"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! porque o reino de Deus está dentro em vós." (Lucas 17: 20-21).

terça-feira, 29 de junho de 2010

Esboços dos Livros da Biblia - 10


NAUM

O profeta Naum viveu na mesma época em que viveram os profetas Habacuque e
O livro de Naum é uma poesia sobre a queda de Nínive, a capital da Assíria. Durante cento e cinqüenta anos a Assíria havia dominado os países do Oriente Médio, mas no ano 612 antes de Cristo os babilônios conquistaram Nínive.
O profeta Naum vê a queda de Nínive como o castigo que Deus manda sobre um povo perseguidor e cruel. A linguagem do profeta é brilhante, e por meio de várias figuras ele descreve a queda da grande e poderosa capital da Assíria.

Esboço:

O julgamento de Deus contra Nínive - cap. 1
A queda de Nínive - caps. 2-3

HABACUQUE

O profeta Habacuque viveu na mesma época em que viveram os profetas Naum e Sofonias. Foi nesse tempo, no ano 612 antes de Cristo, que os babilônios derrotaram os assírios e se tornaram o império mais poderoso do mundo. O profeta vê o perigo que o seu povo corre e não entende como é que Deus pode tolerar os babilônios, um povo mau e cruel.
Deus responde que virá o tempo em que ele castigará os inimigos do povo de Israel e que o profeta espere com paciência, confiando na justiça divina. Os maus serão castigados, e aqueles que são fiéis a Deus viverão.
O livro termina com uma oração, em forma de salmo, em que Habacuque louva grandeza de Deus e ao mesmo tempo mostra a sua fé nele.

Esboço:

As queixas de Habacuque e as respostas de Deus - 1.1-2.4
Os babilônios serão castigados - 2.5-20
Oração de louvor a Deus - cap. 3

SOFONIAS

Sofonias viveu na mesma época em que viveram os profetas Naum e Habacuque.
Sua mensagem parece ter sido anunciada antes da reforma religiosa feita por Josias, rei de Judá, no ano 621 antes de Cristo. O profeta fala do dia do Deus Eterno, em que ele vai castigar o povo de Judá e os moradores de Jerusalém. Porém ele castigará também os outros povos, e as cidades dos filisteus serão destruídas. Mas a cidade de Jerusalém, depois de ser castigada, receberá de novo a graça e as bênçãos de Deus.

Esboço:

O dia do juízo de Deus - 1.1-2.3
O castigo das nações vizinhas - 2.4-15
O castigo e a salvação de Jerusalém - cap. 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails