"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Terreiros organizam protesto contra evangélicos na Bahia



Membros de religiões afro-brasileiras irão aproveitar o feriado de 15 de novembro para protestar em Salvador, Bahia. Eles se dizem atacados por evangélicos neopentecostais, principalmente fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, do Bispo Macedo. Segundo o grupo toda, a prefeitura é evangélica e não atende a reclamação dos terreiros.

A ideia é pedir respeito, para que não sejam mais tratados como “cão” e “demônios” explica a Yalorixá Valnizia de Ayra, do Terreiro do Cobre, que reclama até dos ataques dos programas de rádio. “Nas rádios, eles nos atacam todos os dias e todas as horas. Não sou cão, não sou demônio, como eles dizem. Os neopentecostais são mais radicais. A gente quer respeito. Não invadimos as atividades deles”.

Valnizia diz que os frequentadores do terreiro onde ela atende são abordados por fiéis da Igreja Universal que distribuem panfletos com alertas dizendo: “Não vá, é um lugar do demônio”. Ela diz também que não adianta reclamar desses ataques porque a prefeitura é tomada por evangélicos, até o prefeito da cidade, João Henrique, é evangélico.

“Não temos que conviver com isso. Uma vez, tivemos que dar uma queixa. Mas o problema desse tipo de denúncia é que é tudo evangélico na prefeitura. O prefeito (João Henrique) é evangélico. A Sucom (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo) é de evangélico. A denúncia não vai adiante”, diz.

Essa será a “VII Caminhada contra violência, a intolerância religiosa e pela paz” que vai reunir terreiros de candomblé, umbanda e culto aos caboclos, além de civis que simpatizam com a causa.


Terra Fonte|Pátio Gospel Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails