"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

domingo, 14 de março de 2010

Entrevista Pastor Alberto - Batista Nacional



Essa entrevista eu fiz para a folhapimentense.com.br com o Pastor Alberto da Igreja Batista Nacional de Pimenta Bueno -RO, confira

Esta semana o nosso entrevistado é o Pastor Alberto da Igreja Batista Nacional
embora com tanta atividade e intensidade, pouco conhecemos a seu respeito e de sua família. esperamos que esta breve entrevista que ele gentilmente nos cedeu, forneça um pouco mais de informações a seu respeito.

Folha - Conte-nos um pouco sobre a sua família, e também sobre você para que o nosso internauta possa melhor identificá-lo, (da onde veio, quando chegou a Pimenta, Pai, mãe, esposa, filhos...)

Pastor Alberto:
Eu sou ALBERTO MACIEL CARNEIRO, pastor presidente da Igreja Batista Nacional em Pimenta Bueno. Sou casado com Vania Bragança Maciel Carneiro há 12 anos, a qual eu amo muito. Sou pai de dois filhos: Rhelrison, de 9 anos e Rhitielen, de 2 anos. Nasci em Pedra Preta Mato Grosso em 05/04/1971. Vim para Rondônia no ano de 1972 com a idade de 1 ano pra cidade de Ji-Paraná (Na época se Chamava Vila de Rondônia). Em 1984 fui morar em Alvorada do Oeste. Cheguei com minha mudança em Pimenta Bueno no dia 26 de Dezembro de 2001. Meu pai se chama Cyla Carneiro e minha mãe: Ilka Xavier Carneiro.

Folha - Como e quando foi a sua conversão para Jesus?

Pastor Alberto:
Foi em um trabalho da ADHONEP (Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno) em um jantar. No ano de 1992. Onde comecei a congregar na Igreja Batista Nacional Lírio dos Vales em Alvorada do Oeste.

Folha - E sua consagração como pastor?

Pastor Alberto:
Fiz o Seminário Teológico Batista Nacional em Vilhena, me formei em 1998. O pastor Carlos Alberto (pastor da IBN Lírio dos Vales) pediu minha Ordenação ao ministério da Palavra. Depois de todos o tramites legais exigido pela Ordem de Pastores Batista Nacionais, fui ordenado no dia 23 de Dezembro de 2000 na Igreja Batista Nacional Lírio dos Vales. Este ano faço 10 anos de ministério.

Folha - Dentro de sua experiência como evangelista, o que mais marcou a sua vida? Quais foram as principais dificuldades? Conte-nos enfim, alguma experiência que tenha marcado fortemente a sua vida.

Pastor Alberto:
Penso que o que marcou muito minha vida foi como Deus respondeu e confirmou minha vinda pra Pimenta Bueno. Onde em uma oração junto com minha esposa pedimos uma confirmação. Em um domingo à noite pedimos ao Senhor que se naquela semana ganhássemos um carro, seria a confirmação. Algo praticamente absurdo para se pedir prova de Deus. Parece incrível mas na quinta-feira minha irmã que mora nos Estados Unidos ligou pra mim e mandou eu ir escolhe um carro na concessionária zero quilometro e completo.
Vejo que a principal dificuldade que enfrentei em Pimenta fui mesmo a adaptação e também passa por um processo de transição do que a igreja pensava para filosofia de trabalho que foi implantando na igreja. E também por ser meu primeiro ministério. Embora estivesse como dirigente da igreja de Alvorada por muitos anos.

Folha - Como o senhor vê a sua igreja, principalmente quanto à evangelização? E nas demais áreas?

Pastor Alberto:
Sou uma pessoa muito feliz pela igreja que o Senhor me deu para pastorear. Estamos agora em um processo de transição de metodologia de trabalho. Algo que Deus nos Deus este ano passado quando estive nos Estados Unidos. Tenho aplicado na igreja e tem sido uma benção.

Folha - Com tantas denominações surgindo nestes dias, qual é a igreja certa?

Pastor Alberto:
Igreja certa é aquela que cumpre o IDE de Cristo. Igreja que não sai do foco que é o Senhor Jesus e que anuncia as boas novas de salvação. Infelizmente tem muitas igrejas só estão entre quatro paredes.

Folha - Qual é o melhor meio de combater seitas a heresia?

Pastor Alberto:
Sob o ponto de vista bíblico-doutrinário, sendo Jesus Cristo, Deus-filho como revelação a própria verdade, as seitas interpretam erroneamente as Escrituras ou fogem totalmente dela partindo de outra revelação. Assim é toda religião, o homem tentando alcançar Deus com as próprias pernas e mãos. O cristianismo é Deus alcançando o indivíduo através da graça mediante a fé em Jesus Cristo, nosso Salvador. As seitas estão tentando fazer obras para conduzir o homem a salvação. Sendo que o evangelho é tão simples que o Senhor não pediu nada em troca apenas deu a salvação de graça.

Folha - Como a pessoa pode discernir seitas e heresias?

Pastor Alberto:
Todo grupo de pessoas (igreja ou comunidade) que afirmam serem eles o único caminho entre Deus e o homem se torna uma seita.
Heresias é todo desvio doutrinário que o homem faz da Palavra de Deus. Não posso eu olhar para um texto e negligenciar outro. Uma das regras da hermenêutica bíblica é que a Bíblia se interpreta por si mesma. Não podemos pegar um texto e criarmos uma doutrina ou lei sem observarmos o contexto. Infelizmente muitos lideres cristão tem usado textos bíblicos pra respaldar seus “achismos”.

Folha - A música evangélica, hoje esse nome foi mudado para Gospel, os cultos ao ar livre se transformaram em Show Gospel, enfim, diversos nomes com esse título, o que o senhor acha em relação ao cristianismo isso é bom ou pode futuramente trazer algum problema para o povo evangélico?

Pastor Alberto:
Creio que o que temos que observar nesta pluralidade de propagação do evangelho, não é como se propaga o evangelho mas com que motivação que se progaga. Diante disso podemos salientar alguns pontos:
• Existem musicas boa e musicas ruim. Existe musicas evangélicas boas e ruins e o mesmo acontece com qualquer musica.
• Com que motivação está gravando musicas uma atrás da outra, iluminação de Deus ou dinheiro?
• Existem homens sério no evangelho. Como também existem homens que estão atrás de seus próprios interesses e não o de Deus!
Penso que tudo é válido na propagação do evangelho, o problema é a hora que for passar todas nas nossas obras pelo fogo, o que realmente vai sobrar.

Folha -Como está Pimenta Bueno em termos espirituais?

Pastor Alberto:
Vejo Pimenta Bueno como uma cidade abençoada. Acredito que um mover de Deus está sendo ministrado nesta cidade. Maioria das igrejas estão profetizando sobre Pimenta Bueno e isso tem sido a diferença no mundo espiritual. Muito melhor ficará nos próximos anos. Tem um grande avivamento chegando onde o sobrenatural de Deus será notório na vida de cada homem que se colocar na presença de Deus. Acredito que Pimenta Bueno será em um futuro próximo a cidade mais evangelizada do nosso estado e uma das mais do nosso país.

Folha - Com a exposição de tantos escândalos envolvendo a vida de pastores, nacional e internacionalmente, o senhor acredita que a figura do pastor já não é um referencial tão respeitado?

Pastor Alberto:
Com o acréscimo do evangelho, de igrejas, de lideres infelizmente será cada vez mais comum situações de escândalos. A mídia também tem contribuindo muito com essas divulgações e em algumas delas forçadas, erronias e de cunho politico.
A imagem pastoral fica um pouco desgastada com certeza. Penso que por isso tem se surgido muito outros títulos “pastorais”.

Folha - A Igreja Batista Nacional na qual o senhor dirige, existe um centro recuperação para dependentes químicos, como é o nome? Como começou? Quantos recuperando tem hoje?

Pastor Alberto:
CERBAN – Centro de Recuperação Batista Nacional. Tínhamos o desejo de montarmos um centro de recuperação a muito tempo. Sempre trabalhei com pessoas com dependência química desde Alvorada. Quando surgiu a oportunidade de montarmos um centro foi atravez da chegada do Rodrigo Ferrari e do Junior pra igreja. Onde unimos força pra começar o CERBAN. Atualmente temos 12 alunos.

Folha - É difícil manter o centro recuperação? Tem apoio de algum órgão publico?

Pastor Alberto:
Sim! Muito difícil. Temos ajuda da Conab com alimentos (verduras e legumes) e do judiciário que nos fornece vales compra quando tem. Ajuda mensal financeira não temos do governo, somente doações e ajuda da igreja.

Folha - Diante do desafio de manter a igreja positiva, em um mundo negativo, que mensagem você encontra na Bíblia, e que gostaria de deixar para o leitor?

Pastor Alberto:
Quero deixar uma mensagem que gosto muito, onde o Apóstolo Paulo falando aos Filipenses 4.12 – “Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em toda situação” (NTLH).

Respostas Rapidinhas:
Família: Essência da vida
Livro Predileto: Futuro da humanidade – Augusto Cury
Uma cor: azul
Igreja: lugar da graça de Deus
Ministério: onde se revela a servidão.
Dinheiro: Bom servo, mal senhor.
Um Lugar: Pimenta Bueno – minha cidade.
Um Pastor: Pr. Ed Rene Kivitz
Um Nome: Vânia – minha amada.
Deus: Simplesmente TUDO!

3 comentários:

  1. alcenir gomes de oliveira7 de dezembro de 2010 às 10:06

    Gostei, pra mim é um privilégio poder contemplar tão sabias palavras ditas por vc a esta reportagem. Pr. Alberto ainda guardo com carinho a caricatura feita por vc no seminario em vha. Um forte abraço. Alcenir gomes de oliveira.

    ResponderExcluir
  2. me emocionei muito ao ler o seu depoimento fico muito feliz de saber que ainda existe pessoas determinada e compromissada com a palavra do senhor e ainda mais ajudando as pessoas como os dependentes quimicos isso sim e obedecer a palavra amar o proximo como a mim mesmo

    ResponderExcluir
  3. eu tenho este sonho fazer voluntario assim como vcs estou orando e pedindo sabedoria e capascitacao direto dos ceus mas primeiro preciso ajudar meu filho ele e dependente quimico aos 12 anos de idade ele se envouveu com entorpecente e por infelicidadeele se aviciou ai entao dai pra ca e so sofrimento e decepcao agora ele ja tem 16 anos e se encontra em uma unidade chamada u.i.p ja a quatro mesesso posso visita-lo aos sabados quando chego la ele chora e fala que quer sair desta vida quer se reabilitar por isso pesso encarecidamente como mae desesperada pesso ajuda .

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails