"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia Mau


“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Ef 6.13)

Dias de tristeza em que os pensamentos e sentimentos se confundem e nos deparamos com a nossa humanidade. Dias para não tomar decisões, mas sim posições. É dia de parar tudo e somente olhar para o Senhor.

Em Ef 6.14, Paulo diz: “Estai, pois, firmes...”. Estar firme é: não cair. E cair não é chorar ou sentir tristeza. Cair é tomar atitudes de desistência. Deixar o arado, olhar para trás e voltar ao pecado. Nos momentos mais difíceis, quando a única opção é chorar com o Senhor, ali eu estou sendo firme. O Sl 125.1 diz que os que confiam no Senhor são como os montes de Sião que não se abalam, mas permanecem! Quando busco ao Senhor eu estou praticando a minha confiança Nele. E ele sempre corresponderá a nossa procura por Ele!

A maioria das pessoas não sabe lidar com as fraquezas do próximo. Não entendem você estar no altar fluindo na unção e no dia seguinte você estar triste. Não estou dizendo que você deve ‘curtir’ à tristeza, isso nunca! Apenas quero compartilhar o entendimento que tenho recebido de que esses momentos vêm sobre todos nós e precisamos saber como agir.

Naqueles dias em que o seu único desejo é sumir, você pode até ir, mas quando chegar na sua caverninha, irá encontrar o Senhor te esperando (Sl 139). Elias matou 450 profetas de Baal, mas sentiu medo de Jezabel e fugiu para o deserto (I Rs 19). E o que Deus fez? Foi atrás dele. Isso é tremendo! E o Anjo do Senhor lhe preparou pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água e lhe mandou comer e beber. Precisamos comer e beber da presença de Deus. Precisamos decidir por sua presença todos os dias. É ali que eu posso me encher de alegria e esperança mesmo em um dia ruim. Jesus é a nossa esperança. (Sl 71.5). Quanto mais cheio de Deus, mais cheio de esperança!
Elias foi fortalecido por aquela comida e conseguiu caminhar até o monte Horebe, o Monte de Deus. Isso me lembra um Salmo: “Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” (Sl 121.1-2).
Mesmo no vale, podemos elevar os olhos para os montes e contemplar o socorro do Senhor! Porque Ele fez o céu (o que não podemos ver e entender) e a terra (o que é visível diante dos nossos olhos naturais). Mesmo na terra, contemple o céu. Olhe adiante. Maior é o que está em nós!
Só não podemos esquecer Ef 6.13: “depois de terdes feito tudo”. Triste ou não amados, temos trabalhar, ir à escola, à faculdade, servir ao Senhor com nossos dons, talentos. Cumprir o chamado! O que tem que ser feito; seja feito. Precisamos crescer.

“Quero trazer a memória, aquilo que me pode dar esperança.” (Lm 3.21)

“Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos.” (Sl 143.5)

Nos dias em que, até mesmo sem motivo aparente, você se sentir triste, contemple o Senhor. Olhando para Ele seremos iluminados e fortalecidos para vencer o dia mau; permanecendo firmes até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails