"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 22 de junho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia



SALMOS


Salmos é o livro de hinos e de orações da Bíblia. Os salmos foram escritos por diferentes autores, durante um período de mais ou menos oitocentos anos, e foram usados pelo povo de Israel nas suas reuniões de adoração a Deus.
Há vários tipos de salmos: hinos de louvor a Deus; pedindo ajuda, proteção e salvação; pedidos de perdão; canções de agradecimento pelas bênçãos de Deus; orações em favor do rei; canções para ensinar as pessoas a praticarem o bem; súplicas para que Deus castigue os inimigos; e outros.

As orações são pessoais e nacionais: algumas mostram os sentimentos íntimos de uma pessoa, enquanto outras representam as necessidades e os sentimentos de todo o povo de Deus.

A forma geralmente usada na poesia dos salmos se chama que é a repetição de uma idéia, com outras palavras, na linha ou nas linhas seguintes. O paralelismo, nas suas várias formas, e a riqueza de comparações dão graça e beleza à poesia hebraica.
Jesus cantou salmos e os citou várias vezes. Eles foram citados mais de cem pelos escritores do Novo Testamento. Através dos séculos os salmos têm sido uma fonte de inspiração e devoção nas reuniões da Igreja Cristã e no seu trabalho missionário.

Esboço:

Os salmos estão agrupados em cinco livros, assim:

Primeiro Livro - Salmos 1-41
Segundo Livro - Salmos 42-72
Terceiro Livro - Salmos 73-89
Quarto Livro - Salmos 90-106
Quinto Livro - Salmos 107-150

PROVÉRBIOS

Provérbios é um livro de sabedoria prática. Ensina que a religião está ligada aos problemas comuns da vida. Começa lembrando que, "para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus".

Trata também de assuntos de moral, de bom senso e de boas maneiras. Os provérbios revelam a sabedoria dos antigos mestres israelitas sobre o que a pessoa sábia deve fazer em certas situações.

Alguns provérbios são a respeito das relações de família; outros, sobre o comportamento nos negócios. Alguns tratam de boa educação nas relações sociais; e outros, da necessidade de a pessoa saber se controlar. Entre outras coisas, eles ensinam a humildade, a paciência, o respeito pelos pobres e a lealdade para com os amigos.

Esboço:

Elogio da sabedoria - caps. 1-4
Conselhos contra o adultério e outros pecados - caps. 5-7
A Sabedoria e a falta de juízo - caps. 8-9
Primeira coleção de provérbios - 10.1-22.16
Trinta provérbios dos sábios - 22.17-24.34
Segunda coleção de provérbios - caps. 25-29
Provérbios variados - 30.1-31.9
A esposa ideal - 31.10-31

ECLESIASTES OU SABEDORIA


No livro de Eclesiastes estão registrados os pensamentos do "Sábio", um homem que meditou profundamente sobre a vida humana, com as suas injustiças e decepções, e concluiu que "tudo é ilusão". O Eclesiastes é o livro do homem sem Deus. Deus não acusa esse homem, mas deixa que ele fale dos seus sucessos e insucessos, do seu pessimismo e otimismo, da sua esperança e desespero.

Mas esse homem se volta para Deus e descobre verdades consoladoras. O aconselha os jovens a se lembrarem do seu Criador nos dias da sua mocidade, antes que o corpo volte para o pó da terra, e o espírito volte para Deus, que o deu (12.7).

No final do livro o "Sábio" afirma: "De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal" (12.13-14).

CÂNTICO DOS CÂNTICOS ou
O CÂNTICO DE SALOMÃO ou
CANTARES DE SALOMÃO


Cântico dos Cânticos é uma coleção de poemas de amor, a maior parte em forma de canções, próprias para festas de casamento (Jeremias 33.11). Em algumas traduções, o livro é chamado de "O Cântico de Salomão".

Estas canções de amor têm sido muitas vezes interpretadas pelos judeus um retrato de Deus como esposo do seu povo (Oséias 2.16-20). Alguns cristãos entendem que se trata de uma figura do relacionamento entre Cristo e a Igreja (Apocalipse 21.2, 9). Na opinião de outros, este livro ensina a dignidade e a beleza do amor humano.
Cântico dos Cânticos foi incluído entre os livros sagrados da Bíblia porque trata da pureza e da santidade do casamento, que foi instituído por Deus. O povo tende a considerar a infidelidade como coisa sem importância, mas o verdadeiro amor permanece fiel, apesar de todas as dificuldades e tentações.

Esboço:

Primeira canção - 1.1-2.7
Segunda canção - 2.8-3.5
Terceira canção - 3.6-5.1
Quarta canção - 5.2-6.3
Quinta canção - 6.4-8.4
Sexta canção - 8.5-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails