"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Resgate


“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,” (I Pedro 1:18)

Só quem já perdeu alguma coisa entende o verdadeiro significado de resgate. Deus nos perdeu para o pecado já na origem, nos dias de Adão, motivo pelo qual providenciou um resgate, uma salvação, uma redenção. Muito mais do que simplesmente correr atrás de um prejuízo qualquer, o Pai olhou para nós como uma perda inaceitável, impossível de contabilizar.

Quando um carro é roubado ele pode ser resgatado, por exemplo por meio de um seguro bancário que permitirá, ao menos supostamente, comprar outro igual ou pelo menos equivalente. Quando uma vida se perde, nada deste mundo servirá ou terá valor para resgate. Podemos também, os mais afortunados, resgatar um valor aplicado ou depositado num banco. Mas note que esse valor já era seu, portanto esse resgate é um tipo de devolução.

Deus nos resgatou da morte eterna e isso não foi pago com ouro ou com prata. Isso deveria nos inspirar a dar valor no que tem valor. Vivo uma fase de minha vida na qual os bens materiais tem cada vez menos importância e creia, não é por tê-los em excesso. Nada me falta, o Senhor me sustenta, mas a cada dia e mês que se passa, dou menos valor às coisas que não poderei levar comigo quando for “promovido”. Nosso resgate era de morte e portanto tinha de ser pago com sangue.

Essa vã maneira de viver que Pedro menciona faz referência a toda uma vida e um sistema que são mundanos, passageiros e temporais, independente de época ou de tendências. Vivemos um materialismo globalizado, creio eu, nunca visto antes. As relações humanas são cada vez menos humanas. E ainda assim nos dias de Pedro era vão.

Nosso desafio é encontrar o valor do resgate pago por nós e reverter isso em gratidão, que só vejo ser possível de se expressar em uma vida de santidade, de valores fundamentados no Reino de Deus. Este é meu alvo, te convido a ser também seu.

“Deus amado, eu entendo que o Senhor me ama e me resgatou a preço caríssimo. Ensina-me a viver uma vida que corresponda a isso.”

Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails