"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia - 18


PRIMEIRA CARTA DE PEDRO

A Primeira Carta de Pedro foi escrita para os cristãos que viviam em cinco províncias romanas que ficavam numa região que hoje faz parte da Turquia. O apóstolo está em "Babilônia" (5.13), que provavelmente é uma maneira de falar da cidade de Roma (ver Apocalipse 14.8; 16.19; 17.5).

Os leitores estão enfrentando sofrimentos e perseguições por causa da sua fé. Ao procurar animá-los a continuar firmes na sua dedicação a Jesus Cristo, o apóstolo mostra que os sofrimentos servem para provar que a fé que eles têm é verdadeira (1.7). Ele cita o exemplo de Cristo, que suportou o sofrimento e a morte em favor deles; aconselha que eles, por sua vez, sigam o exemplo do Mestre (2.21-25). Recomenda que, acima de tudo, eles vivam uma vida que traga honra e glória para o nome de Deus (1.15-16). E o autor faz lembrar de novo aos leitores a razão de eles terem sido salvos: "Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz" (2.9).

Esboço:
Introdução - 1.1-2
Como Deus nos salva - 1.3-12
A vida cristã - 1.13-2.10
Sofrendo como cristãos - 2.11-4.19
Humildade e serviço cristãos - 5.1-11
SEGUNDA CARTA DE PEDRO

A Segunda Carta de Pedro foi escrita a todos os cristãos do seu tempo. Ela trata de falsas doutrinas que estavam sendo espalhadas entre eles. Os falsos mestres não somente ensinavam coisas erradas como também se entregavam a todo tipo de imoralidades e vícios e procuravam arrastar os outros consigo.
O apóstolo avisa os leitores do perigo que eles correm e os anima a ficar firmes na fé e na vida de pureza e dedicação a Deus. Esses falsos mestres também zombavam da esperança que os cristãos tinham de que Cristo iria voltar; por isso o apóstolo afirma que de fato o Senhor voltará. Contudo, por ser bondoso, ele tem paciência "porque não quer que ninguém seja destruído, mas que todos se arrependam" (3.9,15).

O apóstolo recomenda que todos "façam o possível para estarem em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele," e fiquem esperando aquele dia abençoado em que haverá "um novo céu e uma nova terra, onde mora a justiça" (3.13,14).

Esboço:
Introdução - 1.1-2
A vida cristã - 1.3-21
Os falsos mestres - cap. 2

PRIMEIRA CARTA DE JOÃO

O assunto principal da Primeira Carta de João é o amor: o amor de Deus para conosco e o amor que devemos ter uns para com os outros. "Deus é amor. Quem vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele" (4.16).
Deus também é luz, e nós devemos sempre viver na luz e assim estaremos unidos uns com os outros (1.7; 2.9-11). O autor também previne os seus leitores contra a falsa doutrina de que Jesus Cristo não se tornou homem realmente, mas tinha somente a aparência de homem (2.22-23; 4.1-3; 5.6-9). Essa falsa doutrina, diz o autor, vem do espírito do Inimigo, o espírito do erro.

Nem nesta carta nem nas duas seguintes aparece o nome do autor. Por causa dos assuntos tratados e por causa da maneira de escrever do autor, as três cartas logo começaram a ser chamadas de "Cartas de João", querendo-se dizer com isso que foram escritas pelo autor do Evangelho de João.

Esboço:

Introdução - 1.1-4
Deus é luz - 1.5-10
A verdade e o erro - cap. 2
Os filhos de Deus e os filhos do Diabo - cap. 3
O Espírito da verdade e o do erro - 4.1-6
Deus é amor - 4.7-21

SEGUNDA CARTA DE JOÃO

Esta pequena carta foi escrita por um "presbítero", isto é, um dirigente de uma igreja. A carta é dirigida aos membros de outra igreja, os quais o autor conhece bem. Ele pede aos leitores que amem uns aos outros e que tomem cuidado com certas doutrinas falsas que estão sendo espalhadas pelo mundo.

Esboço:
Introdução - vs. 1-3
Amor, verdade e erro - vs. 4-11

TERCEIRA CARTA DE JOÃO

Esta carta, escrita pelo mesmo "presbítero da Igreja" que escreveu a Segunda Carta de João, é enviada a Gaio, dirigente de uma igreja. O autor elogia Gaio, fala contra a oposição de Diótrefes e fala bem de Demétrio.

Esboço:
Introdução - vs. 1-4
Gaio é elogiado - vs. 5-8
Diótrefes é condenado - vs. 9-10
Demétrio é elogiado - vs. 11-12

CARTA DE JUDAS

Esta carta foi escrita aos cristãos em geral para preveni-los contra os falsos mestres que estavam espalhando idéias erradas nas igrejas.
Esta carta, é parecida com a Segunda Carta de Pedro, procura animar os leitores "a combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu ao seu povo" (versículo 3).
O autor recomenda que os leitores continuem firmes e não se deixem levar por esses enganadores, pois eles receberão o castigo que merecem.

Esboço:
Introdução - vs. 1-2
Os falsos mestres - vs. 3-16
Conselhos - vs. 17-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails