"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Jeremias



Jeremias 1, Jeremias 8:1-9:1

Jeremias foi um grande profeta, sendo muito semelhante a Isaías. Foi chamado por Deus quando era apenas uma criança (Jeremias. 1:4-8). Iniciou seu ministério treze anos depois de Josias (o último rei justo de Judá, neto de Ezequias) começou a reinar. Isso ocorreu aproximadamente sessenta anos depois do fim do ministério de Isaías. Foi durante o declínio final da nação de Judá e o primeiro ano de sua escravidão na Babilônia que Jeremias profetizou e lastimou por ela.

Jeremias contribuiu dois livros para a Bíblia: Jeremias e Lamentações. A palavra lamento, da qual vem o nome Lamentações, significa lastimar ou entristecer-se. Assim foi a vida de Jeremias. É chamado de profeta da lamentação, observe Jeremias 9:1. Lastimava porque viu os pecados de seu povo, e anteviu o julgamento de Deus sobre eles. Jeremias previu que os homens jovens morreriam na batalha e que as mulheres jovens seriam levadas para serem escravizadas. Viu a santa cidade Jerusalém poluída, as muralhas derrubadas, os portões queimados e os Gentios caminhando nela como se fosse um parque público, e seu coração se partiu (Lamentações 1:1-3 e 1:10-12). Constatou ainda que isso tudo ocorreu porque o povo de Deus havia profanado coisas sagradas.

Jeremias estava dividido entre a sua lealdade a Deus e o amor a seu povo. Encheu-se de compaixão quando o viu sofrendo. Sabia porém que o julgamento de Deus contra o povo era justo. Enquanto os judeus o odiavam por ter dito a verdade sobre a razão de sua escravidão, os Gentios o odiavam por profetizar a libertação futura de Israel e Judá e a sua derrota. Sua compaixão foi respondida com perseguição e seu grande amor com prisão.

Apenas Deus amou e compreendeu esse profeta solitário mas fiel. Qual recompensa devera estar na gloria, pois, apesar de o mundo não entender ou não se importar, Deus nunca deixa seus trabalhadores fiéis sem recompensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails