"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Coisas Que o Dinheiro Jamais Compraria



Quem nunca imaginou possuir uma máquina de cédulas de dinheiro e sair comprando tudo que desejar os olhos? Quem nunca sonhou com um bom salário, com o qual você pudesse ter estabilidade, comprar as melhores roupas, morar em uma mansão, ter alguns carros importados e uma boa poupança com alguns milhões de Reais?

Dentro deste contexto, basta olharmos as filas nas casas lotéricas quando a Mega Sena está acumulada não é mesmo? (Ec 6.7; 1 Tm 6.10)


Eu diria que tudo isso é vaidade. A Bíblia nos mostra que nunca o ser humano estará satisfeito em relação ao dinheiro (Ec 2.4-11; 1 Tm 6.7-9).

O ser humano pode até possuir toda grana do mundo, comprar o que desejar os seus olhos, mas existem alguns itens que jamais poderá comprar com toda sua prata ou ouro.


A saúde física e mental

O ser humano pode comprar o melhor plano de saúde. O homem pode ter os melhores médicos de plantão ao seu favor, pode ter o melhor centro clínico disponível para ele, pode adquirir sem problemas os melhores remédios com seu dinheiro.

Mas não pode, jamais, comprar a saúde, pois esta não se compra por nenhum valor. A nossa saúde emana de Deus, pois Ele é a nossa fonte. Quantos ricos você conhece que vivem gastando parte de sua fortuna em médicos e medicamentos, inúteis diante de sua situação? Nem com todo seu dinheiro os médicos garantem sua cura (Ec 5.13).

Uma noite de sono reparador

Com dinheiro, pode comprar uma bela cama e o melhor colchão disponível no mercado, mas não poderá comprar uma noite inteira de doce sono. Quantas pessoas endinheiradas dariam o que for preciso por uma noite de sono tranquilo? Muitas destas pessoas dormem com efeitos de calmantes e drogas dos quais ficam logo dependentes. Muitas delas ficam como zumbis Ec 2.23, Ec 5.12).

Seguro de vida eficaz

Com o dinheiro, pode-se até comprar o melhor seguro de vida, mas nenhum dele garante a imortalidade. Nem sei por que tem o nome de seguro de vida se não pode garantir vida.

Quando chegar a hora do segurado, nem adianta ficar com o contrato em mãos, pois isso não garante ficar vivo. O que apenas este seguro (que deveria ter o nome de seguro de morte) garante é um belo caixão, flores e jazido, nada a mais além do cemitério.


A verdadeira felicidade

Por mais que se tenha toda grana deste mundo, este dinheiro jamais garante felicidade. Felicidade não se compra, se adquire gratuitamente de quem tem toda autoridade para doá-la. Quantas pessoas ricas ou bem sucedidas são infelizes, embora sorriam na frente das pessoas, dando-lhes uma impressão de felicidade, mas, por dentro, sua alma chora de angústia e tristeza? Quantas pessoas ditas “bem sucedidas” tiram suas vidas se suicidando? Cadê a tal felicidade proporcionada pelo dinheiro?


Deus não se compra

Nem todo dinheiro disponível ao homem poderá mover Deus ao seu favor, pois Deus não se compra. Mesmo que este dinheiro seja usado como pretexto de ajudar os pobres e miseráveis, Deus não se impressiona com “obras, caridades” feitas pelo homem em troca de salvação. Somos salvos para as obras, não pelas obras ou caridades (Ef 2.8,9).

O ser humano pode até comprar pastor, padre, bispo, papa, missas de sétimo dia, sal grosso e rosa ungida, mas não poderá comprar o favor imerecido de Deus ao seu favor, isto é, a graça.

A salvação do homem

Com Deus não se barganha. A salvação do homem se dá pelo fato de que houve alguém (Jesus) que pagou por nossas dívidas e pecados morrendo pendurado em um madeiro. A salvação é doada gratuitamente na pessoa do Salvador, a saber: Jesus Cristo Senhor.

Não há nada que nós seres humanos podemos fazer para aumentar ou diminuir a graça salvadora de Deus em nosso favor. (Ef 2.8,9). Jesus garante ao homem saúde física e espiritual, pois Ele mesmo levou sobre si as nossas dores, mazelas e doenças, tudo isso gratuitamente (Is 53.4).

Jesus garante o que nenhum medicamento ou calmante pode fazer, uma noite de sono reparador, pois ele retira de nós toda a ansiedade, toda incerteza do amanhã (Mt 6.25-34; Fp 4.6).

Jesus garante o que nenhum seguro de vida pode fazer, Ele garante algo além da sepultura, Ele garante vida eterna, Ele garante ressuscitar-nos no último dia. Ele garante enxugar de nossos olhos todas as lágrimas (Ap 21.4). Ele garante um lugar incorruptível, especial nos céus (Jo 14.6). Jesus garante ao homem a paz que jamais o dinheiro pode comprar (Jo 14.27).

Não é errado ter dinheiro, nem possuir muitos bens. O errado é quando este dinheiro assume o lugar de Deus em nosso coração. O erro está em amar ao dinheiro sobre todas as coisas (I Tm 6-9,10, 17-19).

"Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes" (I Tim 6.8)


Josiel Dias

A-BD
http://kedsonni.blogspot.com/2011/05/coisas-que-o-dinheiro-jamais-compra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails