"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dando prosseguimento aos esboços dos livros da bíblia, hoje:Juízes,Rute,I e II Samuel

JUÍZES

O livro de Juízes conta a história de Israel desde a conquista da terra de Canaã até o começo da monarquia. Nesse tempo surgiram os "juízes", que eram principalmente chefes militares, mas também resolviam as questões legais do povo.Este livro ensina que o povo de Israel só continuaria a existir se fosse a Deus, enquanto que a infidelidade sempre levaria à desgraça. Porém há mais do que isso. Mesmo quando a nação era infiel, e a desgraça vinha, Deus estava sempre pronto a salvar o seu povo quando eles se arrependiam e voltavam para ele.

Esboço:

Acontecimentos depois da morte de Josué - 1.1-2.10
Os juízes de Israel - 2.11-16.31
Vários acontecimentos - caps. 17-21

RUTE

A história de Rute passa-se no tempo em que o povo de Israel era governado juízes. Rute, uma jovem do país de Moabe, casa-se com um israelita. Este morre, e então Rute se apega à sua sogra, demonstrando profunda devoção ao Deus de Israel.
Depois de algum tempo, Rute casa-se de novo, agora com um parente do seu primeiro marido. E foi por causa desse segundo casamento que Rute veio a ser bisavó de Davi, o maior rei de Israel.

As histórias dos juízes mostram as desgraças que vieram o povo de Deus se afastou dele. Este livro conta as bênçãos que recebe uma estrangeira quando se volta para o Deus de Israel e assim passa a fazer parte do seu povo.

Esboço:

Noemi volta com Rute para Belém - cap. 1
Rute conhece Boaz - caps. 2-3
Boaz casa-se com Rute - cap. 4

O PRIMEIRO LIVRO DE SAMUEL


O Primeiro Livro de Samuel registra a passagem do período dos juízes para o dos reis. Esta mudança na vida nacional de Israel gira principalmente em torno de três nomes: Samuel, Saul e Davi. Samuel foi o último dos juízes. Saul foi o primeiro rei de Israel, e Davi, o segundo.

Da leitura deste livro, bem como da dos outros livros históricos do Antigo aprendemos que a fé em Deus traz bênçãos enquanto que a desobediência leva à desgraça. Esta verdade foi dita pelo próprio Deus ao sacerdote Eli: "Respeitarei os que me respeitam, mas desprezarei os que me desprezam" (1 Samuel 2.30).
No princípio o povo de Israel não entendeu bem o que queria dizer ter um Deus era considerado o verdadeiro rei de Israel, mas, em resposta ao pedido do povo, ele escolheu um rei para eles. Tanto o rei como o povo viviam debaixo da autoridade e do julgamento de Deus (1 Samuel 2.7-10). Os direitos de todo o povo, ricos e pobres, eram garantidos pelas leis de Deus.

Esboço:

Samuel como juiz de Israel - caps. 1-7
Saul se torna rei - caps. 8-10
Os primeiros anos do reinado de Saul - caps. 11-15
Davi e Saul - caps. 16-30
A morte de Saul e dos seus filhos - cap. 31

O SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL


2 Samuel é a continuação de 1 Samuel. Neste livro se conta a história de Davi, que foi rei primeiro de Judá, no Sul (capítulos 1-4). Depois ele foi rei de toda a nação, incluindo Israel, no Norte (capítulos 5-24).

2 Samuel narra as lutas de Davi contra os inimigos de dentro e de fora, para se firmar no poder e para estender o seu reino.
Davi era homem de profunda fé e devoção a Deus e como líder foi capaz de conquistar a lealdade do seu povo. Mas ele também cometeu pecados de crueldade e violência, que a Bíblia não esconde. Porém, quando Natã, o profeta, apontou a Davi os seus pecados, ele os confessou e aceitou o castigo de Deus.

A vida e as realizações de Davi impressionaram profundamente o povo de Tanto assim que, mais tarde, nos tempos de angústia, quando precisavam de outro rei, eles pediam "um filho de Davi". Desejavam um rei descendente de Davi, que fosse igual a ele.

Esboço:

Davi governa Judá - caps. 1-4

Davi governa Judá e Israel - caps. 5-24

1. Os primeiros anos - caps. 5-10
2. Davi e Bate-Seba - 11.1-12.25
3. Problemas e dificuldades - 12.26-20.26
4. Os últimos anos - caps. 21-24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails