"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O dia em que Deus encontrou um grande amigo

Ronivaldo Moreira

Ele não fez nenhum grande milagre, não foi um grande pregador, não ficou famoso por escrever salmos, mas muito melhor que isso, foi o homem que Deus chamou de seu amigo. Abraão foi considerado por Deus como um amigo. Vamos entender o que é um amigo:

O amigo confia – Abraão estava tranqüilo quando Deus chegou para ele e lhe propôs uma mudança radical e arriscada: “sai da tua terra e do meio da tua parentela para um lugar que eu te mostrarei”. Ele poderia ter dito como eu freqüentemente digo: “Senhor, estou bem, obrigado”, mas a bíblia diz que ele saiu. O homem que virou as costas para sua vida estável e abraçou um futuro humanamente incerto porque seu amigo lhe deu a palavra, e ele confiou nela.

Os amigos compartilham segredos – Esta é uma das cenas da Bíblia que muito me impressionam. Deus planejou destruir Sodoma e Gomorra, mas antes, enviou uma comitiva de anjos à casa de Abraão para compartilhar com ele esse segredo, e Deus ainda disse: “Ocultarei eu a Abraão o que faço?” (Gn. 18.17).

O verdadeiro amigo nunca diz não – O ponto culminante desta amizade, o momento de maior provação, foi também o de maior afirmação. Deus pediu a Abraão o seu único filho, o que lhe era mais importante na vida, o lugar onde Abraão depositava seu amor, e ele o deu ao Senhor. Eu imagino como Deus deve ter se sentido quando Abraão levantou-se naquela madrugada, pegou a lenha, o seu filho e partiu. O gesto de Abraão conquistou a amizade de Deus, e talvez Deus tenha pensado, se funcionou comigo vai funcionar com todo mundo, então Deus fez exatamente isso – Amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito.

Nós poderíamos enumerar dezenas de situações que comprovavam aquela amizade, mas essas três já são o suficiente para que eu me pergunte: Que tipo de relacionamento eu tenho com Deus?

Quantas vezes eu digo não para o meu Senhor! Ele me pede minha vida e eu digo não; então ele me pede meu tempo e eu respondo não; meu dinheiro, e eu continuo dizendo não; Ele me pede para que então eu pelo menos exerça o dom que ele colocou em mim e eu finalmente digo: não, não e não.

Se Deus precisasse de alguém pra compartilhar algum segredo, sinceramente não sei se teria tempo para ouvi-lo. É o emprego, a escola, e as reuniões periódicas da igreja; não sei se poderia receber seus anjos enviados a menos que eles ficassem num hotel e Deus pagasse a conta. Será que os segredos de Deus significam algo pra mim? Deus procurou Abraão para compartilhar um segredo, e o gesto de Abraão lhe fez poupar a vida de seu sobrinho e família que moravam naquela cidade. Quantas coisas Deus queria me revelar, mas eu estava cansado demais e queria dormir, ou o volume da TV estava alto demais e eu não pude ouvir.

“Senhor, peça qualquer outra coisa, menos que eu troque o certo pelo duvidoso!”. É quase sempre assim que respondemos quando Deus nos quer por à prova. Quantas coisas Deus nos pede para deixar, que apesar de ilegais são economicamente viáveis, e é difícil confiar. Confiar que as propostas de Deus são melhores que as minhas, que os projetos de Deus vão dar mais certo que os meus. Confiar que ele é onisciente e sabe todas as coisas.

Meu irmão, analise sua vida agora e responda sinceramente: Se Deus precisasse de amigo agora, ele poderia contar com você? Vale a pena lembrar que entrar no rol dos amigos de Deus, é um grande privilégio.
irmaos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails