"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Curiosidades sobre o hebraico bíblico



O Antigo Testamento foi escrito em hebraico e em aramaico. Quem conhece o hebraico bíblico, tem condições de descobrir algumas curiosidades maravilhosas a respeito da pessoa de Jesus. Abaixo eu citarei algumas destas curiosidades, as quais denominei “pérolas do hebraico bíblico”.

Em Gênesis 1:1 está escrito: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. A frase “No princípio”, em hebraico é “Bereshit”. Na verdade, a tradução correta seria “Em princípio”. “Be”, em hebraico, é uma preposição inseparável. Existem várias preposições em hebraico, mas as inseparáveis formam um grupo especial que se agrupam nas palavras que seguem. Assim, temos “Be” (preposição inseparável, que significa “em”, “por”, “com”) + “Reshit” (princípio), que juntos formam “Bereshit” (Em princípio). A palavra “Reshit” tem sua raiz na palavra “Rosh”, que significa “Cabeça”.

E quem é a Cabeça do corpo, da igreja? A resposta é Jesus Cristo, como podemos ver em Colossenses 1:18, que diz: ”Também Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”. Observem amados irmãos, que as Escrituras Sagradas fazem referência a Jesus Cristo, de uma forma indireta (através do original em hebraico), logo no primeiro versículo da Bíblia; Ele é o “Rosh” (Cabeça). Tudo foi criado por Ele e para Ele (Colossenses 1:16).

Jesus nasceu em Belém, como podemos ver em Mateus 2:6, que diz: “E tu, Bélem, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel”. O nome da cidade onde Jesus nasceu “Belém” vem do hebraico “Beit Lérrem”, que significa “Casa do Pão”, “Padaria”.

E quem é o “Pão da vida”? Resposta: Jesus, como podemos ver em João 6:48, que diz: “Eu sou o pão da vida”. Olhem a sabedoria de Deus: de Belém (Casa do pão), veio Jesus, o Pão da vida. Este nosso Deus além de maravilhoso, é muito sábio, não é mesmo?

Em 1 Samuel 7:12 está escrito: “Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e lhe chamou Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor”. Muita gente acha que “Ebenézer” significa “Até aqui nos ajudou o Senhor”, mas “Ebenézer”, não significa isto. “Ebenézer” vem do hebraico “Éven Haazér”, que significa “Pedra (ou rocha) do Auxílio (ou ajuda).

E quem é a “Pedra” eleita e preciosa? Resposta: Jesus, como podemos ver em 1 Pedro 2:6, que diz: “Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido”. Jesus é a nossa “Pedra de Auxílio”, e aquele que Nele crê, jamais será confundido.

Amado irmão em Cristo, se um dia você tiver a chance de aprender o hebraico bíblico, aproveite a oportunidade. Com certeza, o hebraico te permitirá ter um conhecimento mais profundo das Escrituras Sagradas. Para terminar, eu irei citar outra curiosidade: em São Paulo, há a Praça de Sé. Até aí, sem novidade alguma. Mas, o que muita gente não sabe é que a palavra “Sé”, em hebraico, significa “Cordeiro” ou “Cabrito”. Então, “Praça da Sé” significa “Praça do Cordeiro”.

E quem é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo? Resposta: Jesus, como podemos ver em João 1:29, que diz: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Glórias a Deus. Espero que tenham gostado deste texto e até o próximo estudo, se Deus assim quiser.

http://estudos.gospelmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails