"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Papiro



O papiro era uma planta encontrada em abundancia principalmente às margens dos rios do Egito, foi muito usado no artesanato, na confecção de calçados e vestimentas, na fabricação de utensílios domésticos, em cordas que poderiam ser usadas por pescadores, usava-se também para vedar os barcos e navios construídos na época, inclusive serviu até de alimento, e por fim, foi descoberta uma técnica especial que revolucionou o mundo da escrita, nasceu então o antepassado do nosso tão útil e indispensável papel.

Descobriu que era possível obter também dessa versátil planta, uma estrutura bem fina e própria para a escrita, através de um processo trabalhoso que constituía em, cortar o caule da planta em finíssimas e frágeis tiras, que eram enfileiradas horizontalmente e verticalmente onde se formava uma camada ainda fina que era envolta por algodão, e por fim, tudo era prensado, na maioria dos casos usavam a água do próprio rio para mergulhar tudo em um determinado tempo, o que facilitava na eliminação de substâncias inúteis e na união de todas as camadas, que terminava no resultante do papiro, que tem o mesmo nome da planta de onde é extraído.

Em minha opinião, o papiro pode se encaixar na lista das maiores descobertas da humanidade, claro que não de tamanha repercussão como a roda e a escrita, mas, também não era algo desprezível, lembrando que foi o meio mais viável e de fácil acesso para nossos antepassados eternizarem parte da nossa história de um modo mais concreto.
Iniciou-se então uma grande evolução no mundo da escrita, principalmente nós servos de Deus, nos beneficiamos, pois, Deus inspira o homem para registrar sua palavra, o qual, na busca de meios para registrá-la, tem o papiro como de mais fácil acesso, porque os outros meios de se escrever eram mais difíceis de conseguir, como por exemplo, o pergaminho que era feito de peles de animais.

Temos até hoje em museus, alguns papiros que foram usados a milhares de anos atrás, muitos deles revelam boa parte da verdadeira história da humanidade e de cartas dos discípulos de Jesus, que com ousadia e inspiração divina, escreviam a cerca de conselhos e outros assuntos voltados para o povo de Deus, hoje temos a Bíblia, que nos é “lâmpada para os pés”, apesar de não serem os escritos originais, pois temos que levar em conta a fragilidade do papiro, que apesar de muito sensível até mesmo ao tempo, era idôneo para os escritores registrarem a palavra do nosso soberano Deus.

Jeovanir M. Terêncio

Um comentário:

  1. Lindas também sou artista, preciso de Orçamento plano de aula de pintura para publico alvo 160 participante dividido em módulos 4 turma . Quanto gasto em material incluindo alimentação transporte e segurança para dois tipo de público: público jovem acima de 15 anos incluindo os deficientes e o público adulto, até 64 /65 anos que participarão das outras oficina Teatro e Dança incluída no projeto. necessito deste apoio suporte também. Muito Grato.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails