"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 17 de setembro de 2011

Unidade Total



“Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem e bem de seus filhos.” (Jeremias 32:39 ARA)

Apesar de ser um texto do Antigo Testamento, este versículo falou muito comigo a respeito dos dias atuais. Tenho testemunhado esforços legítimos e verdadeiros (entre outros meio circenses), para promover unidade no meio do povo de Deus. Seja no sentido de cooperação entre igrejas ou seja para não invadir o território uns dos outros, tenho visto coisa boa acontecendo.

Se isso não é fácil para ser feito fora das 4 paredes das igrejas locais, deveria se-lo pelo lado de dentro. Mas não é verdade, infelizmente. Quando Deus promete trazer seu povo de onde está exilado, espalhado e disperso, não o faz com a intenção de apenas ter todo mundo no mesmo lugar ao mesmo tempo, vai muito além disso, como este versículo em particular nos mostra.

Um só coração nos fala de intenções, de desejos, de vontades, de inclinações de alma. Isso é unidade, isso é o que faz as coisas acontecerem. É quando um líder toma a palavra e propõe uma ação que empolga a todos os presentes, não por carisma ou persuasão, mas por unidade de coração. É quando não é custoso ajudar e contribuir, mas uma alegria. Eu tenho visto isso, mas confesso que gostaria de ver muito mais.

Um só caminho fala de atitudes, fala de atos práticos e de decisões, de mudanças e de perseverança. Um só caminho é ir na mesma direção e, mesmo não chegando ao mesmo tempo, todos chegarão ao mesmo destino. Se agora vamos ganhar nossa cidade para o Reino, vamos todos. Se agora vamos construir um prédio, vamos todos. Se vamos orar por um milagre, vamos todos. Mais do que ter vontade, que cabe ao coração, o caminho é o fazer.

Podemos estar unidos de coração e de caminho, mas para isso teremos de abrir mão de alguns luxos, especialmente de fazer valer a nossa vontade individual. Quanto mais cedemos, mais nos unimos. Mas mais do que isso, precisamos aprender a ouvir e entender a voz de Deus – daí será fácil ceder.

“Senhor, tenho tanta dificuldade para aceitar algumas idéias e algumas pessoas. Preciso de tua força e de teu apoio para mudar meu coração e trilhar o Teu caminho.”

Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails