"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ESTUDOS SOBRE OS 12 APOSTOLOS - SIMÃO



Simão, o zelote

Simão zelote, o décimo primeiro apóstolo, foi indicado por Simão Pedro. Era um homem capaz, de bons ancestrais, e vivia com a sua família em Cafarnaum. Contava vinte e oito anos quando se uniu aos apóstolos. Ele era um agitador feérico e também um homem que falava muito sem pensar.
Teria sido mercador em Cafarnaum antes de, supostamente, voltar toda a sua atenção para a organização patriótica dos zelotes.
Simão zelote, segundo relata a tradição, também teria o encargo das diversões e do descanso do grupo apostólico, e ele era um organizador muito eficiente das atividades de recreação dos doze.

Sua escolha foi surpreendente, pois ao que tudo indica, fazia parte do movimento de resistência dos zelotes, que defendia o uso da violência para expulsar os pagãos invasores da Judéia – uma postura que nada tinha em comum com a missão de Jesus.

Segundo Flávio Josefo, havia quatro seitas entre os judeus na época de Cristo: os fariseus, os saduceus, os essênios e os zelotes – os mais radicais.

Constituídos após o ano 4 a.C., eram ferozes guerrilheiros. Eles foram o que chamamos hoje de “fundamentalistas”. A participação de Simão no grupo dos zelotes não é certa. Além do epíteto que acompanha seu nome, a história e os relatos bíblicos nada trazem que possa comprovar essa afirmação.

A força de Simão estava na sua inspirada lealdade. Quando os apóstolos encontravam um homem ou mulher debatendo-se de indecisão quanto à própria entrada no Reino, eles o mandavam para Simão. Não há relatos contundentes a respeito de sua morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails