"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Por que Deus escolheu Israel?



Perguntar por que Deus escolheu Israel para ser o seu povo na terra e dar a esse povo os seus oráculos é como perguntar ao João por que ele escolheu a Marisa e não a Sílvia. Ele irá responder que escolheu a Marisa porque a ama.


Deu 7:7-9 "O SENHOR não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos; Mas, porque o SENHOR vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos".

Mas a escolha de Deus tinha outra finalidade também. Ele precisaria escolher um povo para que dele viesse a mulher que seria mãe daquele que iria esmagar a cabeça da serpente, Satanás, depois de ter seu calcanhar picado por ela. Assim Deus escolheu um povo e depois escolheu a virgem da qual viria o Cristo, o Salvador.

Gên 3:15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Isa 7:14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

Luc 2:9-11 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Então, juntando tudo, Deus escolheu Israel por causa de Jesus. O povo terreno de Deus, porém, rejeitou o seu Messias, e Deus introduziu em cena outra escolha sua: a Igreja. O interessante é que Israel foi escolhido "desde a fundação do mundo", e a igreja "antes da fundação do mundo". A razão de Deus ter escolhido a Igreja, e cada um de seus membros, é a mesma: Deus escolheu a igreja por causa de Jesus, para que ela fosse a noiva de seu Filho.

Para Israel (Jesus é Rei):


Mat_25:34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Para Igreja (Jesus é Senhor):
Efs_1:4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

No final, tanto Israel quanto a Igreja serão salvos, obviamente os que creram em cada um desses grupos. Mas no momento atual que já dura dois mil anos Israel está colocado de lado por Deus e se algum israelita quiser ser salvo precisará crer em Jesus, o que fará com que ele deixe de ser um israelita (no sentido de pertencer ao povo terreno de Deus) e passará a ser membro do corpo de Cristo, que á igreja, cujas promessas e expectativas são completamente diferentes das que foram dadas a Israel.

1Co_10:32 Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.

Israel recebeu promessas terrenas de saúde, prosperidade e longevidade. A Igreja recebeu promessas celestiais de bênçãos espirituais.

Israel (as bênçãos de Israel são materiais, tipo saúde, dinheiro, rebanhos etc.):


Slm 122:6-7 Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.


Mal 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Igreja (não existem promessas de prosperidade material para a Igreja):


Efs 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

1Tm_6:8 Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.


por Mario Persona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails