"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Centenas de casas estão submersas e famílias perderam tudo o que tinham









Centenas de casas estão debaixo das águas dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno. Na região do “Encontro dos Rios”, onde se forma o Rio Machado, as águas se encontraram gerando um triste cenário preocupante, que revela, acima de tudo, as conseqüências decorrentes da invasão do homem sobre a região do rio.

O fato é facilmente comprovado com as imagens aéreas registradas por Rafaela Del Negri (PBURGENTE), com total apoio do empresário Euflávio Ribeiro, da Ciclo Cairu, que também levou em seu avião a equipe da TV Candelária.

Além do fato das famílias terem que se mudar rapidamente, inclusive com apoio da Prefeitura Municipal através das secretarias de Assistência Social e Obras, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e vários empresários, muitos criadores de peixe estão tendo enorme prejuízo, pois a cheia atingiu centenas de represas dando vazão aos peixes que se perdem na imensidão de águas.

Muitas famílias que não tem para onde ir estão sendo abrigadas em locais seguros como creches e igrejas. O Prefeito Augusto Plaça que, segundo informações está pensando em declarar estado de calamidade, disse que tem mais locais à disposição para abrigo, se este for o caso.

Muitas famílias perderam tudo o que tinham, devido à velocidade com que a água subiu, principalmente no Rio Barão de Melgaço, obrigando os bombeiros trabalharem sem parar desde a manhã de ontem (11), inclusive durante toda a última noite. Há bombeiros que deveriam estar de folga, mas ainda trabalham nas ocorrências.

A jovem Denise Rodrigues dos Santos, operada há poucos dias, mãe de três filhos, dentre eles um bebê de sete dias, foi uma das que perderam tudo o que tinham. Ela disse que está precisando de leite para as crianças. Ela está abrigada no Centro de Formação Frei Silvestre, atrás da Igreja Matriz, ao lado da Escola Sandoval Meira.

O PBURGENTE deixa o seu apelo a quem possa ajudar esta e outras famílias, e em nome do Mercado Rodrigues está entregando 240 fraldas descartáveis e leite à senhora Denise Rodrigues, esperando servir de exemplo para que outros façam o mesmo, e melhor.
O metereologista Daniel Panobianco, do Estado de São Paulo, disse ao PBURGENTE nesta noite que o Rio Machado está dando vazão abaixo de Ji-Paraná, fator que deverá baixar o nível das águas em Pimenta Bueno. Contudo, ele garante que um repiquete deverá ocorrer dentro de 96 horas, com fortes chuvas na região de Vilhena.

“A previsão de tempo indica a continuidade das chuvas, embora de caráter mais localizado no centro-sul do Estado, principalmente na região de Vilhena, o que pode aumentar o nível nas estações Rondon I e Rondon II acima de Pimenta”, disse.

Panobianco afirmou ainda que a previsão de tempo indica a continuidade das chuvas, embora de caráter mais localizado no centro-sul do Estado, principalmente na região de Vilhena, o que pode aumentar o nível nas estações Rondon I e Rondon II acima de Pimenta.

“Resumindo, o rio baixa rápido, mas o repiquete está garantido em até 96 horas. A intensidade pode variar muito, de menor que esta, de nível máximo de 7,71 metros, ou até maior, haja vista que os modelos colocam muita chuva entre 19 e 26 de fevereiro”, concluiu.
fONTE www.pburgente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails