"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 26 de junho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia - 8


EZEQUIEL

No tempo do profeta Ezequiel, no ano 586 antes de Cristo, a cidade de foi tomada pelos babilônios. O profeta viveu na Babilônia, para onde os israelitas tinham sido levados como prisioneiros. Ezequiel pregou mensagens de Deus dirigidas ao povo que estava ali na Babilônia e também aos moradores de Jerusalém.

Deus falou a Ezequiel por meio de visões. O profeta falou ao povo a respeito dessas visões e também anunciou mensagens de Deus por meio de ações simbólicas.
Ele ensinou que cada um é responsável pelos seus próprios pecados e que todos devem se renovar no seu íntimo, no coração. Ele também esperava que a própria nação de Israel começasse a viver uma vida nova na presença de Deus.
Sendo ao mesmo tempo sacerdote e profeta, Ezequiel mostrou interesse pelo Templo de Jerusalém e também ensinou que Deus exige que os seus adoradores vivam uma vida de santidade.

Esboço:

Chamada de Ezequiel - caps. 1-3
Castigo de Jerusalém - caps. 4-24
Condenação das nações - caps. 25-32
Promessas de Deus ao seu povo - caps. 33-37
Condenação de Gogue - caps. 38-39
O futuro Templo e a futura terra de Israel - caps. 40-48

DANIEL

O livro de Daniel foi escrito em tempos de perseguição e sofrimento para o povo judaico. Por meio de histórias e de visões, o autor procura explicar ao povo por que eles estão sendo perseguidos e também os anima a continuarem fiéis a Deus. Chegará o tempo em que Deus acabará com o domínio dos pagãos, e mais uma vez Israel será uma nação livre e independente.

O livro se divide em duas partes:

1. Histórias a respeito de Daniel e de dos seus patrícios, que estão vivendo na Babilônia, para onde foram levados como prisioneiros. Eles continuam firmes na sua fé em Deus e obedecem às suas leis, e por isso ele os salva do sofrimento e da morte.
2. As visões de Daniel, que tratam de vários impérios que aparecem e depois desaparecem. Essas visões deixam bem claro que os perseguidores serão derrotados e que a vitória final será do povo judaico.

Esboço:

Histórias de Daniel e dos seus companheiros - caps. 1-6
As visões de Daniel - caps. 7-11
1. Os quatro monstros - cap. 7
2. O carneiro e o bode - caps. 8-9
3. O mensageiro do céu - caps. 10-11
O tempo do fim - cap. 12

OSÉIAS

O profeta Oséias anunciou a mensagem de Deus ao povo de Israel, o Reino do depois do tempo do profeta Amós e antes da conquista da cidade de Samaria pelos assírios em 721antes de Cristo. Oséias avisa aos israelitas que Deus vai castigá-los por estarem adorando ídolos. Mas Deus não os abandonará e estará sempre pronto para salvá-los.
A experiência dolorosa do profeta com a sua esposa levou-o a descrever a entre Deus e o povo de Israel como a de um marido fiel e a sua mulher infiel. Israel foi infiel a Deus quando começou a adorar os ídolos, os deuses falsos. Deus está irado e castigará Israel. Mas o amor de Deus não tem fim, e ele não pode rejeitar o seu povo. Deus diz: "Israel, como poderia eu abandoná-lo? Como poderia desampará-lo?...O meu coração está comovido, e tenho muita compaixão de você" (11.8).

Esboço:

Oséias, a sua esposa e os seus filhos - caps. 1-3
Mensagens contra Israel - caps. 4-13
Apelo ao arrependimento e promessa de salvação - cap. 14

JOEL

O ponto de partida da mensagem do profeta Joel é a terrível praga de e a seca que arrasaram a terra de Judá. Para o profeta essas desgraças são sinais do dia em que Deus julgará os povos de todas as nações e castigará os pecadores. O profeta apela aos israelitas para que se arrependam e voltem para Deus, que assim os abençoará e lhes dará de novo tudo o que os gafanhotos e a seca destruíram. Mais uma vez o povo será próspero e feliz, e em Jerusalém o Deus Eterno habitará com eles.
Não há no livro de Joel nenhuma indicação do tempo em que o profeta a sua mensagem. Pensa-se que o livro foi escrito entre 450 e 350 antes de Cristo, durante o tempo em que a Pérsia dominava Israel.

A promessa de Deus de que enviaria o seu Espírito sobre todo o seu povo é citada pelo apóstolo Pedro no dia de Pentecostes (Atos 2.17-21). Naquele dia o Espírito Santo desceu sobre os seguidores de Jesus reunidos em Jerusalém.

Esboço:

A praga de gafanhotos e a seca - 1.1-2.17
Deus promete abençoar novamente a terra - 2.18-27
O dia do Deus Eterno - 2.28-3.21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails