"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

OS TRÊS PRINCIPIOS DA VIDA


“Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa.” (Provérbios 24:27)

Antigamente o homem tinha suas atividades econômicas e sociais centralizadas na agricultura e muito da sabedoria da vida transmitida através da bíblia foi escrita numa linguagem para esse tipo de homem, o homem agrário. No entanto, quando a vida do homem tornou-se centralizada na cidade, muito dessa sabedoria se perdeu em função da mudança do estilo de vida. Quando nós compreendemos os princípios que estão expostos, nós podemos trazer para hoje algumas estratégias de vida que podem nos ajudar a viver vidas mais significativas.

Essa passagem tem três princípios que ao homem dos tempos bíblicos, que vivia sua vida praticamente em função de sua fazenda, lhes eram naturais, e que nós devemos entender para poder aplicá-los.

A primeira afirmação diz “Cuida dos teus negócios lá fora” A palavra “Cuidar” aqui significa “estabelecer firmemente, fixar, tornar firme, pôr em ordem”. A idéia por trás desta afirmação é que os negócios que trazem o sustento diário e imediato da família estivessem em ordem, para que eles continuassem garantindo o sustento. No viver agrário daquela época era estar negociando os ovos das galinhas, os legumes da horta, vendendo o excedente do leite. Aqui ele está pensando no negócio que trás o alimento diário. No nosso caso, hoje, seria o nosso trabalho no qual gastamos as 8 horas diárias. É aquilo que garante seu pão diário, que garante o que você precisa para se vestir, o que você precisa para andar no seu dia-a-dia, esse item é o da manutenção ou sustento do presente.

A segunda afirmação é “apronta sua lavoura no campo” A lavoura aqui é o campo preparado para a semeadura daquilo que será colhido na próxima temporada. Uma semeadura em um campo que é preparado para garantir o sustento futuro, não para garantir o presente. Nenhuma semeadura é colhida imediatamente, a semeadura é feita pensando na frente, pensando adiante. O tempo ou o valor do que você quer colher vai depender do que você semeia. Assim, nos tempos bíblicos, semeava-se trigo para colher daqui a poucos meses; semeava-se na primavera para garantir o sustento do próximo inverno. E se ele queria algo mais adiante do que apenas a próxima temporada, ele plantaria um pomar, plantaria coisas que lhe fossem mais rentáveis. Se ele quisesse plantar algo que lhe desse rendimento pelos anos a seguir, ele plantaria um vinhedo (uma parreira), onde todos os anos ele poderia colher uvas; ele plantaria uma oliveira de maneira que todos os anos ele pudessem colher as azeitonas e pudesse fazer o azeite para suas diversas tarefas. Além de se preocupar com os negócios que trazem o sustento diário, este homem também deve estar preparando o seu campo, olhando para diante, semeando algo que garanta seu futuro. E não apenas que garanta seu sustento atual mas também seu crescimento, porque é através dessa semeadura que ele poderia investir o que sobejasse no crescimento e no enriquecimento de suas propriedades e de sua família.

Ligando as duas primeiras afirmações à terceira, temos a palavra que é traduzida na maior parte das nossas traduções como “depois”. A Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), inclusive, intrerpreta que o terceiro item seja realizado apenas quando os dois primeiros já tenham sido executados. Ou seja, que o homem só deveria pensar em constituir família depois de estabelecer um negócio que possa prover o sustento desta. Mas, a palavra tem também o significado “por trás de, ao lado de”, podendo significar que as duas primeiras atividades devem ser realizadas enquanto se realiza também a última.

A terceira afirmação é “edifica a tua casa“. Em hebraico, “banah”, significa construir ou fazer, reparar ou consertar. Ou seja, depois de cuidar dia-a-dia do seu sustento através de seus negócios, depois de naquele mesmo dia ir verificar o seu campo e preparar o futuro, ele chega em casa e vai se dedicar à manutenção do seu lar garantindo que a qualidade de vida, dele e de sua família, seja cada vez melhor.

Está edificando, construindo coisas de maneira a facilitar tanto a sua vida quanto o seu trabalho, está consertando o que se estraga para que a sua propriedade não perca o valor. Por fim, “banah” tem ainda o significado de “ter filhos”. Isso significa constituir família e cuidar do crescimento desta, tanto em número quanto em saúde, governá-la segundo os preceitos bíblicos, ensinando-a a viver no temor do Senhor.

Em nossos dias, isso se traduziria no fato que a nossa vida não deve ser pensada apenas nas oito horas diárias de trabalho mas, após estas, ainda pensar em como semear para o futuro. No nosso caso essa semeadura não é uma semente física, mas uma semeadura de tempo, de preparação, de capacitação para garantir o sustento futuro e o seu crescimento.

Provérbios deixa muito claro que a vida não é para preguiçosos. Os preguiçosos desperdiçam tempo e perdem a sua vida, enquanto que os sábios aprendem a ser diligentes, trabalhando muito mais do que aquilo que lhes é cobrado formalmente, e trabalhando no sentido de construir uma vida boa para si e para sua família

Um comentário:

  1. Muito boa a explicação. Parabéns. Deus continue o abençoando.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails