"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quinta-feira, 18 de março de 2010

PARÁBOLAS DE JESUS


23 - A Drácma Perdida - Lucas 15.8-10

Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la? E achando-a, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido.
Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.


Hoje em dia, na nossa cultura, uma mulher casada deve usar uma aliança como sinal de que ela é casada. Isto é um sinal para que outros homens saibam, que ela é casada, que ela já tem um marido.

Naqueles dias porem não tinham alianças, elas tinham um diadema que elas colocavam em volta de suas cabeças. E, aquele diadema tinha dez drácmas. Nenhum homem poderia mexer com elas e nenhum rapaz poderia flertar com elas, pois elas estavam casadas.

Cada drácma daquelas significava uma virtude daquela mulher. A primeira significava o amor dela para com o marido. A Segunda significava a fidelidade para com ele. A terceira a virtude de viver limpa para ele e assim por diante a Quarta, a Quinta e até a décima. E aí teríamos um outro estudo, porem este é sobre a drácma perdida.
Devemos sempre trazer em mente que mulher na Bíblia representa a igreja e a igreja é uma esposa dada em casamento a Cristo.

O diadema que a Igreja de Cristo deve usar está em Gálatas 5:22 os quais são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Este é o diadema da igreja.
É provável que já era lá pelo anoitecer que aquela mulher tinha perdido uma daquelas dracmas.

Oh! se há um tempo quando a igreja deveria fazer um inventário para ver se está usando todas as drácmas, deveria ser agora. Está escurecendo, as próprias nuvens da destruição estão pairando sobre a terra. Pecado e corrupção estão por todos os lados. Nós estamos vivendo um tempo tremendo, quando há tanta perversidade.

As pessoas vão à igreja fingindo ser cristãos. Vão à igreja para tentar esconder o ódio. Vão à igreja professando o cristianismo e vivendo como o resto do mundo. As mulheres se vestem de maneira imoral, se vestem publicamente com roupas que não deveriam usar em seus quartos. No entanto, saem assim pelas ruas. Amor fraternal é uma coisa quase passada. Nós não temos perdido só uma drácma, mas temos perdido praticamente todas elas.

Então estava aproximando o anoitecer quando o marido desta mulher iria voltar. Se ele a encontrasse sem uma drácma, aquilo indicaria que ela havia sido marcada e condenada como uma prostituta.

Se ela tivesse se pervertido de qualquer modo e havia sido vista pelo povo, levavam-na perante o sacerdote junto com testemunhas e sendo ela mulher casada o sacerdote tirava uma drácma, significando assim que ela tinha feito algo errado. Dependendo do tipo de erro era tirado a drácma correspondente.

Quando o marido dessa mulher voltava para casa e a via sem uma drácma ele divorciava-se dela imediatamente e não teria mais nada com ela.

No entanto, esta mulher da parábola de Jesus não tinha feito nada de errado e estava anoitecendo quando ela percebeu que havia perdido uma drácma. Estava na hora do marido dela voltar, pois estava ficando tarde.
Estava escurecendo, pois ela precisou acender uma candeia (LÂMPADA para os meus pés é a Tua PALAVRA E LUZ para o meu caminho).

Essa mulher não só acendeu a candeia como também pegou uma vassoura e começou a fazer uma limpeza geral. A luz da candeia lhe servia para ver onde tinha sujeira e ela foi varrendo. Seu marido estava às portas. Ela não era culpada, foi num momento de descuido que a sua drácma se foi. Ela tinha se mantido fiel o tempo todo, mas sua drácma não estava lá.

Já é tempo de acendermos a Candeia e varrermos nossa casa, pois a Vinda do Senhor é chegada.
Cristo é a PALAVRA. Cristo é a BÍBLIA SAGRADA.
De nada adianta termos intimidades com MAGISTÉRIO, TRADIÇÃO, PAPA, CREDO, DOGMA, DENOMINAÇÃO. Isso é flertar com outro marido. Isso tira nossas drácmas dos nossos diademas e seremos encontrados infiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails