"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 16 de março de 2010

Como Era a Cidade de Felipos



A Cidade de Filipos recebeu este nome em homenagem a Filipe, pai de Alexandre.

O local foi cenário da batalha entre Brutus e Otaviano, que deu origem ao império romano em 42 ªC.Otaviano(Augusto),o chefe do novo estado, reconstruiu Filipos e a encheu de seus próprios soldados, tornando-a posto fronteiriço militar e colônia de Roma.

A localização estratégica da cidade tornou esta colonização extremamente vantajosa. Controlava uma das principais rotas entre a Europa e a Ásia. Era a Primeira cidade da Macedônia. (At 16.12)

Os habitantes de Filipos eram cidadãos romanos e, por isso, gozavam privilégios especiais, com o direito de voto, sendo governados por senado e magistrados próprios e não pelo governador da província.

A língua oficial era o latim, embora o grego fosse a língua comumente usada. A colônia era uma miniatura da cidade imperial. Seus cidadãos orgulhavam-se de sua ligação com Roma.

. Na época de Paulo era uma importante cidade militar (havia lá um destacamento da Guarda Pretoriana) e era também um importante centro econômico. Uma das mais importantes estradas do Império, a Via Ignatia, passava por lá. Eles tinham orgulho da sua cidade.

Paulo usa o orgulho que tinham da sua cidadania romana para ensinar uma lição. Ele afirma que a cidadania do cristão está no céu; lá está a sua verdadeira pátria e é para lá que os seus olhos devem estar voltados. Eles deveriam considerar não somente as coisas terrenas, mas também, e principalmente, as divinas. É dos céus que eles aguardavam a volta do Salvador, Jesus Cristo, que viria com uma finalidade especifica.

É desta finalidade que falaremos a seguir, pois ela também faz parte da esperança do cristão.

Lídia vendedora de púrpura, converteu-se como também uma jovem escrava cuja conversão ocasionou a perda de lucro aos seus senhores, resultando, por sua vez, na prisão de Paulo e Silas. Da prisão, eles oraram e cantaram louvores a Deus, sendo libertos por um terremoto, O guarda da prisão, vendo o poder de Deus, converteu-se com todos os membros de sua casa(At 16.33)
Deste começo simples, a igreja foi fundada e composta por Lídia, a primeira pessoa da Europa a se converter ao cristianismo, em cuja casa a igreja se reunia(At 16.40)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails