”(apocalipse 19.13)Devemos proceder como os da Beréia, que quando Paulo pregava, eles examinavam, eles conferiam na Bíblia para saber se eram a verdade as afirmações; este tem que ser o nosso procedimento, não podemos estar sempre “comprando enlatados”, devemos saber se o que ouvimos é a verdade, se o que estamos lendo é a verdade, pois afinal estamos ouvindo um homem, que diz estar falando em nome de Deus, estamos lendo, ouvindo, algo de alguém que se diz ser guiado pelo Espírito santo, portanto devemos conferir se o que ele fala, ou escreve condiz com as Escrituras; afinal, todos nos somos falhos. pois sabemos que só existe uma verdade, e esta verdade está contida na Bíblia, não importa se a Bíblia é católica ou Cristã, creia que nela está a verdade.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14.6) Só podemos ser conduzidos a Deus através da palavra verdadeira que é Jesus, se queremos ver a Jesus é só lermos a Bíblia e nela encontraremos a verdade: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32) Leia a Bíblia, conheçam a verdade e as pratique, e serás salvo tu a e a
tua casa. Não sejam como vários que por não lerem a Bíblia
têm seguido seitas que nada tem a ver com o Senhor e, portanto vivem em sofrimento. Recebam as bênçãos do Senhor, Saiba como ser abençoados.

Leiam a Bíblia, pratiquem a santa Palavra.

Que Deus o abençoe.
www.guilherme-caminhandocomcristo.blogspot.com

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Os Desafios de Seguir a Cristo


Jo.6:35-37,66-68

Vida cristã não é uma filosofia. É andar com Jesus. É seguir a Jesus. Quem segue não escolhe a direção a ser tomada.

Pergunta-chave: Até onde você está disposto a seguir a Cristo ?

Vamos traçar um paralelo entre a vida cristã e o caminho de Israel entre o Egito e Canaã

1 - O início da caminhada: Conversão (encontro, libertação do Egito, primeiro amor).

Em destaque: as bençãos - Os israelitas se enriqueceram com ouro e prata (Ex.12:35)
Nesse ponto, Miriã dançou e cantou.
Seguir a Cristo no momento da benção é muito fácil.


2 - O meio do caminho: Deserto - Provação, renúncia, benção sob medida (maná).
Tempo de vencer ao diabo e vencer a si mesmo. Nesse ponto, Miriã se rebelou contra Moisés.
Seu motivo para seguir Jesus será testado : pão terreno ou pão celestial ? (Hab.3:17-18).
Você seguiria a Jesus sem bençãos ? Pode parecer absurdo. (Exemplos: teste do jovem rico e de Jó).

2.1 - Perspectiva incorreta sobre o cristianismo. Expectativas ilusórias: esperar apenas o que é agradável.
Mat.13:20-21 - a semente entre as pedras (ofensa) - O convertido que não contava com tribulações (Teologia da Prosperidade).
O objetivo do ser humano é apenas o bem-estar, conforto e felicidade. É o ter. Focalizamos o que é passageiro.

2.2. - A perspectiva correta: A visão de Deus é, sobretudo, a formação do caráter cristão em nós. É o ser. Focaliza o eterno.
A maior experiência do cego de Jericó não foi enxergar, mas encontrar Jesus.

3 - O alvo e os obstáculos: Quem segue Jesus quer ir para onde ele vai. Jesus vai para junto do Pai. Vai para o céu, mas no caminho existe uma cruz. Você ainda quer segui-lo ?
Queremos reinar com Cristo. Podemos beber o cálice que ele bebeu ? (Mc.10:35-40)
Salmo 23:4 - Seguindo a Jesus no vale da sombra da morte.
Quem perder a sua vida por amor de Cristo acha-la-á. (Mt.16:25).
Os discípulos enfrentaram até mesmo a morte física.

4 - A chegada - A Canaã celestial para quem seguir a Cristo até o fim.
Miriã não entrou em Canaã.
Mat.12:29 - A recompensa
Na Nova Jerusalém não haverá provações (Ap.21:1-5), mas, por enquanto, precisamos suportá-las.

Conclusão: Jesus não dispensa seus seguidores. Ele nos ouve, nos perdoa e nos aceita.
O problema é que muitos seguidores desistem, desviam do caminho. Escolha caminhar com Jesus.

O Cego Bartimeu


Mc.10.46-52.

Jesus tinha um ministério itinerante, percorrendo vários lugares, pregando, curando e libertando a muitos. Ele não ficava em casa esperando as pessoas.

1- Bartimeu, o cego, vivia à beira do caminho (v.46), à margem da estrada. Era marginalizado pela sociedade, como tantos deficientes hoje. Ele não estava andando pelo caminho, mas parado. Sua vida estava parada. Ele estava sem perspectivas, sem projetos. Ele dependia dos outros. Estava sempre esperando que alguém o ajudasse.

2- Bartimeu ouviu sobre Jesus. Ouviu o ruído da multidão se aproximando e alguém disse que Jesus estava chegando. Ele era cego, mas ouvia muito bem. Os cegos desenvolvem mais os outros sentidos ou os utilizam melhor que as demais pessoas. O pior cego é aquele que não ouve. Muitos “cegos espirituais” são também “surdos”, pois se recusam a ouvir sobre Jesus. Observe a importância de se falar sobre Jesus, para que todos ouçam. Como ouvirão se não há quem pregue? (Rm.10.14).

3- Bartimeu começou a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! (v.47). Ele era cego, mas não tinha nenhum problema para falar. Começou a gritar. É importante que clamemos a Jesus em oração. Não adianta clamar a outra pessoa, algum santo ou falsa divindade. Clame a Jesus.

4 – Bartimeu tinha fé. Jesus era considerado filho de José. Por quê Bartimeu o chamou de Filho de Davi? O cego demonstrou que cria que Jesus era o Messias, o descendente de Davi, prometido no Velho Testamento para ser o rei de Israel.

5- Bartimeu pediu compaixão, misericórdia. Como são nossas orações? Vamos determinar o que Deus vai fazer? Vamos anunciar nossas virtudes e nossas obras? Nada disso. Devemos pedir misericórdia ao Senhor.

6 – Muitos o repreendiam para que se calasse (v.48). Os que enxergam querem que o cego fique em silêncio. É uma atitude egoísta. Quando queremos Jesus, muitos se levantam contra nós. Isso pode acontecer no trabalho, na escola, na família, entre os amigos, etc. O cego não deu ouvidos às vozes opositoras. Continuou clamando. Ele era perseverante, insistente, determinado.

7- Jesus parou e mandou chamá-lo (v.49). O cego pediu compaixão e foi atendido. Jesus se compadeceu. Ele parou, interrompeu tudo, para atender ao cego. Havia uma multidão envolvendo Jesus, mas ele parou para atender a um homem. Jesus está atento a cada indivíduo. Ele está atento a você. Ele ouve a oração e atende.

8 – Depois das vozes negativas, agora o cego ouviu vozes que diziam: “Tem bom ânimo. Levanta-te. Ele te chama”. Que sejamos como esses mensageiros que levaram palavras animadoras para o cego.

9 – O cego deu um salto e andou até Jesus (v.50). Ele era cego, mas não tinha nenhum problema nas pernas. Atendeu ao chamado de Jesus imediatamente. Não havia tempo a perder.

10 – Jesus pergunta o que o cego quer e ele responde: “Mestre, que eu veja.” (v.51). Ele podia pedir a Jesus uma esmola, uma capa nova, um prato de comida, uma bengala, um cachorro, uma casa, etc, mas ele foi direto ao principal: a visão. Podemos pedir tantas coisas a Jesus hoje, mas não nos esqueçamos de pedir que ele abra nossos olhos espirituais (Sal.119.18). Aquele que ainda não se converteu, está vivendo em cegueira, vive nas trevas, tropeçando e caindo, sem saber a direção certa. Jesus é a luz para os olhos dos cegos (João 12.35,46).

11- Aquele homem foi curado (v.52). Jesus cura ainda hoje, mas o mais importante é que Bartimeu foi salvo, conforme Cristo declarou. Em seguida, o texto diz que ele foi seguindo pelo caminho. Sua vida mudou completamente. Ele não ficava mais à margem do caminho, mas podia caminhar, podia ter uma vida normal e feliz.

Conclusão: Aquele cego clamou a Jesus, porque não sabia se ia encontrá-lo novamente. Ele não podia perder aquela oportunidade. Hoje, não perca a oportunidade. Clame a Jesus. Seja curado, seja salvo.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Papiro



O papiro era uma planta encontrada em abundancia principalmente às margens dos rios do Egito, foi muito usado no artesanato, na confecção de calçados e vestimentas, na fabricação de utensílios domésticos, em cordas que poderiam ser usadas por pescadores, usava-se também para vedar os barcos e navios construídos na época, inclusive serviu até de alimento, e por fim, foi descoberta uma técnica especial que revolucionou o mundo da escrita, nasceu então o antepassado do nosso tão útil e indispensável papel.

Descobriu que era possível obter também dessa versátil planta, uma estrutura bem fina e própria para a escrita, através de um processo trabalhoso que constituía em, cortar o caule da planta em finíssimas e frágeis tiras, que eram enfileiradas horizontalmente e verticalmente onde se formava uma camada ainda fina que era envolta por algodão, e por fim, tudo era prensado, na maioria dos casos usavam a água do próprio rio para mergulhar tudo em um determinado tempo, o que facilitava na eliminação de substâncias inúteis e na união de todas as camadas, que terminava no resultante do papiro, que tem o mesmo nome da planta de onde é extraído.

Em minha opinião, o papiro pode se encaixar na lista das maiores descobertas da humanidade, claro que não de tamanha repercussão como a roda e a escrita, mas, também não era algo desprezível, lembrando que foi o meio mais viável e de fácil acesso para nossos antepassados eternizarem parte da nossa história de um modo mais concreto.
Iniciou-se então uma grande evolução no mundo da escrita, principalmente nós servos de Deus, nos beneficiamos, pois, Deus inspira o homem para registrar sua palavra, o qual, na busca de meios para registrá-la, tem o papiro como de mais fácil acesso, porque os outros meios de se escrever eram mais difíceis de conseguir, como por exemplo, o pergaminho que era feito de peles de animais.

Temos até hoje em museus, alguns papiros que foram usados a milhares de anos atrás, muitos deles revelam boa parte da verdadeira história da humanidade e de cartas dos discípulos de Jesus, que com ousadia e inspiração divina, escreviam a cerca de conselhos e outros assuntos voltados para o povo de Deus, hoje temos a Bíblia, que nos é “lâmpada para os pés”, apesar de não serem os escritos originais, pois temos que levar em conta a fragilidade do papiro, que apesar de muito sensível até mesmo ao tempo, era idôneo para os escritores registrarem a palavra do nosso soberano Deus.

Jeovanir M. Terêncio

Esboços dos Livros da Biblia - Fim


APOCALIPSE ou
A REVELAÇÃO DE DEUS A JOÃO


Apocalipse quer dizer "revelação", e por isso este livro se chama também A Revelação de Deus a João (1.1).

Foi escrito durante um tempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo os cristãos porque eles não prestavam culto ao imperador romano, que chamava a si mesmo de "Senhor" e "Deus".

O livro foi escrito por João, que estava preso na ilha de Patmos por ter anunciado a Boa-Notícia do Evangelho (1.9). Ele escreve o seu livro para as sete igrejas da província romana da Ásia (1.4, 11), que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Ele anima os seus leitores a continuarem fiéis a Jesus Cristo em tempos de perseguições e sofrimentos.

Depois das cartas às sete igrejas (caps. 2-3), João descreve uma série de revelações que teve. Elas mostram que as forças do mal não vencerão, a vitória pertence a Deus e a Jesus Cristo e que os que continuarem fiéis na sua fé receberão o prêmio da vida eterna no novo céu que Deus vai preparar.

João usa figuras estranhas, símbolos e números que os seus leitores entendiam, mas que não seriam entendidos pelas autoridades romanas. Os leitores de hoje têm dificuldade de compreender completamente as visões de João, mas a lição principal do livro é simples e clara: "Agora o poder de governar o mundo pertence a Deus, o nosso Senhor, e ao Messias que ele escolheu. E o Messias reinará para sempre!" (11.15)

Esboço:

Introdução - 1.1-8
A primeira visão - 1.9-20
As cartas às sete igrejas - caps. 2-3
A visão do rolo selado com sete selos - 4.1-8.1
A visão das sete trombetas - 8.2-11.19
A visão da mulher e do dragão e a visão dos dois monstros - caps. 12-13
Outras visões - caps. 14-15
A visão das taças da ira de Deus - cap. 16
A destruição de Babilônia e a derrota do monstro, do falso profeta e de - 17.1-20.10
O julgamento final - 20.11-15
O novo céu, a nova terra e a nova Jerusalém - 21.1-22.5

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia - 18


PRIMEIRA CARTA DE PEDRO

A Primeira Carta de Pedro foi escrita para os cristãos que viviam em cinco províncias romanas que ficavam numa região que hoje faz parte da Turquia. O apóstolo está em "Babilônia" (5.13), que provavelmente é uma maneira de falar da cidade de Roma (ver Apocalipse 14.8; 16.19; 17.5).

Os leitores estão enfrentando sofrimentos e perseguições por causa da sua fé. Ao procurar animá-los a continuar firmes na sua dedicação a Jesus Cristo, o apóstolo mostra que os sofrimentos servem para provar que a fé que eles têm é verdadeira (1.7). Ele cita o exemplo de Cristo, que suportou o sofrimento e a morte em favor deles; aconselha que eles, por sua vez, sigam o exemplo do Mestre (2.21-25). Recomenda que, acima de tudo, eles vivam uma vida que traga honra e glória para o nome de Deus (1.15-16). E o autor faz lembrar de novo aos leitores a razão de eles terem sido salvos: "Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz" (2.9).

Esboço:
Introdução - 1.1-2
Como Deus nos salva - 1.3-12
A vida cristã - 1.13-2.10
Sofrendo como cristãos - 2.11-4.19
Humildade e serviço cristãos - 5.1-11
SEGUNDA CARTA DE PEDRO

A Segunda Carta de Pedro foi escrita a todos os cristãos do seu tempo. Ela trata de falsas doutrinas que estavam sendo espalhadas entre eles. Os falsos mestres não somente ensinavam coisas erradas como também se entregavam a todo tipo de imoralidades e vícios e procuravam arrastar os outros consigo.
O apóstolo avisa os leitores do perigo que eles correm e os anima a ficar firmes na fé e na vida de pureza e dedicação a Deus. Esses falsos mestres também zombavam da esperança que os cristãos tinham de que Cristo iria voltar; por isso o apóstolo afirma que de fato o Senhor voltará. Contudo, por ser bondoso, ele tem paciência "porque não quer que ninguém seja destruído, mas que todos se arrependam" (3.9,15).

O apóstolo recomenda que todos "façam o possível para estarem em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele," e fiquem esperando aquele dia abençoado em que haverá "um novo céu e uma nova terra, onde mora a justiça" (3.13,14).

Esboço:
Introdução - 1.1-2
A vida cristã - 1.3-21
Os falsos mestres - cap. 2

PRIMEIRA CARTA DE JOÃO

O assunto principal da Primeira Carta de João é o amor: o amor de Deus para conosco e o amor que devemos ter uns para com os outros. "Deus é amor. Quem vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele" (4.16).
Deus também é luz, e nós devemos sempre viver na luz e assim estaremos unidos uns com os outros (1.7; 2.9-11). O autor também previne os seus leitores contra a falsa doutrina de que Jesus Cristo não se tornou homem realmente, mas tinha somente a aparência de homem (2.22-23; 4.1-3; 5.6-9). Essa falsa doutrina, diz o autor, vem do espírito do Inimigo, o espírito do erro.

Nem nesta carta nem nas duas seguintes aparece o nome do autor. Por causa dos assuntos tratados e por causa da maneira de escrever do autor, as três cartas logo começaram a ser chamadas de "Cartas de João", querendo-se dizer com isso que foram escritas pelo autor do Evangelho de João.

Esboço:

Introdução - 1.1-4
Deus é luz - 1.5-10
A verdade e o erro - cap. 2
Os filhos de Deus e os filhos do Diabo - cap. 3
O Espírito da verdade e o do erro - 4.1-6
Deus é amor - 4.7-21

SEGUNDA CARTA DE JOÃO

Esta pequena carta foi escrita por um "presbítero", isto é, um dirigente de uma igreja. A carta é dirigida aos membros de outra igreja, os quais o autor conhece bem. Ele pede aos leitores que amem uns aos outros e que tomem cuidado com certas doutrinas falsas que estão sendo espalhadas pelo mundo.

Esboço:
Introdução - vs. 1-3
Amor, verdade e erro - vs. 4-11

TERCEIRA CARTA DE JOÃO

Esta carta, escrita pelo mesmo "presbítero da Igreja" que escreveu a Segunda Carta de João, é enviada a Gaio, dirigente de uma igreja. O autor elogia Gaio, fala contra a oposição de Diótrefes e fala bem de Demétrio.

Esboço:
Introdução - vs. 1-4
Gaio é elogiado - vs. 5-8
Diótrefes é condenado - vs. 9-10
Demétrio é elogiado - vs. 11-12

CARTA DE JUDAS

Esta carta foi escrita aos cristãos em geral para preveni-los contra os falsos mestres que estavam espalhando idéias erradas nas igrejas.
Esta carta, é parecida com a Segunda Carta de Pedro, procura animar os leitores "a combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu ao seu povo" (versículo 3).
O autor recomenda que os leitores continuem firmes e não se deixem levar por esses enganadores, pois eles receberão o castigo que merecem.

Esboço:
Introdução - vs. 1-2
Os falsos mestres - vs. 3-16
Conselhos - vs. 17-23

Os Passos De Uma Traição



Foi-se o tempo de achar que satanás de apresenta como uma coisa horrorosa, de 7 cabeças e monstruosamente agressiva. O diabo quando não vai, envia seus demônios, muitas vezes disfarçados em forma de belas mulheres, homens galanteadores, em forma de sexo, em forma de ganância, em forma de dinheiro, das maneiras mais sedutoras possíveis. São tentações enviadas pelo inferno para pegar, enganar e derrubar aqueles que são fracos na fé e traem seu Deus. Porque deixam a comunhão com Deus ser fragilizada.


E são levados por qualquer tentação carnal, fazendo escolhas erradas que no inicio são prazerosas, mas que depois se transformam em armadilhas do inferno. Como diz Provérbios: “há caminhos que ao homem parece ser bom, mas que no final dão em caminho de morte”


Por isso as escolhas CERTAS são importantes.


Infelizmente muitos pais de familias têm feito escolhas com o diabo. Homens desnudos de Deus, desnudos de temor a Deus. Seguem cegamente a satanás, com laços de seduções de demônios. Porque não buscam base firme na Palavra, não se alicerçam na Palavra de Deus.


Muitos têm destruído seus lares, por conta de uma escolha. Como se a vida fosse mulfacetada de escolhas.


Muitos têm ensinado aos próprios filhos, os passos de uma traição e de como se destrói um lar . Muitos têm ensinado que casamento não é importante, nem é coisa séria.


"Ah, aqui não deu, vou partir pra outra". Saem por aí trocando a esposa por prazeres. Sem nenhuma responsabilidade conjugal ou respeito pela familia.


São pobres de Espírito.


Fazem escolhas que destroem outras pessoas, porque suas escolhas são o reflexo daquilo que já existem dentro deles mesmo.


Quando um homem escolhe trair seu Deus, sua esposa, seus filhos, seus amigos e todos os principios bíblicos que regem a vida cristã, é porque não tem raiz firme Naquele que dá a sustentação para que a fé seja inabalável.


Que tipo de ensinamento, lição ou valores deixará para seus filhos, que são heranças do Senhor?:

- Que Deus não tem importância?!

- Que família não tem importância?!

- Que um casamento não tem importância?!


CRISTÃO QUE É CRISTÃO MESMO, J A M A I S agiria assim. Ou lutaria para não cair na tentação.


Eles começam a ser seduzidos pela própria cobiça, que o atrai, mas seus sustentáculos de fé são fugazes e pó que se dissolve com qualquer vento.


Uma traição não nasce já adulta. Ela é alimentada por um bom tempo até frutificar. É justamente nesse tempo que se deve fugir, correr, não deixar ela dominar, tomar forma e derrubar você.


É uma olhadinha

É uma peninha

É uma desviada do propósito de Deus

É seguir o pecado

É cair no pecado

E pronto!

Fica totalmente enlaçado pela sedução do diabo.


Homens que não têm um compromisso com a Causa do Mestre Jesus. Só com a causa do próprio prazer.


Onde DeuS para si é dEUs. Homens egocêntricos. Que o EU grita mais alto que a própria ação do Espírito Santo de DeuS.


Ficam surdos e cegos à voz do Senhor, à Sua Palavra. Só o que importa é o prazer carnal, efêmero.


Não constroem valores espirituais. Correm atrás de vida terrena, passageira. Coisas. Coisas. Coisas.

Que aqui ficam...




postado por Fran
www.armasinvenciveis.blogspot.com

domingo, 11 de julho de 2010

Desempregado, e agora?




Em algumas situações, quando alguém perde o emprego, abre-se um espaço muito grande na vida para a depressão, a amargura, a ira e a raiva, e esse alguém sempre fica procurando um culpado para justificar a situação em que vive. A partir do momento em que se abre brechas, ele começa a ser invadido por questionamentos, como: “Por que ele continuou empregado e eu não, se a minha contribuição para a empresa era tão boa quanto a dele?”

Vivemos um período em que as pessoas estão usando a expressão “o fantasma do desemprego”. Não precisamos temer o desemprego e muito menos o “fantasma”. A nossa confiança deve estar no Senhor. Muitos vivem com medo e ressentidos. Tais sentimentos se manifestam por meio da indignação contra o ex-chefe, um colega de trabalho, ou até mesmo o governo. Não quero listar as razões para o desemprego, mas apenas comentar o fato em si, e orientá-lo a lidar com o ressentimento advindo dele. Esse sentimento é altamente maléfico, pois nos corrói por dentro, provocando amarguras, procurando destruir nossa alegria e a nossa fé.

É maravilhoso percebermos que aquele que descansa no Senhor, que se alegra nele, a despeito de todas as situações adversas, consegue sorrir e encontra forças para se manter feliz. A fé cristã é alegre. Jesus era capaz de transmitir alegria a todos. Mas isto só era possível porque Ele andava e vivia na força de Deus. Por outro lado, é interessante notarmos que uma pessoa marcada pela amargura e pelo ressentimento contagia as que estão ao seu redor. Só há um modo de lidar com a amargura: arrepender-se e perdoar.

A nossa escolha deve ser a de perdoar. Jesus disse: “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.” (Marcos 11.25). Todos temos pedidos e necessidades. Uma pessoa desempregada, muitas vezes, ora por uma nova oportunidade de emprego, e nem sempre a resposta chega de imediato. Esta “demora” pode gerar amargura. Por isso, a importância de ficarmos atentos.

Agora, pois, é hora de parar e refletir. Se você tem algo contra o patrão, o chefe, aquele colega que o enganou ou aquele que foi a causa da sua demissão, a Palavra nos ordena a perdoarmos. Perdão produz perdão. O perdão às ofensas dos outros nos possibilita o perdão de Deus às nossas próprias ofensas: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” (Mt 6.14-15). A falta de perdão e o trato com a amargura são apenas uns dos fatores, uma parte do problema gerado pelo desemprego. Outras batalhas devem ser ganhas e a primeira é esta: não permitirmos que amargura nos domine.
Que o Pai vivifique essa palavra no coração de cada leitor e que cada um aprenda a ser próspero na terra da aflição!

Deus abençoe!

lagoinha.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails