"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sem Desperdício



"Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios." (Mateus 14:20 ARA)

Sou muito pouco curioso, mas algumas coisas me provocam. Poucas referências bíblicas aparecem nos 4 evangelhos e ainda assim, os detalhes geralmente divergem ou não aparecem. Este versículo aparece em Marcos 6:43, Lucas 9:17 e João 6:13 - sempre mencionando que foram doze cestos e que foram recolhidas as migalhas ou pedaços que sobraram.

Tenho servido a Deus em minha igreja local em tudo que posso (ou que me permitem) e num destes serviços trabalho em retiros de homens que chamamos de "Encontro com Deus" e, se posso, ajudo na cozinha. Um dia vi a quantidade de comida que 200 homens desperdiçam e jogam no lixo. Sobras que ficam no prato, excessos cometidos e comida derrubada no chão. É assombroso.

O nosso Deus não é chegado a desperdício e nos ensina a dar valor mesmo naquilo que nós não vemos valor. Se cada um daqueles cinco mil homens deixou um pedacinho de pão, foi fácil recolher doze cestos. Para cada homem, talvez apenas um pedaço de pão sem valor, sem importância. Para Deus e para uma liderança, doze cestos. Muita comida, quando reunida.

Se assim é com o pão, que foi multiplicado pelo Senhor, assim deve ser com os demais recursos dados pelo Pai. Tudo que o Senhor multiplicou pode parecer pequeno na sua mão, mas faz parte de um grande conjunto maior, quando reunido com a parte proporcional de nossos irmãos. Mais um motivo para congregarmos e nos reunirmos.

Olho para a igreja onde congrego e vejo pessoas a quem minha alma ama profundamente, por quem meus olhos se enchem de lágrimas e por quem eu me importo. Vejo outros que são indiferentes (estou sendo mais sincero do que espiritual). Vejo outros que nunca vi antes. Cada um, fico sempre imaginando, tem seu pedacinho de "pão" para juntar comigo e formar os doze cestos.

Junte-se a mim e vamos colocar nossos pedacinhos juntos para formar os nossos próprios cestos. Juntos somos o que jamais serei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails