"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Jó Um Homem Ético



“Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem ÍNTEGRO e RETO, TEMENTE A DEUS e que SE DESVIAVA DO MAL.” Jó 1.1 (ara)

ÍNTEGRO: Do ponto-de-vista moral, sugere a idéia de um caráter sem falhas que se manifesta por uma absoluta honestidade no cumprimento dos deveres.

O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados ÍNTEGROS e irrepreensíveis na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
I Tessalonicenses 5.23 (arc).

Paulo fala aqui sobre um sentido “ético” e “espiritual” do estado completo, e não sobre um sentido “metafísico”. Em outras palavras, não se referia ele à dissolução da combinação de alma, corpo e espírito (sentido metafísico), mas antes, insurgia-se contra a dissipação das qualidades espirituais da personalidade dos crentes. (nti).

RETO: Justo, verdadeiro, honesto, virtuoso; igual, imparcial, conforme a justiça.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito RETO.” Salmos 51.10 (arc)

Todos os crentes precisam que o Espírito Santo crie neles um coração puro que aborreça a iniqüidade, e um espírito renovado e disposto a fazer a vontade de Deus. Somente Deus pode nos fazer novas criaturas e nos restaurar à verdadeira santidade. (bep).

TEMENTE A DEUS: Que tem grande reverência e respeito.

“E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, TEMENTES A DEUS, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez.” Êxodo 18.21 (arc).

O conselho que Jetro deu a Moisés, sobre delegação de autoridade a homens de Deus, para maior eficiência e resultados na obra do Senhor, continua válido hoje. O texto menciona várias qualificações de líderes do povo de Deus, os quais devem ser: (1) pessoas capazes, (2) PESSOAS QUE TEMEM A DEUS, (3) pessoas instruídas na verdade e totalmente dedicadas à sua causa, (4) pessoas que abominam o ganho desonesto e que, por isso, estão livres da cobiça e do amor ao dinheiro. (bep).

DESVIAVA-SE DO MAL: Mudar de direção, apartar-se.

“Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a.” I Pedro 3.10 e 11 (arc).

Pedro cita Sl 34.12-16 para ressaltar que aquele QUE EVITA O MAL, tanto nas palavras quanto nos atos e que busca a paz (Mt 5.37; Tg 5.12) terá (1) uma vida cheia das bênçãos e do favor de Deus, (2) a íntima presença de Deus com sua ajuda e graça (cf. Tg 5.16; I Jo 3.21.22). (bep).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails