"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Demorou, Dispersou...


Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.” (Êxodo 32:1)

Exemplo excelente de que o povo tem memória curta, para o bem e para o mal. Acabaram de sair do Egito, acabaram de ver maravilhas pela mão do Senhor e já se desfizeram de tudo. A promessa do Senhor pode parecer tardia, mas nós temos de encarar e entender isso como um teste e não como abandono por parte do Pai. Ele nunca desiste, nós é que desistimos.

Fico inclusive pensando o que seria tardar muito. Será que levou um dia? Ou uma semana? Será que Moisés ficou o mês inteiro naquele monte? Certamente para Moisés não pareceu muito tempo, mas foi o suficiente para o povo desistir de esperar por ele.

Pior do que isso, não foi nem a desistência, mas a atitude tomada. Deus estava demorando, então resolveram escolher outro deus. Simples assim. É tão absurdo que não sei se tenho vontade de rir ou de chorar, fico sinceramente em dúvida. Mas o pior do pior de tudo é que hoje não é tão diferente. Vejo pessoas cambaleando entre igrejas e outras opções não cristãs para “resolver” seus problemas, num sincretismo alarmante. Vejo também pessoas que perambulam entre uma igreja e outra como quem está dentro de um shopping center tentando comprar um artigo que não encontra. Sem fidelidade a ninguém, sem vínculo com qualquer um, sem apresentar qualquer crescimento.

O povo mudou mas continuamos com o mesmo comportamento, esquecendo dos grandes feitos do Pai e partindo para outras soluções. Ouvi um abençoadinho dizendo que não tinha tempo de vir na reunião de oração porque estava desempregado. Meu Deus… Deveria vir o dobro, estava desempregado – precisava de solução e tinha tempo. Misericórdia.

É chegado o tempo, se já não é tardio, em que devemos persistir até que o Senhor mande-nos parar ou mudar. Deixar de lado o espírito de mariposa que não tem ninho em lugar nenhum, para encontrar um lugar onde ser bênção.

Deus está em todos os lugares, é verdade. Mesmo no arraial de um povo que fez bezerros de ouro. Alerto que isso não significa muita coisa…

“Pai, tem misericórdia de nós que desistimos com tanta facilidade. Precisamos persisitir na convicção daquilo que o Senhor já falou. Ajuda-nos, por favor.”

Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails