"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Lutadores



"Dos gaditas se passaram para Davi, ao lugar forte no deserto, homens valentes adestrados para a guerra, que sabiam manejar escudo e lança; seus rostos eram como rostos de leões, e eles eram tão ligeiros como corças sobre os montes." (1 Crônicas 12:8)

Vou ser sincero no melhor estilo curto-e-grosso: gente briguenta não me impressiona. Dizer que bateu em tantos, que lutou com sei lá quantos, que nunca perdeu briga, que é o tal... Violência não me chama a atenção, não assisto luta nem na TV. Concordo que a Bíblia ensina que vivemos em batalha/guerra constante, mas é espiritual.

Mas o que me chamou a atenção a respeito destes soldados Gaditas não foi nem a cara de leão de nem a velocidade de corsa. Foi empunhar escudo e lança. Uma arma de defesa e uma de ataque. O versículo 14 diz que o menor deles valia por 100 e o maior por 1000. Eram organizados, homens de comando firme. Sem descuidar da defesa nem do ataque.

Sinto grande tranquilidade quando falo de alguns assuntos, mas este me constrange. Sou pouco dado a entender estratégias militares, regras de combate, essa coisa toda me foge da capacidade. Mas reconheço algo de valor quando vejo: um soldado cujo menor vale por 100, empunha um escudo. Isso me leva a pensar que de fato alguns entre nós cairão em combate por falta de defesa.

Isso pode ser trazido para a prática lembrando que Deus nos deu armas de defesa: o escudo da fé, o capacete da salvação, as sandálias do evangelho, o cinturão da verdade. Nada disso é arma de ataque. Não quero duvidar da salvação de ninguém, mas alguns de meus irmãos com certeza andam com a cabeça desprotegida, pois caem em pensamentos horríveis. Outros levam flechadas do inimigo, portanto seu escudo de fé falhou.

Meu querido leitor, meu irmão em Cristo: nem tudo numa batalha é atacar, inclusive na espiritual. Defender-se faz parte, mesmo para os que valem por 100 ou por mil. Tenhamos em punho a atitude de um destes gaditas e valorizemos o que o Senhor nos deu em termos de armas de defesa - afinal também são armas.

"Senhor, não me imagino em uma batalha no mundo físico, agredindo e ferindo pessoas. Mas sou combatente do Teu exército e espiritualmente lutarei com todas as minhas forças. Ajuda-me a entender a importância da defesa e de colocá-la em prática"
Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails