"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ESTUDOS SOBRE OS 12 APOSTOLOS - MATIAS


Matias, o substituto

“E tendo lançado sortes, essa caiu sobre Matias, sendo-lhe então, votado lugar com os onze apóstolos.” At 1:26


Apóstolo de Cristo de quem menos se sabe entre todos os apóstolos e escolhido por eles, entre os demais discípulos de Jesus, para preencher a vaga no colégio apostólico deixada por Judas Iscariotes após seu suicídio. Teria sido então, um dos cerca de 70 discípulos enviados por Jesus a diversas cidades, consoante o relato evangélico e, assim, estava preparado para difundir o Evangelho. Tecnicamente ele foi o primeiro bispo ou recipiente da sucessão apostólica.

Além disso, ele era um apóstolo original e testemunho da ressurreição. Estabeleceu o fundamento para o cristianismo egípcio e de acordo com seus ensinamentos, os filósofos cristãos do segundo século, Alexandria e os alexandrinos, Basilides e seu filho Isadore, estabeleceram a forma gnóstica de misticismo que é característica dessa interpretação.

Foi um dos cinco apóstolos na Armênia sendo mais provável que ele, e não Mateus, quem tenha sido condenado e martirizado pelo Sanedrim judaico na Pérsia. Ele está ligado também à Etiópia, que pode ter sido uma parte da Macedônia ou Armênia, e teve fortes ligações com Filipe, Tomé e outros evangelistas dessa Etiópia. Contudo, as estórias que o conectam ao Norte da África e a visitas aos canibais podem apontar para a Etiópia Africana, citada por Filipe através das sobreviventes tradições dos Cristãos Cóptas e lá teria sido martirizado e decapitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails