"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Reflexão de Segunda Feira



Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus, vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe.”Marcos 7:11-12

Jesus citou primeiro Moisés (v.10) para depois fazer contraste com a interpretação dos líderes religiosos "mas, vocês afirmam...". O princípio de Corbã permitia uma pessoa dedicar algo exclusivamente ao Senhor ou ao Templo. Assim um bem secular era transformado em algo sagrado, como se fosse uma oferta ao Senhor. O que era "dedicado" ficava isento de qualquer outra obrigação ou ônus, embora continuasse à disposição do dono original. Aproveitando essa prática, algumas pessoas se livraram da responsabilidade de cuidar dos pais em sua velhice. Uma casa ou poupança que os pais poderiam precisar não podia ser usada porque era "dedicada ao Senhor". Uma interpretação da Bíblia que visava regulamentar as coisas sagradas, virou obstáculo para aquilo que Deus considera entre as coisas sagradas - a vida de pessoas necessitadas. Vamos tomar cuidado para não deixar que nossa preocupação com as coisas de Deus vire obstáculo ao nosso cuidado para com os filhos de Deus. Estes, os tesouros mais preciosos para o Senhor, incluem pais e parentes necessitados e doentes. Podem até ser familiares que nunca tiveram interesse no Evangelho. No entanto, se um dia eles tiverem algum interesse, é bem provável que seja por causa do Evangelho que vêem em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails