"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Rei Salomão decide



Um dia, o Rei Salomão pediu a Deus em oração que lhe desse humildade e sabedoria para saber discernir o Bem do Mal.

O Senhor lhe disse em sonho que o atenderia em seu pedido.
Porém, não ficou o rei sabendo como (nem quando) o Senhor faria isso.

No dia seguinte, entretanto, ao acordar, vieram a ele duas mulheres e se puseram a discutir.

Disse uma delas:
-Ah! Senhor meu, eu e esta mulher moramos na mesma casa. Eu tive um filho, estando com ela naquela casa. Mas no terceiro dia após o meu parto, ela também teve um filho. Estávamos juntas somente nós duas naquela casa. Assim, ninguém ficou sabendo o que aconteceu lá.

Só que, de noite, o filho dela morreu, porque ela se deitou sobre ele. Daí ela se levantou no meio da noite e, enquanto eu dormia, tirou o meu filho do meu lado e deitou-o no seu seio. Depois deitou seu filho morto no meu seio.

O Rei Salomão continuava em silêncio. A mulher prosseguiu:
- Levantando-me pela manhã, porém, para dar de mamar ao meu filho, vi que ele estava morto. Mas, ao levar para vê-lo à luz do dia, percebi que não era o filho que eu tinha dado à luz, mas sim o filho da outra.
Interrompeu-a a outra mulher:
- Engano seu. O menino vivo é o meu filho. O teu é o morto.
Porém, a primeira disse:
- Não, o morto é teu filho. O vivo é o meu.
Assim, falaram as duas perante o rei.

Disse o rei:
- Esta diz: “Este que vive é meu filho, e teu filho é o morto”. A outra diz: “Não, o morto é teu filho, o vivo é o meu”.
Então, decidido, disse o rei aos guardas:
- Tragam-me uma espada.
Os guardas trouxeram-lhe uma espada.

Ordenou o rei:
- Dividam o menino em duas partes. Dêem metade a uma e metade a outra.
Só que a mulher cujo filho era o vivo, disse logo ao rei:
- Ah, senhor meu! Dai-lhe o menino vivo. De modo nenhum o mateis.

A outra, porém, dizia:
- Nem meu, nem teu. Seja dividido!
Então respondeu o rei:
- Dai à primeira o menino vivo. De modo nenhum o mateis; esta é sua mãe.

Quando todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, temeu ao rei, porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça.

Conf. 1 Reis, 15-28

José Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails