"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mesmo sendo imperfeito, Deus conta contigo!




Queria analisar juntamente contigo, três passagens da vida do apóstolo Pedro que nos deixam muitos ensinamentos e que nos faz entender como que é o relacionamento de um Deus perfeito com homens imperfeitos.
1ª passagem – João 18. 10,11

Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.
Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?

Este texto revela que naquele momento que vieram prender Jesus, a mensagem que ecoava na mente de Pedro é que ACABOU, pois a vida de Pedro após se tornar discípulo de Jesus tinha mudado circunstancialmente, pois era este um pescador humilde, naquele momento ele era discípulo de um dos homens mais populares em Israel. Jesus ser preso e posteriormente morto, significava para Pedro o fim de um sonho, ACABOU.

O término de um casamento, uma demissão, ter que parar a construção de sua casa… Estas situações geram um imenso sentimento de perda, devido a quebra de um processo de uma caminhada. Por este sentimento Pedro estava tomado.

Como é difícil lidar com esta situação do ACABOU, pois todo processo iniciado tem como objetivo chegar até o final, porém, no caso de Pedro e a prisão de Jesus, o processo estava correndo normalmente, mas Pedro de maneira afoita colocou os seus interesses pessoais acima dos interesses do reino. Toda vez que colocarmos os nossos interesses pessoais a frente dos interesses do reino, agiremos de forma afoita e seremos repreendidos pelo Mestre.

Quando Pedro corta a orelha do soldado, ele esta dizendo eu não quero que Você seja preso e posteriormente morra, pois eu voltarei a ser um pescador humilde que não tem muita importância. Hoje vemos acontecer isto em nossa sociedade onde pessoas se mostram cada vez mais egoístas e menos altruístas. Agindo desta maneira impedimos que a benção chegue a outras pessoas.

2ª passagem – João 18.27

E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.

Pedro aqui nega Jesus três vezes, é interessante que o Mestre já tinha dito a ele que aquilo iria acontecer, o relato de Jesus que Pedro iria nega – lo foi fruto de um diálogo onde Pedro diz para o Mestre que o seguiria para onde Ele fosse, e Jesus lhe responde que ele o negaria três vezes antes que o galo cantasse. (João 13.35-38)

É interessante notar que a palavra seguir-me no grego é akoulotheo, que significa andar na mesma estrada, quando Jesus fala para Pedro que ele o negaria três vezes. Jesus queria que ele entendesse que ele não era tudo aquilo que ele pensava ser, ou seja, você não está na mesma estrada, pois Pedro fazia uma projeção muito maior daquilo que ele realmente era. Faltava a Pedro a compreensão que ele era um homem imperfeito sujeito a falhas, e que a qualquer momento poderia ser traído pelos sentimentos, indo contra os seus ideais. E é exatamente isto que acontece com ele, pois algum tempo depois, Pedro para preservar a sua integridade física vai contra o que tinha declarado como objetivo, isto é, seguir a Jesus a qualquer preço, em qualquer circunstância.

A atitude de Pedro ao negar Jesus três vezes descredenciou o seu discurso que o seguiria quer aonde ele fosse. Esta situação merece a nossa atenção hoje como igreja, precisamos ser altamente coerentes entre o nosso discurso e a nossa prática, pois o discurso só terá validade se for carimbado com a prática, ou como no caso de Pedro uma prática contrária irá gerar um descredenciamento do discurso.

3ª passagem

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Neste momento Jesus já havia sido crucificado e ressuscitado, porém os discípulos ainda tinham muitos questionamentos de como seria daquele momento para frente, e Pedro já tinha voltado a sua antiga rotina de pescador, esta atitude de Pedro revela-nos que o encontro com Jesus causa uma revolução na vida de um homem, mudando sua rotina, seu modo de agir, seu modo de pensar, porém também constata – se que a morte de Jesus faz com que haja um retorno a velha rotina, ou seja, a retomada dos velhos hábitos que tinham sido deixados.

Naquele momento o que também podia ter motivado Pedro a largar tudo e voltar a sua vida de pescador foi pensar: “eu não sou digno de servir a Deus, pois eu o neguei três vezes”. Diante desta situação Jesus vai ao encontro de Pedro e por três vezes pergunta a Pedro se este o amava, nas três vezes Pedro responde que sim, porém faz se necessário entender que o novo testamento fora escrito em grego, e os gregos tinham sete palavras para definir amor, e neste texto são empregadas duas palavras com tradução diferente, a primeira é “ágape” que significa um amor incondicional, e este amor que Jesus pergunta a Pedro por duas vezes, onde Pedro responde “fileo” que significa amor condicional. Por fim Jesus percebendo que Pedro ainda não tinha condições de retribuir e responder que o amava de forma incondicional, e até mesmo por constrangimento por tê – lo negado, sendo assim Jesus pergunta se Pedro o amava de forma condicional, que prontamente responde que sim.

Jesus concedeu uma segunda chance a Pedro e lhe confiou um ministério pastoral, isto porque viu Jesus em Pedro um coração quebrantado, que tinha entendido que era imperfeito e que necessitava entrar por uma estrada de total dependência e total aprendizado com o Mestre.

www.superandoobstaculos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails