"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 26 de junho de 2012

É impossível o impossível ser impossível




Fé. Gosto da definição de Hb 11.1, “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

Ela é perfeita. Mas ousei cunhar uma definição minha, à qual costumo me remeter sempre: fé é crer que é impossível o impossível ser impossível. É pela falta de fé que pecamos. É pela fé que somos salvos. Fé em Cristo é o alicerce do Evangelho. Fé é o alicerce da vida terrena. Portanto, o cristão sem fé é o pior tipo de cristão que há, simplesmente porque não atende aos pré-requisitos para ser cristão.

A pessoa cristã sem fé é uma derrotista, acha que seu caso não tem jeito, se guia pelas circunstâncias. Não acredita que conselhos humanos ou mesmo intervenções divinas serão capazes de mudar sua situação. Ela prefere viver a infelicidade em segurança do que o risco em esperança. E inconscientemente age sob o lema “nada posso naquele que me fortalece”.

A Bíblia é fé de Gênesis a Apocalipse. Em Gênesis, por não ter tido fé no que Deus alertou sobre o fruto proibido, Adão e Eva pecaram. Em Apocalipse 21.8, o texto alerta que “os covardes (…) o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre”. No original grego, a palavra traduzida aqui como “covardes” ou, em outras versões, “tímidos”, é deilos, que, na raiz etimológica, infere “aqueles sem fé”.

É triste o que a Bíblia diz sobre as pessoas que não têm fé, conforme Tiago 1: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”.

Essa é a verdade bíblica: ter fé não nos garante receber, pois estamos debaixo da soberania de Deus. Mas NÃO ter fé é garantia de NÃO receber. Verdadeiro e apavorante. Pois a pessoa sem fé não conseguirá o que almeja, é como um carro sem combustível: não chegará ao seu destino. E como toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do Pai das Luzes, quem não tem fé não receberá dEle boas dádivas ou dons perfeitos. Salvo pela misericórdia dAquele que faz o sol nascer sobre bons e maus e a chuva descer sobre justos e injustos.

Fé é o antônimo da apatia. Para que o povo de Israel entrasse na Terra Prometida, Deus abriu o rio Jordão. Mas as águas só pararam de correr quando os sacerdotes tiveram fé e puseram o pé na água. Se ficassem apáticos, até hoje estariam plantados às margens do rio, vendo a banda passar. Esperando. Esperando. Esperando. Parados. Cansados. Infelizes. E como sem fé é impossível agradar a Deus, apatia desagrada Deus. Os exemplos na Bíblia são muitos.

Quando Elias fica apático e se esconde no deserto pedindo a morte, vem logo um anjo e lhe diz “levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa”. Em outras palavras, “sai dessa, Elias, e tenha fé!”. Quando o povo de Israel se desespera e fica estagnado por ver o exército de faraó chegando às margens do Mar Vermelho, Deus diz a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante”. Ou, em paráfrase: “Tenham fé, creiam que posso fazer e marchem!”. Ao mesmo tempo em que o Todo-Poderoso comanda o universo, trabalha em conjunto com nossas ações e iniciativas para conduzir aquilo que chamamos de vida. E por isso nossas ações têm de ser guiadas pela nossa fé. Sempre. Em tudo. Sem exceções. Não se pode ter 50% de fé: ou se tem 100% de fé ou 0%. O que foge a isso é fé genérica, fé falsificada, fé da boca para fora.

Ou seja: não espere que Ele vai fazer um emprego cair do Céu se você não se mexer para levar o currículo até o empregador. Ou que vai salvar seu pai se você não pregar o Evangelho a Ele. Ou que te dará um esposo ou uma esposa se você ficar trancado em casa sem conhecer gente. Ele age soberanamente mas não invalida as ações que praticamos. E se as praticarmos sem fé… nada nos resta a não ser esperar que o pior ocorra. Tristeza. Infelicidade. Uma vida vivida sem agradar o Criador, por ser uma vida construída sobre o lamaçal da falta de fé.

Como a Bíblia diz que uma das virtudes do fruto do Espírito é a fé e que fé é dom de Deus, temos de fazer nossas as palavras dos apóstolos ao Senhor em Lucas 17.5: “Aumenta a nossa fé!”. Se choramos, nos rasgamos, ficarmos deprimidos e nos apavoramos porque algo parece não ter jeito, a pior coisa que podemos fazer é crer que não tem jeito. Pois Deus faz ser impossível o impossível ser impossível. E se você crer nisso, entregar o teu caminho ao Senhor, confiar nele (ou seja, ter fé nele)… tudo mais ele fará.

Sem fé, nada. Com fé, Deus. O que vai ser?

Paz a todos vocês que estão em Cristo,
Mauricio Zágari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails