"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 13 de julho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia - Fim


APOCALIPSE ou
A REVELAÇÃO DE DEUS A JOÃO


Apocalipse quer dizer "revelação", e por isso este livro se chama também A Revelação de Deus a João (1.1).

Foi escrito durante um tempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo os cristãos porque eles não prestavam culto ao imperador romano, que chamava a si mesmo de "Senhor" e "Deus".

O livro foi escrito por João, que estava preso na ilha de Patmos por ter anunciado a Boa-Notícia do Evangelho (1.9). Ele escreve o seu livro para as sete igrejas da província romana da Ásia (1.4, 11), que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Ele anima os seus leitores a continuarem fiéis a Jesus Cristo em tempos de perseguições e sofrimentos.

Depois das cartas às sete igrejas (caps. 2-3), João descreve uma série de revelações que teve. Elas mostram que as forças do mal não vencerão, a vitória pertence a Deus e a Jesus Cristo e que os que continuarem fiéis na sua fé receberão o prêmio da vida eterna no novo céu que Deus vai preparar.

João usa figuras estranhas, símbolos e números que os seus leitores entendiam, mas que não seriam entendidos pelas autoridades romanas. Os leitores de hoje têm dificuldade de compreender completamente as visões de João, mas a lição principal do livro é simples e clara: "Agora o poder de governar o mundo pertence a Deus, o nosso Senhor, e ao Messias que ele escolheu. E o Messias reinará para sempre!" (11.15)

Esboço:

Introdução - 1.1-8
A primeira visão - 1.9-20
As cartas às sete igrejas - caps. 2-3
A visão do rolo selado com sete selos - 4.1-8.1
A visão das sete trombetas - 8.2-11.19
A visão da mulher e do dragão e a visão dos dois monstros - caps. 12-13
Outras visões - caps. 14-15
A visão das taças da ira de Deus - cap. 16
A destruição de Babilônia e a derrota do monstro, do falso profeta e de - 17.1-20.10
O julgamento final - 20.11-15
O novo céu, a nova terra e a nova Jerusalém - 21.1-22.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails