"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Limite


Por imperativa vontade, não minha mas de quem me mandou, vos escrevo para vossa meditação acerca do limite de cada um e como receber capacidade de ultrapassar as dificuldades da vida. Todos nós temos um limite que por vezes vai muito além do que imaginamos ou pensamos.

Na nossa vida somos confrontados com situações que julgávamos impossíveis de serem ultrapassadas e sem saber como acabamos por dar a volta por cima. Porém, outras vezes, não conseguimos achar uma solução para os desafios da vida e acabamos por nos auto-limitar e desistir de alcançar a vitória rendendo-nos, ao fracasso dos desafios da vida. É por este motivo que vos escrevo para podermos ir além dos limites do que pensamos ser possível.

Quando me formei em Produtor de Televisão na Geoffrey Connway Broadcast Television na cidade de Burlington nos arredores de Toronto Canada, conheci John Medina um cientista que tinha o programa de televisão. “Até aos conhecimentos do limite do homem”. Este cientista, astrofísico surpreendia-nos com os limites do nosso conhecimento acerca das estrelas falando-nos de coisas que pareciam ser sonhos mas que eram uma realidade comprovada, no mundo científico. Este saber impressionou-me e me ajudou a acrescentar algum conhecimento do universo criado por Deus. John Medina, um descendente luso-americano, sempre nos prometia revelar alguma coisa mais no próximo programa e com isto comprovava o seu programa sobre os “limites do conhecimento do homem”.

Outrossim, recordo-me do tempo em que na minha preparação da vida militar em Boane, Moçambique, fazia “crosses” de cerca de vinte quilômetros com equipamento militar, cansado de tanto esforço pensava em desisitir mas ao mesmo tempo decidia esforçar-me para chegar ao fim e com isto muitas vezes me surpreendi por conseguir atingir ou ultrapassar os limites do que julgava ser capaz.

A questão do nosso limite ou até a que ponto podemos suportar as adversidades da vida só poderemos conhecer no exercício do próprio esforço.

Houve um homem, Paulo que nos deixou escrito na Carta aos Filipenses, o seguinte: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Esta sentença de poder está associada à capacidade da confiança na fé daquele que nos fortalece, a saber, Jesus Cristo. Na Carta aos Hebreus no capítulo 11, estão relatados factos daqueles que por causa da fé realizaram ou suportaram muito mais dos limites da força e da vontade do homem.

Encerro esta meditação com as palavras que nas Escrituras, nos ensinam: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Para alcançar esta capacidade é necessário que experimentemos a total incapacidade dos nossos limites para podermos receber a energia daquele que nos fortalece. Quero deixar-vos o meu testemunho de que tendo ficado cego há cerca de seis anos, Deus me tem dado uma capacidade além dos limites que alguma vez pensei ser possível. Às vezes até parece que é natural ser-se cego. A fé não precisa ver mas acreditar.

Casal com uma missão,
Amilcar e Isabel Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails